30/12/2009

PROJETO BICHOS DE JARDIM- ATIVIDADES E SUGESTÕES

PROJETO_ BICHINHOS DE JARDIM: UMA IDÉIA GERAL...
Procurar insetos no parquinho da escola é uma atividade espontânea das crianças durante os recreios. O espaço do colégio, especialmente o local do recreio das turmas de Educação Infantil, favorece esse tipo de atividade. Então por que não aproveitá-la?
O parquinho, geralmente, é uma área de terreno com chão de areia e terra, árvores antigas, brinquedos de madeira e muita vida. Lá é possível ver muitos animais. Principalmente formigas, abelhas, gafanhotos, joaninhas e borboletas, entre outros pequenos insetos, que acabam transformando-se no alvo da curiosidade das crianças.
No presente projeto muita coisa é trabalhada de forma integrada: leitura e escrita, matemática, cuidados com o meio ambiente, artes, etc...
As atividades devem ser desenvolvidas de forma diversa de acordo com a turma em questão e com o interesse do grupo. Embora o tema seja o mesmo, cada turma vive sempre um processo diferente. Ao final do projeto pode ser montada uma exposição com trabalhos da turma.
Sugerimos que as crianças dêem uma volta pelo parquinho anotando num papel os nomes dos animais que encontrarem. Caso as crianças não sejam alfabetizadas cabe a professora ir registrando as descobertas. Se conhecerem bem o espaço vão direto aos esconderijos dos bichinhos e as listas crescerão depressa. A partir dessas listas, várias atividades podem ser desenvolvidas. Primeiramente, é importante fazer um levantamento dos animais encontrados. Na relação talvez não apareceram só insetos, mas esses nunca deixam de aparecer e neles concentramos nossa atenção, fazendo perguntas.
__ O que vocês sabem sobre as formigas, abelhas, besouros encontrados?
__ São todos insetos?
__ O que é um inseto?
__ São perigosos?
Para maiores informações e confirmação do que é dito pelas crianças, a turma pode ir à biblioteca infantil da escola com a tarefa de procurar, nas estantes, livros ou histórias que falem ou onde apareçam algum desses animais achados no parquinho. Os alunos trabalharão juntos, ajudando-se na leitura de textos e na procura de ilustrações. Deve-se valorizar, nesse momento, a busca da informação, a troca de observações, o despertar da curiosidade para o assunto em questão e a construção de hipóteses para responder às dúvidas. Vários livros sobre insetos devem ser deixados à disposição para o trabalho. Nem todas as crianças serão capazes de ler, mas isso não as impede de participar da atividade. A professora deve acompanhar todo o processo, ajudar na leitura, fazendo perguntas que fomentarão discussões, recebendo e dando informações, as quais, no desenrolar do trabalho serão complementadas.
Depois disso, num outro dia, a turma pode trabalhar dividida em pequenos grupos. Cada grupo deverá receber partes de um quebra-cabeça representando os animais mais pesquisados: formiga, abelha, joaninha, mosquito, grilo, gafanhoto, aranha. Os quebra-cabeças podem ser criados pela professora, a partir de desenhos aumentados e cortados em tantas partes quantas eram os componentes do grupo. Cada criança deve receber uma parte e ajudar a montá-lo para descobrir qual é o bichinho. A partir de então, as crianças do grupo ficarão encarregadas de trazer informações para os colegas. No decorrer dos dias seguintes, um quadro pode ser montado com as informações trazidas por alunos e professores. Nele serão anotadas as características físicas, como número de patas, presença ou não de antenas e também particularidades sobre como vivem, de que se alimentam. As crianças saberão que estão falando de insetos, deverão então ser instigadas a responder à questão sobre o que é preciso ter para ser um inseto.
Uma consulta aos professores de Ciências da escola é uma solução encontrada para esclarecer essa dúvida. A resposta, deverá falar sobre as características físicas necessárias para que os animais pudessem ser considerados insetos: corpo dividido em três partes (cabeça, tórax e abdômen) e seis patas. A atenção das crianças sempre devem ser voltadas para o quadro que estarão fazendo e, por comparação das características, irão descobrindo quais dos animais pesquisados são realmente insetos. Uma surpresa que pode ocorrer é a conclusão de que a aranha, com suas oito patas, não é um inseto, embora apareça em livros e filmes que falam sobre insetos.
Enquanto isso, na escrita, podem ir sendo trabalhados com a turma padrões silábicos variados, a partir do nome de alguns insetos.
__ Como se escreve joaninha?
__ Quem acha no quadro outro inseto que tem nh no nome?
__ E mosquito, quem sabe como se escreve?
À medida que o interesse pelos insetos crescer, textos coletivos e individuais poderão ser escritos em cartazes informativos e álbuns ilustrados.
A construção de maquetes de colméias e formigueiros com diferentes materiais é outra atividade que certamente deixará a turma muito animada. As tarefas devem ser divididas, de forma que todos possam tomar parte na montagem de um grande formigueiro. Aliás, nós do PPD temos notado que as abelhas e as formigas são sempre os insetos mais populares entre as crianças, ao lado das joaninhas. A partir do que aprenderam sobre a vida nas colméias e formigueiros, pode-se aproveitar para trabalhar com as crianças a questão da vida em comunidade, da necessidade da solidariedade entre seus membros e a importância do trabalho de cada um, por mais simples que esse pareça ser.
Muitos jogos e histórias matemáticas envolvendo quantidades, estimativas e cálculos podem ser criados pelas crianças e professoras. O trabalho com insetos é uma boa oportunidade para se explorar o conceito de número par e ímpar: seis patas dá para fazer quantos pares?
Pode-se organizar a visita de um biólogo que deverá levar para sala de aula vários insetos vivos e outros pequenos animais para serem observados pelas crianças.
A essa altura, diariamente, alguns alunos poderão levar alguns insetos vivos ou mortos para mostrar aos colegas e professoras. Estes serão passados de mão em mão, com a maior naturalidade. O ideal então é que os insetos levados sejam melhor examinados ao microscópio. Com o auxílio de uma câmera acoplada ao microscópio, detalhes do corpo dos insetos poderão ser vistos em uma tela de TV, enquanto as crianças devem confirmar se eram corretas as informações que tinham sobre eles. Piolhos, mosquitos, baratas, larvas, tudo pode ser observado com muita animação e exclamações de surpresa.
__ Olha, tem uma vida naquele ovinho!
Durante todo o trabalho, procurar enfatizar a relação dos insetos com o meio, a necessidade da sua existência como parte da natureza, mas também os perigos que podem representar para a saúde do homem. Informamos sobre a transmissão de doenças pelos mosquitos (como a dengue, da qual as crianças tanto têm ouvido falar) e o que fazer para evitar que a quantidade deles aumente. Discutimos também sobre o que fazer para manter os ambientes livres de baratas, para evitar e matar os piolhos. Sobre as joaninhas, as crianças descobrirão que comem pulgões que atacam plantas, podendo ser uma opção para controle desse problema nas plantações.
A culminância do projeto deverá ser a exposição dos trabalhos feitos pelas crianças. Além desse evento, na reunião semestral de pais, as crianças poderão ser convidadas a contar um pouco de tudo o que aprenderam.
Esses são alguns dos livros que podem ser colocados à disposição das crianças no desenvolver do projeto:
•HARLOW, Rosie; MORGAN, Goreth. Insetos e outros bichinhos. São Paulo: Melhoramentos, 1998.
•JEUNESSE, Galhimard; BOURGOING, Pascale de. A joaninha. São Paulo: Melhoramentos, 1991.
•MICHAELIS, Ana; TUAN, Roseli. Bichos da minha casa. São Paulo: Callis, 1997.
•PARKER, Steve. Insetos. São Paulo: Ática, 1995. Coleção Ver de Perto Natureza.
•SOUZA, Mônica de; RAMOS, Adriana. A libélula. São Paulo: FTD, 1996. Coleção Xereta.
•______. A abelha. São Paulo: FTD, 1996. Coleção Xereta.
•TETLEY, Trotter. Insetos. São Paulo: Caramelo, 1996. Coleção ABC dos Bichos.
•ODRIOZOLA, Beatriz . Bichinhos do Jardim. Coleção adivinha quem é? Editora Leitura.
•Tuan, Roseli & Michaelis, Ana . Bichos do Jardim. Coleção Bichos.

 

 

 

 

 

PLANOS DE AULA-PROJETO BICHOS DE JARDIM


Plano De Aula 1 (4 Horas)

1° Aula Atividade

·       Hora Da História

A Borboleta E O Grilo

              A Borboleta Leleta Estava Pousada Sobre Uma Linda Flor, Quando Chegou O Grilo Cricri.
              Encantado Com A Beleza Da Borboleta, Cricri Disse:
              _ Como Você É Linda!
              Eu Queria Ser Como Você, Mas Só Vivo Pulando Pelo Jardim.
              Leleta, Com Pena Do Grilo, Respondeu:
              _ Você Acha Que Eu Sempre Fui Bonita?
              _Você Quer Conhecer A Minha História?
              _Quero Sim, Falou Cricri. Eu Estou Curioso Para Conhecer Tudo Sobre Você.
              A Borboleta Leleta Começou A Contar:
              _Eu Nasci De Um Ovo Bem Pequenino E Tinha A Forma De Uma Lagarta.
              Eu Comia Folhinhas, Dia E Noite, Sem Parar.
              De Tanto Comer, Fiquei Tão Gorda, Que Troquei Várias Vezes De Pele.
              Depois,  Formou-Se Um Casulo E Fiquei Dormindo Vários Dias Dentro Dele.
              Dentro Do Casulo, Era Escura E Apertado, Mas Eu Não Me Importava, Pois Ali Eu Estava Me Transformando, Passando Pela “Metamorfose”.             
              Depois De Algum Tempo, O Casulo Se Abriu.
              Eu Acordei E Olhei Para Fora.
              Fui Saindo Bem Devagarzinho.
              Que Lindo Estava O Dia!
              O Sol Brilhava, As Flores Perfumavam O Ar E Os Pássaros Cantavam Alegremente.
              Balancei As Minhas Asas Que Estavam Encolhidas E Elas Se Abriram.
              Que Maravilha!Eu Havia Me Transformado Em Uma Linda Borboleta.
              Que Alegria! Eu Saí Voando De Flor Em Flor, Procurando Néctar Docinho Das Flores Para O Meu Alimento E Levando O Pólen  Em Minhas Patinhas Ajudando Na “Polinização”.
              O Grilo Cricri Falou Para Leleta:
              _Como Você Demorou A Se Transformar Em Uma Borboleta!
              Eu Não Teria Paciência.
Prefiro Ser Eu Mesmo, Um Grilo Verde, Que Vive Feliz Pulando Pelo Jardim.

Interpretação Oral

·       O Que  O Grilo Achou Da Borboleta?
·       A Borboleta Já Nasce Bonita?
·       O Que Acontece Com A Lagarta Antes De Se Transformar Em Uma Bela Borboleta? (Metamorfose)


Observações

·       A Hora Da História Acontece Na Roda, Explorando A Dramatização, Utilizando Fantoches.
·       Durante A Interpretação Oral Todos Os Alunos Se Interagem E Terão A Oportunidade De Socialização E Trocar Experiências Com Os Demais Amigos.
·       Para Finalizar A Aula O Professor Estará Incentivando Para Que Os Alunos Recontem A História Lida.


ESCOLA__________________________________________________
NOME________________________________DATA_______________
PROJETO BICHOS DE JARDIM

1) VAMOS LIGAR AS PALAVRAS À SUA RIMA:



BORBOLETA                                                 CARTA

GRILO                                                             QUILO

LAGARTA                                                      VARETA

DESENHE O BICHO DE JARDIM QUE VOCÊ ACHA MAIS BONITO:



























ESCOLA____________________________________________________
NOME_______________________________________DATA__________
PROJETO BICHOS DE JARDIM

2) PESQUISA SOBRE INSETO.

·     NESTA ATIVIDADE  SERÁ UTILIZADO REVISTAS, JORNAIS E DEMAIS RECURSOS.
·     ESTÁ ATIVIDADE SERÁ FEITA EM GRUPO.
·     MONTAGEM DE CARTAZ COLETIVO.
·     COLAR GRAVURAS DE INSETOS OU DESENHAR.


CARTAZ  COLETIVO – PROJETO ANIMAIS








ESCOLA________________________________________________
NOME________________________________DATA_____________
PROJETO BICHOS DE JARDIM

1-
coloriage-diego-chiffre-9_gif
VAMOS CALCULAR QUANTAS BORBOLETAS ESTÃO NO QUADRO:


17p
             





























ESCOLA___________________________________________
NOME_______________________________DATA__________




ESCOLA________________________________________________
NOME________________________________DATA_____________
PROJETO BICHOS DE JARDIM
PRODUÇÃO DO FANTOCHE

MATERIAL:
·     CARTOLINA
·     COLA
·     PINTURA A DEDO OU GUACHE
·     PALITO DE SORVETE





17p

 

 

 

 












 

 

 

 

 

5ª ATIVIDADE- PRODUÇÃO E MONTAGEM DE UM MINHOCÁRIO JUNTAMENTE COM OS ALUNOS.



6 ª ATIVIDADE- OBSERVAÇÃO DO MICHOCÁRIO  DIÁRIAMENTE COM CONVERSA DURANTE A RODA

7ª ATIVIDADE-DESENHO DO MINHOCÁRIO- SEGUE O MODELO ABAIXO DA FOLHA PARA DESENHO:


8ªATIVIDADE- FAZER OS BICHINHOS DE JARDIM COM MASSINHA-OBSERVANDO OS CARTAZES COM OS BICHINHOS.

9ª ATIVIDADE- FAZER INTERFERÊNCIA- JOANINHA- DOIS CIRCULOS DOBRADINHOS AO MEIO.


TEXTOS TRABALHADOS NO PROJETO
A Joaninha - Elias José
A Joaninha
com suas pretas pintinhas
e seu corpo de brasa acesa
é uma graça, uma beleza.
É a coisa mais fofinha
de toda a natureza.
Sabendo de sua beleza,
a Joaninha se olha no espelho
cheia de vaidade
e ajeita bem as pintinhas
como se fosse à cidade.
A Joaninha
tá gordinha,
mas dá gosto de ver,
dia e noite,
noite e dia,
não pára de comer.
A Joaninha
só tem grande medo
quando vê um passarinho.
Pra se salvar, a Joaninha
também tem o seu segredo:
solta logo um cheirinho
que tonteia o passarinho.
INTERFERÊNCIA

http://www.colmagno.com.br/TodoDiaPoesia/imagens/joaninha_Carolina.jpg



ESCOLA_____________________________________________________
NOME______________________________________DATA____________

PROJETO BICHOS DE JARDIM

DESENHE O MINHOCÁRIO QUE VOCÊ CONSTRUIU COM SUA PROFESSORA:



































ESCOLA_____________________________________________________
NOME______________________________________DATA____________

PROJETO BICHOS DE JARDIM

ESCREVA OS NUMEROS DENTRO DA CENTOPÉIA:














PROJETO BICHOS DE JARDIM

http://bp3.blogger.com/_uksYuVlDu7k/RydH9A8CpiI/AAAAAAAAAB4/wyI3FBPR_2w/s200/bichinhos_aniversario.jpg

ANO 2008






ALUNO(A):__________________________________________
ESCOLA_____________________________________________
PROFª_____________________________________________
CLASSE:______________