30/12/2009

PLANEJAME 3ª 1

 

 

3° ANO DO ENSINO DE NOVE ANOS

 

 

Disciplina – Língua Portuguesa

 

Objetivos

 

. Ler, escrever, escutar e falar;

  Dar continuidade ao processo de alfabetização escolar;

  Possibilitar ao aluno condições de progredir em relação à linguagem e escrita para resolver situações de seu cotidiano. Ter acesso à cultura como forma de participação para o mundo letrado.

 

Objetivos Específicos

 

   Os alunos deverão produzir os mais diversos tipos de textos contendo dramas e soluções;

   Expressar-se oralmente e fisicamente por meio de dramatizações;

   Desenvolver a escrita e reescrita de textos com coerência fazendo uso de paragrafação e ortografia adequadas a sua aprendizagem e competência;

 

O aluno deverá ser capaz de:

 

    Conhecer e utilizar os mais diferentes tipos de textos;

    Entender a escrita e a leitura como fonte de informação e socialização;

    Aprimorar suas habilidades lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

 

Conteúdo

 

    Leitura diversificada dos mais diferentes tipos de textos;

    Escrita e reescrita de textos diferenciados;

    Estruturação de palavras, frases e textos;

    Noção de tempo: passado, presente e futuro;

    Gramática contextualizada;

 

Desenvolvimento Metodológico

 

   Todo e qualquer tipo de atividade que leve o aluno a pensar, assimilar, fixar, entender e participar das atividades, sempre se levando em conta sua faixa etária e sua capacidade de entendimento.

 

Justificativa da disciplina

 

O ensino da Língua Portuguesa é meio para que o aluno aprimore seu nível de linguagem e entendimento dentro de uma sociedade, incentivando a um processo de aprendizagem contínuo, consciente e reflexivo.

 

 

Avaliação

 

Será continua por meio de observação e interferência, possibilitando uma reavaliação do professor e progressos dos alunos, respeitando suas possibilidades e limitações.

 

 

 

 

Disciplina: Matemática

 

Objetivos

 

 

· Proporcionar ao aluno a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, avaliar e abstrair;

  Relacionar a Matemática com o cotidiano e as demais áreas de conhecimento;

  Ampliar as habilidades de cálculos, leitura de tabelas e gráficos, interpretar a simbologia e a terminologia matemática.

 

Objetivos Específicos

 

· Ler, escrever e compreender a importância do sistema de numeração;

  Resolver desafios propostos envolvendo situações práticas associando as quatro operações;

  Compreender o sistema monetário brasileiro, distinguir cédulas e moedas por meio de atividades cotidianas em casos de compra e venda, lucro e prejuízo;

  Compreender tabelas e gráficos;

 

Conteúdo

 

· Sistema de numeração decimal;

  Adição, subtração, multiplicação e divisão;

  Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo;

  Sistema monetário

  Situações problemas envolvendo as quatro operações e o sistema monetário;

 

Desenvolvimento Metodológico

 

· Sistema de numeração decimal;

   Leitura e escrita de um número;

  As quatro operações envolvendo os números naturais;

  Antecessor e sucessor de um número;

  Calcular dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo de uma quantidade;

   Interpretar tabelas e gráficos;

 

Justificativa da Disciplina

 

  O ensino da Matemática tem por finalidade:

 

· contribuir para a construção da cidadania;

 

Avaliação

 

Contínua e sistemática, considerando o interesse, a capacidade, a curiosidade e o desempenho do aluno em atividades práticas e relatos de sua vida.

Disciplina História

 

Objetivos

 

·Sua identidade e origem na história;

  Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação de um País;

  Compreender a Migração e Imigração dentro de um País;

   Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;

   Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;

 

Objetivos Específicos

 

· Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;

  Registrar informações pessoais;

  Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas;

  Compreender as datas comemorativas e/ou cívicas como cultura de um País;

 

Conteúdo

 

· Identidade:

-         Quem é você?

-         História de sua vida (linha do tempo)

  Fatos importantes dos deslocamentos populacionais no Brasil;

  História dos primeiros habitantes;

  Construção da América;

  Calendário e suas datas comemorativas;

 

Desenvolvimento Metodológico

 

· Proporcionar condições que leve o aluno a compreender a importância da história vivida como sujeito do processo histórico;

   Possibilitar ao aluno por meio do estudo da História sua formação critica e participativa na transformação do mundo em que vive.

 

 

Justificativa da disciplina

 

· Permitir ao aluno condições para rever pré-conceitos elaborando hipóteses e procedimentos para novos valores dentro da sociedade, exercer sua cidadania, expor idéias e pensamentos e situar-se em relação ao tempo histórico.

 

Avaliação

 

· Contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de:

-         Trabalhos escritos e orais;

-         Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;

-         Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos.

 

 

 

 

 

Disciplina Geografia

 

Objetivos

 

· Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modifica-lo;

  Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;

  Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;

  

Objetivos específicos

 

· Conhecer o Município – lugares e sociedade;

  Identificar os limites e governo do Município;

  Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do Município;

 

Conteúdo

 

· Cartografia;

   Informações gerais sobre o Estado de São Paulo;

   Os vizinhos do Município de São Paulo;

   As paisagens do Município de São Paulo: Relevo e Vegetação;

   A água do Município: poluição, utilização e origem;

   As principais atividades econômicas do Município;

 

Desenvolvimento Metodológico

 

· Estudo do mapa do Brasil observando o Estado e |Município de São Paulo;

· Localização dos vizinhos do município de São Paulo, partindo da localização de seu próprio bairro;

· Discussão sobre a poluição dos córregos que fazem a vizinhança de suas casas e escola;

· Ampliar os conhecimentos para os atuais problemas ecológicos da região onde o aluno se encontra inserido como cidadão;

 

Justificativa da disciplina

 

· O ensino da Geografia tem como objetivo levar o aluno a desenvolver sua capacidade de pensar criticamente, observar e analisar o espaço geográfico que se encontra inserido.

 

Avaliação

 

· Contínua e sistemática, com respostas livres e pessoais possibilitando ao aluno um desempenho crescente e reflexivo.

 

Disciplina Ciências

 

Objetivos

 

· Tem como objetivos levar o aluno a construir e compreender o ambiente, a dinâmica da vida e os fenômenos naturais para melhorar suas condições de vida.

 

Objetivos Específicos

 

·Água como fonte de vida, sua importância, tratamento, ciclo e estados físicos;

Ar sua importância e prejuízos da poluição;

Compreender qual a função da planta na purificação do ar, planta como alimento e preservação da flora dentro de uma sociedade;

Identificar dentro da fauna brasileira vertebrada e invertebrada, cadeia alimentar, reprodução da espécie e sua classificação;

Entender e assimilar a importância da higiene para o bem estar de todos;

 

Conteúdo

 

· Higiene e Saúde;

· Universo;

· Água:

-         Estados físicos;

-         Ciclo da água na natureza;

·Ar:

-         Poluição do ar;

-         Temperatura e umidade do ar;

 

·Plantas:

-         Como são as plantas;

-         Partes de uma planta;

-         Necessidades de uma planta;

-         Respiração e transpiração;

-         Nutrição e reprodução;

· Animais:

-         Como são e como se alimentam;

-         Classificação;

-         Animais úteis e prejudiciais ao homem;

-         Reprodução dos seres vivos;

 

 

Desenvolvimento Metodológico

 

· Desenhos

  Elaboração de relatórios

  Observação de fatos concretos

    Discussões em grupo a partir de leituras.

 

Justificativa da disciplina

 

    Propor ao aluno uma ampliação de conhecimentos sobre as interações do meio físico e o homem, investigando problemas e buscando soluções para uma melhor qualidade de vida e preservação das espécies.

 

Avaliação

 

     A avaliação será constituída por situações práticas, vivenciadas no cotidiano da comunidade, buscando sempre um resultado favorável e que leve o aluno à reflexão e mudança de postura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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