19/01/2010

114.PROJETO_ LEITURA_ EM_ CENA

PROJETO LEITURA EM CENA

 

::. Introdução .::

Trata-se de um projeto de prática de leitura onde insere a comunidade local. Visando otimizar e valorizar o cidadão através das linguagens artísticas, literárias, históricas a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico.

O projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico e com isso viabiliza a argumentação e a capacidade do aluno de construir suas relações diante do mundo que o cerca. Todavia, é importante enfatizar a parceria do educador como facilitador na produção dos textos por parte dos alunos. Esses textos possibilitam desenvolver habilidades cognitivas, sociais e emocionais que buscam a recriação intelectual, crítica e reflexiva dos problemas sociais.

Além disso, outra faceta do projeto é a estruturação da auto-estima, às vezes perdida ou fragilizada nas pessoas oriundas de segmentos sociais economicamente menos favorecidas.

 

::. Identificação e Delimitação do Projeto.::

A ação e a inserção das comunidades em parceria ao Centro de Cultura Maestro Miro (C. C. M. M.) e a perspectiva de uma prática de leitura e o ensino de História nas escolas municipais e Estaduais de Feira de Santana.

Público Alvo: alunos e professores da rede municipal e estadual
Raio de Ação: 04 escolas, sendo que 02 Municipais e 02 Estaduais e a parceria do Centro de Cultura Maestro Miro (CCMM).
Tema: Literatura e História
Prazo: 01 ano
Na Escola: verificar se há biblioteca, viabilizar a aquisição de acervo, viabilizar empréstimos, viabilizar acesso às bibliotecas públicas e práticas de leituras de: Expressão Oral e Escrita, Matemática, Geografia, Ciências, História, Inglês, Ed. Artística, Redação. Elaborar o cronograma junto com os professores de áreas de interesse nas referidas escolas.

 

::. Objetivos.::

Discutir em grupo e elaborar um projeto ou roteiro pedagógico a partir da prática da leitura nas Escolas Municipais e Estaduais, como: Escola Municipal Ana Maria Alves dos Santos (Feira X), Escola Municipal João Marinho Falcão (Olhos D’água), Colégio Estadual Teotônio Vilela (Conjunto João Paulo II), Escola Monsenhor Mário Pessoa (Cidade Nova), envolvendo na construção das atividades, os alunos do ensino fundamental (5ª a 8ª série). Professores de diferentes disciplinas podem elaborar um projeto pedagógico em conjunto: “É possível aproximar o livro de Geografia, História, Literatura, encenando passagens de textos. Sendo parte de um trabalho interdisciplinar, a leitura e interpretação dos livros podem ganhar mais dinamismo e interesse por parte de todos”. (Adilson Citeli, Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP).

 

::. Justificativa.::

É imprescindível enxergar com novos olhos o verdadeiro, o universo mágico e encantador do livro em sala de aula e, conseqüentemente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno.

Esse projeto visa a análise e o questionamento do LER como algo de vital importância no processo da produção textual, possibilitando e viabilizando a esse aluno, o acesso às leituras condizentes com o seu meio e com todas as suas diferenças. Desse processo virá a devolução de raízes e solo ao nosso educando, que muitas vezes, se rebela e resiste a receber conteúdos aplicados em sala de aula sem conseguir ver sentido em suas vivências práticas do cotidiano.

Assim, o livro e a prática da leitura devem ser mostrados e abertos com a dimensão do prazer e da alegria, e não como via pura e simplesmente obrigatória de conteúdos frios e distantes do contexto em que está inserido esse educando-educador.

 

::. Metodologia .::

As atividades do Projeto serão desenvolvidas num período mínimo de 1 ano, de acordo de acordo com a aceitação e progressos alcançados na unidade escolar onde for implantada. Para tal, propõe-se inicialmente uma reunião com a direção, coordenação e professores do estabelecimento de ensino para divulgar e discutir meios para a execução dos trabalhos.

Assim, serão realizados, de acordo com horários pré-estabelecimentos nessas reuniões, oficinas de leitura, análise e produção textual e oficinas de teatro utilizando os seguintes procedimentos:

:: Audição de canções de MPB para sensibilização e debate.
:: Palestras abordando a importância do ato de ler.
:: Leituras de textos da Literatura Brasileira (contos, poemas, crônicas, romances e literatura de cordel, etc.).
:: Vídeo, Biblioteca.
:: Jornais, revistas.
:: Exposição de textos produzidos pelos alunos.
:: Internet.
:: Teatro, cinema.
:: Feira de livros.
:: Desenvolvimento de trabalhos individuais e em grupos, para desenvolvimento de temas de reflexão metalingüística, lingüística textual, bem como, utilização das artes cênicas.
:: Produção de textos de diferentes tipologias.

Serão fotografados, filmados e, posteriormente, expostos e mostrados, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, bem como as informações e resultados obtidos durante a execução do Projeto, para a comunidade e equipes da Secretaria Municipal de Educação, Direc e demais interessados.

 

::. Coordenadoras .::

:: Maria Salete Costa Bitencourt

:: Kédma Socorro Paes Landim de Almeida

 

::. Colaboradores .::

:: Cledson José Ponce Morais

:: Sônia Isabel de Almeida Pereira

:: Edleise Souza Pereira

:: Maria do Carmo Almeida da Silva

:: Mariângela Freire Crespo Brandão

:: Shirley Cristina Guimarães da Silva Rios

:: Margarida Freitas Guimarães

:: Maria do Socorro Pereira Vitório

:: Flávia Almeida de Araújo

:: Maria Jovita dos Santos Miranda

:: Tânia Maria Nascimento Mascarenhas

:: Marileide Dantas Costa

:: Fátima Audislene Batista de Castro Gomes

:: Luciângela Silva Costa

:: Maria da Conceição Oliveira Lopes

:: Nilda França de Souza

:: Eliene Araújo Soares

:: Maricéia Batista Ramos

:: Arailton Públio

:: Márcio Sherrer

:: Roberval Barreto

 

::. Campanhas .::

 

Projeto Leitura em Cena

Projeto Leitura em Cena

Projeto Leitura em Cena

Projeto Leitura em Cena

 

 

Fonte: http://www.feiradesantana.ba.gov.br/leituraemcena/leituraemcena.htm