27/12/2009

2ªChamada de Ciências- 4ºano-Cadeia e Relações

                   COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES

2ªChamada de Ciências

3º TRIMESTRE / 2009

 

Nome: Sérgio

 

Nº.

 

4º ANO

TURMA

Professora: Monica

NOTA:

Assinatura do Responsável:

DATA:

 

Objetivos:

·       Reconhecer a importância dos seres decompositores na natureza.

·       Identificar a posição dos integrantes numa cadeia alimentar.

·       Diferenciar ecossistemas aquáticos e terrestres.

·       Conhecer algumas relações ecológicas.

 

1) Observe o esquema e responda às questões:



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

a)   Quem é o produtor?_________________________

b) Quem são os consumidores?__________________________________________________

 

c) Como é chamada a relação alimentar existente entre eles?

___________________________________________________________________________

 

d) A cadeia alimentar mostrada acima está completa ou falta algum componente? Por quê?

 

__________________________________________________________________________ 

 

 

2) Era uma vez uma  lagarta

    que só comia plantinhas.

    Um dia, a lagarta o passarinho comeu.

    Mas veja só que, em outro dia,

    o gato foi atrás do passarinho

    e comeu-o inteirinho.

    Mas o gato também morreu.

    Seu corpo na terra apodreceu

    E, nessa terra, uma linda plantinha nasceu.

 

a) O que poema representa? Justifique a sua resposta:

 

____________________________________________________________________________

 

____________________________________________________________________________

 

b) Como são chamados os seres responsáveis pelos acontecimentos da frase que está grifada? Qual é importância  desses seres para a natureza?

 

____________________________________________________________________________

 

____________________________________________________________________________

 

3) Qual é a posição ocupada pelo ser humano na cadeia alimentar: produtor, consumidor ou decompositor? Por quê?

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________ 

____________________________________________________________________________

 

4) Associe cada relação de forma correta:

 

Mutualismo( M )            Parasitismo ( P )             Comensalismo( C )            Competição ( CO)

 

Nesse tipo de relação ecológica os dois seres vivos se beneficiam, pois há uma ajuda mútua. Exemplo: cupim e madeira . (       )

 

Relação ecológica na qual os organismos competem por recursos do ambiente, quando não há quantidades suficientes para todos os organismos.Exemplo: busca de alimentos em uma floresta. (       )

 

Nessa relação ecológica, um organismo se instala no corpo do outro, prejudicando-o . Exemplo: O piolho. (       )

 

Relação ecológica na qual um organismo se beneficia sem prejudicar o outro. Exemplo: O tubarão e a rêmora. (       )

 

 

5) Imagine uma relação alimentar que comece com  o capim, que é comido por um coelho, que  depois é comido por um lobo. Após um tempo, o lobo morreu e sofreu a ação dos decompositores.

 

 

a) Represente essa cadeia alimentar com as flechas

 

____________________________________________________________________________

 

 

b)   Na cadeia alimentar representada por você, escreva o nome :

 

Produtor: __________________________________

 

Consumidores: _______________________________________________________

 

Decompositores: _____________________________________________________

 

 

6) Um ecossistema é um conjunto formado pelos seres vivos e não-vivos de um determinado lugar.

     Pensando na afirmação acima, faça um desenho que represente cada ecossistema, identificando em cada um  os seres vivos e não-vivos

 

 

Ecossistema Aquático

 

Ecossistema Terrestre

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

a) Você concorda ou discorda com a frase abaixo? Justifique a sua resposta:

 

“ Em todos os ecossistemas, os seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente onde vivem.”

 

____________________________________________________________________________

 

____________________________________________________________________________