26/01/2010

3ª - mat - banco - conjuntos_sistemas_monetario,_de_numeracao_e_d

CONTEÚDO:

 

 

 

01.         Observe os conjuntos indicados abaixo e represente-os em diagramas:

 

 

CONJUNTOS: REPRESENTAÇÃO EM DIAGRAMAS

 

A)              P={letras da palavra  “férias”}

 

Resposta: f, e, r, i, a, s

 

Q={vogais}

 

Resposta: a, e, i, o, u.

 

 

P                                                                                                                Q

 

 

              f.                                          a.                            o.

              r.                            e.                                          u.

              s.                                          i.

             

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONJUNTOS: REPRESENTAÇÃO EM DIAGRAMAS

 

 

B)              

R                                                                      S

 

 

1                                                              4

2                                                              0              8

C)               R={algarismos do número 62.410}

Resposta: 6, 2, 4, 1, 0.

 

S={números pares menores que 10}

 

Resposta: 0, 2, 4, 6, 8.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONJUNTOS: REPRESENTAÇÃO EM DIAGRAMAS, interseção e inclusão.

 

 

C) Agora, assinale com um x a resposta correta:

 

Há elementos comuns entre os conjuntos P e Q representados?

 

(   ) Sim                                                        (   ) Não

 

Resposta: Sim.

 

 

Todos os elementos do conjunto R pertencem também ao conjunto S?

 

              (   ) Sim                                                        (   ) Não

 

              Resposta: Não.

 

 

Podemos afirmar que os conjuntos representados são conjuntos intersecantes?

 

              Resposta: Sim.

 

 

conteúdo:

SISTEMA MONETÁRIO - TROCO

 

 

02.         Observe os produtos comprados, a quantia dada em pagamento e escreva qual será o troco recebido.

 

 

Você comprou

Deu em dinheiro

Troco recebido

A)

 

 

 

B)

 

 

C)

 

 

D)

 

 

 

Resposta: R$0,02

 

 

Resposta: R$0,12

 

 

Resposta: R$1,20

 

 

Resposta: 3,65

 

CONTEÚDO:

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL:

·       COMPOSIÇÃO DE NUMERAIS

·       ORDEM CRESCENTE

 

 

03.         Observe o que aconteceu aos numerais:

 

 

A)               2 dezenas de milhar, 5 centenas, 19 dezenas.

 

B)               2 dezenas de milhar, 165 centenas, 105 dezenas e 1 unidade.

 

 

Agora, componha:

 

 

              A) Resposta: 20.690

 

              B) Resposta: 37.551


CONTEÚDO:

PROBLEMA ENVOLVENDO: INTERPRETAÇÃO DE ILUSTRAÇÃO

SISTEMA DE MEDIDAS:  COMPRIMENTO

ADIÇÃO

 

 

 

04.         Observe a ilustração abaixo:

 

 

 

 

Sabendo-se que:

 

A distância entre as duas placas é de 841 quilômetros, qual será o número da quilometragem que estará na 2ª placa?

 

 

              Resposta: 2.513 + 841=3.354.


CONTEÚDO:

SISTEMA DE MEDIDAS:

TEMPO – REPRESENTAÇÃO DA HORA EM UM RELÓGIO

 

 

05.         Observe os horários indicados nos relógios abaixo:

 

 

 

Agora, escreve qual é o horário correspondente a cada um, antes e depois do meio-dia, usando numerais:

 

 

Antes do meio-dia                                                       

 

Resposta: a) 8:20; b) 3:10

 

Depois do meio-dia

 

Resposta: a) 20:20; b) 15:10