Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva
EB1/JI de Abrunheira
1 – Observa o número 9 378. Escreve-o como te é pedido.
Por ordens -
Por classes -
1.1 – Qual é o algarismo das dezenas?
1.2 – Qual o algarismo dos milhares? ___________________________
1.3 – Quantas centenas tem o número?
1.4 – Quantas dezenas tem o número?
2 – Completa o quadro:
UM | C | D | U | Decomposição | Escrita por extenso |
1000+70+6 | |||||
8 | 0 | 8 | 7 | ||
Dois mil quinhentos e trinta e nove | |||||
700+6 |
3 – Descobre o número que:
☺ esteja entre 1870 e 2000;
☺ tenha como algarismo das centenas o 9;
☺ seja par;
☺ tenha como algarismo das dezenas o quádruplo de 2;
☺ tenha todos os algarismos diferentes:
4 - Escreve os números:
UM | C | D | U | ||
Duas mil, seiscentas e quinze unidades | _______ | ||||
Dezassete centenas | _______ | ||||
Uma unidade de milhar e quatro centenas | _______ | ||||
Vinte dezenas | _______ | ||||
Sete milhares e trinta e nove unidades | _______ |
5 - Das duas representações do número 7 643, assinala com X aquela que está correcta.
¨ Sete mil, seiscentas e trinta e três unidades.
¨ Sete milhares e seiscentas e quarenta e três unidades.
818
812
6 - Completa a sequência:
7 - Ordena os números por ordem decrescente.
3758 8537 5378 3578 5274 5472
> > > > >
8 - Observa e descreve, não mencionando o nome. a)
b)
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________ c) d)
_________________________________________________
_________________________________________________
e)
Sou o ___________
8.1 - Do sólido anterior indica:
☺ duas arestas paralelas
☺ duas arestas perpendiculares
9 - Calcula mentalmente:
600 + 4 = 300 + ________ + 4 646 = 6 ´ _______+ 40 + 6
1000 + 5 = 500 +________ + 5 842 = 8 ´________ + 40 + __
10 – Calcula mentalmente:
291 x 10 = _________ 300 x 10 = ____________
40 x 100 = __________ 83 x 100 = _________
3 x 1000 = ________ 8 x 1000 = ___________
11 - Efectua:
7836+509+49+4=________ | 9254 – 546=_____ | 3502 x 6 =______ |
12 - Completa com >, < ou =:
130 + 30 o 165 278 - 30 o 234
875 o825 + 50 100 - 25 o 55 + 20
250 + 50 o325 300 o900 - 700
13 - Desenha a figura simétrica da figura representada no quadriculado, relativamente ao eixo de simetria, indicado a tracejado.
14 – Resolve as situações problemáticas:
14.1 – O Pai Natal adora andar de trenó. Na época Natalícia, ele distribui 267 presentes por dia. Quantos presentes distribui numa semana?
R: ___________________________________________________________________________
14.2 - O Pai natal tinha para embrulhar papel verde, vermelho e dourado. Para fazer os laços tinha fitas amarelas e azuis.
Quantos embrulhos diferentes conseguiu fazer o Pai Natal?
R: ___________________________________________________________________________
14.3 - Das quatro meninas representadas na figura, a professora escolheu a que tem o cartão onde está representado o número 60, para ficar responsável por regar as plantas da sala de aula. Pinta essa menina.
14.4 - Um dia, um cientista construiu quatro robôs, o Nume, o Reve, o Tal e o Zás, de forma que:
— o Zás tem olhos quadrados;
— o Reve e o Tal não têm boca;
— o Reve não tem quadrados no painel de comandos.
Escreve, na linha por baixo de cada um dos robôs, o seu nome.
Boa Sorte!!!!!
3º Ano de Escolaridade
Prof. Ana Cristina Grave