17/12/2009

Prova RF Ciências-4ºano-2009

                   COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Recuperação Final de Ciências

Nome:

Nº.

4º ANO
TURMA
Professora
NOTA:
Assinatura do Responsável:
DATA:

Objetivos:
Conhecer os movimentos realizados pelo Planeta Terra..
Diferenciar e localizar os diferentes astros que compõem o Sistema Solar.
Reconhecer a importância dos seres decompositores na natureza.
Identificar a posição dos integrantes numa cadeia alimentar.
Diferenciar os animais através de sua alimentação.
Reconhecer os órgãos e suas funções no sistema digestório.
Conhecer algumas relações ecológicas.
Identificar como ocorre a fotossíntese.

1) Numere na ordem em que acontecem as etapas da digestão:
(   ) No intestino delgado o organismo absorve os nutrientes de que necessita
(   ) A mastigação é feita pelos dentes e com o auxílio da saliva forma o bolo alimentar, que segue para a faringe, para o esôfago e depois para o estômago.
(   ) Do intestino grosso o que não é aproveitado segue para o ânus e será eliminado em forma de fezes.
(   ) No estômago o bolo alimentar mistura-se a outras substâncias digestivas transformando-se numa pasta mais líquida.

2)  Dê o nome dos órgãos indicados do Sistema Digestório:





















3) Uma alimentação adequada faz bem a saúde das pessoas. Devemos nos alimentar:
a) Várias horas por dia e em grandes quantidades.
b) Comendo rápido, ingerindo bastante líquidos.
c) Evitando comer frutas e verduras, ingerindo apenas lanches.
d) Fazendo as refeições nas horas certas, regularmente e mastigando bem os alimentos.


4) Podemos dizer sobre o sistema digestório:
a) Que a boca, a faringe, o esôfago, o estômago e os intestinos, são órgãos que fazem parte desse sistema.
b) A digestão começa na boca; durante a mastigação ocorre a produção de saliva, que facilita a digestão.
c) As glândulas salivares, o fígado e o pâncreas ajudam no processo da digestão.
d) Todas as alternativas estão corretas

5) Qual é a posição ocupada pelo ser humano na cadeia alimentar: produtor, consumidor ou decompositor? Justifique:
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________ 
____________________________________________________________________________ 

6) Era uma vez uma plantinha que gostava muito de Sol.
      Um dia, um gafanhoto faminto encontrou a plantinha; ela era o seu alimento predileto e então NHACT!
      Depois de comer, o gafanhoto foi passear pertinho de um lago. Que azar! Deu de cara com um sapo que estava com muita fome, e... NHACT!
      O sapo, satisfeito por ter comido o gafanhoto se escondeu para tirar uma soneca e acordou sentindo fome, mas ao procurar alimento encontrou uma cobra e NHACT!
                                                      Neide Simões de Mattos e Suzane Granato.Uma cadeia alimentar-Adaptado

a) Circule os seres vivos que aparecem no texto e elabore uma cadeia alimentar com eles (utilize as setas)
____________________________________________________________________________

b) Na cadeia alimentar do texto quem são os produtores, os consumidores e quem serão os decompositores?
___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

c) Que animal do texto é herbívoro? E carnívoro?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
7) Associe:
(H) Herbívoros                (C) Carnívoros                ( O) Onívoros
(      ) Alimentam-se somente de carne.
(      ) Consomem vegetais e frutas.
(      ) Sua alimentação é composta somente por vegetais.
(      ) tartaruga               (      ) cavalo                (      ) onça
(      ) tatu                       (      ) vaca                   (      ) gato
(      ) girafa                    (      ) coelho                (      ) jibóia
(      )ser humano           (      ) jacaré                 (      ) galinha            

8) Qual é o planeta mais importante para os seres humanos? Por quê?
____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________


9) Escreva o que falta para o texto ter sentido:

O Sistema Solar é formado por vários astros que giram em torno de uma estrela chamada  ____________ . É por isso que esse sistema é chamado de “Solar”.
Existem estrelas no Universo, basta você olhar à noite para o céu sem nuvens para ter uma idéia de quantidade. No entanto, apenas uma delas, o ___    ____ ,  faz parte do Sistema Solar.
              Alguns astros que giram em volta dessa estrela são os __________________ , chamados ___________________, ________________, __________________, ___________,

_____________________, _________________, _________________ e ________________.


a) Explique o significado do parágrafo que está grifado:

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________


10)

Escreva os movimentos que a Terra realiza:


 








Complete escrevendo os nomes de cada movimento da Terra:
a)   Movimento da Terra que dura um ano.   _____________________________________

b)   Movimento que produz as estações do ano.  _________________________________ 

c)   Movimento que dura um dia.  __________________________________________

d)    Movimento que produz os dias e as noites.   ___________________________________


11) Associe cada relação de forma correta:
Mutualismo( M )            Parasitismo ( P )             Comensalismo( C )            Competição ( CO)

Nesse tipo de relação ecológica os dois seres vivos se beneficiam, pois há uma ajuda mútua. Exemplo: cupim e madeira . (       )

Relação ecológica na qual os organismos competem por recursos do ambiente, quando não há quantidades suficientes para todos os organismos.Exemplo: busca de alimentos em uma floresta. (       )

Nessa relação ecológica, um organismo se instala no corpo do outro, prejudicando-o . Exemplo: O piolho. (       )

Relação ecológica na qual um organismo se beneficia sem prejudicar o outro. Exemplo: O tubarão e a rêmora. (       )


12) A polinização é o transporte dos grãos de pólen dos estames para os estigmas das flores. Vários elementos da natureza realizam esse transporte. No quadro abaixo, procure alguns polinizadores:

A
O
A
V
E
N
T
O
M
A
B
P
X
E
M
C
P
A
O
E
E
Z
D
R
R
H
O
Q
R
I
L
Q
F
F
G
U
L
W
C
O
H
W
G
Y
T
V
M
E
E
S
A
S
B
H
O
A
D
D
G
O
B
E
I
J
A
Z
F
L
O
R
X
S
Y
K
P
Q
E
X
I
U
J
O
A
N
I
N
H
A
J
O
A
B
J
A
L
W
I
C
N
S
S
X
U
B
H
E
J
V
M
E
M
O
S
C
A
D
K
T
M
B



13) O que significa Fotossíntese? Que seres vivos realizam esse processo?

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________


Enumere o processo da fotossíntese:
(      ) O caule leva a água até as folhas.
(      ) Através do caule, a glicose é levada para todas as partes da planta.
(      ) Principalmente nas folhas, com a presença da água, do gás carbônico e da clorofila, que capta a luz solar, a planta produz a glicose.
(      ) A raiz retira a água do solo.