27/12/2009

2ªChamadaCiên-alimentos e digestório

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES

SEGUNDA CHAMADA DE CIÊNCIAS

3º Trimestre - 2009

PROFESSORA:

NOTA:

ALUNO (A):

N.º:

4º ANO

TURMA:

ASS. DO RESPONSÁVEL:

DATA:

 

 

Objetivos:

. Compreender a importância e conservação dos alimentos.

. Conhecer algumas formas de conservar alimentos.

. Identificar as origens dos alimentos.

. Reconhecer e valorizar hábitos alimentares saudáveis.

. Identificar os órgãos do sistema digestório e suas funções.

 

1-) Leia o texto com atenção:               Alimento para a vida

 

              Dieta é o conjunto de alimentos que uma pessoa come habitualmente. Para que ela seja saudável, ela deve ser completa e equilibrada. Isto quer dizer que, quando contém todos os nutrientes de que necessitamos, está completa e, quando fornece a quantidade de nutrientes que precisamos, a dieta está equilibrada.

              Para isso devemos manter diariamente uma alimentação variada e ricas em nutrientes como frutas, verduras, legumes, cereais, carne, ovos, leite, água e sais minerais.

              Alimentar-se bem não é comer em grande quantidade apenas para matar a fome. Comer bem é preocupar-se com a qualidade e variedade dos alimentos.

 

Responda:

 

a-) Por que precisamos comer?

 

____________________________________________________________________________

 

 

b-) Por que o texto diz que a alimentação deve ser completa e equilibrada?

 

____________________________________________________________________________

 

c-) Para você, o que significa alimentar-se bem?

 

____________________________________________________________________________

 

____________________________________________________________________________

 

 

2-) Antes da invenção da geladeira, as pessoas  usavam diferentes processos para preservar os alimentos. Esses processos são utilizados ainda nos dias de hoje, por nós e por grandes industrias alimentícias.

       Quais eram os processos?

 

____________________________________________________________________________

 

       Escolha um deles e explique como era feito.

 

____________________________________________________________________________

 

____________________________________________________________________________

 

3-) Qual é a importância dos alimentos industrializados?

      Dê dois exemplos de alimentos industrializados.

 

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

 

4-) Complete a tabela da origem dos alimentos:

 

 

Origem_________________

 

Origem __________________

 

Origem _________________

 

 

·       Ovos

·       ______________

·       ______________

 

 

·       Verduras

·       _________________

·       _________________

 

·       Água

·       ________________

 

5-) Camila não gosta de verduras e frutas por isso Marcos está explicando porque devemos comer esses alimentos. Complete o balão com a explicação adequada:

 

 

 

                                                     

 

 

6-)  Numere na ordem em que acontecem as etapas da digestão:

 

      (      ) Nessa etapa, o organismo absorve os nutrientes de que necessita de parte da pasta alimentar no intestino delgado.

      (      ) A mastigação é feita pelos dentes e com o auxílio da saliva forma o bolo alimentar.

      (      ) A eliminação dos restos não aproveitados dos alimentos acontece através do ânus.

      (      ) No estômago o bolo alimentar mistura-se a outras substâncias digestivas transformando-se numa pasta líquida.

 

 

 

 

7-) Dê o nome dos órgãos indicados do sistema digestório:



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

                                                                                                                     Boa Prova!