Actividades com o Material Cuisenaire – 1
Actividade 1
¨ Pega numa barra de cada cor.
¨ Coloca na mesa essas barras da menor para a maior (por ordem crescente) e da maior até à menor (por ordem decrescente).
Actividade 2
¨ Pinta da cor correspondente as barras que faltam pintar:
¨ Pinta os quadrados com as cores correctas.
De que cor é a barra menor? |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
De que cor é a barra maior? |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
De que cor são as barras mais pequenas que a amarela? |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Qual a barra imediatamente mais pequena que a amarela? |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Quais são as barras maiores que a preta? |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Qual a barra que é imediatamente maior que a preta? |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Qual a barra que está entre a verde-escuro e a castanha? |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Quais são as barras que estão entre a amarela e a verde-escura? |
|
|
|
|
|
|
|
Actividade 3
1. Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a vermelha? |
|
|
|
2. Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a verde-clara? |
|
|
|
3. Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a cor-de-rosa? |
|
|
|
4. Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho que a amarela? |
|
Actividade 4 – Representar números
1. Constrói o número 6 com duas barras. Regista.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2. Forma o número 4, só com barras vermelhas e brancas.
Quantas soluções encontraste? ____________________
Regista-as.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Actividade 5 – O muro do pai do Afonso
1. O pai do Afonso quer construir um muro usando tijolos “Cuisenaire”.
Escolhe um tijolo, para iniciar a construção, e constrói com ele um muro da mesma largura. Regista o teu muro no quadriculado.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2. O pai do Afonso quer construir os muros ao lado.
Quais as adições representadas nos muros?
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Actividade 6 – Cobrir superfícies.
1. Com material Cuisenaire (uma barra branca,
duas vermelhas e uma verde-claro) cobre a superfície
ocupada pela figura.