PLANEJAMENTO
ANUAL
3ª SÉRIE
PLANEJAMENTO de PORTUGUÊS – 1ºBIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVOS | ESTRATÉGIAS |
· Textos · Interpretações de Textos · Gramática: - Letra maiúscula e minúscula Letra e fonema - Encontro vocálico - Encontro consonantal - Dígrafo - Número de sílabas - Sílaba tônica - Acento agudo e circunflexo - Emprego do til - Sinais de pontuação - Tipos de frases · Ortografia - f, v - p, b - m, n - consoante + l e consoante + r - ç - ce, ci e se, si - d, t - lh - nh - ch e x · Produção de Texto: - Fichamento - Lembretes, recados e bilhetes - Textos com sugestões - Descrição de gravura - Carta - Livre com títulos propostos - Informativo | - Reconhecer e diferenciar letras maiúsculas e minúsculas - Obsevar fonemas - Conhecer e classificar os encontros vocálicos - Distinguir os encontros consonantais e dígrafos - Separar corretamente as sílabas e classificá-las quanto ao número - Utilizar corretamente os acentos agudo e circunflexo/ til - Reconhecer e utilizar corretamente os sinais de pontuação - Distinguir os tipos de frases · Produção de texto - Apreciar diversos tipos de textos - Produzir textos de diferentes gêneros | - Jogos - Trabalhos em grupo - Discussões orais - Uso da Informática - Leitura de livros extraclasses - Leitura silenciosa de texto - Argumentação de opiniões pessoais. |
PLANEJAMENTO de PORTUGUÊS – 2ºBIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVOS | ESTRATÉGIAS |
· Textos · Interpretações de textos · Gramática: - Artigos: definido e indefinido - Substantivos: comum e próprio - Substantivos: simples/ composto e primitivo/ derivado - Gênero do substantivo - Número do substantivo - Substantivo coletivo - Grau do substantivo · Ortografia - s,ss - c, g, gu, qu - r, rr - h - al, el, il, ol, ul - u, l · Produção de Texto : - Criação de texto - Pesquisa - Notícia | - Identificar os artigos - Diferenciar os substantivos comuns e próprios - Empregar corretamente os substantivos simples e composto/ primitivo e derivado - reconhecer o gênero e número dos substantivos - conhecer os coletivos e o grau dos substantivos · Produção de texto : - Produzir textos de diferentes gêneros com coesão - Pesquisar o tema proposto para escrever o texto - Redigir o texto através de uma notícia retirada de um jornal | - Jogos - Brincadeiras - Trabalhos em grupo - Discussões orais - Uso da Informática - Leitura silenciosa de texto e imagem - Exposição de trabalhos. |
PLANEJAMENTO de PORTUGUÊS – 3º BIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVOS | ESTRATÉGIAS |
· Textos · Interpretações de textos · Gramática - Substantivos concreto e abstrato - Adjetivo - Graus do adjetivo - Numeral - Pronome pessoal do caso reto - Pronome pessoal do caso oblíquo e pronome de tratamento - Verbo e tempos verbais · Ortografia - o, u - e, i - trema - s, z - az, ez, iz, oz, uz - som do x - consoante não acompanhada de vogal · Produção de Textos - Com palavras propostas - Com imagem - Narração - Propaganda - Diálogo | - Distinguir os substantivos concretos e abstratos - Compreender e identificar os adjetivos e seus graus - Utilizar de forma adequada o numeral - Reconhecer os pronomes - Compreender e identificar os adjetivos - Identificar os verbos e seus tempos verbais · Produção de texto - Mediante palavras já estipuladas e que devem constar no texto - Através de imagens que a criança deverá descrever - Narrando uma situação- problema ou conflito - Com anúncios trazidos de jornais | - Jogos - Brincadeiras - Trabalhos em grupo - Discussões orais - Uso da Internet - Leitura de livros extraclasse - Leitura silenciosa do texto - Audição de parte da história feita pelo professor - Identificação de elementos contidos na imagem - Confecção e exposição de propagandas |
PLANEJAMENTO de PORTUGUÊS – 4º BIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVOS | ESTRATÉGIAS |
· Textos ·Interpretações de textos · Gramática - Verbo- primeira conjugação - Verbo- segunda conjugação - Verbo- terceira conjugação - Sujeito e predicado - Advérbio - Preposição - Revisão · Ortografia - g, j - am, ão - a, há - por que, porque, por quê, porquê - mal, mau - mais, mas · Produção de texto - História em quadrinhos - Entrevista - Reprodução de cenas - Livro - Cartão | - Identificar o aumentativo e o diminutivo das palavras - Assimilar as regras de ortografia - Compreender e identificar os adjetivos - Identificar os verbos nas frases. · Produção de texto - Depois da leitura de uma história em quadrinhos, a criança escreverá o que foi lido - Com perguntas elaboradas e que serão respondidas pelo entrevistado - A partir de recontagem - Com confecção de cartões e pequenas mensagens | - Jogos - Brincadeiras - Trabalhos em grupo - Discussões orais - Uso da Informática - Leitura de livros extraclasse - Exposição dos textos criados
|
PLANEJAMENTO de MATEMÁTICA – 1ºBIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVOS | ESTRATÉGIAS |
·Conjuntos: seus tipos -- pertence e não pertence - subconjuntos - união de conjuntos - intersecção de conjuntos · Números naturais: idéia de número - outras formas de numeração - correspondência biunívoca - comparação de números naturais - ordenação de números naturais · Sistema de numeração: decimal - noção de ordens - noção de classes - números pares e ímpares - numeração ordinal - sistema de numeração romano · Sistema monetário brasileiro: unidade monetária (real) - cédulas - moedas · Operações com números naturais: - adição - subtração - expressões numéricas: adição e subtração - multiplicação - multiplicação por 10, 100 e 1000 - múltiplos de um número natural - expressões numéricas: adição, subtração e multiplicação - divisão - divisão por 10, 100 e 1000 | - Recordar a noção de conjunto/ Enumerar conjuntos/ Entender os conceitos/ Estabelecer a relação entre elemento e conjunto/ Reconhecer um subconjunto/ Concluir o que é união e intersecção de conjuntos - Explorar os exemplos de sistemas de numeração/ Relacionar elementos entendendo a correspondência biunívoca/ Comparar quantidades/ Representar números - Recordar a formação dos números/ Compreender o uso de ordens e classes/ Assimilar o que são números pares e ímpares/ Levar os alunos a utilizarem os números ordinais/ Usar os números romanos - Reconhecer a nossa moeda, o real, e sua representação em cédulas e moedas - Efetuar adições e subtrações/ Compreender as provas reais/ Reconhecer a multiplicação e efetuá-la/ Aplicar as propriedades da multiplicação/ Desenvolver o cálculo mental/ Reconhecer a divisão e efetuá-la
| - Conversa informal - Jogos - Dramatizações - Competições e exposições de desenhos - Pesquisas - Brincadeiras - Uso do material concreto - Uso do material dourado - Trabalhos em grupo - Uso do computador - Leitura de livros, textos |
PLANEJAMENTO de MATEMÁTICA – 2ºBIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVOS | ESTRATÉGIAS |
- Divisores de um número natural - números primos - expressões numéricas (as quatro operações) - expressões numéricas (uso de parênteses) · Geometria: - sólidos geométricos - idéia de ângulo - medida de ângulo - tipos de ângulo - noção de polígono - triângulos - quadriláteros · Sentenças matemáticas: - expressão do valor desconhecido · Vamos fazer comércio? - compra e venda | - Encontrar os divisores de um determinado número/ Reconhecer o número primo/ Entender o uso dos parênteses na expressão numérica - Perceber as formas geométricas/ Assimilar o conceito de ângulo/ Aprender a medir ângulo/ Diferenciar os tipos de ângulos/ Conhecer, aprender e discernir os polígonos, triângulos e quadriláteros - Desenvolver o raciocínio para encontrar o valor desconhecido em uma sentença matemática - Relacionar os termos lucro a ganho e prejuízo a perda | - Jogos - Brincadeiras - Uso do material dourado - Uso de dobraduras - Uso do material concreto - Trabalhos em grupo - Uso do computador |
PLANEJAMENTO de MATEMÁTICA – 3º BIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVOS | ESTRATÉGIAS |
· Números racionais: representação fracionária - idéia de fração - tipos de fração - números mistos - comparação de frações - frações equivalentes - operações com frações - fração de quantidades · Medidas de tempo: unidade fundamental (segundo) - outras medidas de tempo · Números racionais: representação decimal - noção de décimo - operações com décimos - noção de centésimo - operações com centésimos | - Introduzir a noção de fração/ Ler corretamente uma fração/ Diferenciar os tipos de frações/ Compreender os números mistos/ Comparar frações/ Descobrir frações equivalentes utilizando a multiplicação e a divisão/ Levar o aluno a adicionar e subtrair frações com o mesmo denominador/ Utilizar a fração de quantidades - Explorar o uso de segundos/ Conhecer outras medidas de tempo (dia, semana, mês, semestre, ano...) - Conhecer a representação decimal/ efetuar operações com décimos/ Conhecer a representação centesimal/ efetuar operações com centésimos | - Dinâmica do chocolate - Pesquisas - Conversas informais - Jogos - Dramatizações - Brincadeiras - Uso do material concreto - Uso do material dourado - Trabalhos em grupo - Uso do computador |
PLANEJAMENTO de MATEMÁTICA – 4º BIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVOS | ESTRATÉGIAS |
- noção de milésimo - operações com milésimos - multiplicação de um número decimal por 10, 100 e 1000 - divisão de um número decimal por 10, 100 e 1000 · Medidas de comprimento: unidade fundamental (metro) - múltiplos e submúltiplos do metro - mudanças de unidade - idéia de perímetro · Medidas de massa: unidade fundamental (grama) - múltiplos e submúltiplos do grama - tonelada: uma medida especial - mudanças de unidade · Medidas de capacidade: unidade fundamental (litro) - múltiplos e submúltiplos do litro - mudanças de unidade | - Conhecer a representação de milésimos/ Efetuar operações com milésimos - Explorar atividades que proporcionem a noção de medida/ Conhecer as medidas de comprimento, seu uso, seus múltiplos e submúltiplos/ Aprender a calcular o perímetro de um área - Explorar as medidas de massa, seu uso, seus múltiplos e submúltiplos/ Conhecer a tonelada, o quanto vale em quilograma e seu símbolo - Entender as medidas de capacidade, seu uso, seus múltiplos e submúltiplos | - Jogos - Trabalhos em grupo - Competições entre grupos - Leitura de textos - Conversas informais - Uso do material concreto - Uso do material dourado - Uso do computador |
PLANEJAMENTO de HISTÓRIA – 1º BIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVOS | ESTRATÉGIAS |
· Você e sua história: - A história de cada um - Seus antepassados - A história do lugar onde você vive - Desenhos que contam história · Voltando no tempo: - O que contam os historiadores - O Brasil antes dos portugueses - E os portugueses chegaram · O Brasil tem história: - Os primeiros habitantes de nossas terras
| - Conhecer sua história pessoal/ Reconhecer a importância dos documentos como característica de cada um/ Conhecer e reconhecer a si mesmo e o mundo que o cerca/ Registrar a história do lugar onde moram - Conhecer o que os historiadores falam sobre os principais fatos da chegada dos portugueses ao continente - Entender que a história do Brasil é a história da terra e do povo brasileiro/ Saber sobre os indígenas
| - Material particular de cada aluno : fotos, documentos - Dramatizações - Leituras complementares - Pesquisas - Uso da Internet - Uso de livros extraclasse |
PLANEJAMENTO de HISTÓRIA – 2º BIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVOS | ESTRATÉGIAS |
- As expedições e as riquezas da nova terra - Tem início a colonização - A cana-de-açúcar - A historia dos escravos - As capitanias hereditárias | - Entender a exploração do pau-brasil - Compreender a competição entre portugueses e outros estrangeiros na disputa pelo domínio do território - Compreender que os portugueses ignoraram a cultura indígena - Conhecer as razões para o plantio da cana-de-açúcar - Descobrir a história da escravidão no Brasil - Reconhecer o sistema de capitanias hereditárias | - Pesquisas - Dramatizações - Conversas informais - Trabalho em grupo - Fotos - Livros extracurriculares - Uso da Internet |
PLANEJAMENTO de HISTÓRIA – 3º BIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVOS | ESTRATÉGIAS |
- O governo- geral - Em busca de novas riquezas - Ouro nas Minas Gerais - Inconfidência Mineira - A transferência da Corte portuguesa e o crescimento das cidades - Independência do Brasil - A renúncia de D. Pedro I | - Conhecer as causas da criação do governo- geral na Colônia e os fatos ocorridos naquela época - Identificar as primeiras riquezas locais - Conhecer o surgimento de cidades históricas mineiras - Descobrir as causas da Inconfidência mineira e se esse movimento foi importante para a nossa história - Identificar os motivos e as conseqüências da vinda da família real para a Colônia portuguesa na América - Saber o que representou a Independência do Brasil - Conhecer os problemas que levaram D. Pedro a renunciar | - Conversa dirigida - Pesquisas - Debates - Linha do tempo - Cartazes - Fotos recentes e antigas - Confecção de trabalhos em grupo - Uso da Internet |
PLANEJAMENTO de HISTÓRIA – 4º BIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVOS | ESTRATÉGIAS |
- O Segundo Império - Mãos negras constroem o Brasil - A Proclamação da República - E enfim a república - Chegam os imigrantes | - Conhecer o período da Regência - A presença afro-brasileira na nossa alimentação, no culto, na dança e na música/ A herança africana - Entender o que aconteceu na ano de 1889 - Saber que o Brasil era apresentado como paraíso e porque isso atraiu os imigrantes | - Linha do tempo - Conversas dirigidas - Pesquisas - Livros - Fotos - Trabalhos em grupo - Uso da Internet |
PLANEJAMENTO de GEOGRAFIA – 1º BIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVOS | ESTRATÉGIAS |
· O município: - A área urbana do município - A vida na cidade - A área rural do município - A vida no campo - A origem dos municípios · Os estados e as regiões brasileiras: - Os estados brasileiros - As regiões brasileiras - Os limites · Estudando o estado: - O relevo
| - Reconhecer a divisão de um estado em diversos municípios/ Reconhecer as partes de uma cidade/ Saber com é a vida na cidade/ reconhecer as características da área rural/ Conhecer o êxodo rural - Apresentar aos alunos os estados brasileiros e suas capitais/ Conhecer estados e regiões/ Entender a noção de limite e seu significado - Observar e conhecer características do estado em que vivem/ Compreender o que é relevo | - Mapas - Conversas dirigidas - Pesquisas - Fotos - Jogos - Desenhos - Trabalhos em grupo - Uso da Internet |
PLANEJAMENTO de GEOGRAFIA – 2º BIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVOS | ESTRATÉGIAS |
- As águas - O clima - A vegetação
| - O aluno vai apropriar-se do conceito de hidrografia/ Concluir a importância da água na vida diária - Compreender a diferença entre tempo e clima/ Entender que o clima possui variações/ Memorizar nomes e descrições dos tipos de clima - Memorizar todos os tipos de vegetação e suas características | - Comparar e registrar elementos da paisagem conhecida - Gravuras - Desenhos - Uso da Internet |
PLANEJAMENTO de GEOGRAFIA – 3º BIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVOS | ESTRATÉGIAS |
- A vegetação - Paisagem natural e paisagem construída - A população - Os movimentos migratórios - As principais atividades econômicas - A agricultura | - Reconhecer os tipos de vegetação e suas características - Distinguir habitante de população/ Saber o que é IBGE e censo demográfico/ Dimensionar a população do próprio estado, comparando-a com a de outros estados - Conhecer as diferentes origens do povo brasileiro e compreender os movimentos imigratórios e migratórios - Conhecer os recursos naturais que darão origem a produtos - Saber quais são os produtos agrícolas | - Conversa dirigia - Pesquisas - Debates - Textos auxiliares - Uso da Internet
|
PLANEJAMENTO de GEOGRAFIA – 4º BIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVOS | ESTRATÉGIAS |
- A pecuária - A pesca - A mineração - A indústria - O comércio - Os meios de transporte - O trânsito - Os meios de comunicação | - Compreender que a agricultura e a pecuária são atividades características da área rural - Entender o aproveitamento dos recursos naturais como os peixes - Conhecer a exploração dos recursos naturais, como os minérios, e seus efeitos - Perceber a diferença entre indústria extrativa e de transformação - Identificar os meios de transporte utilizados nas vias terrestre, aérea, marítima, fluvial e lacustre - Reconhecer ao sinais de trânsito - Pesquisar os tipos de meios de comunicação | - Confecção de cartazes - Questionário - Pesquisas - Debates - Uso da Internet
|
PLANEJAMENTO de CIÊNCIAS – 1º BIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVOS | ESTRATÉGIAS |
· A Terra no Universo: - O futuro do Universo - Ciências naturais e Arte - Movimentos da Terra: rotação e translação - As camadas da Terra - A Terra e os estados da matéria - A superfície terrestre e suas transformações - O solo: tipos de solo/ lençol de água subterrâneo/ cuidados com o solo - A água: composição da água/ propriedades da água/ purificação da água/ estados físicos da água/ mudanças de estado físico/ ciclo da água na natureza - O ar: composição do ar/ o ar em movimento | - Reconhecer o planeta em que vivem/ Saber sobre a Terra e os planetas que formam o Sistema Solar/ Perceber como a Terra se movimenta/ Diferenciar crosta, manto e núcleo/ Identificar os estados físicos da matéria/ Entender o que é erosão/ Reconhecer os tipos de solo/ Compreender como nasce um rio/ Como manter o sempre fértil/ Perceber: que a maior parte da superfície da Terra está coberta de água/ que a água não tem cor, cheiro e sabor/ as estações de tratamento de água/ como a água se apresenta na natureza e os processos de transformação da água/ o ciclo de água - Reconhecer a importância do ar para os seres vivos/ entender a poluição atmosférica e como se forma o vento | - Observar um globo terrestre - Mapas - Pesquisas - Textos auxiliares - Trabalhos em grupo - Experimentações
|
PLANEJAMENTO de CIÊNCIAS – 2º BIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVOS | ESTRATÉGIAS |
A história dos balões de ar quente/ umidade do ar/ temperatura do ar/ previsão do tempo/ primeiro satélite brasileiro · Os seres vivos: - Os vegetais: do que as plantas necessitam para viver/ partes dos vegetais/ funções da folha/ função da flor e reprodução dos vegetais/ os jardins suspensos da babilônia - Os animais: classificação dos animais | - Relacionar a quantidade de vapor de água com umidade do ar/ Reconhecer que o tempo pode variar (estações meteorológicas) - Perceber como são esse seres, onde vivem, como interagem com os outros - Reconhecer a variedade de plantas/ Verificar o transporte de água e nutrientes pela planta/ Reconhecer as partes de uma planta e suas funções/ Identificar o processo de transpiração, ou a importância da água e da luz para a fotossíntese - Entender polinização, germinação e reprodução por meio de galhos e folhas - Reconhecer a diversidade de espécies animais | - Pesquisas - Confecção de cartazes - Livros especializados extraclasse - Experiências - Uso da Internet |
PLANEJAMENTO de CIÊNCIAS – 3º BIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVOS | ESTRATÉGIAS |
A importância dos animais para o ser humano/ nossa fauna está sendo roubada/ reprodução dos animais/ cadeia alimentar · O ser humano: - O corpo humano: os ossos do corpo humano/ os músculos - Como funciona nosso corpo: os sistemas (locomotor, digestório, respiratório, circulatório, urinário, nervoso, reprodutor) - Os órgãos dos sentidos · Higiene e saúde: - Nutrição | - Perceber a existência de uma relação muito grande entre os seres vivos e o ambiente/ Reconhecer que o período de gestação é diferente para os diversos tipos de animais/ Perceber a dependência entre os seres vivos para a obtenção de alimentos - Observar e nomear algumas partes do corpo humano/ Compreender o corpo humano como um conjunto de sistemas/ Entender o esqueleto/ Compreender os órgãos internos e os órgãos dos sentidos - Reconhecer quais são os alimentos que fazem bem para o nosso organismo | - Confecção de cartazes com classificação de animais - Pesquisas - Desenhos sobre o corpo humano - Uso da Internet - Livros extraclasse. |
PLANEJAMENTO de CIÊNCIAS – 4º BIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVO | ESTRATÉGIAS |
- Higiene física, mental e social: hábitos diários - Saneamento básico: tratamento e distribuição de água/ coleta de lixo/ rede de esgoto - As doenças: causadas por vermes/ causadas por microrganismos - Quem foi Carlos Chagas? - Primeiros socorros · Educação ambiental - Proteção dos animais silvestres - Cuidados com as águas dos rios e mares - Reflorestamento - Reaproveitamento do lixo - Campanhas de conscientização | - Reconhecer que os hábitos de higiene física, mental e social ajudam a ter uma boa saúde - Compreender o quanto é importante o saneamento básico para o bem estar de todos - Discutir o ciclo de cada doença e em que momento se pode interferir para impedir seu contágio/ Esclarecer que existem doenças contagiosas (transmitidas por microrganismos) e doenças não- contagiosas - Perceber a importância da preservação da natureza
| - Fotos - Pesquisas - Livros extraclasse - Uso da Internet - Discussões em sala de aula |
PLANEJAMENTO de ARTES – 1º BIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVOS | ESTRATÉGIAS |
· Unidade I: Colagem - Experimente - Conheça outras experiências - Quem é o artista? - Agora é com você! - Você sabia? ·Unidade II: Alto e baixo- relevo - Experimente - Conheça outras experiências - Quem é o artista? - Agora é com você! - Você sabia? · Unidade III: Cores complementares, o preto e o branco – cores vibrantes - Experimente | - Perceber os vários planos em um desenho - Auxiliar a leitura de imagens - Conhecer a natureza- morta - Conhecer a obra de alguns artistas importantes - Estimular a percepção espacial - Desenvolver o espírito crítico e analítico da criança - Criar peças úteis feitas de mosaico - Conhecer a diferença entre alto-relevo e baixo-relevo - Criar trabalhos em relevo - Experimentar combinações de cores
| - Tesoura e cola - Revistas - Retalhos de papel e de linha de costura - Restos de lã - Cartolina - Algodão - Papel- alumínio e celofane - Areia e grãos - Papéis coloridos - Folhas de árvore - Fita adesiva - Giz de cera - Pincel/ Tinta guache/ Toalha - Fôrmas de biscoitos - Massa de modelar - Clara de ovo - Palito de churrasco - Placa de compensado 50x 50cm - Verniz acrílico fosco - Copo americano de plástico - Fermento - Detergente - Corante vermelho |
PLANEJAMENTO de ARTES – 2º BIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVOS | ESTRATÉGIAS |
- Conheça outras experiências - Quem é o artista? - Agora é com você! - Você sabia? · Unidade IV: Gravura - Experimente - Conheça outras experiências - Quem é o artista? - Agora é com você! | - Conhecer pintores famosos - Notar a vibração que as cores complementares causam quando juntas - Diferenciar cores contrastantes de cores suaves - Estimular a crítica e a autocrítica - Perceber que as gravuras variam conforme o tipo de matriz - Orientar sobre a relação entre cor e sentimento
| - Papel Kraft - Cartolina - Tesoura - Cola - Pincel - Tinta plástica - Revistas - Giz de cera - Jornal - Fita adesiva - Plástico - Pincel largo - Guache - Palito de sorvete - Massa de modelar - Rolinho de pintura - Canudos de refrigerante |
PLANEJAMENTO de ARTES – 3º BIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVOS | ESTRATÉGIAS |
- Agora é com você! - Você sabia? · Unidade V: O que está atrás, o que está na frente - Experimente - Conheça outras experiências - Quem é o artista? - Agora é com você! | - Fazer reprodução de gravura - Conhecer a literatura de cordel - Sensibilizar o aluno com relação à diferença entre figura e fundo - Tomar conhecimento de alguns escultores - Observar figuras que parecem estar em movimento e aquelas que parecem estar na frente ou atrás umas das outras | - Massa de modelar - Gravuras em metal - Grvuras em madeira - Rolinho de pintura - Tesoura - Cola - Canetinha - Giz de cera - Papel- celofane - Papel colorido
|
PLANEJAMENTO de ARTES – 4º BIMESTRE
CONTEÚDO | OBJETIVO | ESTRATÉGIAS |
- Agora é com você! - Você sabia? · Unidade VI: O que está longe, o que está perto - Experimente - Conheça outras experiências - Quem é o artista? - Agora é com você! - Você sabia? | - Notar a influência da cor na sensação de profundidade - Desenvolver a percepção - Conhecer perspectiva e proporção - Distribuir as formas e as cores no espaço - Perceber a sobreposição e diferença de tamanho enter as figuras para sugerir distância - Conhecer outros pintores - Perceber o mundo que está ao redor | - Canetinhas - Giz de cera - Tesoura - Cola - Revista - Papel- celofane - Papel colorido - Lápis de cor - Cartolina - Ferragens - Barbante - Sucata |