22/12/2009

RECUPERAÇAO FINAL-PORT.

EMEIEF. DEPUTADO LAÉRCIO CORTE

RECUPERAÇAO FINAL   -   MATEMÁTICA

ALUNO__________________________________________________________

4°. Ano ____   -  Profª. MARIA LUIZA – Data____/____/____

 

 

Avaliando Português

 

Borboletas                

 

01- LEITURA



 

Borboletas fecham as asas

quando vão dormir

são tão pequenas

não atrapalham ninguém                

mesmo assim se dobram                      

pela metade

modestamente

 

Olhando o que elas fazem

a gente

balança a cabeça

e diz pro mundo! Psiu!

Com medo

que o menor barulho

possa acordar as borboletas



                                                                                    Autor: Michio Mad

 



2 - Identifique a frase que melhor transmite a idéia do poema:

 

a) O modo como as borboletas fecham e batem as asas.  

b) O modo como as borboletas dormem.

c) O modo como as pessoas observam as borboletas.

d) O jeito das borboletas voarem.

 

3-- O que significa no texto a expressão "Psiu!"? ____________________________________________________________

4- - Qual é a preocupação do poeta? ____________________________________________________________



    

5– Vamos juntar os pedaços e descobrir as palavras.

 



a) B4 + C1 + C3 + B1__________________________

b) A1 + B2 + D2 ______________________________

c) A4 + C2 + D4_______________________________

d) A2 + B1___________________________________

e) B4 + C1 + C2 + D4__________________________

f) A3 + D3__________________________________

g) C4 + B3 + D1____________________________                                   h) B1 + C1_________________________________

 

6- Colocar as palavras em ordem alfabética:

____________________,______________________,____________________,____________________,______________________,____________________,____________________,______________________.

 

 

 

 

7– Leia o texto e responda a questão.

 

DICAS E TRUQUES.

Cuidado ao Comprar.

Ao comprar tomates para fazer molho, verifique sempre se eles estão vermelhos e firmes. Evite tomates machucados e moles, pois isso indica que estão velhos.

                                                                                    Diário Regional – 28/06/2000.                              

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O objetivo do autor do texto é:

 

A) Dar uma receita culinária para o autor.

B) Informar ao leitor que molho é feito de tomate.

C) Mostra que molho pode ser feito com qualquer tipo de tomate.

D) Ensinar o leitor sobre como escolher tomates.

 

 

 

 

 

 

8- Vamos fazer... um sorvete!

 

Ingredientes

·     

·      1 xícara de chocolate em pó;

·      1 xícara de leite;

·      1 xícara de creme de leite;

·      sal;

·      cubos de gelo;

·      Papel-alumínio.

 

Preparo:

 

1.   Misture em um recipiente o chocolate em pó, o creme de leite e o leite e o leite;

2.   Tape o recipiente com papel-alumínio;

3.   Ponha o recipiente no centro de uma bacia e encha-a com gelo e muito sal;

4.   Depois de 15 minutos, mexa o sorvete até que fique com uma consistência forte.

 

Pronto, é só saboreá-lo!

DisneyExplora,25 a 31 de março de 2000.

 

A palavra recipiente  foi empregada nessa receita na parte que ensina o preparo do sorvete, com o mesmo sentido da palavra:

 

( A) talher                            .                            (B) vasilha                                          .( C) garrafa.

 

 

 

09- Formar frases com:

 

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