28/12/2009

formato de um projeto

I - IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA


1.      Nome da escola:

2.      Endereço da escola:

3. Níveis de ensino ministrados na escola: Ensino Fundamental - do 1º
ao 5º ano

4. Localização: Urbana Periférica.

5. Número de alunos:

6.      Relação aluno/docente: 23

7.      Relação aluno/não-docente: 23

8.      Percentual de professores com licenciatura plena: 100%

9. Percentual de professores com pós-graduação: 90%

10. Título do projeto: Projeto de Leitura





II - APRESENTAÇÃO

A Escola Municipal ministra a Educação Básica a nível de Ensino
Fundamental I, em 09 (nove) anos, que é estruturado através do Ciclo
da infância e do regime anual.  A organização curricular da nossa
escola, esta embasada no principio da autonomia pedagógica,
determinada pela legislação Educacional e regulamentada pelo nosso
sistema de Ensino, nos permitindo desenvolver ações de acordo coma as
necessidades da nossa clientela.
O ciclo da infância constitui um bloco único de 03 (três) anos letivos
e 600 (seiscentos) dias de efetivo trabalho escolar, não havendo
retenção do aluno até o final do ciclo. O regime anual terá uma carga
horária de 1.000 horas aulas, distribuídas pelo um período de 200 dias
letivos.
Obedecendo as normas oficiais, o nosso calendário escolar será
organizado em 05 aulas de 50 minutos cada, totalizando 04 horas e 20
minutos/relógio.
Como forma de enturmação e reenturmação seguimos o Regulamento do
ensino fundamental, onde as turmas são constituídas de até 30 (trinta)
alunos do 4º ao 5º ano e de até 25(vinte e cinco) alunos para as
turmas do ciclo da infância.  O processo de enturmação é feito sempre
que possível com base no critério da idade cronológica visando
garantir uma relativa homogeneidade de interesse e amadurecimento
biopsicológico. São re-enturmados pelo nível de conhecimento que é
feito a partir de uma avaliação diagnóstica realizada no início do ano
letivo buscando uma possível equiparação de desempenho.
Reconhecemos também a importância da inclusão, e por isso a nossa
escola está aberta a alunos portadores de necessidades especiais, onde
procuraremos, junto aos órgãos competentes, parcerias para
desenvolvermos um trabalho diversificado voltado para essa clientela.



III – JUSTIFICATIVA

      Entendemos a escola como um espaço privilegiado para a
apropriação, disseminação e construção do conhecimento para a formação
da cidadania, e que a sua função social é proporcionar igualdade de
condições aos indivíduos para que eles se desenvolvam plenamente nos
aspectos cognitivo, afetivo, moral e ético. Com esse entendimento
elegemos como objetivo elevar o nível acadêmico dos nossos alunos por
meio do processo de leitura e escrita.
Para tanto desenvolvemos o projeto de leitura partindo das principais
datas comemorativas do calendário civil e tendo sua culminância ao
final de cada bimestre, onde os alunos apresentam por meio de músicas,
danças, brincadeiras, fantoches e dramatizações, o que aprenderam em
sala de aula para toda comunidade escolar.

IV - OBJETIVO GERAL:

•       Aprendizado de todos os alunos

V - OBJETIVOS ESPECIFICOS:

•       Promover um maior índice de leitura pelos alunos.
•       Desenvolver no aluno o hábito da leitura e da escrita;
•       Desenvolver a habilidade oral dos alunos;
•       Desenvolver as habilidades de artes dos alunos;
•       Favorecer as relações sociais por meio de apresentações culturais;

VI – DESENVOLVIMENTO

 O projeto será desenvolvido durante todo o ano nas salas de aula onde
cada turma irá pesquisar as datas comemorativas de cada bimestre e
realizarão suas produções literárias e artísticas.
 Atividades estas que serão orientadas e coordenadas pelas professoras
de cada sala para serem apresentadas, pelos alunos, para toda
comunidade escolar ao final de cada bimestre.

Atividades que serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo:

•       Subprojeto para comemorarmos o carnaval;
•       Subprojeto para comemorarmos a Páscoa;
•       Subprojeto para comemorarmos o dia do Livro infantil, o
descobrimento do Brasil, o dia de Tiradentes e o dia do índio;
•       Subprojeto para comemorarmos os Festejos juninos;
•       Subprojeto para comemorarmos o Folclore;
•       Subprojeto para comemorarmos o Dia da criança;
•       Execução de uma Mostra Cultural.

Atividades que subsidiarão o desenvolvimento do projeto de leitura:

1.      O uso da Carroteca: carrinho de supermercado com
livros
paradidáticos que permanece a cada dia em uma sala de aula, com
cronograma pré-definido no inicio do ano.

2.      O uso da Sala de leitura: onde os alunos de cada turma em um dia da
semana utilizam esse espaço para o desenvolvimento da leitura, com
cronograma pré-definido.

3.      O Uso do vídeo: a cada dia da semana uma turma faz uso deste
instrumento para assistir filmes, aulas relacionadas às habilidades
que estão sendo desenvolvidas. Pré-selecionadas pelas professoras.

4.      O uso do laboratório de informática: onde a cada dia da semana uma
turma faz uso deste espaço como mais uma ferramenta pedagógica no
processo ensino aprendizagem.

Atividades extras desenvolvidas nas salas de aulas:

1.      Leitor do dia: estratégia, onde todos os dias, de um a dois alunos
levam para casa livro de sua escolha pessoal e compartilham no dia
seguinte esta leitura com a classe, tendo o seu nome em destaque em um
cartaz.
2.      Aluno 100% freqüente: onde é colocado o nome do (s) aluno(s) que
durante o mês apresentaram freqüência d cem por cento.

Atividades extracurriculares desenvolvidas pela escola:

1. Visita á Biblioteca pública Ney Pontes Duarte;
2. Visita á feira do livro do SESC;
 3. Visita á feira do livro na Estação das Artes;
 4. Visita ao teatro municipal;
 5. Visita ao ginásio poliesportivo Pedro Ciarlini;
 6. Visita e participação na mostra cultural do município.

VII – MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS A SEREM
UTILIZADOS:
Material        Quant.  Valor unit.     Valor total
Livros de literatura infantil   150     15,33   2.300,00
Gibis   100     5,00    500,00
Jogos educativos para as aulas de matemática    30      20,00   600,00
Figurinos para apresentação dos projetos        -       -       2.000,00
Reprodução xerográfica, encadernações e edição de cds e dvds    -       -
550,00
Kits para o desenvolvimento das atividades em sala de aula      10      251,26
2.512,66
Material pedagógico necessário para o desenvolvimento dos projetos      -       -
2.553,69
Ornamentação da escola e das salas de aulas     -       -       1.000,00
Microssitem     2       300,00  600,00
Dvd     1       200,00  200,00
Carroteca       -       -       -
Laboratório de informática      -       -       -
Sala de leitura -       -       -
Sala de vídeo   -       -       -
Atividades extracurriculares (aulas passeios)   -       -       -
TOTAL   -       -       12.816,35


        VIII – AVALIAÇÃO

O processo avaliativo a ser implementado pela nossa Escola deverá se
pautar em princípios que evidenciem claramente que caminhos estamos
seguindo e o que nos falta para superarmos o que nos impede para a
efetivação dos objetivos programados, ou seja: o aprendizado de todos
os alunos.
Neste sentido, buscaremos através dos instrumentos avaliativos,
identificar:
•       Até que ponto os objetivos pretendidos estão sendo alcançados;
•       Se o modelo de gestão implantado contribui, incentiva e permite o
envolvimento de todos os segmentos no processo de ensino/aprendizagem;
•       Se a escola detém autonomia financeira, pedagógica e administrativa,
para elaborar e conduzir os seus projetos.