30/12/2009

Planejamento anual 3ª série

 

 

 

 

 

PLANEJAMENTO

ANUAL

 

3ª SÉRIE

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANEJAMENTO de PORTUGUÊS – 1ºBIMESTRE

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

· Textos

· Interpretações de Textos

· Gramática:

- Letra maiúscula e minúscula

Letra e fonema

- Encontro vocálico

- Encontro consonantal

- Dígrafo

- Número de sílabas

- Sílaba tônica

- Acento agudo e circunflexo

- Emprego do til

- Sinais de pontuação

- Tipos de frases

· Ortografia

-        f, v

-        p, b

-        m, n

- consoante + l e consoante + r

-        ç

-        ce, ci e se, si

-        d, t

-        lh

-        nh

-        ch e x

· Produção de Texto:

- Fichamento

- Lembretes, recados e bilhetes

- Textos com sugestões

- Descrição de gravura

- Carta

- Livre com títulos propostos

- Informativo

- Reconhecer e diferenciar letras maiúsculas e minúsculas

- Obsevar fonemas

- Conhecer e classificar os encontros vocálicos

- Distinguir os encontros consonantais e dígrafos

- Separar corretamente as sílabas e classificá-las quanto ao número

- Utilizar corretamente os acentos agudo e circunflexo/ til

- Reconhecer e utilizar corretamente os sinais de pontuação

- Distinguir os tipos de frases

· Produção de texto

- Apreciar diversos tipos de textos

- Produzir textos de diferentes gêneros

- Jogos

- Trabalhos em grupo

- Discussões orais

- Uso da Informática

- Leitura de livros extraclasses

- Leitura silenciosa de texto

- Argumentação de opiniões pessoais.

 

PLANEJAMENTO de PORTUGUÊS – 2ºBIMESTRE

 

 

 

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

· Textos

· Interpretações de textos

· Gramática:

- Artigos: definido e indefinido

- Substantivos: comum e próprio

- Substantivos: simples/ composto e primitivo/ derivado

- Gênero do substantivo

- Número do substantivo

- Substantivo coletivo

- Grau do substantivo

· Ortografia

-        s,ss

-        c, g, gu, qu

-        r, rr

-        h

-        al, el, il, ol, ul

-        u, l

· Produção de Texto :

- Criação de texto

- Pesquisa

- Notícia

- Identificar os artigos

- Diferenciar os substantivos comuns e próprios

- Empregar corretamente os substantivos simples e composto/ primitivo e derivado

- reconhecer o gênero e número dos substantivos

- conhecer os coletivos e o grau dos substantivos

· Produção de texto :

- Produzir textos de diferentes gêneros com coesão

- Pesquisar o tema proposto para escrever o texto

- Redigir o texto através de uma notícia retirada de um jornal

- Jogos

- Brincadeiras

- Trabalhos em grupo

- Discussões orais

- Uso da Informática

- Leitura silenciosa de texto e imagem

- Exposição de trabalhos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANEJAMENTO de PORTUGUÊS – 3º BIMESTRE

 

 

 

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

· Textos

· Interpretações de textos

· Gramática

- Substantivos concreto e abstrato

- Adjetivo

- Graus do adjetivo

- Numeral

- Pronome pessoal do caso reto

- Pronome pessoal do caso oblíquo e pronome de tratamento

- Verbo e tempos verbais

· Ortografia

-        o, u

-        e, i

-        trema

-        s, z

-        az, ez, iz, oz, uz

-        som do x

-        consoante não acompanhada de vogal

· Produção de Textos

- Com palavras propostas

- Com imagem

- Narração

- Propaganda

- Diálogo

- Distinguir os substantivos concretos e abstratos

- Compreender e identificar os adjetivos e seus graus

- Utilizar de forma adequada o numeral

- Reconhecer os pronomes

- Compreender e identificar os adjetivos

- Identificar os verbos e seus tempos verbais

· Produção de texto

- Mediante palavras já estipuladas e que devem constar no texto

- Através de imagens que a criança deverá descrever

- Narrando uma situação- problema ou conflito

- Com anúncios trazidos de jornais

- Jogos

- Brincadeiras

- Trabalhos em grupo

- Discussões orais

- Uso da Internet

- Leitura de livros extraclasse

- Leitura silenciosa do texto

- Audição de parte da história feita pelo professor

- Identificação de elementos contidos na imagem

- Confecção e exposição de propagandas

 

 

 

PLANEJAMENTO de PORTUGUÊS – 4º BIMESTRE

 

 

 

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

· Textos

·Interpretações de textos

· Gramática

- Verbo- primeira conjugação

- Verbo- segunda conjugação

- Verbo- terceira conjugação

- Sujeito e predicado

- Advérbio

- Preposição

- Revisão

· Ortografia

-        g, j

-        am, ão

-        a, há

-        por que, porque, por quê, porquê

-        mal, mau

-        mais, mas

· Produção de texto

- História em quadrinhos

- Entrevista

- Reprodução de cenas

- Livro

- Cartão

- Identificar o aumentativo e o diminutivo das palavras

- Assimilar as regras de ortografia

- Compreender e identificar os adjetivos

- Identificar os verbos nas frases.

· Produção de texto

- Depois da leitura de uma história em quadrinhos, a criança escreverá o que foi lido

- Com perguntas elaboradas e que serão respondidas pelo entrevistado

- A partir de recontagem

- Com confecção de cartões e pequenas mensagens

- Jogos

- Brincadeiras

- Trabalhos em grupo

- Discussões orais

- Uso da Informática

- Leitura de livros extraclasse

- Exposição dos textos criados

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANEJAMENTO de MATEMÁTICA – 1ºBIMESTRE

 

 

 

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

·Conjuntos: seus tipos         -- pertence e não pertence         - subconjuntos

- união de conjuntos

- intersecção de conjuntos

· Números naturais: idéia de número

- outras formas de numeração

- correspondência biunívoca

- comparação de números naturais

- ordenação de números naturais

· Sistema de numeração: decimal

- noção de ordens

- noção de classes

- números pares e ímpares

- numeração ordinal

- sistema de numeração romano

· Sistema monetário brasileiro: unidade monetária (real)

- cédulas

- moedas

· Operações com números naturais:

- adição

- subtração

- expressões numéricas: adição e subtração

- multiplicação

- multiplicação por 10, 100 e 1000

- múltiplos de um número natural

- expressões numéricas: adição, subtração e multiplicação

- divisão

- divisão por 10, 100 e 1000

- Recordar a noção de conjunto/ Enumerar conjuntos/ Entender os conceitos/ Estabelecer a relação entre elemento e conjunto/ Reconhecer um subconjunto/ Concluir o que é união e intersecção de conjuntos

- Explorar os exemplos de sistemas de numeração/  Relacionar elementos entendendo a correspondência biunívoca/ Comparar quantidades/ Representar números

- Recordar a formação dos números/ Compreender o uso de ordens e classes/ Assimilar o que são números pares e ímpares/ Levar os alunos a utilizarem os números ordinais/ Usar os números romanos

- Reconhecer a nossa moeda, o real,  e sua representação em cédulas e moedas

- Efetuar adições e subtrações/ Compreender as provas reais/ Reconhecer a multiplicação e efetuá-la/ Aplicar as propriedades da multiplicação/ Desenvolver o cálculo mental/ Reconhecer a divisão e efetuá-la

 

- Conversa informal

- Jogos

- Dramatizações

- Competições e exposições de desenhos

- Pesquisas

- Brincadeiras

- Uso do material concreto

- Uso do material dourado

- Trabalhos em grupo

- Uso do computador

- Leitura de livros, textos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANEJAMENTO de MATEMÁTICA – 2ºBIMESTRE

 

 

 

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

- Divisores de um número natural

- números primos

- expressões numéricas (as quatro operações)

- expressões numéricas (uso de parênteses)

· Geometria:

- sólidos geométricos

- idéia de ângulo

- medida de ângulo

- tipos de ângulo

- noção de polígono

- triângulos

- quadriláteros

· Sentenças matemáticas:

- expressão do valor desconhecido

· Vamos fazer comércio?

- compra e venda

- Encontrar os divisores de um determinado número/ Reconhecer o número primo/ Entender o uso dos parênteses na expressão numérica

- Perceber as formas geométricas/ Assimilar o conceito de ângulo/ Aprender a medir ângulo/ Diferenciar os tipos de ângulos/ Conhecer, aprender e discernir os polígonos, triângulos e quadriláteros

- Desenvolver o raciocínio para encontrar o valor desconhecido em uma sentença matemática

- Relacionar os termos lucro a ganho e prejuízo a perda

- Jogos

- Brincadeiras

- Uso do material dourado

- Uso de dobraduras

- Uso do material concreto

- Trabalhos em grupo

- Uso do computador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANEJAMENTO de MATEMÁTICA – 3º BIMESTRE

 

 

 

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

· Números racionais: representação fracionária

- idéia de fração

- tipos de fração

- números mistos

- comparação de frações

- frações equivalentes

- operações com frações

- fração de quantidades

· Medidas de tempo: unidade fundamental (segundo)

- outras medidas de tempo

· Números racionais: representação decimal

- noção de décimo

- operações com décimos

- noção de centésimo

- operações com centésimos

- Introduzir a noção de fração/ Ler corretamente uma fração/ Diferenciar os tipos de frações/ Compreender os números mistos/ Comparar frações/ Descobrir frações equivalentes utilizando a multiplicação e a divisão/ Levar o aluno a adicionar e subtrair frações com o mesmo denominador/ Utilizar a fração de quantidades

- Explorar o uso de segundos/ Conhecer outras medidas de tempo (dia, semana, mês, semestre, ano...)

- Conhecer a representação decimal/ efetuar operações com décimos/ Conhecer a representação centesimal/ efetuar operações com centésimos

- Dinâmica do chocolate

- Pesquisas

- Conversas informais

- Jogos

- Dramatizações

- Brincadeiras

- Uso do material concreto

- Uso do material dourado

- Trabalhos em grupo

- Uso do computador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANEJAMENTO de MATEMÁTICA – 4º BIMESTRE

 

 

 

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

- noção de milésimo

- operações com milésimos

- multiplicação de um número decimal por 10, 100 e 1000

- divisão de um número decimal por 10, 100 e 1000

· Medidas de comprimento:

unidade fundamental (metro)

- múltiplos e submúltiplos do metro

- mudanças de unidade

- idéia de perímetro

· Medidas de massa: unidade fundamental (grama)

- múltiplos e submúltiplos do grama

- tonelada: uma medida especial

- mudanças de unidade

· Medidas de capacidade: unidade fundamental (litro)

- múltiplos e submúltiplos do litro

- mudanças de unidade

- Conhecer a representação de milésimos/ Efetuar operações com milésimos

- Explorar atividades que proporcionem a noção de medida/ Conhecer as medidas de comprimento, seu uso, seus múltiplos e submúltiplos/ Aprender a calcular o perímetro de um área

- Explorar as medidas de massa, seu uso, seus múltiplos e submúltiplos/ Conhecer a tonelada, o quanto vale em quilograma e seu símbolo

- Entender as medidas de capacidade, seu uso, seus múltiplos e submúltiplos

- Jogos

- Trabalhos em grupo

- Competições entre grupos

- Leitura de textos

- Conversas informais

- Uso do material concreto

- Uso do material dourado

- Uso do computador

 

 

 

 

 

 

PLANEJAMENTO de HISTÓRIA – 1º BIMESTRE

 

 

 

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

· Você e sua história:

- A história de cada um

- Seus antepassados

- A história do lugar onde você vive

- Desenhos que contam história

· Voltando no tempo:

- O que contam os historiadores

- O Brasil antes dos portugueses

- E os portugueses chegaram

· O Brasil tem história:

- Os primeiros habitantes de nossas terras

 

- Conhecer sua história pessoal/ Reconhecer a importância dos documentos como característica de cada um/ Conhecer e reconhecer a si mesmo e o mundo que o cerca/ Registrar a história do lugar onde moram

- Conhecer o que os historiadores falam sobre os principais fatos da chegada dos portugueses ao continente

- Entender que a história do Brasil é a história da terra e do povo brasileiro/ Saber sobre os indígenas

 

- Material particular de cada aluno : fotos, documentos

- Dramatizações

- Leituras complementares

- Pesquisas

- Uso da Internet

- Uso de livros extraclasse

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANEJAMENTO de HISTÓRIA – 2º BIMESTRE

 

 

 

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

- As expedições e as riquezas da nova terra

- Tem início a colonização

- A cana-de-açúcar

- A historia dos escravos

- As capitanias hereditárias

- Entender a exploração do pau-brasil

- Compreender a competição entre portugueses e outros estrangeiros na disputa pelo domínio do território

- Compreender que os portugueses ignoraram a cultura indígena

- Conhecer as razões para o plantio da cana-de-açúcar 

- Descobrir a história da escravidão no Brasil

- Reconhecer o sistema de capitanias hereditárias

- Pesquisas

- Dramatizações

- Conversas informais

- Trabalho em grupo

- Fotos

- Livros extracurriculares

- Uso da Internet

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANEJAMENTO de HISTÓRIA – 3º BIMESTRE

 

 

 

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

- O governo- geral

- Em busca de novas riquezas

- Ouro nas Minas Gerais

- Inconfidência Mineira

- A transferência da Corte portuguesa e o crescimento das cidades

- Independência do Brasil

- A renúncia de D. Pedro I

- Conhecer as causas da criação do governo- geral na Colônia e os fatos ocorridos naquela época  

- Identificar as primeiras riquezas locais

- Conhecer o surgimento de cidades históricas mineiras

- Descobrir as causas da Inconfidência mineira e se esse movimento foi importante para a nossa história

- Identificar os motivos e as conseqüências da vinda da família real para a Colônia portuguesa na América 

- Saber o que representou a Independência do Brasil

- Conhecer os problemas que levaram D. Pedro a renunciar

- Conversa dirigida

- Pesquisas

- Debates

- Linha do tempo

- Cartazes

- Fotos recentes e antigas

- Confecção de trabalhos em grupo

- Uso da Internet

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANEJAMENTO de HISTÓRIA – 4º BIMESTRE

 

 

 

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

- O Segundo Império

- Mãos negras constroem o  Brasil

- A Proclamação da República

- E enfim a república

- Chegam os imigrantes

- Conhecer o período da Regência

- A presença afro-brasileira na nossa alimentação, no culto, na dança e na música/ A herança africana

- Entender o que aconteceu na ano de 1889

- Saber que o Brasil era apresentado como paraíso e porque isso atraiu os imigrantes

- Linha do tempo

- Conversas dirigidas

- Pesquisas

- Livros

- Fotos

- Trabalhos em grupo

- Uso da Internet

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
PLANEJAMENTO de GEOGRAFIA – 1º BIMESTRE

 

 

 

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

· O município:

- A área urbana do município

- A vida na cidade

- A área rural do município

- A vida no campo

- A origem dos municípios

· Os estados e as regiões brasileiras:

- Os estados brasileiros

- As regiões brasileiras

- Os limites

· Estudando o estado:

-        O relevo

 

- Reconhecer a divisão de um estado em diversos municípios/ Reconhecer as partes de uma cidade/ Saber com é a vida na cidade/ reconhecer as características da área rural/ Conhecer o êxodo rural

-  Apresentar aos alunos os estados brasileiros e suas capitais/ Conhecer estados e regiões/ Entender a noção de limite e seu significado

- Observar e conhecer características do estado em que vivem/ Compreender o que é relevo

- Mapas

- Conversas dirigidas

- Pesquisas

- Fotos

- Jogos

- Desenhos

- Trabalhos em grupo

- Uso da Internet

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
PLANEJAMENTO de GEOGRAFIA – 2º BIMESTRE

 

 

 

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

- As águas

- O clima

- A vegetação

 

- O aluno vai apropriar-se do conceito de hidrografia/ Concluir a importância da água na vida diária

- Compreender a diferença entre tempo e clima/ Entender que o clima possui variações/ Memorizar nomes e descrições dos tipos de clima

- Memorizar todos os tipos de vegetação e suas características

- Comparar e registrar elementos da paisagem conhecida

- Gravuras

- Desenhos

- Uso da Internet

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
PLANEJAMENTO de GEOGRAFIA – 3º BIMESTRE

 

 

 

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

- A vegetação

- Paisagem natural e paisagem construída

- A população

- Os movimentos migratórios

- As principais atividades econômicas

- A agricultura

- Reconhecer os tipos de vegetação e suas características

- Distinguir habitante de população/ Saber o que é IBGE e censo demográfico/ Dimensionar a população do próprio estado, comparando-a com a de outros estados

- Conhecer as diferentes origens do povo brasileiro e compreender os movimentos imigratórios e migratórios

- Conhecer os recursos naturais que darão origem a produtos

- Saber quais são os produtos agrícolas 

- Conversa dirigia

- Pesquisas

- Debates

- Textos auxiliares

- Uso da Internet

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
PLANEJAMENTO de GEOGRAFIA – 4º BIMESTRE

 

 

 

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

- A pecuária

- A pesca

- A mineração

- A indústria

- O comércio

- Os meios de transporte

- O trânsito

- Os meios de comunicação

- Compreender que a agricultura e a pecuária são atividades características da área rural

- Entender o aproveitamento dos recursos naturais como os peixes

- Conhecer a exploração dos recursos naturais, como os minérios, e seus efeitos

- Perceber a diferença entre indústria extrativa e de transformação

- Identificar os meios de transporte utilizados nas vias terrestre, aérea, marítima, fluvial e lacustre

- Reconhecer ao sinais de trânsito

- Pesquisar os tipos de meios de comunicação

- Confecção de cartazes

- Questionário

- Pesquisas

- Debates

- Uso da Internet

 

 

 

 

 

 

 

 

 
PLANEJAMENTO de CIÊNCIAS – 1º BIMESTRE

 

 

 

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

· A Terra no Universo:

- O futuro do Universo

- Ciências naturais e Arte

- Movimentos da Terra: rotação e translação

- As camadas da Terra

- A Terra e os estados da matéria

- A superfície terrestre e suas transformações

- O solo: tipos de solo/ lençol de água subterrâneo/ cuidados com o solo

- A água: composição da água/ propriedades da água/ purificação da água/ estados físicos da água/ mudanças de estado físico/ ciclo da água na natureza

- O ar: composição do ar/ o ar em movimento

- Reconhecer o planeta em que vivem/ Saber sobre a Terra e os planetas que formam o Sistema Solar/ Perceber como a Terra se movimenta/ Diferenciar crosta, manto e núcleo/  Identificar os estados físicos da matéria/  Entender o que é erosão/ Reconhecer os tipos de solo/ Compreender como nasce um rio/  Como manter o sempre fértil/  Perceber: que a maior parte da superfície da Terra está coberta de água/ que a água não tem cor, cheiro e sabor/ as estações de tratamento de água/ como a água se apresenta na natureza e os processos de transformação da água/ o ciclo de água

- Reconhecer a importância do ar para os seres vivos/ entender a poluição atmosférica e como se forma o vento

- Observar um globo terrestre

- Mapas

- Pesquisas

- Textos auxiliares

- Trabalhos em grupo

- Experimentações

 

 

 

 

 

 
 
PLANEJAMENTO de CIÊNCIAS – 2º BIMESTRE

 

 

 

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

A história dos balões de ar quente/ umidade do ar/ temperatura do ar/ previsão do tempo/ primeiro satélite brasileiro

· Os seres vivos:

- Os vegetais: do que as plantas necessitam para viver/ partes dos vegetais/ funções da folha/ função da flor e reprodução dos vegetais/ os jardins suspensos da babilônia

- Os animais: classificação dos animais 

- Relacionar a quantidade de vapor de água com umidade do ar/ Reconhecer que o tempo pode variar (estações meteorológicas)

- Perceber como são esse seres, onde vivem, como interagem com os outros

- Reconhecer a variedade de plantas/ Verificar o transporte de água e nutrientes pela planta/ Reconhecer as partes de uma planta e suas funções/ Identificar o processo de transpiração, ou a importância da água e da luz para a fotossíntese

-  Entender polinização, germinação e reprodução por meio de galhos e folhas 

- Reconhecer a diversidade de espécies animais

- Pesquisas

- Confecção de cartazes

- Livros especializados extraclasse

- Experiências

- Uso da Internet

 

 

 

 

 

 

 

 

 
PLANEJAMENTO de CIÊNCIAS – 3º BIMESTRE

 

 

 

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

A importância dos animais para o ser humano/ nossa fauna está sendo roubada/ reprodução dos animais/ cadeia alimentar

· O ser humano:

- O corpo humano: os ossos do corpo humano/ os músculos

- Como funciona nosso corpo: os sistemas (locomotor, digestório, respiratório, circulatório, urinário, nervoso, reprodutor)

- Os órgãos dos sentidos

· Higiene e saúde:

- Nutrição

- Perceber a existência  de uma relação muito grande entre os seres vivos e o ambiente/ Reconhecer que o período de gestação é diferente para os diversos tipos de animais/ Perceber a dependência entre os seres vivos para a obtenção de alimentos

- Observar e nomear algumas partes do corpo humano/ Compreender o corpo humano como um conjunto de sistemas/ Entender o esqueleto/ Compreender os órgãos internos e os órgãos dos sentidos

- Reconhecer quais são os alimentos que fazem bem para o nosso organismo

- Confecção de cartazes com classificação de animais

- Pesquisas

- Desenhos sobre o corpo humano

- Uso da Internet

- Livros extraclasse.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
PLANEJAMENTO de CIÊNCIAS – 4º BIMESTRE

 

 

 

CONTEÚDO

OBJETIVO

ESTRATÉGIAS

- Higiene física, mental e social: hábitos diários

- Saneamento básico: tratamento e distribuição de água/ coleta de lixo/ rede de esgoto

- As doenças: causadas por vermes/ causadas por microrganismos

-  Quem foi Carlos Chagas?

- Primeiros socorros

· Educação ambiental

- Proteção dos animais silvestres

- Cuidados com as águas dos rios e mares

- Reflorestamento

- Reaproveitamento do lixo

- Campanhas de conscientização

- Reconhecer que os hábitos de higiene física, mental e social ajudam a ter uma boa saúde

- Compreender o quanto é importante o saneamento básico para o bem estar de todos

- Discutir o ciclo de cada doença e em que momento se pode interferir para impedir seu contágio/ Esclarecer que existem doenças contagiosas (transmitidas por microrganismos) e doenças não- contagiosas

- Perceber a importância da preservação da natureza

 

- Fotos

- Pesquisas

- Livros extraclasse

- Uso da Internet

- Discussões em sala de aula

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANEJAMENTO de ARTES – 1º BIMESTRE

 

 

 

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

· Unidade I: Colagem

- Experimente

- Conheça outras experiências

- Quem é o artista?

- Agora é com você!

- Você sabia?

·Unidade II: Alto e baixo- relevo

- Experimente

- Conheça outras experiências

- Quem é o artista?

- Agora é com você!

- Você sabia?

· Unidade III: Cores complementares, o preto e o branco – cores vibrantes

- Experimente

- Perceber os vários planos em um desenho

- Auxiliar a leitura de imagens

- Conhecer a natureza- morta

- Conhecer a obra de alguns artistas importantes

- Estimular a percepção espacial

- Desenvolver o espírito crítico e analítico da criança

- Criar peças úteis feitas de mosaico

- Conhecer a diferença entre alto-relevo e baixo-relevo

- Criar trabalhos em relevo

- Experimentar combinações de cores

 

- Tesoura e cola

- Revistas

- Retalhos de papel e de linha de costura

- Restos de lã

- Cartolina

- Algodão

- Papel- alumínio e celofane

- Areia e grãos

- Papéis coloridos

- Folhas de árvore

- Fita adesiva

- Giz de cera

- Pincel/ Tinta guache/ Toalha

- Fôrmas de biscoitos

- Massa de modelar

- Clara de ovo

- Palito de churrasco

- Placa de compensado 50x 50cm

- Verniz acrílico fosco

- Copo americano de plástico

- Fermento

- Detergente

- Corante vermelho

 

 

 

 
 
PLANEJAMENTO de ARTES – 2º BIMESTRE

 

 

 

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

- Conheça outras experiências

- Quem é o artista?

- Agora é com você!

- Você sabia?

· Unidade IV: Gravura

- Experimente

- Conheça outras experiências

- Quem é o artista?

-  Agora é com você!

- Conhecer pintores famosos

- Notar a vibração que as cores complementares causam quando juntas

- Diferenciar cores contrastantes de cores suaves

- Estimular a crítica e a autocrítica

- Perceber que as gravuras variam conforme o tipo de matriz

- Orientar sobre a relação entre cor e sentimento

 

- Papel Kraft

- Cartolina

- Tesoura

- Cola

- Pincel

- Tinta plástica

- Revistas

- Giz de cera

- Jornal

- Fita adesiva

- Plástico

- Pincel largo

- Guache

- Palito de sorvete

- Massa de modelar

- Rolinho de pintura

- Canudos de refrigerante

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
PLANEJAMENTO de ARTES – 3º BIMESTRE

 

 

 

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

- Agora é com você!

- Você sabia?

· Unidade V: O que está atrás, o que está na frente

- Experimente

- Conheça outras experiências

- Quem é o artista?

- Agora é com você!

- Fazer reprodução de gravura

- Conhecer a literatura de cordel

- Sensibilizar o aluno com relação à diferença entre figura e fundo

- Tomar conhecimento de alguns escultores

- Observar  figuras que parecem estar em movimento e aquelas que parecem estar na frente ou atrás umas das outras

- Massa de modelar

- Gravuras em metal

- Grvuras em madeira

- Rolinho de pintura

- Tesoura

- Cola

- Canetinha

- Giz de cera

- Papel- celofane

- Papel colorido

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANEJAMENTO de ARTES – 4º BIMESTRE

 

 

 

CONTEÚDO

OBJETIVO

ESTRATÉGIAS

- Agora é com você!

- Você sabia?

· Unidade VI: O que está longe, o que está perto

- Experimente

- Conheça outras experiências

- Quem é o artista?

- Agora é com você!

- Você sabia?

- Notar a influência da cor na sensação de profundidade

- Desenvolver a percepção

- Conhecer perspectiva e proporção

- Distribuir as formas e as cores no espaço

- Perceber a sobreposição e diferença de tamanho enter as figuras para sugerir distância

- Conhecer outros pintores

- Perceber o mundo que está ao redor

- Canetinhas

- Giz de cera

- Tesoura

- Cola

- Revista

- Papel- celofane

- Papel colorido

- Lápis de cor

- Cartolina

- Ferragens

- Barbante

- Sucata