28/12/2009

trabalhando com o nome

SUGESTÕES
 
 

·                   TRABALHANDO O NOME.
 
 

ENCONTRE SEU NOME
 
 
 -    Escrever os nomes dos alunos numa folha.
Pedir para que cada um pinte o seu nome.

MEMÓRIA DE NOMES
 
 
 -         Escrever o nome de quatro alunos no quadro.
Ler os nomes apontando um a um.
Peça que fechem os olhos e apague um dos nomes. Deverão dizer qual dos nomes foi apagado.
TEMOS ALGO EM COMUM
 
 

 -         Peça aos alunos cujos nomes começam com a mesma letra que venham ao quadro e escrevam seus nomes um abaixo do outro. Peça para que eles marquem com giz de outra cor a letra inicial do nome. Faça isso outro dia com a letra final.
ESCREVENDO COM LETRAS MÓVEIS
 
 
 -         Distribua letras móveis do alfabeto e peça que montem e leiam seu nome e o de alguns colegas.

QUEBRA-CABEÇAS DE NOMES
 
 
 -         Confeccione ou ensine seus alunos a confeccionar tiras de cartolina com seus nomes separando as letras com traços (para recorte) diferenciados.
Peça que recortem, separando as letras. Depois, trocam os nomes com os colegas e montam o quebra-cabeças.


 

EX:

BINGO DE NOMES
 
 
 -         Dobrar uma folha formando nove divisões. Em cada divisão devem copiar um nome da chamadinha.
-         Para jogar, retire um nome da chamadinha e leia-o alto. Quem, tiver o nome em sua cartela marque com tampinha ou risque-o. Se necessário, mostre  a tira para facilitar o reconhecimento.
-         Ganha o jogo aquele que fizer uma trinca na vertical ou na horizontal ou diagonal ou completar toda a cartela.

BINGO DAS LETRAS DO NOME

 
 

 -         Em uma tira de papel quadriculado peça que cada um escreva com letra de imprensa maiúscula, colocando cada letra em um quadrado.


 

EX:

ENTRANDO NO CÍRCULO

 
 
 -         Percepção – som/ letra
-         Faça com giz, no chão tantos círculos quantos forem as letras iniciais dos nomes. Escreva as letras no centro dos círculos.
Peça que os alunos observem, nas tiras com seus nomes (crachás), qual é a primeira letra. Diga-lhes que, quando apontar um círculo, todos os que tiverem aquela letra no início de seus nomes deverão vir para dentro do círculo.
Peça-lhes que verifiquem se todos estão agrupados corretamente, caso contrario, devem corrigir os enganos.
* Poderá ser feita com a letra final.

MEU NOME É ...
 
 
 -         Cada aluno perguntará aos colegas – Quem sabe meu nome?
Em seguida, ele escreverá o seu nome no quadro e a professora irá perguntar:
-         O seu nome é grande ou pequeno?
-         Quantas letras tem o seu nome?
-         Qual é o nome da letra da frente?
-         E a de trás?
* Interrompa o jogo quando notar que os alunos perderam o interesse, continuando no dia seguinte ou faça esse jogo com um pequeno grupo em cada dia da semana.

ENCONTRE O SEU NOME

 
 
 -         Misture os crachás e distribua para a turma.
Um aluno de cada vez irá procurar com quem está o seu nome.