C. E. Constantino Fernandes
Campos dos Goytacazes, _____ de _______________________ de 2009.
Nome:______________________________________________Nº______ Turma:_______
Professora: Cláudia Sedano 4º Bimestre
Atividades de Português
Quem sou eu?
Você, jovem, alguma vez parou e pensou:
Quem sou eu?
O que significa ser gente?
Tenho procurado descobrir-me?
Quais os meus defeitos?
E as minhas virtudes?
O que quero da minha vida?
Para mim o que é importante na vida?
Se já pensou nisso, está convidado a continuar. Se não, aceite a sugestão: comece a descobrir-se! Não deixe para amanhã!
Há muito interesse na juventude de hoje. Existem pessoas querendo identificar o jovem. Algumas são movidas pelo espírito científico e educacional, como os sociólogos, psicólogos, antropólogos, pedagogos, professores e, às vezes, até seus próprios pais!
Querem saber quem é o jovem atual, verdadeiro? O que ele quer?
Desejam saber por que você, às vezes, é rebelde, capaz de grande heroísmo, por outro lado, de pequenas covardias também. Você fica revoltado com as grandes injustiças, mas em casa é injusto com seus próprios irmãos...
Outras têm sua atenção voltada para o jovem porque ele representa um imenso potencial de consumo. Por exemplo, o que aconteceria a certas fábricas de refrigerantes, a algumas gravadoras de discos, aos fabricantes e comerciantes da moda, às editoras de livros e revistas, aos traficantes de drogas, às emissoras de rádio e televisão, se o jovem não fizesse o jogo deles?
Outras ainda vêem o jovem como uma arma política perigosa, cuja força deve ser manipulada, controlada a seu favor, ou então marginalizada.
Enfim, você está sendo bombardeado de todos os lados.
(L. Kirchner)
Refletindo sobre o texto
1- Pense e responda:
a) Quem é você? Faça uma pequena descrição de suas características psicológicas:
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
b) Quais os seus defeitos e suas qualidades?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
c) O que você quer na vida? Quais são os seus ideais?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Qual é a sua reação quando recebe uma crítica ?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Gramática
1- Marque as alternativas corretas:
a- ( ) O título do texto é uma frase exclamativa.
b- ( ) Em “ algumas gravadoras de discos” a palavra algumas é um pronome indefinido.
c- ( ) “Existem pessoas...” as palavras destacadas são adjetivo e substantivo,respectivamente.
d- ( ) No título do texto a última palavra é um pronome pessoal reto.
e- ( ) Em “ fábricas de refrigerantes”, a expressão destacada é locução adjetiva.
f- ( ) A expressão” jovem atual” é formada por um adjetivo e um substantivo,respectivamente.
2- Corrija as alternativas que você considerou erradas no exercício anterior, de forma que fiquem
corretas:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3- Relacione os pronomes destacados nas frases abaixo a sua classificação:
( 1 ) pessoal reto
( 2 ) demonstrativo
( 3 ) possessivo
( 4 ) indefinido
( ) Brasileiro gosta muito de reclamar da poluição e sujeira dos outros.
( ) Meu filho é honesto e bondoso.
( ) Ele ignorou a própria mãe.
( ) É justamente aquele que agrediu o homem.
3-Relacione corretamente as palavras com prefixo( P ) e as com sufixo( S) :
( ) remover ( ) amável ( ) carinhosa ( ) impróprio ( ) felizmente ( )microfone
4- Circule as palavras que são formadas por composição:
surfista girassol infeliz couve-flor pernilongo
5- Leia a tirinha abaixo e dê a classe gramatical das palavras grifadas:
a- pai______________________ b- podemos____________________
c- dez_____________________ d- fugir_______________________
e- sua______________________ f- lição_______________________
6- Complete as frases de acordo com as indicações entre parênteses:
a) __________________ não esperava por este resultado. ( A gente/ Agente)
b) Aquele ____________________ merece se aposentar. ( a gente/ agente)
c) Ele_________________ as crianças ao parque todos os dias. ( atrás/ traz/ trás)
d) Passe por _____________ da árvore. ( atrás/ traz/ trás)
e) Não fique ___________ de mim. ( atrás/ traz / trás)
f) Não entendi o _______________ de você brigar comigo. ( por que/ por quê/ porque/ porquê)
g) Você disse tudo aquilo ________________? . ( por que/ por quê/ porque/ porquê)
h) _______________ você gosta daquele professor? ( por que/ por quê/ porque/ porquê)
i) ________________ele é explica muito bem. ( por que/ por quê/ porque/ porquê)
7- Leia o trecho abaixo e classifique os numerais destacados:
Na segunda semana de aula, a professora dividiu Numeral cardinal_______________
a turma ao meio e formou seis grupos de estudo. Numeral ordinal_________________
Naquela semana fizemos o dobro dos exercícios, mas Numeral multiplicativo_______________
valeu a pena. Numeral fracionário________________
Aprendemos um pouco mais! Seu sucesso é também meu sucesso. Acredito em você!!!
Cláudia Sedano
3