23/12/2009

visao_subnormal

CONCEITO DE VISÃO SUBNORMAL

"Uma pessoa com Baixa Visão é aquela que possui um comprometimento de seu funcionamento visual, mesmo após tratamento e/ou correção de erros refracionais comuns e tem uma acuidade visual inferior a 20/60 (6/18, 0.3) até percepção de luz ou campo visual inferior a 10 graus do seu ponto de fixação mas que utiliza ou é potencialmente capaz de utilizar a visão para planejamento e execução de uma tarefa".  (Acuidade visual reduzida mesmo com ajuda de lentes corretoras)

 

O que é Autismo
A palavra "autismo", atualmente pode ser associada a diversas síndromes, o que aumenta a possibilidade do autista ser considerado portador de deficiência mental. É, na verdade, um transtorno do desenvolvimento e quem o possui apresenta, em muitos quadros, quociente de inteligência (QI) abaixo da média. É um transtorno sem fronteiras geográficas e sociais, ou seja, ocorre no mundo inteiro e em todas as classes sociais e econômicas.

Deficiência auditiva ou surdez é a incapacidade parcial ou total de audição. Pode ser de nascença ou causada posteriormente por doenças.

Deficiência Mental

Segundo a descrição do DSM.IV, a característica essencial do Retardo Mental é quando a pessoa tem um “funcionamento intelectual significativamente inferior à média, acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das seguintes áreas de habilidades: comunicação, auto-cuidados, vida doméstica, habilidades sociais, relacionamento interpessoal, uso de recursos comunitários, auto-suficiência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer, saúde e segurança”. 

 

 

CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS GERAIS

• Muitos aprendem a ler mais cedo que as demais crianças de

sua idade, apresentando uma melhor compreensão das nuances

da linguagem... é freqüente que leiam com maior rapidez, mais

intensidade e apresentem vocabulários mais amplos.

• Geralmente aprendem habilidades básicas melhor, mais rapidamente,

e com menor número de exercícios práticos.

• Freqüentemente são capazes de identificar e de interpretar dicas

não verbais, elaborando inferências que outras crianças dependem

do adulto para fazer.

• Têm menor aceitação de “verdades prontas”, buscando os “como”

e os “por que’s”.

• Apresentam melhor habilidade de trabalho independente, mais

cedo e por períodos de tempo mais longos que outras crianças.

• Podem manter períodos de concentração e de atenção mais longos.

• Seus interesses são, freqüentemente, tanto amplamente ecléticos

como intensamente focalizados.

• Freqüentemente apresentam uma energia aparentemente interminável,

que às vezes conduz a um diagnóstico errôneo de “hiperatividade”.

• São geralmente capazes de responder e de se relacionar bem

com pais, professores e outros adultos. Eles podem preferir a

companhia de crianças mais velhas e de adultos, ao invés da

companhia de colegas da mesma idade.

• Eles são sempre motivados a examinar aquilo que é incomum,

sendo altamente inquisitivos (fazem muitas perguntas, buscando

compreensão do fenômeno).

• Seu comportamento é freqüentemente bem organizado, direcionado

para um objetivo, e eficiente no que se refere a tarefas e à

solução de problemas.

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• Eles exibem uma motivação intrínseca para aprender, para descobrir

ou para explorar, sendo freqüentemente muito persistentes.

“Eu prefiro eu mesmo fazer” é uma atitude comum.

• Eles gostam de aprender coisas novas e de novas formas de fazer

as coisas.

• Eles apresentam capacidade de manter períodos mais longos de

atenção e de concentração, do que seus colegas.

CARACTERÍSTICAS DE APRENDIZAGEM

• Eles podem apresentar poder de observação, exibir uma percepção

clara do que é significativo e ser especialmente atencioso

para detalhes importantes.

• Eles podem ler com bastante independência, mostrando preferência

por livros e revistas escritos para crianças mais velhas.

• Freqüentemente demonstram grande prazer na atividade intelectual.

• Eles apresentam capacidades bem desenvolvidas de abstração,

de conceituação e de síntese.

• Geralmente têm um rápido insight das relações de causa e efeito.

• Freqüentemente apresentam uma atitude de questionamento e

de busca de informação pelo simples prazer de dominar o conhecimento,

bem como pelo seu valor instrumental.

• Freqüentemente são céticos, críticos e avaliadores. São rápidos

na identificação de inconsistências.

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• Freqüentemente, armazenam uma ampla gama de informações,

relativas a uma variedade de assuntos, as quais podem acessar

e às quais podem recorrer, rapidamente.

• Mostram uma pronta compreensão de princípios implícitos, e podem,

freqüentemente, fazer generalizações válidas sobre eventos,

sobre pessoas e sobre objetos.

• Eles podem rapidamente perceber semelhanças, diferenças e

anomalias.

• Freqüentemente abordam um material complexo, dividindo-o em

seus componentes e analisando-os sistematicamente.

CARACTERÍSTICAS DE PENSAMENTO CRIATIVO

• São pensadores fluentes, capazes de produzir uma grande quantidade

de possibilidades, de conseqüências, ou de idéias correlacionadas.

• São pensadores flexíveis, capazes de usar muitas alternativas e

abordagens diferentes para a solução de um problema.

• São pensadores originais, buscando associações e combinações

novas, incomuns ou não convencionais, entre itens de informação.

Eles também apresentam a habilidade de perceber

relações entre objetos, idéias ou fatos aparentemente não relacionados.

• São pensadores elaborativos, produzindo novos passos, idéias,

respostas, ou outros embellishments perante uma idéia, uma situação,

ou um problema básicos.

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• Mostram desejo de se entreter com assuntos complexos, parecendo

vibrar em situações que envolvem problemas a serem solucionados.

• São bons “adivinhos”, podendo, rapidamente, construir hipóteses

ou questões do tipo “como seria, se...”.

• Freqüentemente têm consciência de sua própria impulsividade e da

irracionalidade em si próprios, mostrando sensibilidade emocional.

• Apresentam um alto nível de curiosidade sobre objetos, idéias,

situações ou eventos.

• Freqüentemente mostram uma prontidão para o exercício intelectual,

para fantasiar e para imaginar.

• Podem ser menos inibidos intelectualmente que seus colegas, ao

expressar opiniões e idéias, bem como freqüentemente exibem

uma discordância espirituosa.

• Têm sensibilidade para a beleza e são atraídos para as dimensões

estéticas de um fenômeno.

As características descritas anteriormente podem se manifestar

de forma construtiva, favorecendo a aprendizagem e boas relações

interpessoais, como podem se manifestar de forma dificultadora, determinando

relações interpessoais difíceis e dolorosas. Neste caso,

pode ocorrer intolerância, ridicularização e falta de compreensão por

parte dos colegas, bem como o aluno ser considerado estranho ou

“anormal” pelos professores. Geralmente, tal situação pode se encaminhar

para a rejeição da criança, seu isolamento e conseqüente

exclusão do grupo social ao qual pertence.

Assim, o pensamento crítico, por exemplo, tão importante para o

processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança, pode

se manifestar através de:

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• Uma tendência a discordar verbalmente das outras pessoas, inclusive

dos professores, quanto a suas idéias ou valores.

• Uma tendência a dominar os colegas e as pessoas, de maneira

geral.

• Ser auto-crítico, crítico dos outros, dos professores, mostrando

impaciência com falhas.

O alto grau de motivação, igualmente, pode determinar:

• Recusa da aceitação de autoridade.

• Inconformismo, teimosia exagerada.

• Dificuldade em largar a atividade na qual está interessada, e passar

para um próximo tópico, por exigência do professor ou do

adulto responsável.

• Tendência a dominar as demais pessoas.

• Discordar, freqüentemente, das demais pessoas, inclusive dos

professores.

Por outro lado, a criatividade pode também se manifestar de forma

negativa, através de:

• Desinteresse por tarefas rotineiras.

• Impaciência ao ter que esperar que os demais alunos do grupo

terminem suas atividades.

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• Recusa a fazer tarefas que não representam um desafio.

• Apresentação de piadinhas e de ironia para criticar as demais

pessoas.

• Ser percebido, pelos colegas, como uma pessoa exibida.

• Ser percebido como teimoso, voluntarioso, não cooperativo e apresentar

desinteresse por detalhes.

• Apresentação de trabalhos e cadernos desorganizados e sujos.

No aspecto afetivo-emocional, também pode manifestar:

• Hipersensibilidade emocional, enraivecendo-se facilmente, apresentando

reações emocionais exacerbadas para as situações,

ou chorando se as coisas não saírem como desejam.

• Vulnerabilidade e fortes reações emocionais a críticas.

• Recusa a participar de atividades nas quais não se sobressaia,

limitando, assim, suas possíveis experiências com atividades agradáveis

e fisicamente construtivas.