17/01/2010

004-ciencias-projeto animais

 

PROJETO “ANIMAIS”

 

DESCRIÇÃO:

 

 

As diferenças existentes entre os animais.

O habitat – Alimentação – Benefícios - Cuidados com os animais.

Classificação - Espécies de animais.

 

DURAÇÃO: 3 bimestres    -    SÉRIES INDICADAS: 1ª a 4ª E.F.

 

TEMAS TRANSVERSAIS: Ética, Meio Ambiente e Saúde

 

JUSTIFICATIVA

Este projeto visa orientar os alunos e despertá-los para conhecer a vida dos animais. Que são seres vivos de muita importância para o Planeta Terra e também para a vida do homem. Levar ao conhecimento do aluno que possuir um animal de estimação não é somente prender em casa o bichinho, que ele precisa de uma vida saudável e cuidados especiais. Que cada pessoa encontra a hora certa para ser responsável para tais cuidados. Que o interesse por outros animais exóticos e silvestres em casa destruíram o reinado de cães, gatos e levaram a extinção vários outros animais. A preocupação do mercado irregular de animais, que maltrata e leva até a morte vários deles. Conscientização da natureza, que os animais precisam dela e também de uma vida digna, alimentação saudável, abrigo adequado para darem continuação a espécie; o que vai trazer somente benefícios para a humanidade.

ETAPAS:

1ª = ESPÉCIES DE ANIMAIS: Suas diferenças e necessidades. Animais domésticos e selvagens.

2ª = HABITAT: Lugares adequados para os animais viverem bem.

3ª = BENEFÍCIOS CAUSADOS PELOS ANIMAIS: Transporte, alimentação, vestuário.

4ª = PRESERVAÇÂO DA ESPÉCIE: Incentivar na preservação evitando assim a extinção dos animais.

5ª = ESCOLHA DE UM COMPANHEIRO IDEAL: Evitar o aprisionamento de animais silvestres. Deixá-lo interessado em ter de estimação um animal doméstico

Para finalizar convidaremos um veterinário que se mostre interessado para falar sobre os animais em todos os aspectos apresentados no projeto.