COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES | |||
Recuperação Final de Ciências | |||
Nome: | Nº. | 4º ANO | TURMA |
Professora | NOTA: | ||
Assinatura do Responsável: | DATA: |
Objetivos:
Conhecer os movimentos realizados pelo Planeta Terra..
Diferenciar e localizar os diferentes astros que compõem o Sistema Solar.
Reconhecer a importância dos seres decompositores na natureza.
Identificar a posição dos integrantes numa cadeia alimentar.
Diferenciar os animais através de sua alimentação.
Reconhecer os órgãos e suas funções no sistema digestório.
Conhecer algumas relações ecológicas.
Identificar como ocorre a fotossíntese.
1) Numere na ordem em que acontecem as etapas da digestão:
( ) No intestino delgado o organismo absorve os nutrientes de que necessita
( ) A mastigação é feita pelos dentes e com o auxílio da saliva forma o bolo alimentar, que segue para a faringe, para o esôfago e depois para o estômago.
( ) Do intestino grosso o que não é aproveitado segue para o ânus e será eliminado em forma de fezes.
( ) No estômago o bolo alimentar mistura-se a outras substâncias digestivas transformando-se numa pasta mais líquida.
2) Dê o nome dos órgãos indicados do Sistema Digestório:
3) Uma alimentação adequada faz bem a saúde das pessoas. Devemos nos alimentar:
a) Várias horas por dia e em grandes quantidades.
b) Comendo rápido, ingerindo bastante líquidos.
c) Evitando comer frutas e verduras, ingerindo apenas lanches.
d) Fazendo as refeições nas horas certas, regularmente e mastigando bem os alimentos.
4) Podemos dizer sobre o sistema digestório:
a) Que a boca, a faringe, o esôfago, o estômago e os intestinos, são órgãos que fazem parte desse sistema.
b) A digestão começa na boca; durante a mastigação ocorre a produção de saliva, que facilita a digestão.
c) As glândulas salivares, o fígado e o pâncreas ajudam no processo da digestão.
d) Todas as alternativas estão corretas
5) Qual é a posição ocupada pelo ser humano na cadeia alimentar: produtor, consumidor ou decompositor? Justifique:
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
6) Era uma vez uma plantinha que gostava muito de Sol.
Um dia, um gafanhoto faminto encontrou a plantinha; ela era o seu alimento predileto e então NHACT!
Depois de comer, o gafanhoto foi passear pertinho de um lago. Que azar! Deu de cara com um sapo que estava com muita fome, e... NHACT!
O sapo, satisfeito por ter comido o gafanhoto se escondeu para tirar uma soneca e acordou sentindo fome, mas ao procurar alimento encontrou uma cobra e NHACT!
Neide Simões de Mattos e Suzane Granato.Uma cadeia alimentar-Adaptado
a) Circule os seres vivos que aparecem no texto e elabore uma cadeia alimentar com eles (utilize as setas)
____________________________________________________________________________
b) Na cadeia alimentar do texto quem são os produtores, os consumidores e quem serão os decompositores?
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
c) Que animal do texto é herbívoro? E carnívoro?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Associe:
(H) Herbívoros (C) Carnívoros ( O) Onívoros
( ) Alimentam-se somente de carne.
( ) Consomem vegetais e frutas.
( ) Sua alimentação é composta somente por vegetais.
( ) Sua alimentação é composta somente por vegetais.
( ) tartaruga ( ) cavalo ( ) onça
( ) tatu ( ) vaca ( ) gato
( ) girafa ( ) coelho ( ) jibóia
( )ser humano ( ) jacaré ( ) galinha
8) Qual é o planeta mais importante para os seres humanos? Por quê?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
9) Escreva o que falta para o texto ter sentido:
O Sistema Solar é formado por vários astros que giram em torno de uma estrela chamada ____________ . É por isso que esse sistema é chamado de “Solar”.
Existem estrelas no Universo, basta você olhar à noite para o céu sem nuvens para ter uma idéia de quantidade. No entanto, apenas uma delas, o ___ ____ , faz parte do Sistema Solar.
Alguns astros que giram em volta dessa estrela são os __________________ , chamados ___________________, ________________, __________________, ___________,
_____________________, _________________, _________________ e ________________.
a) Explique o significado do parágrafo que está grifado:
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
10)
Escreva os movimentos que a Terra realiza:
Complete escrevendo os nomes de cada movimento da Terra:
a) Movimento da Terra que dura um ano. _____________________________________
b) Movimento que produz as estações do ano. _________________________________
c) Movimento que dura um dia. __________________________________________
d) Movimento que produz os dias e as noites. ___________________________________
11) Associe cada relação de forma correta:
Mutualismo( M ) Parasitismo ( P ) Comensalismo( C ) Competição ( CO)
Nesse tipo de relação ecológica os dois seres vivos se beneficiam, pois há uma ajuda mútua. Exemplo: cupim e madeira . ( )
Relação ecológica na qual os organismos competem por recursos do ambiente, quando não há quantidades suficientes para todos os organismos.Exemplo: busca de alimentos em uma floresta. ( )
Nessa relação ecológica, um organismo se instala no corpo do outro, prejudicando-o . Exemplo: O piolho. ( )
Relação ecológica na qual um organismo se beneficia sem prejudicar o outro. Exemplo: O tubarão e a rêmora. ( )
12) A polinização é o transporte dos grãos de pólen dos estames para os estigmas das flores. Vários elementos da natureza realizam esse transporte. No quadro abaixo, procure alguns polinizadores:
A | O | A | V | E | N | T | O | M | A |
B | P | X | E | M | C | P | A | O | E |
E | Z | D | R | R | H | O | Q | R | I |
L | Q | F | F | G | U | L | W | C | O |
H | W | G | Y | T | V | M | E | E | S |
A | S | B | H | O | A | D | D | G | O |
B | E | I | J | A | Z | F | L | O | R |
X | S | Y | K | P | Q | E | X | I | U |
J | O | A | N | I | N | H | A | J | O |
A | B | J | A | L | W | I | C | N | S |
S | X | U | B | H | E | J | V | M | E |
M | O | S | C | A | D | K | T | M | B |
13) O que significa Fotossíntese? Que seres vivos realizam esse processo?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
Enumere o processo da fotossíntese:
( ) O caule leva a água até as folhas.
( ) Através do caule, a glicose é levada para todas as partes da planta.
( ) Principalmente nas folhas, com a presença da água, do gás carbônico e da clorofila, que capta a luz solar, a planta produz a glicose.
( ) A raiz retira a água do solo.