23/12/2009

Mat_Dez_093aano

Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva



EB1/JI de Abrunheira






1 Observa o número 9 378. Escreve-o como te é pedido.

Por ordens -                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
Por classes -                                                                                                                                                                                                                  
                                                                                                               

1.1          – Qual é o algarismo das dezenas?                                                                                     
1.2          – Qual o algarismo dos milhares?               ___________________________             
1.3          – Quantas centenas tem o número?                                                                                    
1.4          – Quantas dezenas tem o número?                                                                                    

2      – Completa o quadro:


UM
C
D
U
Decomposição
Escrita por extenso




1000+70+6

8
0
8
7







Dois mil quinhentos e trinta e nove




700+6



3      –  Descobre o número que:

esteja entre 1870 e 2000;
tenha como algarismo das centenas o 9;
seja par;
tenha como algarismo das dezenas o quádruplo de 2;
tenha todos os algarismos diferentes:

                                                                                                                                                                       

4 - Escreve os números:

      
UM
C
D
U
Duas mil, seiscentas e quinze unidades
_______




Dezassete centenas
_______




Uma unidade de milhar e quatro centenas
_______




Vinte dezenas
_______




Sete milhares e trinta e nove unidades
_______






5 - Das duas representações do número 7 643, assinala com X aquela que está correcta.
                        ¨ Sete mil, seiscentas e trinta e três unidades.
                        ¨ Sete milhares e seiscentas e quarenta e três unidades.


818

812
6 - Completa a sequência:

7 - Ordena os números por ordem decrescente.

3758                            8537                            5378                            3578                            5274                            5472

                            >                             >                             >                             >                             >                            


8                 - Observa e descreve, não mencionando o nome.                                           a)
                                                                                                                           b)                                  
_________________________________________________      
_________________________________________________
_________________________________________________                                             
_________________________________________________          c)                         d)
_________________________________________________
_________________________________________________
                                                                                                                                  e)
                
Sou o ___________
8.1 - Do sólido anterior indica:

duas arestas paralelas                                                                                                  
duas arestas perpendiculares                                                                                   


9 - Calcula mentalmente:
600 + 4 = 300 + ________ + 4                            646 = 6 ´ _______+ 40 + 6
1000 + 5 = 500 +________ + 5                 842 = 8 ´________  + 40 + __





10Calcula mentalmente:

291 x 10 = _________                                                                                           300 x 10 = ____________
40 x 100 = __________                                                                                           83 x 100 = _________
3 x 1000 = ________                                                                                           8 x 1000 = ___________


11 - Efectua:

7836+509+49+4=________




9254 – 546=_____


3502 x 6 =______








12 - Completa com >, < ou =:


130 + 30 o 165                                                        278 - 30 o 234
875 o825 + 50                                                        100 - 25 o 55 + 20
250 + 50 o325                                                        300 o900 - 700

13 - Desenha a figura simétrica da figura representada no quadriculado, relativamente ao eixo de simetria, indicado a tracejado.


14 – Resolve as situações problemáticas:

14.1 O Pai Natal adora andar de trenó. Na época Natalícia, ele distribui 267 presentes por dia. Quantos presentes distribui numa semana?








R: ___________________________________________________________________________

14.2 - O Pai natal tinha para embrulhar papel verde, vermelho e dourado. Para fazer os laços tinha fitas amarelas e azuis.
Quantos embrulhos diferentes conseguiu fazer o Pai Natal?






R: ___________________________________________________________________________
14.3 - Das quatro meninas representadas na figura, a professora escolheu a que tem o cartão onde está representado o número 60, para ficar responsável por regar as plantas da sala de aula. Pinta essa menina.









14.4 - Um dia, um cientista construiu quatro robôs, o Nume, o Reve, o Tal e o Zás, de forma que:

— o Zás tem olhos quadrados;
— o Reve e o Tal não têm boca;
— o Reve não tem quadrados no painel de comandos.

Escreve, na linha por baixo de cada um dos robôs, o seu nome.


 





Boa Sorte!!!!!


3º Ano de Escolaridade
              Prof. Ana Cristina Grave