27/12/2009

Prova CIÊN-5ºano Energia e Reprodutor

                   COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES

Avaliação de Ciências

3º TRIMESTRE / 2009

 

Nome:

 

Nº.

 

5º ANO

TURMA

Professora

NOTA:

Assinatura do Responsável:

DATA:

 

Objetivos:

Diferenciar o  sistema genital feminino do masculino.

Reconhecer diferenças existentes nas fases da vida.

Identificar diferentes formas de energia.

Atenção:

Faça a prova à caneta azul ou preta. Evite rasuras e não utilize corretivo(branquinho).



1) Leia a música abaixo e responda às questões:

 

Em volta dele, bem alegres,                        E, no valor do aconchego.,

Dançavam, feito maluquinhos,                    Devagarzinho esse bebê crescia...

Um bando de espermatozóides                   Até que um dia , veio ao mundo,

Todos querendo o mesmo lugarzinho.        Trazendo muita alegria.

 

Mas, foi somente o mais esperto,                E foi , então , que eu percebi

O mais veloz, que se preparou                   Que minha vida começou assim.

A penetrar no óvulo... e foi                          Carlos ou Ana Carolina, a história

Assim que tudo começou.                           Ainda não chegou ao fim.

 

A célula que era pequena, se

Dividiu por dois, a cada vez.                               

Depois, em dez, em mil,                        

E foi assim até o nono mês.                

 

 

a)Na segunda estrofe da música, o autor descreve um processo importante para a continuidade da nossa espécie.Qual o nome desse processo?

( A ) fecundação                (B) ovulação                    (C) reprodução

 

b)Que nome você daria ao acontecimento descrito nos dois primeiros versos da 4ª estrofe?

( A)  menstruação            (B)  gestação              ( C) articulação

 

c) E aos dois últimos versos da 4ª estrofe?

(A) fecundação               ( B)  nascimento           (C) excreção

 

d) Em sua opinião, por que o autor diz que ainda não chegou ao fim?

Elabore uma explicação para esse verso de acordo com as funções do  sistema reprodutor:

 

____________________________________________________________________________

 

____________________________________________________________________________   

 

2) Nosso corpo: o preparo para a reprodução

Chega uma época na vida dos meninos e meninas em que começam a surgir muitas diferenças em seus corpos. É uma fase em que as crianças vão se transformando em gente grande. No início desse período ocorre a puberdade, ocasião em que os jovens se tornam capazes de se reproduzir. A puberdade ocorre por um aumento da produção de hormônios sexuais fabricados nos testículos e nos ovários. Esses hormônios são lançados no sangue e vão atuar em várias regiões do corpo, gerando grandes transformações.

 

a) Qual fase da vida humana está relacionada às frases grifadas? Justifique a sua resposta:

 

____________________________________________________________________________

 

____________________________________________________________________________ 

 

Cite duas transformações que ocorrem no corpo dos meninos e duas no corpo das meninas:

Meninos

Meninas

 

 

 

 

 

 

 

b) Como é chamada a fase da vida  anterior a da resposta dada na letra a) E a fase posterior?

 

____________________________________________________________________________

 

c) Em qual fase da vida você se encontra? Dê exemplos que comprovem a sua resposta:

 

____________________________________________________________________________

 

____________________________________________________________________________

 

3) Preencha as lacunas de acordo com as palavras a seguir:

           fecundação – menstruação – gestação – parto

 

É o período em que o bebê permanece dentro do útero da mãe. _______________________

É a união do óvulo com o espermatozóide e geralmente ocorre no interior das tubas uterinas._______________________________

Quando não ocorre a fecundação, o óvulo é eliminado juntamente com o sangue pela vagina da mulher. ______________________________

Acontece ao final da gravidez, quando o bebê já está totalmente formado._____________________________

 

4) Grilos na cabeça

              São poucos os rapazes e moças que conseguem atravessar a adolescência sem viver um “grilo”, sem se sentir tentado a “mais” ou a “menos” em alguma parte do corpo. [...]

              [...] Tudo isso passa, se bem que algumas pessoas continuam o resto da vida querendo ter um corpo de artista ou a altura que não tem.

              Cada um de nós tem a forma e a altura da nossa família, somadas à influência da alimentação. Fazendo ginástica, alimentando-se bem e praticando esportes, o corpo pode ficar mais sadio e proporcional. Mas é bom ir se acostumando com a idéia de que a maioria das características não muda. [...]

                                                                                                            Marta Suplicy. Sexo para adolescentes.

                                                                                                             São Paulo: FTD, 1995. p. 27

 

a)Você possui “grilos”  como os que são citados no texto? Por quê?  

 

________________________________________________________________________

5) As células reprodutivas femininas chamam-se __________________________ e são produzidas nos ______________________________ .

      As células reprodutivas masculinas são os ________________________________; eles são produzidos nos ___________________________________.

 

6) Marque a letra (F) para os órgãos sexuais femininos e (M) para os masculinos:

(      ) pênis                (      ) vagina                      (      ) útero                         (      ) testículos

(      ) ovários             (      ) canais deferentes    (      ) tubas uterinas           (      ) ovários

 

 

7) Existem muitos tipos de energia.

 

 

A energia elétrica já se tornou parte integrante do dia-a-dia da maioria das

pessoas.Para quem está habituado com o   conforto e as facilidades que ela proporciona,

fica difícil até imaginar como era a vida antes     dela.

 

Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

( 1 ) Energia elétrica                         (      ) É a luz que vem do Sol.

( 2 ) Energia luminosa                      (      ) Contida nos combustíveis.

( 3 ) Energia química                        (      ) A que faz a água ferver.

( 4 ) Energia térmica                         (      ) Está presente nos corpos em movimento.

( 5 ) Energia de movimento              (      ) Pode ser obtida nas usinas hidrelétricas.

 

8) Assinale a alternativa que indica o tipo de energia utilizada na cena a seguir:



 

 

 

 

 

(a)                      Energia química

(b)                      Energia térmica                           

(c) Energia elétrica

(d)                      Energia eólica

 

9) Nas aulas de Ciências você participou do preparo de um Bolo de Laranja.

    É correto afirmar que esse Bolo passou por transformações:

(      ) físicas                                            (      ) químicas

 

Justifique a alternativa assinalada:

 

____________________________________________________________________________

                                

Escreva um exemplo relacionado a cada tipo de transformação:

 

Transformação Física

Transformação Química