Aluno: ffffffffffffffffffffffffff
O aluno lê silabando e com hesitações. Ainda apresenta dificuldade na compreensão e interpretação de alguns gêneros textuais. Produz pequenos textos com erros ortográficos e gramaticais e com ausência de coerência e coesão. Não desenvolveu habilidades para compreender o conceito das classes gramaticais substantivos, adjetivos, pronomes, verbos, sinônimos. Reconhece alguns aspectos da estrutura da narrativa: personagens, acontecimentos, tempos e espaço. Emite opinião e comenta sobre os temas debatidos no cotidiano da sala de aula. Apresenta boa coordenação motora, no que se refere ao deslocamento, lateralidade, velocidade e destreza. Participa de jogos e brincadeiras sem, contudo observar regras de condutas. Não valoriza as ações de cooperativismo e mantêm um espírito competitivo. Participa de atividades artísticas embora não demonstre cooperação. Para sanar tais dificuldades foram trabalhados diferentes tipos de textos, jogos pedagógicos e atividades paralelas. Apresenta dificuldade ao lê, interpretar, tabular e registrar dados em tabelas, gráficos e imagens. Resolve operações de estrutura aditiva e subtrativa com o apoio próximo do professor. Tem noção acerca das moedas do sistema monetário brasileiro, das unidades de tempo e das medidas de comprimento. Para sanar as deficiências, trabalhei com jogos que envolviam a concentração, o raciocínio, desafios e atividades paralelas, no entanto, o aluno não demonstrou interesse em aprender. Identifica as ações predadoras do homem em relação ao meio ambiente e as conseqüências para o equilíbrio ecológico. Observa e comunica algumas semelhanças e diferenças entre diversos ambientes, identificando as características específicas dos ambientes diferentes. Reconhece a importância do equilíbrio estabelecido pela natureza. Ainda não desenvolveu habilidades que auxiliam na interpretação e representação do espaço geográfico e por isso ainda não possui competência necessária para mapear o seu espaço de vivência. Apesar de ter sido orientado a desenvolver atitudes de respeito para com o próximo, ainda necessita da intervenção do professor para sanar alguns conflitos gerados no ambiente escolar.
ttttttttttttttttttttt
Lê, compreende, analisa e interpreta as idéias básicas do texto. Produz pequenos textos com originalidade e poucos erros ortográficos sem, no entanto, demonstrar preocupação em obedecer às orientações e tipologias padrão. Conhece o conceito inicial de substantivo, de pronome, de adjetivo e de verbo. Expressa-se oralmente demonstrando coerência, coesão e seqüência lógica dos fatos. Participa e emiti opinião nas discussões em grupo, embora ainda careça demonstrar mais respeito pelas opiniões dos colegas. Mesmo sendo orientada, realiza parcialmente as atividades propostas. É criativa e caprichosa em suas atividades artísticas e nos trabalhos manuais. Participa das brincadeiras mantendo espírito de liderança e competitivo. Mesmo sendo ciente dos conceitos básicos sobre a convivência em grupo, ainda necessita da intervenção do educador acerca do respeito às regras pré-estabelecidas por cada jogo ou brincadeira. Para sanar tais deficiências, propus atividades de leitura de vários gêneros textuais e produções de textos, jogos e atividades em grupos e reflexões. Lê, interpreta, tabula e registra os dados, gráfica e numericamente, em tabelas, gráficos e imagens. Resolve situações problemas envolvendo as operações matemáticas, embora, ainda apresente dificuldade ao interpretá-las. Reconhece a importância do equilíbrio estabelecido pela natureza. Identifica as ações predadoras do homem em relação ao meio ambiente e as conseqüências para o equilíbrio ecológico. Paralelamente, foi trabalhado atividades de desafios matemáticos e jogos de concentração e raciocínio. Identifica as diversas formações de grupos familiares e percebe as transformações culturais diferenciando modismo de cultura.
lllllllllllllllllllll
O aluno lê silabando e com hesitações diante de algumas sílabas não-canônicas. Participa das discussões em grupo e das rodas de conversas expondo suas opiniões. Identifica alguns aspectos da estrutura da narrativa: personagens, tema, acontecimentos, tempos e espaço. Produz pequenos textos sem se preocupar com as regras ortográficas e gramaticais. Para sanar essas dificuldades foi proposto atividades de leituras de diferentes gêneros textuais, ditados, jogos de forca, palavras cruzadas, caça palavras. Apresenta boa coordenação motora, no que se refere ao deslocamento lateralidade, velocidade e destreza. Conhece os conceitos básicos sobre a convivência em grupo e individual, mas não cumpre as regras pré-estabelecidas por cada jogo ou brincadeira, os combinados e nem os horários. Começa a identificar e desenvolve habilidades de articulação, percepção e imaginação, mas ainda apresenta movimentos motores variados. Para sanar tais deficiências, foram desenvolvidas atividades de recorte, pintura e reflexões acerca de questões comportamentais. Realiza cálculos aditivos, subtrativos e multiplicativos de forma independente. Tabula dados e registra os resultados gráfica e numericamente com autonomia. Ainda apresenta dificuldades na interpretação de problemas matemáticos. Para sanar essas dificuldades foi proposto atividades de desafios matemáticos e jogos de concentração e raciocínio. Observa, registra e comunica algumas semelhanças e difere entre diversos ambientes. Compreende a importância do equilíbrio estabelecido pela natureza. Identifica as ações predadoras do homem em relação ao meio ambiente e as conseqüências para o equilíbrio ecológico. Evidencia permanências sociais econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, da escola e da coletividade no tempo, e espaço de convivência. Compreende a necessidade das regras de convivência para equilibrar e orientar o bom convívio social entre os componentes do grupo escolar. Localiza pontos de referência em trajetos distintos. Reconhece algumas modificações realizadas pelo homem na criação de Deus. Conhece e aprecia histórias bíblicas. Raramente, participa dos momentos de orações.
jjjjjjjjjjjjj
Lê e interpreta as idéias básicas do texto. Produz pequenos textos sem se atentar as exigências linguísticas, gramaticais e ortográficas. Interessa-se por ler e ouvir leituras, especialmente de textos literários. Mesmo orientada, realiza parcialmente, as atividades propostas. Adquiriu os conceitos básicos de substantivo, pronome, adjetivo e verbo. Para sanar essas dificuldades foi proposto atividades de ditados, jogos de forca, palavras cruzadas, caça palavras, jogo da memória, jogos pedagógicos e leitura de diferentes tipos de textos. Participa ativamente das atividades artísticas de colagem e pintura, dos jogos de tradição, das brincadeiras e das atividades recreativas. Resolve problemas ligados à vida real, com princípios aditivo, subtrativo e multiplicativo utilizando o sinal correto. Tabula dados e registra os resultados gráfica e numericamente. Participa das discussões sobre problemas ambientais. Compreende a importância do equilíbrio estabelecido pela natureza. Identifica as ações predadoras do homem em relação ao meio ambiente e sabe como preservar o meio ambiente. Interage com os colegas e seu meio sócio cultural. Sabe argumentar em defesa de seus pontos de vista. Conhece e aprecia histórias bíblicas. Participa dos momentos de oração e de reflexão. Reconhece diferentes elementos que fazem parte da cultura popular. Percebe a importância da organização da sua uma rotina diária.
Yyyyyyyyy
Lê fluentemente, compreende, analisa e interpreta as idéias básicas e secundárias do texto. Produz diferentes tipos textuais com originalidade e com poucos erros ortográficos, mas sem observar as regras de pontuação. Compreende o conceito inicial das classes gramaticais, substantivos, adjetivos, pronomes, verbos. Demonstra interesse espontâneo por diferentes leituras. Participa e interage com o grupo durante as brincadeiras, jogos e atividades recreativas. Observa e respeita os combinados e as regras pré-estabelecidas por cada jogo ou brincadeira. Aprecia produtos de arte, despertando a ação criadora e valorizando a produção do colega. Apresenta boa coordenação motora. Demonstra habilidade na interpretação e na resolução de problemas matemáticos, na leitura, na interpretação e tabulação de dados em tabelas e gráficos. Identifica as ações predadoras do homem em relação ao meio Ambiente. Compreende a importância de preservar o meio ambiente para o equilíbrio ecológico. Mapeia a sala de aula, percebendo as noções de distância e lateralidade e os elementos que compõe o ambiente. Percebe alguns hábitos e costumes sociais diferenciando o modismo de tradições culturais. Evidencia permanências sociais econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, da escola e da coletividade no tempo, e espaço de convivência. Demonstra confiança em Deus. Participa com interesse e respeito nas reflexões e rodas de conversa sobre atitudes que devemos ter em relação ao nosso próximo.
wwwwww
Apresenta leitura fluente, boa capacidade de síntese, análise e interpretação de textos. Possui facilidade de expressão oral e escrita. Produz diferentes tipos textuais, coesos e coerentes, com originalidade e poucos erros ortográficos. Demonstra interesse espontâneo por diferentes leituras. Compreende a função social de vários tipos de textos. Identifica alguns aspectos da estrutura da narrativa: personagens, tema, acontecimentos, tempos e espaço. Conhece o conceito inicial de substantivo, de pronome, de adjetivo e de verbo. Expressa-se oralmente demonstrando coerência, coesão e seqüência lógica dos fatos. Participa das discussões em grupo demonstrando respeito pelas opiniões. Apresenta domínio de estrutura espacial e conceitos básicos sobre convivência em grupo e individual. Respeita as regras pré-estabelecidas por cada jogo ou brincadeira. Participa com interesse e espírito cooperativo nas brincadeiras e jogos propostos. Demonstra habilidade e autonomia na interpretação e na resolução de situações problemas e de cálculos matemáticos. Realiza a leitura, a interpretação e a tabulação de dados em gráficos e tabelas com autonomia. Identifica as ações predadoras do homem em relação ao meio Ambiente. Observa, registra e comunica algumas semelhanças e difere as características específicas dos ambientes diferentes. Interpreta e representa o espaço geográfico de sua vivência. Reflete sobre as diferenças, mudanças e permanência dos grupos familiares ao longo do tempo. Reconhece algumas modificações realizadas pelo homem na criação de Deus. Comporta-se com reverência durante as orações.