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Secretaria Municipal de Educação -
Plano Anual Referência – 2007
A organização do currículo do primeiro ano.
APRESENTAÇÃO
Neste ano letivo de 2007, o Ensino Fundamental na rede municipal implementa uma nova organização do Ensino Fundamental.
Essa reorganização atende as legislações nacionais 11.114 de maio de 2005 e 11.274 de fevereiro de 2006, que estabelecem a obrigatoriedade do atendimento no ensino fundamental de alunos com idade a partir dos seis anos completos, e a obrigatoriedade do ensino fundamental com duração de nove anos. O objetivo principal dessa nova organização é permitir a inclusão de um maior número de crianças no sistema educacional em todo país. A rede municipal fica responsável pelos cinco primeiros anos dessa modalidade de ensino organizados como demonstra a tabela a seguir:
Anos iniciais | 1º ano | Ciclo de alfabetização |
|---|---|---|
2º ano | ||
3º ano | 2ª série | |
4º ano | 3ª série | |
5º ano | 4ª série |
A organização desse documento pretende apresentar o currículo referência do primeiro ano, que foi organizado a partir dos mesmos pressupostos construtivistas que norteiam o ensino municipal em todos os segmentos. Apresenta também a organização do dia-a-dia no Ensino Fundamental e orientações didáticas.
Caro professor, os elementos contidos no documento devem subsidiar o trabalho a ser desenvolvido no primeiro ano do ciclo de alfabetização como uma ferramenta pedagógica para a organização dos momentos de aprendizagem de seus alunos assegurando aos mesmos o direito de aprender os conteúdos necessários para a série. O ciclo de alfabetização tem por objetivo ampliar as possibilidades de que o aluno esteja alfabetizado ao completar o período de dois anos, de modo a ter melhores condições de sucesso ao longo de sua escolarização. Assim sendo, no ciclo de alfabetização não existe a reprovação dos alunos ao final do primeiro ano.
Compreendendo a Educação infantil como um momento inicial da escolarização, o primeiro ano do ensino fundamental deverá dar continuidade aos conhecimentos já construídos prevendo uma organização curricular que atenda as especificidades e necessidades da criança de 6 anos. Portanto, o currículo nas séries iniciais do ensino fundamental deve propiciar a interação dos
alunos com os diversos conteúdos superando a linearidade, pois o aluno, ao estar em contato com o mundo, necessariamente estabelece relações a partir de diversas fontes de informações que não são organizadas hierarquicamente. Além disso, o conceito de um currículo construtivista prevê a dinâmica transversal no qual insere-se os conteúdos sobre a diversidade cultural, ética e cidadania, meio ambiente entre outros.
É preciso lembrar que os conteúdos organizados nesse currículo apresentam uma nomenclatura diferenciada da utilizada no currículo da educação infantil, porém não significa tratar-se de outros. O conteúdo por meio do qual a criança desenvolve o raciocínio lógico matemático, o conhecimento físico, social, aspecto psicomotor e social na educação infantil, com ênfase dada para o desenvolvimento global e das habilidades, que dão suporte para diferentes aprendizagens, nesta fase escolar – 1º ano do ensino fundamental – o desenvolvimento global, as habilidades cognitivas e aprendizagens decorrentes estarão sendo promovidos por meio do contato com diferentes conteúdos estruturados e organizados pelas disciplinas de Matemática, Ciências, História e Geografia, Língua Portuguesa, Artes, Educação Física.
Os alunos matriculados no primeiro ano do ciclo de alfabetização permanecerão 05 horas na escola, e terão o currículo, a rotina diária, as atividades e todo o trabalho pedagógico planejado e organizado para sua faixa-etária, considerando o tempo na escola e os objetivos definidos para o seu processo de aprendizagem.
Secretaria Municipal de Educação de Amparo
Amparo, janeiro de 2007
Ø Quadro curricular para o primeiro ano do ensino fundamental
| Componentes Curriculares | Numero de Aulas |
|---|---|---|
| Língua Portuguesa | 7 |
| História | 2 |
Base | Geografia | 2 |
Comum | Matemática | 7 |
| Ciências | 3 |
| Educação Física | 2 |
| Arte | 2 |
| Total de Aulas | 25 |
2. Objetivos Gerais do Ensino Fundamental
Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam que os alunos sejam gradativamente capazes de:
Ø Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
Ø Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adulto e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
Ø Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
Ø compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
Ø Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
Ø
Ø Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
Ø Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
Ø Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
Ø Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
Ø Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
Ø Utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
Ø Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
Ø Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimento e verificando sua adequação.
Língua Portuguesa
O que diferencia a forma de alfabetizar que preconiza a concepção construtivista de outras concepções comumente utilizadas nesse processo? Enquanto a primeira utiliza desde o início do processo atividades que priorizam as situações reais de comunicação, em outras concepções a grande ênfase é nas associações e na memorização das correspondências fonográficas, pois não se reconhece a importância de a criança desenvolver a sua compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabética e de saber usá-lo desde o início em situações reais de comunicação. Se analisarmos o histórico da alfabetização no Brasil pode-se perceber alguns aspectos relevantes: o primeiro que o conceito de alfabetização foi sendo modificado ao longo do tempo, ou seja, entendia-se alfabetizado a pessoa que sabia ler e escrever; mas qual o conceito de alfabetização predominante hoje? Hoje descarta-se a idéia de que para ser alfabetizado basta dominar as habilidades de codificar e de decodificar, amplia-se para idéia do uso da língua escrita em práticas sociais de leitura e escrita, surgindo um novo conceito, o de letramento.
É nesse sentido que apresenta-se a seguir o currículo de Língua Portuguesa para o primeiro ano, fundamentado nos princípios de uma proposta construtivista e tendo como referencial os pressupostos dos seguintes documentos: Parâmetros Curriculares Nacionais e Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Eixos organizadores
Ø Língua oral – usos e formas
Ø Língua escrita – usos e formas
Ø Análise e reflexão sobre a língua
Objetivos gerais de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental
Ø Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade lingüística valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam;
Ø Conhecer e respeitar as diferentes variedades lingüísticas do português falado;
Ø Compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem o produz;
Ø Valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos;
Ø Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos,
experiências, idéias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os quando necessário.
Objetivos gerais de Língua Portuguesa para o ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental de nove anos
Ø Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade
Ø Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
Ø Conhecer os usos e funções sociais da escrita na cultura escolar
Ø Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, e revistas e outros portadores de textos e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário;
Ø Desenvolver capacidades específicas para escrever
Ø Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
Ø Possibilitar a escrita de palavras e textos ainda que não de forma convencional;
Ø Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
Ø Escolher os livros para ler e apreciar;
Ø compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto: saber atribuir significado, começando a identificar elementos possivelmente relevantes segundo os propósitos e intenções do autor;
Ø Ler textos dos gêneros previstos para o ciclo, combinando estratégias de decifração com estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação;
Ø Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar;
Ø Produzir textos escritos coesos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem, começando a identificar o gênero e o suporte que melhor atendem à intenção comunicativa;
Ø Escrever textos dos gêneros previstos para o ciclo, utilizando o conhecimento disponível sobre o sistema de escrita;
Ø Considerar a necessidade das várias versões que a produção do texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las com ajuda do professor.
Língua Portuguesa– 1º ano - Língua oral | |
Objetivos Específicos | Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais |
Ø Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar conhecimentos, desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano; | Uso da linguagem para expressar-se |
Ø Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa; | Elaboração de perguntas e respostas
|
Ø Participar de situações que envolvam a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista; | Uso da linguagem para expressar-se
|
Ø Relatar experiências vividas e narrar fatos em seqüência temporal e causal; | Relato de experiências
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Ø Recontar histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem ajuda do professor; | Reconto de histórias |
Ø Conhecer e reproduzir oralmente jogos verbais, como trava-línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções; | Parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções
|
Ø Adequar a linguagem às situações comunicativas mais formais que acontecem na escola (com ajuda). | Fala em situações formais |
Língua Portuguesa– 1º ano - Língua escrita | ||||
Objetivos Específicos | Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais | |||
Usos e funções sociais da escritaØ Propiciar aos alunos o contato com diferentes gêneros[1] e suportes de textos escritos e lhes possibilite :
Ø Conhecer os espaços de circulação dos textos e os espaços institucionais de manutenção, preservação, distribuição e venda de material escrito |
Os espaços de circulação dos textos ( no meio doméstico, urbano e escolar, entre outros); os espaços institucionais de manutenção, preservação, distribuição e venda de material escrito (bibliotecas, livrarias, bancas, etc.); | |||
Ø Vivenciar as formas de aquisição e acesso aos textos; | Formas de aquisição e acesso aos textos (compra, empréstimo e troca de livros, revistas, cadernos de receita, etc.); | |||
Ø Conhecer os diversos suportes de escrita e os instrumentos de escrita do cotidiano escolar | Suportes de escrita e os instrumentos de escrita do cotidiano escolar(cartazes, out-doors, livros, revistas, folhetos publicitários, murais escolares, livros didático, livros de história, caderno, bloco de escrever, papel ofício, cartaz, lápis, caneta, borracha, máquina de escrever, computador, etc.); | |||
Ø Reconhecer e classificar, pela estrutura, diversos suportes da escrita; | Classificação pela estrutura dos suportes da escrita, tais como livros, revistas, jornais e folhetos; | |||
Ø Identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes[2]da escrita; | As finalidades e funções da leitura de textos | |||
Ø Saber manusear de forma adequada os objetos de escrita presentes na cultura escolar; | Cuidado e manuseio dos objetos de escrita do contexto escolar | |||
Práticas de escrita Ø Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas | Diferenças entre escrita e outras formas gráficas ( letras e desenhos; letras e rabiscos; letras e números, letras e símbolos gráficos) | |||
Ø Dominar convenções gráficas: compreender a orientação e o alinhamento da escrita da língua portuguesa e compreender a função de segmentação; | Convenções gráficas: a orientação e o alinhamento da escrita da língua portuguesa e a função de segmentação;
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Ø Compreender o sistema de escrita alfabética: a) escolhendo quantas e quais letras serão utilizadas; b) refletindo sobre escolhas diferentes para a mesma necessidade ( quando a atividade for em dupla e os dois colegas fazem opções diferentes sobre quantas e quais letras utilizar); c) interpretando a própria escrita (ler o que escreveu), justificando para si mesmo e para os outros as escolhas feitas ao escrever. | Sistema de escrita alfabética | |||
Práticas de leitura Ø Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura | Atitudes e disposições favoráveis à leitura | |||
Ø Ler para aprender a ler: a) tentando ler antes de saber ler convencionalmente; b) utilizando o conhecimento sobre o valor sonoro convencional das letras (quando já sabem), ou trabalhar em parceria com alunos que fazem uso do valor sonoro (quando não sabem); c) acionando estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito | Leitura a partir do reconhecimento global das palavras
Valor sonoro convencional das letras (início da decodificação)
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Ø Participar de situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como contos, poemas, notícias de jornal, informativos, parlendas, trava-línguas etc..; | Estratégias de leitura (antecipação, inferência, decodificação, seleção e verificação);
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Ø Participar de situações que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional; | Leitura compartilhada |
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Ø Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se fizer necessário; | Leitura e reconhecimento do próprio nome
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Ø Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento; |
Finalidades e funções da leitura |
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Ø Atribuir sentido, coordenando texto e contexto (com ajuda); | Relações entre texto e contexto
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Ø Utilizar indicadores para fazer antecipações e inferências em relação ao conteúdo | Indicadores de leitura (sucessão de acontecimentos, paginação do texto, organização tipográfica, etc.); |
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Ø Utilizar recursos para resolver dúvidas na compreensão: | Estratégias pessoais de resolução de problemas (consulta ao professor ou aos colegas, formulação de uma suposição a ser verificada adiante, etc.; |
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Ø Usar acervos e bibliotecas; | Uso da biblioteca e acervos |
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Ø Buscar informações e consulta a fontes de diferentes tipos com ajuda; | Busca de informações em diferentes fontes (jornais, revistas, enciclopédias, etc.), |
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Ø Manusear e ler livros na classe, na biblioteca e, quando possível, empréstimo de materiais para leitura em casa (com supervisão do professor); | Manuseio de livros |
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Ø Socializar experiências de leitura; | Relato de experiências |
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Ø Explorar as características dos diferentes gêneros textuais; | Gêneros textuais |
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Ø Expressar seus conhecimentos prévios; | Conhecimentos prévios
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Práticas de produção de texto Ø Expressar seus conhecimentos prévios e interesse pela escrita; |
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Ø Produzir textos considerando o destinatário, a finalidade do texto e as características do gênero; | Produção de textos considerando o destinatário, a finalidade do texto e as características do gênero; |
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Ø Introduzir progressivamente os seguintes aspectos discursivos:
Ø A organização das idéias de acordo com as características textuais de cada gênero;
Ø A substituição do uso excessivo de “e”, “aí”, “daí”, “então”, etc., pelos recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e pela introdução de conectivos mais adequados à linguagem escrita e expressões que marcam temporalidade, causalidade, etc.. | Produção de textos considerando os padrões de composição usuais na sociedade |
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Língua Portuguesa – 1º ano -Análise e reflexão sobre a língua | |||||
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Objetivos Específicos | Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais | ||||
Ø Identificar (com ajuda) as razões de mal entendidos na comunicação oral e suas possíveis soluções; | Comunicações oral | ||||
Ø Ler” para os alunos que ainda não lêem de forma independente: ➢ relação oral/escrito: estabelecer correspondência entre partes do oral e partes do escrito em situação onde o texto escrito é conhecido de cor, considerando indicadores como segmentos do texto, índices gráficos, etc.; ➢ relação texto/contexto: interrogar o texto, buscando no contexto elemento para“antecipar ou verificar o sentido atribuído; | Escuta da leitura de textos
Textos que se sabe de cor
Texto e contexto
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Ø Analisar (quantitativa e qualitativa) a correspondência entre segmentos falados e escritos, por meio do uso do conhecimento disponível sobre o sistema de escrita; | Análise e correspondência quantitativa e qualitativa dos segmentos falados e escritos | ||||
Ø Revisar textos com ajuda: - durante o processo de redação, relendo cada parte escrita, verificando a articulação com o já escrito e planejado com o que falta escrever; - trabalhar com a primeira versão do texto para aprimorá-la, considerando as seguintes questões separadamente: adequação ao gênero, coerência e coesão textual e paginação; | Revisão de textos compostos pelos alunos
Adequação ao gênero, coerência e coesão textual e paginação | ||||
Ø Explorar as possibilidades e recursos da linguagem que se usa para escrever a partir da observação e análise detextos impressos, utilizados como referência ou modelo. | Recursos da linguagem Observação de textos de referência
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| Critérios de Avaliação – 1º ano
Língua Oral Ø Utiliza a linguagem oral para comunicar os conhecimentos e expressar-se; Ø É capaz de elaborar perguntas e respostas que expressam seus argumentos e idéias ; Ø Relata experiências vividas e narra fatos em seqüência temporal e causal; Ø Sabe recontar histórias conhecidas ; Ø Consegue reproduzir oralmente jogos verbais, como trava-línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções; Ø Reconhece a necessidade de adequação da linguagem às situações comunicativas mais formais que acontecem na escola.
Língua Escrita Usos e funções sociais da escrita Ø Reconhece os espaços de circulação dos textos e os espaços institucionais de manutenção, preservação, distribuição e venda de material escrito Ø Interessa-se por adquirir ou emprestar materiais que oportunizem o acesso aos textos; Ø Reconhecer os diversos suportes de escrita e os instrumentos de escrita do cotidiano escolar; Ø Identifica as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes da escrita; Ø Cuida dos objetos de escrita presentes na cultura escolar; Práticas de escrita Ø Interessa-se por escrever Ø Compreende diferenças entre escrita e outras formas gráficas; Ø Utiliza a orientação e o alinhamento da escrita da língua portuguesa; Ø Faz uso da função segmentação; Ø Ao escrever preocupa-se em escolher quantas e quais letras serão utilizadas; Ø Interpreta a própria escrita (ler o que escreveu), justificando para si mesmo e para os outros as escolhas feitas ao
escrever. Práticas de leitura Ø Mostra-se interessado em ler mesmo sem dominar este procedimento; Ø Utiliza o conhecimento sobre o valor sonoro convencional das letras; Ø Ao entrar em contato com textos tenta descobrir o que está escrito Ø Interessa-se por ouvir a leitura de textos de diferentes gêneros realizadas por adultos Ø Reconhece o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se fizer necessário; Ø Ao ser solicitado a ler consegue atribui sentido ao texto a partir do contexto; Ø Utiliza indicadores para fazer antecipações e inferências em relação ao conteúdo; Ø Faz uso da biblioteca ou dos acervos da escola; Ø É capaz de buscar informações com ajuda; Ø Interessa-se por manusear, ler livros na classe; Ø Costuma realizar empréstimos de materiais para leitura em casa ; Ø Socializa experiências de leitura; Ø Reconhece as características dos diferentes gêneros textuais; Práticas de produção de texto Ø Produz textos considerando o destinatário, a finalidade do texto e as características do gênero;
Análise e reflexão sobre a língua Ø Identifica as razões de mal entendidos na comunicação oral e suas possíveis soluções; Ø Estabelece correspondência entre partes do oral e partes do escrito em situação onde o texto escrito é conhecido de cor, considerando indicadores como segmentos do texto, índices gráficos, etc.; Ø Dá opiniões durante o processo de revisão de textos; Ø Faz uso dos recursos da linguagem a partir da observação e análise de textos impressos.
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História
Partir desses conhecimentos, ou seja, da vivência do aluno é fundamental para o ensino de História e para a compreensão dos processos de produção do conhecimento histórico. É importante considerar que a criança quando chega à escola já traz consigo um conjunto de valores e informações a respeito da realidade que a cerca. O estudo dos conteúdos selecionados e os procedimentos didáticos devem criar oportunidade para que o aluno considere-se como um agente que produz história. Os eixos organizadores: a localidade e as comunidade s devem estabelecer relações constantes com o estudo da Geografia pois ambas áreas permitem que a criança tenha contato com fenômenos e acontecimentos do mundo em diversas épocas e diferentes espaços geográficos.
OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE HISTÓRIA
Eixos organizadores
Ø A Localidade
Ø As Comunidade s
Objetivos gerais de História para o Ensino Fundamental
Ø Identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços.
Ø Organizar alguns repertórios históricos – culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado.
Ø Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.
Ø Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço.
Ø Questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação política institucionais e organizações coletivas da sociedade civil.
Ø Utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros.
Ø Valorizar o patrimônio sócio cultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia.
Objetivos gerais de História para o ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental de nove anos
Ø Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência anterioridade, posterioridade e simultaneidade.
Ø Reconhecer algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais, de dimensão cotidiana, existentes no seu grupo de convívio escolar e na sua localidade.
Ø Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, da escola e da coletividade, no tempo, no mesmo espaço de convivência.
Ø Identificar diferenças culturais entre o modo de vida de sua localidade e o da s diferentes comunidades.
Ø Estabelecer relações entre o presente e o passado.
Ø Identificar alguns documentos históricos e fontes de informações discernindo algumas de suas funções.
História– 1º ano - A Localidade | |||
Objetivos Específicos | Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais | ||
Ø Reconhecer diferenças e semelhanças individuais, sociais, econômicas e culturais entre os alunos da classe e entre eles e as demais pessoas que convivem e trabalham na escola; | Semelhanças e diferenças com as pessoas do convívio: idade, sexo, origem, costumes, trabalho, religião, etnia, organização familiar, lazer, jogos, interação com meios de comunicação (televisão, rádio, jornal), atividade dos pais, participação ou conhecimento artístico, preferências em relação à música, à dança ou à arte em geral, acesso a serviços públicos de água e esgoto, hábitos de higiene e de alimentação. | ||
Ø Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras; | Tradições culturais | ||
Ø Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural; | Patrimônio cultural | ||
Ø Identificar transformações e permanências dos costumes das famílias das crianças (pais, avós e bisavós) e nas instituições escolares; | Costumes familiares e escolares: número de filhos, divisão de trabalhos entre sexo e idade, costumes alimentares, vestimentas, tipos de moradia, meios de transporte e comunicação, hábitos de higiene, preservação da saúde, lazer, músicas, danças, lendas, brincadeiras de infância, jogos, os antigos espaços escolares, os materiais didáticos de outros tempos, antigos professores e alunos. | ||
Ø Reconhecer diferenças e semelhanças entre as pessoas e os grupos sociais que convivem na coletividade, nos aspectos sociais, econômicos e culturais; | Profissões, divisão de trabalhos e atividades em geral entre idades e sexos, origem, religião, alimentação, vestimenta, habitação, diferentes bairros e suas populações, locais públicos (igrejas, prefeitura, hospitais, praças, mercados, feiras, cinemas, museus) , locais privados (residências, fábricas, lojas), higiene, atendimento médico, acesso a sistemas públicos de água e esgoto, usos e aproveitamento dos recursos naturais e fontes de energia (água, terra e fogo), locais e atividades de lazer, museus, espaços de arte, diferentes músicas e danças.
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Ø Identificar transformações e permanências nas vivências culturais (materiais e artísticas) da coletividade no tempo; | Tipos de habitações antigas que ainda existem, observações de mudanças no espaço, como reformas de prédios, construções de estradas, pontes, viadutos, diferenciação entre produtos manufaturados e industrializados, mecanização da agricultura, ampliação dos meios de comunicação de massa, sobrevivência de profissões artesanais (ferreiros, costureiras, sapateiros, seleiros...), mudanças e permanências de instrumentos de trabalho, manifestações artísticas, mudanças nas vestimentas, sistema de abastecimento de alimentos, técnicas de construção de casas e suas divisões de trabalho, as músicas e danças de antigamente, as formas de lazer de outros tempos. | ||
História – As Comunidades | ||
Objetivos Específicos | Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais | |
Ø Identificar semelhanças e diferenças entre o modo de vida da localidade dos alunos e da cultura de outras comunidades; | Ocupação do território; ; relacionamento com a natureza (produção de alimentos,uso da água, do solo e da vegetação, mitos, medicina,preservação); construções e moradias (materiais, técnicas, construtores, distribuição e uso do espaço interno); divisão das tarefas entre as pessoas na realização dos trabalhos; tipos e confecções de vestimentas; tipos de lazer;religiosidade; mitos de origem; técnicas de fabricação e uso de instrumentos nas mais diversas atividades e trabalho; uso do espaço geográfico; hábitos de higiene; meios e comunicação; meios de transporte; diferentes modos de medir o tempo | |
Critérios de Avaliação – 1º ano
Ø Reconhece diferenças e semelhanças individuais, sociais, econômicas e culturais entre os alunos da classe e entre eles e as demais pessoas que convivem e trabalham na escola Ø Participa de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras; Ø Valoriza o patrimônio cultural do seu grupo social e interessa-se por conhecer diferentes formas de expressão cultural. Ø Identifica transformações e permanências dos costumes das famílias das crianças (pais, avós e bisavós) e nas instituições escolares: Ø Reconhece diferenças e semelhanças entre as pessoas e os grupos sociais que convivem na coletividade, nos aspectos sociais, econômicos e culturais; Ø Identifica transformações e permanências nas vivências culturais (materiais e artísticas) da coletividade no tempo; Ø Identifica semelhanças e diferenças entre o modo de vida da localidade dos alunos e da cultura de diferentes comunidades . |
Geografia
A análise das relações entre os grupos humanos e o espaço que ocupam é o objeto de estudo da Geografia. Assim, para ensinar e aprender os conteúdos desta área de estudo é preciso abordar conjuntamente os aspectos históricos da constituição da sociedade e da natureza para compreender como o espaço geográfico é constituído. A organização do currículo para o primeiro ano prevê o estudo da paisagem local, o espaço vivido pelos alunos.
Entretanto, não se deve trabalhar do nível local ao mundial hierarquicamente: o espaço vivido pode não ser o real imediato, pois são muitos e variados os lugares com os quais os alunos têm contato e, sobretudo, que são capazes de pensar sobre. A compreensão de como a realidade local relaciona-se com o contexto global é um trabalho que deve ser desenvolvido durante a escolaridade, de modo cada vez mais abrangente, desde os ciclos iniciais. (PCN, 1997, v. 5, p. 116)
OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA
Objetivos gerais de Geografia para o Ensino Fundamental
Ø Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar.
Ø Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões sócio ambientais locais.
Ø Compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações.
Ø Compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações sócio culturais são conquistas decorrentes de conflitos e acordos, que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las.
Ø Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições.
Ø Fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço geográfico e as diferentes paisagens.
Ø Saber utilizar a linguagem cartográfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos.
Ø Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sócio diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e um elemento de fortalecimento da democracia.
Objetivos gerais de Geografia para o ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental de nove anos
Ø Reconhecer e observar na paisagem local (rios, vegetação, construções, florestas, campos, montanhas, etc.), as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social.
Ø Conhecer a presença da natureza expressa na paisagem local, com as manifestações da natureza presentes em outras paisagens.
Ø Reconhecer semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinações nas relações de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer.
Ø Utilização, com ajuda dos adultos, de fotos, relatos e outros registros para observação de mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo.
Ø Saber utilizar a observação e a descrição na leitura direta ou indireta da paisagem, sobretudo por meio de ilustrações e da linguagem oral.
Ø Reconhecer, no cotidiano, os referenciais espaciais de localização, orientação e distância de modo a deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde vivem e se relacionam.
Ø Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza.
Geografia– 1º ano | |
Objetivos Específicos | Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais |
Ø Observar a natureza e diferenciar as paisagens naturais e as paisagens construídas | Natureza Paisagens naturais Paisagem construídas: construções e moradias, organização dos bairros. |
Ø Identificar motivos e técnicas pelos quais sua coletividade e a sociedade de forma geral transforma a natureza, no passado e no presente. | Motivos de mudança da natureza Técnicas utilizadas que mudam a natureza |
Ø Identificar as características da paisagem local: Ø suas origens e organização, as manifestações da natureza em seus aspectos biofísicos, Ø as transformações sofridas ao longo do tempo. | Paisagem local Mudanças na paisagem sofridas ao longo do tempo |
Ø Reconhecer as relações entre as pessoas e o lugar:as condições de vida, as histórias, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem. | Condições de vida da comunidades Histórias de vida das pessoas da comunidade |
Ø Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles. | Organização dos bairros e da cidade Modos de vida Formas de lazer Manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais. |
Ø Caracterizar e comparar as paisagens urbanas e rurais do município e de outras localidades. | Paisagens urbanas e rurais |
Ø Identificar a situação ambiental da sua localidade, proteção e preservação do meio ambiente e sua relação com a qualidade de vida. | Situação ambiental da localidade Preservação do meio ambiente Qualidade de vida e saúde |
Ø Produzir mapas e roteiros simples considerando as características da linguagem cartográfica como as relações de distância e direção e o sistema de cores e legenda. | Mapas e roteiros
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Ø Valorizar as formas não-predatórias de exploração, transformação e uso dos recursos naturais. | Exploração, transformação e uso de recursos naturais |
Ø Organizar com o auxílio do professor suas pesquisas, conquistas de seu conhecimento em obras individuais ou coletivas: textos, exposições, desenhos, dramatizações, entre outras. | Pesquisas e registros |
Ø Questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação política institucionais e organizações coletivas da sociedade civil. | Estudo da realidade local |
Ø Valorizar o patrimônio sócio cultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia.
| O patrimônio cultural |
Critérios de Avaliação – 1º ano
Ø Diferencia as paisagens naturais e as paisagens construídas Ø Identifica motivos e técnicas pelos quais sua coletividade e a sociedade de forma geral transforma a natureza, no passado e no presente Ø Identifica as características da paisagem local Ø Reconhece as relações entre as pessoas e o lugar: as condições de vida, as histórias, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem. Ø Descreve o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles. Ø Caracteriza e compara as paisagens urbanas e rurais do município e de outras localidades. Ø Respeita a situação ambiental da sua localidade, proteção e preservação do meio ambiente e sua relação com a qualidade de vida e saúde. Ø Respeita a situação ambiental da sua localidade, proteção e preservação do meio ambiente e sua relação com a qualidade de vida e saúde. Ø Reconhece as formas não-predatórias de exploração, transformação e uso dos recursos naturais. Ø Questiona sua realidade, identificando alguns de seus problemas Ø Identifica os elementos do patrimônio sócio cultural. |
Matemática
As crianças no seu cotidiano utilizam a matemática em várias situações, seja dividindo brinquedos, cantando músicas, durante as brincadeiras ou resolvendo situações-problema. Utilizam seus próprios recursos para compreender a matemática, favorecendo o desenvolvimento do conhecimento lógico-matemático.
Fazer matemática é expor idéias próprias, escutar as dos outros, formular e comunicar procedimentos de resolução de problemas, confrontar, argumentar e procurar validar seu ponto de vista, antecipar resultados de experiências não realizadas, aceitar erros, buscar dados que faltam para resolver problemas, entre outras coisas. Dessa forma as crianças poderão tomar decisões, agindo como produtoras de conhecimento e não apenas executores de instruções. (RCNEI, 2002, v.3, p..207)
Os conteúdos de Matemática estão distribuídos em quatro eixos organizadores, para que se tenha uma maior visibilidade das especificidades dos conhecimentos matemáticos a serem trabalhados nas salas do primeiro ano: Números e Operações; Espaço e Forma; Grandezas e Medidas; Tratamento da Informação.
OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA
Eixos organizadores
Ø Números e operações
Ø Espaço e forma
Ø Grandezas e medidas
Ø Tratamento da informação
Objetivos gerais de Matemática para o Ensino Fundamental
Ø Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento a capacidade para resolver problemas;
Ø Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
Ø Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
Ø Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre
Ø suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas;
Ø Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
Ø Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto-estima e a perseverança na busca de soluções;
Ø Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
Objetivos gerais de Matemática para o ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental de nove anos
Ø reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
Ø comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situação-problema relativas a quantidades, espaço físico e medidas, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática;
Ø ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios;
Ø construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social;
Ø interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas, com base na observação de regularidades, utilizando-se da linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemática;
Ø resolver situações-problema e construir, a partir delas, os significados das operações fundamentais, buscando reconhecer que uma mesma operação está relacionada a problemas diferentes e um mesmo problema pode ser resolvido pelo uso de diferentes operações;
Ø desenvolver procedimentos de cálculo mental, escrito, exato, aproximado, pela observação de regularidades e de propriedades das operações e pela antecipação e verificação de resultados;
Ø estabelecer pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço, bem como para identificar relações de posição entre objetos no espaço; interpretar e fornecer instruções, usando terminologia adequada;
Ø perceber semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações;
Ø reconhecer grandezas mensuráveis, como comprimento, massa, capacidade e elaborar estratégias pessoais de medida;
Ø utilizar informações sobre tempo e temperatura;
Ø utilizar instrumentos de medida, usuais ou não, estimar resultados e expressá-los por meio de representações não necessariamente convencionais;
Ø identificar o uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação de informações e construir formas pessoais de registro para comunicar informações coletadas.
Matemática – 1º ano - Números naturais e sistema de numeração decimal | |
Ø Objetivos Específicos | Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais |
➢ comparar e conservar quantidades descontínuas ou discretas | Quantidades descontínuas: 12, 14, 16 e 17 (nível 3) |
➢ comparar e conservar quantidades contínuas | Quantidades contínuas: massa: 7 e 9 ; líqüido: 8 e 11 (nível 3)
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➢ adquirir a noção de classificação operatória; | Classificação operatória: 8 e 11 (nível 3) |
➢ adquirir a noção de seriação operatória; | Seriação operatória: 10 e 11 (nível 3) |
Ø Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade; | Contagem oral |
Ø Utilizar noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas; | Cálculo mental para resolver problemas |
Ø Identificar a posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor; | Noção de sucessor e antecessor |
Ø Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram; | Números nos diferentes contextos |
Ø Utilizar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos; | Estratégias de quantificação |
Ø Utilizar diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvem contagens e medidas; | Identificação de números |
Ø Comparar e ordenar coleções pela quantidade de elementos e ordenação de grandezas pelo aspecto da medida; | Comparação e ordenação de coleções |
Ø Formular hipóteses sobre a grandeza numérica, pela identificação da quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica; | Escrita numérica |
Ø Ler, escrever, comparar e ordenar números familiares ou freqüentes; | Leitura e escrita de números |
Ø Observar critérios que definem uma classificação de números (maior que, menor que, estar entre) e de regras usadas em seriações (mais 1, mais 2, dobro, metade); | Critérios que definem a classificação de números |
Ø Contar em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez,etc., a partir de qualquer número dado; | Contagem |
Ø Organizar agrupamentos para facilitar a contagem e a comparação entre grandes coleções; | Agrupamento e comparação entre coleções |
Ø Ler, escrever, comparar e ordenar notações numéricas pela compreensão das características do sistema de numeração decimal (base, valor posicional). | Notações numéricas |
Matemática – 1º ano - Operações com Números Naturais |
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Objetivos Específicos | Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais |
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Ø Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo alguns dos significados das operações, em especial da adição e da subtração
| Adição e subtração
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Ø Reconhecer que diferentes situações-problema podem ser resolvidas por uma única operação e que diferentes operações podem resolver um mesmo problema. | Operações com números naturais |
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Ø Construir os fatos básicos das operações a partir de situações-problema, para constituição de um repertório a ser utilizado no cálculo; | Fatos básicos das operações Resolução de situações problema |
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Ø Utilizar a decomposição das escritas numéricas para a realização do cálculo mental exato e aproximado; | Decomposição das escritas numéricas |
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Ø calcular adição, subtração, multiplicação e divisão, por meio de estratégias pessoais; | Uso de estratégias pessoais para operações |
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Ø Utilizar estimativas para avaliar a adequação de um resultado para desenvolvimento de estratégias de verificação e controle de cálculos. | Uso de estimativas |
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Matemática – 1º ano - Espaço e Forma | |
Objetivos Específicos | Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais |
➢ Estruturar o conceito de espaço | Noção de espaço:14 |
➢ Estabelecer relações de distância e lateralidade | Relações de distância e lateralidade: Conceito de espaço: 12 e 17 |
Ø Localizar pessoas ou objetos no espaço, com base em diferentes pontos de referência e algumas indicações de posição; | Posição espacial Conceito de espaço: 3 e 10 |
Ø Observar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço, com base em diferentes pontos de referência e algumas indicações de direção e sentido; | Direção e sentido espacial |
Ø Descrever a localização e movimentação de pessoas ou objetos no espaço, usando sua própria terminologia; | Movimentação espacial |
Ø Medir o dimensionamento de espaços, percebendo relações de tamanho e forma (perspectiva) | Espaço e forma |
Ø Interpretar e representar a posição e o movimento no espaço a partir da análise de maquetes, esboços, croquis e itinerários; | Posição espacial |
Ø Observar formas geométricas presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem e de suas características: arredondadas ou não, simétricas ou não,etc.; | Formas geométricas |
Ø Estabelecer comparações entre objetos do espaço físico e objetos geométricos, esféricos, cilíndricos, cônicos, cúbicos, piramidais, prismas, sem uso obrigatório de nomenclatura; | Formas |
Ø Perceber semelhanças e diferenças entre cubos e quadrados, paralelepípedos e retângulos, pirâmides e triângulos, esferas e círculos; | Relações entre formas |
Ø Construir e representar formas geométricas. | Representação de formas geométricas |
Ø Representar objetos bidimensionais e tridimensionais. | Representação de objetos bidimensionais e tridimensionais |
Matemática – 1º ano - Grandezas e Medidas | |||
|---|---|---|---|
Objetivos Específicos | Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais |
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➢ organizar e compreender o conceito de tempo | Conceito de tempo: 2, 9 e 11 |
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Ø Comparar grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medida conhecidos (fita métrica, balança, recipiente de um litro,etc.); | Instrumentos de medidas
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Ø Identificar e relacionar a unidade de tempo (dia, semana, mês, ano) e utilização de calendários; | Unidade de tempo Calendários |
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Ø Oportunizar experiências com dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse das crianças (reconhecimento de cédulas e moedas que circulam no Brasil); | Cédulas e moedas |
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Ø Identificar elementos necessários para comunicar o resultado de uma medição e produção de escritas que representem essa medição; | Representação dos resultados de medição
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Ø Introduzir as noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais; | Noções de medida |
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Matemática – 1º ano - Tratamento da Informação | |||
Objetivos Específicos | Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais |
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Ø Ler e interpretar informações contidas em imagens; | Leitura de imagens |
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Ø Coletar e organizar informações; | Coleta de informações |
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Ø Oportunizar a criação de registros pessoais para comunicação das informações coletadas; | Registros pessoais |
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Ø Explorar a função do número como código na organização de informações (linhas de ônibus, telefones, placas de carros, registros de identidade, bibliotecas, roupas, calçados, casa e outros); | Função do número |
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Ø Interpretar e elaborar listas, tabelas simples, de dupla entrada e gráficos de barra para comunicar a informação obtida. | Tabelas e gráficos |
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Critérios de Avaliação – 1º ano
Números naturais e sistema de numeração decimalAtividades pré-numéricas Ø Conserva quantidades contínuas Ø Conserva quantidades descontínuas Ø Possui a noção de classificação operatória; Ø Possui a noção de seriação operatória; Números naturais e sistema de numeração decimal Ø Utiliza a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade; Ø Utiliza noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas; Ø Identifica a posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor; Ø Identifica números nos diferentes contextos em que se encontram; Ø Utiliza diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção Ø compara e ordena coleções pela quantidade de elementos Ø Ordena grandezas pelo aspecto da medida; Ø Lê números familiares ou freqüentes; Ø Escreve números familiares ou freqüentes; Ø Ordena números familiares ou freqüentes; Ø É capaz de classificar números (maior que, menor que, estar entre); Ø Verbaliza as regras usadas em seriações (mais 1, mais 2, dobro, metade); Ø É capaz de contar em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez,etc., a partir de qualquer número dado; Ø Organiza agrupamentos para facilitar a contagem e a comparação entre grandes coleções; Ø Compreende as características do sistema de numeração decimal (base, valor posicional). Operações com Números Naturais Ø Consegue resolver situações-problema utilizando a adição ou a subtração. Ø Utiliza a decomposição das escritas numéricas para a realização do cálculo mental exato e aproximado; Ø Utiliza estimativas para avaliar a adequação de um resultado
Espaço e Forma ➢ Estrutura o conceito de espaço ➢ Estabelece relações de distância e lateralidade ➢ Consegue localizar pessoas ou objetos no espaço descrevendo sua posição; Ø Sabe nomear direção e sentido a partir da observação da movimentação de pessoas ou objetos no espaço; Ø Em suas representações estabelece relação entre tamanho e forma; Ø É capaz de descrever as características das formas geométricas presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem; Ø Consegue estabelecer comparações entre objetos do espaço físico e objetos geométricos, esféricos, cilíndricos, cônicos, cúbicos, piramidais, prismas, sem uso obrigatório de nomenclatura; Ø Percebe semelhanças e diferenças entre cubos e quadrados, paralelepípedos e retângulos, pirâmides e triângulos, esferas e círculos; Ø Constrói e representa formas geométricas. Ø Representa objetos bidimensionais e tridimensionais.
Grandezas e Medidas ➢ Compreende o conceito de tempo ➢ Consegue comparar grandezas de mesma natureza; ➢ Identifica e utiliza a unidade de tempo (dia, semana, mês, ano); ➢ Sabe utilizar o calendário; ➢ Reconhece cédulas e moedas que circulam no Brasil; ➢ Consegue comunicar oralmente ou por escrito o resultado de uma medição;
Tratamento da Informação ➢ interpreta as informações contidas em imagens; ➢ Coleta e organiza informações; ➢ Identifica a função do número como código na organização de informações (linhas de ônibus, telefones, placas de carros, registros de identidade, bibliotecas, roupas, calçados, casa e outros); ➢ Interpreta e elabora listas para comunicar a informação obtida; ➢ Interpreta e elabora tabelas simples, de dupla entrada para comunicar a informação obtida; ➢ Interpreta e elabora gráficos de barra para comunicar a informação obtida.
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Ciências
A ciência está sempre em nosso redor, na madrugada envolta em nevoeiro que imobiliza o aeroporto, na torrada queimada, no carburador “afogado”, no primeiro raio de Primavera, no nosso computador pessoal, nas cinco libras que ganhávamos nas férias de Verão. Quer se trate de pérolas, de borboletas, ou de pipocas, a ciência está presente. Se se tratar do tempo atmosférico, de resíduos tóxicos, ou da Lua, a ciência está lá. E se tratar de gravidade ou de manchas de petróleo, a ciência continua presente. O que podem as crianças fazer para desenvolverem o seu conhecimento da ciência? Tudo! As opções são virtualmente ilimitadas[3].
Para aprender Ciências é necessário que o aluno tenha a possibilidade de entrar em contato com os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais ao mesmo tempo, para que possa compreender e participar do meio físico e social. Assim, o contato com a realidade e a realização de experiências concretas é fundamental e, a partir disso, a escola têm como tarefa fundamental propiciar ao estudante situações diversas para que ele possa “estudar o que acontece, anotar, discutir com os companheiros ou com os professores, comparar fatos semelhantes, acompanhar um processo desde o princípio até o final, etc.” (ZABALA,p.22, 1999). Os eixos organizadores – Ambiente, ser humano e saúde e recursos tecnológicos- devem possibilitar a construção do pensamento científico e de atitudes positivas que viabilizem uma análise crítica do papel das ciências e da tecnologia na real melhoria das condições de vida do ser humano.
OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS
Eixos organizadores
Ø Ambiente
Ø Ser humano e saúde
Ø Recursos tecnológicos
Objetivos gerais de Ciências para o Ensino Fundamental
Ø Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
Ø Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica;
Ø Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
Ø
Ø Saber utilizar conceitos científicos básicos, associados à energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;
Ø Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;
Ø Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;
Ø Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva;
Ø Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.
Objetivos gerais de Ciências para o ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental de nove anos
Ø Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre diversos ambientes, identificando a presença comum de água, seres vivos, ar, luz, calor, solo e características específicas dos ambientes diferentes.
Ø Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida.
Ø Observar e identificar algumas características do corpo humano e alguns comportamentos nas diferentes fases da vida, no homem e na mulher, aproximando-se à noção de ciclo vital do ser humano e respeitando as diferenças individuais.
Ø Reconhecer processos e etapas de transformação de materiais em objetos.
Ø Realizar experimentos simples sobre os materiais e objetos do ambiente para investigar características e propriedades dos materiais e de algumas formas de energia.
Ø Utilizar características e propriedades de materiais, objetos, seres vivos para elaborar classificações.
Ø Formular perguntas e suposições sobre o assunto em estudo.
Ø Organizar e registrar informações por meio de desenhos, quadros, esquemas, listas e pequenos textos, sob orientação do professor.
Ø Comunicar de modo oral, escrito e por meio de desenhos, perguntas, suposições, dados e conclusões, respeitando as diferentes opiniões e utilizando as informações obtidas para justificar suas idéias.
Ø Valorizar atitudes e comportamentos favoráveis à saúde, em relação à alimentação e à higiene pessoal, desenvolvendo a responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com os espaços que habita.
Ciências – 1º ano - Ambiente - | |
Objetivos Específicos | Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais |
Ø Observar e identificar características comuns e diferentes entre os ambientes naturais e construídos. | Ambientes naturais (terrestres e aquáticos) e construídos(ambientes rurais e urbanos) |
Ø Compreender o conceito de “ser vivo” a partir do levantamento de funções vitais como nutrição, relacionamentos e reprodução. | Conceito de ser vivo |
Ø Reconhecer como os animais se alimentam e modificam-se | Funções vitais dos seres vivos: alimentação, relacionamentos, reprodução. |
Ø Reconhecer como os vegetais se alimentam e modificam-se | Alimentação e crescimento dos animais |
Ø Estabelecer relações entre a alimentação de animais e vegetais; | Relações entre animais e vegetais |
Ø Identificar os cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio de observação, da sua criação e cultivo. | Cuidados básicos de pequenos animais e vegetais |
Ø Identificar algumas espécies da fauna e da flora da localidade e do município. | Espécies da fauna e da flora da localidade e do município |
Ø Reconhecer os cuidados necessários à preservação da vida e do meio ambiente. | Cuidados e atitudes necessários à preservação da vida e do meio ambiente |
Ø Valorizar atitudes na vida que impliquem cuidados prestados a animais e plantas. | |
Ø Formular perguntas e suposições sobre os ambientes e os modos de vida dos seres vivos; | Ambientes e os modos de vida dos seres vivos |
Ø Estabelecer relações entre os fenômenos da natureza da localidade e do município e as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem. | Relações entre os fenômenos da natureza de diferentes regiões e as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem |
Ø Participar de diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa sobre a ação de luz, calor, som, força e movimento. | A ação de luz, calor, som, força e movimento | |
Ø Buscar e coletar informações por meio de observação direta e indireta, experimentação, entrevistas, leitura de textos selecionados; | Busca e coleta de informações | |
Ø Organizar e registrar informações por meio de desenhos, quadros, esquemas, listas e pequenos textos, sob orientação do professor; | Registro de informações | |
Ø Interpretar as informações por intermédio do estabelecimento de relações, de semelhanças e diferenças e de seqüências de fatos; | Interpretação de informações | |
Ø Utilizar as informações obtidas para justificar suas idéias; | Justificativa de idéias | |
Ø Comunicar oralmente ou por meio da escrita as suposições, dados e conclusões, respeitando diferentes opiniões. | Comunicação oral e escrita | |
Ciências – 1º ano - Ser Humano e Saúde | |
|---|---|
Objetivos Específicos | Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais |
Ø Conhecer o próprio corpo a partir de observação das partes (cabeça, tronco e membros) e dos órgãos dos sentidos; | A constituição do corpo humano: partes e órgãos dos sentidos
|
Ø Reconhecer as partes comuns da constituição do corpo dos seres humanos e diferenças individuais comparando seu próprio corpo com os pares; | Semelhanças e diferenças entre os seres humanos em diferentes fases da vida |
Ø Observar as partes de seu próprio corpo e compará-las com as de um bebê e com as de uma pessoa adulta; | |
Ø Comparar o corpo e os comportamentos do ser humano e de outros animais para estabelecer semelhanças e diferenças; | O corpo humano e o de outros animais |
Ø Listar as características que distinguem o ser humano de outros animais; | |
Ø Reconhecer características de um ambiente saudável; | Ambiente saudável |
Ø Identificar as ações básicas para manter o corpo saudável: a higiene, descanso, dieta equilibrada, esporte, vida tranqüila, evitar substâncias nocivas à saúde; | O corpo saudável: a higiene, descanso, dieta equilibrada, esporte, vida tranqüila, substâncias nocivas à saúde |
Ø Elaborar perguntas e suposições acerca das características das diferentes fases da vida e dos hábitos de alimentação e de higiene para a manutenção da saúde, em cada uma delas; | Hábitos de alimentação e de higiene para a manutenção da saúde. |
Ø Observar, representar e comparar as condições de higiene do espaço familiar e escolar, desenvolvendo cuidados e responsabilidades para com esses espaços; | Condições de higiene do espaço familiar e escolar
|
Ø Buscar e coletar informações por meio de leituras realizadas pelo professor para a classe, interpretação de imagens, entrevistas a familiares, pessoas da comunidade e especialistas em saúde; | Busca e coleta de informações | |
Ø Confrontar as suposições individuais e coletivas com as informações obtidas; | Coleta de informações | |
Ø Organizar e registrar as informações por meio de desenhos, quadros, listas e pequenos textos, sob a orientação do professor; | Registro de informações | |
Ø Comunicar oralmente ou por meio da escrita as suposições, dados e conclusões, respeitando diferentes opiniões. | Interpretação de informações Comunicação oral e escrita | |
Ciências – 1º ano - Recursos Tecnológicos | |
|---|---|
Objetivos Específicos | Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais |
Ø Investigar processos artesanais ou industriais para produção de objetos e alimentos, reconhecendo a matéria-prima, algumas etapas e características de determinados processos da localidade e do município; | Processos artesanais ou industriais para produção de objetos e alimentos |
Ø Conhecer a forma como as ferramentas e as máquinas alargam a possibilidade de os homens fazerem o seu trabalho; | Ferramentas e máquinas |
Ø Reconhecer que as máquinas necessitam de energia para funcionar; | Origens e algumas propriedades de determinados materiais Formas de energia |
Ø Identificar as ferramentas e máquinas utilizadas no contexto familiar e no escolar; | Ferramentas e máquinas |
Ø Formular perguntas e suposições sobre os processos de transformação de materiais em objetos; | Interpretação de informações |
Ø Buscar e coletar informações por meio de observação direta e indireta, experimentação, interpretação de imagens e textos selecionados; | Busca e coleta de informações |
Ø Organizar e registrar as informações por intermédio de desenhos, quadros, esquemas, listas e pequenos textos | Registro de informações |
Ø Interpretar as informações por meio do estabelecimento de regularidades e das relações de causa e efeito; | Regularidades de causa e efeito |
Ø Comunicar oralmente ou por meio da escrita as suposições, dados e conclusões, respeitando diferentes opiniões. | Comunicação oral e escrita |
Critérios de Avaliação – 1º ano Ambiente
Ø Observa e identifica características comuns e diferentes entre os ambientes naturais e construídos. Ø Compreende o conceito de “ser vivo” Ø Reconhece como os animais se alimentam e modificam-se Ø Reconhece como os vegetais se alimentam e modificam-se Ø Estabelece relações entre a alimentação de animais e vegetais Ø Identifica os cuidados básicos de pequenos animais e vegetais Ø Identifica algumas espécies da fauna e da flora da localidade e do município. Ø Reconhece os cuidados necessários à preservação da vida e do meio ambiente. Ø Formula perguntas e suposições sobre os ambientes e os modos de vida dos seres vivos Ø Estabelece relações entre os fenômenos da natureza da localidade e do município e as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem. Ø Participa de diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa sobre a ação de luz, calor, som, força e movimento.
Ser Humano e Saúde Ø Conhece o próprio corpo a partir de observação das partes (cabeça, tronco e membros) e dos órgãos dos sentidos Ø Reconhece as partes comuns da constituição do corpo dos seres humanos e diferenças individuais comparando seu próprio corpo com os pares Ø Observa as partes de seu próprio corpo e compara-as com as de um bebê e com as de uma pessoa adulta Ø Compara o corpo e os comportamentos do ser humano e de outros animais estabelecendo semelhanças e diferenças Ø Lista as características que distinguem o ser humano de outros animais Ø Reconhece características de um ambiente saudável Ø Identifica as ações básicas para manter o corpo saudável: a higiene, descanso, dieta equilibrada, esporte, vida tranqüila e reconhece substâncias nocivas à saúde, Ø Elabora perguntas e suposições acerca das características das diferentes fases da vida e dos hábitos de alimentação e de higiene para a manutenção da saúde, em cada uma delas; Ø Observa, representa e compara as condições de higiene do espaço familiar e escolar , desenvolvendo cuidados e responsabilidades para com esses espaços |
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Recursos TecnológicosØ Formula perguntas e investiga processos artesanais ou industriais para produção de objetos e alimentos, reconhecendo a matéria-prima, algumas etapas e características de determinados processos da localidade e do município. Ø Conhece a forma como as ferramentas e as máquinas alargam a possibilidade de os homens fazerem o seu trabalho Ø Reconhece que as máquinas necessitam de energia para funcionar; Ø Identifica as ferramentas e máquinas utilizadas no contexto familiar e no escolar; Ø Formula perguntas e suposições sobre os processos de transformação de materiais em objetos;
Procedimentos de estudo Ø Busca e coleta informações por meio de observação direta e indireta, experimentação, entrevistas, leitura de textos selecionados; Ø Organiza e registra informações por meio de desenhos, quadros, esquemas, listas e pequenos textos, sob orientação do professor; Ø Interpreta as informações por intermédio do estabelecimento de relações, de semelhanças e diferenças e de seqüências de fatos; Ø Utiliza as informações obtidas para justificar suas idéias; Ø Comunica oralmente ou por meio da escrita as suposições, dados e conclusões, respeitando diferentes opiniões
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Educação Física
Os objetivos estabelecidos para o ensino de Educação Física incorporam uma visão que coordena as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos. O aluno, ao participar das aulas de Educação Física, terá a oportunidade de melhorar suas condutas motoras, sentir-se mais seguro a partir da percepção de suas potencialidades e seus limites; poderá, também, e ter a oportunidade de conhecer as práticas esportivas, reconhecendo-as como favorecedoras de equilíbrio, saúde e aprendizagem de condutas de cooperação, respeito e responsabilidade. Segundo o documento do PCN (1997, v. 7, p. 15)
O trabalho de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem, desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.
Os conteúdos de Educação Física estão intimamente ligados aos conteúdos de Arte, principalmente os que envolvem música e dança. Cabe aos professores integrarem os conteúdos de forma a contemplarem a ampliação do repertório da cultura corporal[4] e cidadania.
OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Eixos organizadores
Ø Conhecimentos sobre o corpo
Ø Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ø Atividades rítmicas e expressivas
Objetivos gerais de Educação Física para o Ensino Fundamental
Ø Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais;
Ø Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência;
Ø Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais;
Ø Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades
Ø corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva;
Ø Solucionar problemas de ordem corporal em diferentes contextos, regulando e dosando o esforço em um nível compatível com as possibilidades, considerando que o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das competências corporais decorrem de perseverança e regularidade e devem ocorrer de modo saudável e equilibrado;
Ø Conhecer a diversidade de padrões de saúde, beleza e estética corporal que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia e evitando o consumismo e o preconceito;
Objetivos gerais de Educação Física para o ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental de nove anos
Ø Participar de diferentes atividades corporais, procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, físicas, sexuais ou culturais.
Ø Conhecer algumas de suas possibilidades e limitações corporais de forma a poder estabelecer algumas metas pessoais (qualitativas e quantitativas).
Ø Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura corporal presentes no cotidiano.
Ø Organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples.
Educação Física– 1º ano – Conhecimentos sobre o corpo | ||
Objetivos Específicos | Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais | |
Ø Adquirir harmonia das ações musculares em movimento. | Jogos/atividades de andar e bater a bola. Jogos/atividades com arco, cones.
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Ø Desenvolver uma maior flexibilidade no controle motor. | Atividades de circuito | |
Ø Desenvolver o equilíbrio estático e dinâmico. | Jogos/atividades de equilíbrio. | |
Ø Favorecer a habilidade manual. | Habilidade manual | |
Ø Tomar consciência do corpo. | Partes do corpo Possibilidades de movimento | |
Ø Reconhecer algumas das alterações provocadas pelo esforço físico | Alterações provocadas pelo esforço físico, tais como excesso de excitação, cansaço, elevação de batimentos cardíacos, mediante a percepção do próprio corpo | |
Ø Reconhecer e identificar os conceitos de direita e esquerda. | Conceito de direita e esquerda Atividades de alongamento Atividade de circuito Brincadeiras de roda, corda e jogos | |
Educação Física – 1º ano – Esportes, jogos, e ginásticas | ||
Ø Objetivos Específicos | Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais | |
Ø Participar em diversos jogos respeitando as regras e não discriminando os colegas. | Jogos de regras com bolas, de corrida, força e agilidade | |
Ø Discutir e participa da elaboração de regras dos jogos.
| Regras dos jogos | |
Ø Explicar e demonstrar brincadeiras aprendidas em contextos extra-escolares. | Brincadeiras de rua, resgate de brincadeiras de antigamente.
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Ø Participar e apreciar de brincadeiras ensinadas pelos colegas. | Brincadeiras ensinadas pelos colegas | |
Ø Utilizar–se de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, etc) durante os jogos, brincadeiras e danças. | Brincadeiras/atividades de corrida, salto, arremesso, etc. | |
Ø Resolver situações de conflito por meio do diálogo, com ajuda do professor. | Resolução de conflitos | |
Ø Avaliar o próprio desempenho e estabelecer metas com o auxílio do professor.
| Auto-avaliação do desempenho Estabelecimento de metas | |
Educação Física – 1º ano – Atividades rítmicas e expressivas | ||
Objetivos Específicos | Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais | |
Ø Criar brincadeiras cantadas. | Brincadeiras cantadas | |
Ø Acompanhar uma dada estrutura rítmica com diferentes partes do corpo. | Brincadeiras cantadas | |
Ø Apreciar e valorizar danças pertencentes à localidade. | Estrutura rítmica com diferentes partes do corpo. | |
Ø Participar em danças simples ou adaptadas pertencentes a manifestações populares, folclóricas ou de outro tipo que estejam presentes no cotidiano. | Danças pertencentes à localidade Danças simples ou adaptadas pertencentes a manifestações populares, folclóricas ou de outro tipo que estejam presentes no cotidiano | |
Ø Participar em atividades rítmicas e expressivas. | Atividades rítmicas e expressivas | |
Ø Diferenciar as situações de esforço e repouso. | Situações de esforço e repouso | |
[1] Gêneros de texto são as diferentes “espécies” de texto, escritos ou falados, que circulam na sociedade e que são reconhecidos com facilidade pelas pessoas. Por exemplo: carta, bilhete, romance, poema, sermão, conversa de telefone, contrato de aluguel, notícia de jornal, piada, reportagem, letra de música, regulamento,etc.
[2] Documentos: o dinheiro, o cheque, as contas a pagar, o vale-transporte, a carteira de identidade;
Divulgação de informações: letreiro do ônibus, os rótulos de produtos, as embalagens de defensivos agrícolas, avisos, as bulas de remédio, os manuais de instrução;
Registro de compromissos assumidos entre as pessoas: os contratos, o caderno de fiado;
Comunicação à distância: jornais, revistas, televisão;
Convivência social: leis, regimentos, propostas curriculares oficiais;
Preservação e a socialização da ciência, da filosofia, da religião dos bens culturais: livros, enciclopédias, Bíblia;
Práticas pessoais e interpessoais de leitura e escrita nos possibilitam organizar o cotidiano, nos entender, registrar e rememorar vivências: agendas, listas de compras, diários, cadernos de receita;
Comunicação, trocas, convivência: bilhetes, cartas de amor, e-mails.
[3] Wassermann & Ivany apud Wassermann, 1990, p. 131
[4] Adota uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento da autonomia, a cooperação, a participação social e a afirmação de valores e princípios democráticos. (PCN,1997, v. 7, p. 28)