22/12/2009

20 ATIVIDADES DE MATEMÁTICA E PORTUGUÊS (AULA) 28_10 29_10

ESCOLA MUNICIPAL MARIA DA PENHA MARINS SIQUEIRA

PROFº: WAGNER MILLER                                 4º ANO

 

 

 



ATIVIDADES - 28/10/09

 

·                   Continuação das atividades de Matemática.

 

PARA AULA (MATEMÁTICA)

 

01. Responda:

a) Dona Marlene é mãe de Gustavo e Carolina.  No natal ela vai comprar presentes e disse que eles poderão escolhê-los.  Gustavo vai querer uma moto automática que custa R$: 700,00 e Carolina quer um carrinho automático que custa R$: 1.000,00.  Quanto dona Marlene vai gastar?

 

b) Se dona Marlene pagar os presentes com R$: 2.000,00 quanto sobrará de troco?

 

c) Marta comprou uma coleção de carros em miniatura para seu filho João que continha 142 modelos.  Sua avó prometeu dar o triplo de miniaturas em seu aniversário.  Quantas miniaturas João ganhará?

 

d) Marina comprou uma caixa de bombons com 50 unidades.  Ela resolveu dividir entre ela e suas 3 amigas.  Com quantos bombons cada uma ficará?  Sobrará algum?

 

e) O senhor Baltazar colheu 8.500 laranjas em seu sítio e resolveu embalar as laranjas em sacos com uma dúzia. Quantos sacos ele precisa para fazer isso? Vão sobrar laranjas não ensacadas? Quantas?

 

f) A escola onde João estuda ganhou 432 livros e com eles formou 8 bibliotecas ambulantes, todas com a mesma quantidade de livros.  Quantos livros havia em cada biblioteca?

 

g) Preciso distribuir 6.452 brigadeiros em 32 bandejas. Quantos brigadeiros ficarão em cada bandeja?  Sobrarão brigadeiros fora da bandeja? Quantos?

 

h) Em um prédio há 418 vagas na garagem para serem divididas igualmente entre os moradores. Sabendo-se que cada morador possui 2 carros, quantos moradores têm esse prédio?

 

i) Qual o divisor de uma conta de divisão, sabendo-se que o quociente é 55, o dividendo é 835 e o resto é 10?

 

j) Mamãe já leu 382 páginas de um livro. Ainda faltam 278 páginas para ler .Quantas páginas tem o livro?

 

k) Vovô nasceu em 1918 e morreu com 68 anos. Em que ano vovô morreu?

 

l) Uma fábrica tem 1265 funcionários que trabalham durante o dia e 975 que trabalham durante a noite. Quantos funcionários há na fábrica?

 

m) Paulinho tem 96 bolas de gude, Pedrinho tem 37 bolas de gude a mais que Paulinho e Plínio tem 85.Quantas bolas de gude tem os três juntos?

 

n) Numa quitanda há 4 centenas e meia de melancia, 3 centenas e 7 dezenas de laranjas e 2 centenas de abacate. Quantas frutas há na quitanda?

 

o) Qual é a soma de três números sabendo-se que o primeiro é 864, o segundo é 427 e o terceiro é o dobro do primeiro?

 

p) Uma escola tem 1536 alunos de 1ª a 4ª série e 1878 de 5ª a 8ª. Quantos alunos há na escola?

 

q) Para uma festa de aniversário mamãe fez 6 centenas de coxinhas, 5 centenas e meia de empadas e 348 pastéis. Quanto salgadinho mamãe fez?

 

PARA AULA (PORTUGUÊS)

 

·                   Leitura do texto abaixo.

 

TEXTO I: Vício em games aumenta problemas pessoais, diz estudo

 

    Aproximadamente 10% de todas as crianças e adolescentes americanos estão viciados em videogames e por esse motivo enfrentam problemas em suas vidas escolares e pessoais, descobriu um estudo recente.

    O estudo é resultado de uma pesquisa com 1.100 jovens entre 8 e18 anos e revelou que os viciados em videogames recebem notas mais baixas na escola e estão mais predispostos a serem diagnosticados com problemas de déficit de atenção.

    Quase 25% dos entrevistados se assumiram viciados em jogos, enquanto 44% disseram ter amigos que o são.

    Quanto ao tempo médio em frente ao videogame, crianças entre 8 e 12 anos  jogam cerca de 13 horas  semanais,  enquanto adolescentes dos 13 aos 18 anos jogam  aproximadamente 14 horas.  O público masculino é mais assíduo, chegando a jogar duas vezes mais que o público feminino.

  Embora muitas análises sejam negativas, algumas investigações contam a favor dos videogames. Estudos recentes apontam para a aplicação de jogos no estímulo da memória, principalmente entre o público idoso, e outras pesquisas somam pontos quanto ao benefício dos jogos, como, por exemplo, a que descobriu que o desempenho dos cirurgiões jogadores era melhor que o de doutores que não jogavam videogames.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



ESCOLA MUNICIPAL MARIA DA PENHA MARINS SIQUEIRA

PROFº: WAGNER MILLER                                 4º ANO

 

 



ATIVIDADES - 29/10/09

 

·                   Continuação das atividades de Português.

 

PARA AULA (PORTUGUÊS)

 

TEXTO I: Vício em games aumenta problemas pessoais, diz estudo

 

    Aproximadamente 10% de todas as crianças e adolescentes americanos estão viciados em videogames e por esse motivo enfrentam problemas em suas vidas escolares e pessoais, descobriu um estudo recente.

    O estudo é resultado de uma pesquisa com 1.100 jovens entre 8 e18 anos e revelou que os viciados em videogames recebem notas mais baixas na escola e estão mais predispostos a serem diagnosticados com problemas de déficit de atenção.

    Quase 25% dos entrevistados se assumiram viciados em jogos, enquanto 44% disseram ter amigos que o são.

    Quanto ao tempo médio em frente ao videogame, crianças entre 8 e 12 anos  jogam cerca de 13 horas  semanais,  enquanto adolescentes dos 13 aos 18 anos jogam  aproximadamente 14 horas.  O público masculino é mais assíduo, chegando a jogar duas vezes mais que o público feminino.

  Embora muitas análises sejam negativas, algumas investigações contam a favor dos videogames. Estudos recentes apontam para a aplicação de jogos no estímulo da memória, principalmente entre o público idoso, e outras pesquisas somam pontos quanto ao benefício dos jogos, como, por exemplo, a que descobriu que o desempenho dos cirurgiões jogadores era melhor que o de doutores que não jogavam videogames.

 

01. O texto I apresenta prejuízos e benefícios dos jogos eletrônicos.

Cite um prejuízo e um benefício do vício de jogar, segundo o texto. 

 

02. Leia: “Aproximadamente 10% de todas as crianças e adolescentes americanos estão viciados em videogames [...]”

A palavra sublinhada pertence à classe gramatical substantivo ou adjetivo? Explique.

 

03. Quantos jovens participaram da pesquisa e qual a faixa sua etária?

 

04. Quantos jovens assumiram ser viciados em jogos e quantos admitiram ter amigos que o são?

 

05. Qual a diferença de freqüência com que o público masculino e feminino jogam vídeo game?

 

06. Pesquise no dicionário as seguintes palavras do texto:

Adolescente – viciado – revelar – diagnóstico

público – análise - benefício

 

 

·                   Aula de Música.

·                   Reunião de Pais.