20/01/2010

ESCOLA SURPRESA

PLANO DE ENSINO: 2º ANO  /1ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, HISTÓRIA e GEOGRAFIA.

“Ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser feitas”.

(Rubem Alves)

 

 

 

 

 

ESCOLA SURPRESA

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA              ANO: 2010                         CURSO: 1ª SÉRIE                     PERÍODO: I UNIDADE

 

PLANO DE CURSO

COMPETÊNCIA: Contribuir para que o aluno sinta-se um leitor de sentidos do mundo, através da leitura e produção da linguagem verbal, visual e corporal; produzir textos com coerência e coesão, preocupando-se com a escrita alfabética e ortográfica.

 

HABILIDADES

 

 

CONTEÚDOS

 

ESTRATÉGIAS

 

AVALIAÇÃO

§       Reconhecer e nomear as letras do alfabeto.   

§       Empregar corretamente as letras maiúsculas e minúsculas.  

§       Ordenar as palavras obedecendo à ordem do alfabeto.

§       Separar e classificar as sílabas.     

§       Identificar os encontros: vocálicos e consonantais.

§       Identificar e escrever palavras com dígrafos.

§       Produzir histórias observando gravuras ou através de temas ou produzir texto a partir de um começo, ou meio, ou fim.

§       Produzir anúncio observando embalagens.

§       Escrever corretamente as palavras

 

 

§       Alfabeto

 

§       Emprego de letras maiúsculas e minúsculas

 

§       Ordem alfabética

 

 

§       Sílabas e sua classificação

 

§       Encontros vocálicos e consonantais

§       Dígrafos

 

 

§       Produção textual

 

 

 

§       Anúncio

 

§       Ortografia (encontros vocálicos, consonantais, dígrafos etc.

§       História, músicas e recortes

 

§       Leitura compartilhada

 

 

§       Recortes e jogos

 

 

§       Jogo, leitura compartilhada

 

§       Texto e recortes

 

§       Poemas, música e jogos

§       Gravuras, textos xerocopiados

 

 

§       Rótulos e embalagens

 

§       Ditado de frases, texto, bingo

§       A avaliação deve ser um processo formativo contínuo, que não necessita da criação de novas situações de aprendizagem, distintas das praticadas no cotidiano. A avaliação é um poderoso instrumento para analisar e avaliar melhor o que se passa na sala de aula: o avanço das crianças em relação às expectativas de aprendizagem, bem como a atenção ao planejamento e às intervenções didáticas utilizadas em sua rotina. Provas e argüição

 

 

 

 

 

ESCOLA SURPRESA

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA              ANO: 2010                         CURSO: 1ª SÉRIE                     PERÍODO: II UNIDADE

 

PLANO DE CURSO

COMPETÊNCIA:               Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar.

 

HABILIDADES

 

 

CONTEÚDOS

 

ESTRATÉGIAS

 

AVALIAÇÃO

§       Reconhecer e classificar a sílaba mais forte de uma palavra.   

§       Diferenciar acento agudo de circunflexo e do til e empregá-los corretamente.

§       Usar corretamente a cedilha.

 

§       Empregar os sinais de pontuação.

 

 

§       Reconhecer e construir frases.

 

§       Diferenciar sinônimo de antônimos.

§       Diferenciar artigos definidos e indefinidos.

§       Produzir diálogo.

§       Desenvolver o raciocínio e a criatividade.

§       Redigir um bilhete empregando corretamente os sinais de pontuação.

 

§       Ler e escrever corretamente as palavras.                                                 

§       Sílaba tônica

 

 

§       Acento agudo, circunflexo e til

 

 

§       Cedilha

 

 

§       Sinais de pontuações

 

 

 

§       Tipos de frases

 

§       Sinônimos e antônimos 

 

§       Artigos definidos e indefinidos

 

§       Diálogo

§       Produção textual

 

§       Bilhete

 

 

 

 

§       Ortografia (s, c)

§       Jogos, texto, músicas

 

 

§       Textos e leitura compartilhada

 

 

§       Poema do palhaço assanhaço

 

§       Texto: Emília no país da gramática (os sinais de pontuação), pesquisa, pontuar texto.

§       Produção de frases, trabalhando com texto

§       Leitura compartilhada, uso do dicionário.

§       Através de textos

 

 

§       Produção de texto

§       Criação de histórias

 

§       Confecção de bilhete

 

 

 

 

§       Dramatização do teatro da história do palhaço Cocoricó e as letras s e c. Ditado de palavras, lacunado e texto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

§       A avaliação será contínua, pela observação diária, participação, interesse e realização de tarefas e pesquisas propostas, mudança de comportamento, autocrítica e estímulo em superar dificuldades. Auto-avaliação. Trabalhos de pesquisa em grupo ou individual, entrevistas, dramatizações, etc. zelo e organização.

§       Provas escritas e orais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESCOLA SURPRESA

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA              ANO: 2010                         CURSO: 1ª SÉRIE                     PERÍODO: III UNIDADE

 

PLANO DE CURSO

COMPETÊNCIA:               Ler, por si mesmos diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e notícias) apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto e as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;

 

HABILIDADES

 

 

CONTEÚDOS

 

ESTRATÉGIAS

 

AVALIAÇÃO

§       Reconhecer e classificar os substantivos.

§       Distinguir a forma dos substantivos.

§       Escrever o plural e singular.

§       Empregar o grau dos substantivos.

§       Caracterizar os substantivos.

§       Reconhecer e classificar numerais.

 

 

§       Produzir textos com coerência e coesão.

 

§       Falar e escrever corretamente as palavras.                                     

§       Substantivos (próprios comuns, coletivos)

 

§       Substantivos (gênero)

 

§       Número dos substantivos

§       Grau dos substantivos.

 

§       Adjetivos

 

§       Numerais

 

 

 

§       Produção textual e avisos

 

§       Os vários sons de x

§       Jogos, texto, músicas, recortes

 

§       Música, jogos e história

§       Textos e leitura compartilhada

 

§       Textos, frases, palavras, jogos

§       Construção de uma tabela, texto

§       Brincadeiras e fichas, Leitura compartilhada do texto os numerais de Monteiro Lobato

§       Gravuras, textos, cartazes

 

§       Texto, ditado de palavras e texto

§       Qualitativa no que se refere à freqüência, participações nas aulas expositivas e práticas, cumprimento dos trabalhos propostos individualmente e em grupos, bem como os projetos. Quantitativamente através de avaliações mensais:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESCOLA SURPRESA

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA              ANO: 2010                         CURSO: 1ª SÉRIE                     PERÍODO: IV UNIDADE

 

PLANO DE CURSO

COMPETÊNCIA:               Utilizar a linguagem oral e escrita com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados.

 

HABILIDADES

 

CONTEÚDOS

 

ESTRATÉGIAS

 

AVALIAÇÃO

§       Substituir nomes por pronomes

§       Identificar e reconhecer os tempos verbais.

 

§       Identificar sujeito e predicado

 

§       Redigir carta a partir de um modelo dado.

 

 

§       Confeccionar um cartão de boas festas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

§       Pronomes (pessoais do caso reto, tratamento)

§       Verbos (conceito, tempo e conjugação)

 

§       Sujeito e predicado

 

 

§       Carta

 

 

 

§       Cartão de Natal

§       Jogos, texto, músicas

 

§       Textos e leitura compartilhada, músicas, jogos

§       Fichas, poemas

 

 

§       Visita ao correio, preenchimento do envelope

 

§       Confecção de cartão de boas festas.

§       A avaliação contínua e diária sobre a atividade proposta, em seu avanço sobre a expressão da linguagem plástica, corporal, oral e escrita.

§       Sondagem (níveis conceituais) em média duas vezes por bimestre ou quando se fizer necessário, para servir de reprogramação do planejamento.

 

 

 

 

 

 

ESCOLA SURPRESA

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA            ANO: 2010                                                     CURSO: 1ª SÉRIE                      

PERÍODO: I UNIDADE

 

PLANO DE CURSO

 

COMPETÊNCIA: Proporcionar um ensino matemático que contribua para o exercício da cidadania, estimulando o interesse, a curiosidade e a capacidade para resolver problemas.

 

HABILIDADES

 

CONTEÚDOS

 

ESTRATÉGIAS

 

AVALIAÇÃO

§       Construir e ampliar o significado de número natural.

 

§       Reconhecer a importância dos numerais no nosso cotidiano.

§       Formar conjuntos e estabelecer a união entre os conjuntos.

 

§       Ler, escrever, comparar e ordenar números pela compreensão das características do sistema de numeração;

§       Perceber que o nosso sistema de numeração tem base em 10.

§       Interpretar e produzir escritas numéricas, utilizando os diferentes significados das operações fundamentais na resolução de situações-problema que envolva contagens, medidas e códigos numéricos.

§       Identificar e representar curvas abertas e fechadas.

§       História dos números (números romanos e naturais )

 

§       Números na vida prática

 

 

 

§       Conjuntos e união entre os conjuntos

 

 

§       Numerais naturais (ordem crescente, decrescente, escrita por extenso, sucessor e antecessor.)

§       Sistema de numeração decimal (dezena, unidades)

§       Adição e situações problemas

 

 

 

 

 

 

 

 

§       Curvas e linhas retas

§       Pesquisa, jogos, dramatização

 

 

§       Construção de cartazes

 

 

 

§       Aula expositiva dialogada, confecção de cartazes

 

§       Histórias, músicas, atividades diversificadas, material concreto

§       Confecção de ábaco, quadro valor de lugar, cartaz de prego, material concreto.

§       Tabuada cantada, material dourado, aula expositiva dialogada, história de Chapeuzinho Vermelho

 

 

 

§       Música e construção de desenho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

§       Observação constante no desenvolvimento individual diário do aluno e na execução das  atividades;

§       Observar o interesse, a participação, a criatividade a adaptação social do aluno no grupo e na sala de aula;

§       Revisão do conteúdo sempre que necessário;

§       Avaliação bimestral escrita.

 

 

 

 

ESCOLA SURPRESA

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA            ANO: 2010                                                     CURSO: 1ª SÉRIE                      

PERÍODO: II UNIDADE

 

PLANO DE CURSO

 

COMPETÊNCIA: Contribuir para que o aluno resolva situações – problema; desenvolva formas de raciocínio para interpretar resultados obtidos dos fatos e novos informações para elaborar as situações relacionadas à vida prática;

 

HABILIDADES

 

CONTEÚDOS

 

ESTRATÉGIAS

 

AVALIAÇÃO

§       Ler, escrever, comparar e ordenar números pela compreensão das características do sistema de numeração.

§       Ler, escrever e representar números ordinais.

§       Resolver problemas envolvendo as operações de adição e subtração em diferentes contextos relacionados à idéia de combinar, de transformar e de comparar.

§       Compreender o conceito de dúzia e meia dúzia.

 

§       Perceber semelhanças e diferenças entre cubos e quadrados, paralelepípedos e retângulos; pirâmides e triângulos, esferas e círculos.

§       Sistema de numeração decimal (milhar, centena, dezena e unidade)

 

§       Números ordinais

 

 

§       Adição e subtração (situação problemas prova real)

§        

 

 

 

 

§       Dúzia e meia dúzia

 

 

 

§       Figuras geométricas planas e sólidas geométricos

§       Confecção de ábaco, quadro valor de lugar, cartaz de prego, material concreto.

 

§       Músicas e atividades diversificadas

 

§       Tabuada cantada, material dourado, aula expositiva dialogada, história de João e Maria

 

 

 

 

§       Parodia. Aula expositiva dialogada, visita a feira livre

 

§       Confecção destas figuras geométricas, recortes e colagem

 

 

 

 

§       Observação constante no desenvolvimento individual diário do aluno e na execução das  atividades;

§       Observar o interesse, a participação, a criatividade a adaptação social do aluno no grupo e na sala de aula;

§       Revisão do conteúdo sempre que necessário;

§       Avaliação bimestral escrita.

 

 

 

 

 

ESCOLA SURPRESA

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA            ANO: 2010                                                     CURSO: 1ª SÉRIE                      

PERÍODO: III UNIDADE

PLANO DE CURSO

 

COMPETÊNCIA: Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.

 

HABILIDADES

 

CONTEÚDOS

 

ESTRATÉGIAS

 

AVALIAÇÃO

§       Identificar seqüências numéricas e localizar números naturais em diferentes situações e contextos.

§       Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e realizar possíveis trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores;

§       Resolver problemas envolvendo as operações de adição e subtração em diferentes contextos relacionados à idéia de combinar, de transformar e de comparar.

§       Interpretar, resolver situações-problema, compreendendo os significados da multiplicação utilizando estratégias pessoais;

§       Calcular resultados de multiplicação por meio de estratégias pessoais;

§       Números pares e ímpares

 

 

 

§       Sistema monetário brasileiro

 

 

 

 

§       Valor do termo desconhecido

 

 

 

 

 

 

§       Multiplicação (termos e situações problemas)

 

 

 

§       Dobro e triplo

 

 

 

§       Músicas, jogos, atividades xerocopiadas.

 

 

§       Construção do mercadinho, uso de cédulas e moedas, pesquisa de preço, visitas.

 

§       Músicas, atividades diversificadas, material de contagem.

 

 

 

 

 

§       Tabuada cantada, material concreto, aula expositiva dialogada, contação de histórias

 

§       Música, material concreto, atividades contextualizadas.

 

 

§       Observação constante no desenvolvimento individual diário do aluno e na execução das  atividades;

§       Observar o interesse, a participação, a criatividade a adaptação social do aluno no grupo e na sala de aula;

§       Revisão do conteúdo sempre que necessário;

§       Avaliação bimestral escrita.

 

 

 

 

 

ESCOLA SURPRESA

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA            ANO: 2010                                                     CURSO: 1ª SÉRIE                      

PERÍODO: IV UNIDADE

 

PLANO DE CURSO

 

COMPETÊNCIA: Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas

 

HABILIDADES

 

CONTEÚDOS

 

ESTRATÉGIAS

 

AVALIAÇÃO

§       Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os significados da divisão e utilizando estratégias pessoais.

§       Estabelecer relação entre unidades de tempo – dia, semana, mês, bimestre, semestre e ano e fazer leitura de horas; e identificar horas e minutos por meio da leitura de relógios digitais e de ponteiros.

§       Produzir escritas que representem o resultado de uma medição, comunicando o resultado por meio de seus elementos constitutivos.

§       Confeccionar um desenho com peças do tangran.

§       Ler e interpretar tabelas simples; e Ler e compreender gráficos de coluna

 

 

 

§       Divisão (termos, situações problemas e metade)

 

 

 

§       Medida de tempo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

§       Medidas de comprimento, capacidade, massa

 

 

 

 

 

§       Tangran

 

 

§       Gráficos e tabelas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

§       Músicas, atividades diversificadas, material de contagem, contação de histórias.

 

 

§       Uso do relógio, material pedagógico, confecção de um calendário.

 

 

 

 

 

 

 

§       Construção de álbum, uso de material concreto, trabalho com rótulos.

 

 

 

 

§       História e confecção da figura

§       Preparação e simulação de um jornal ou de reportagens feitas pelos alunos, comunicando através de tabelas ou gráficos o assunto pesquisado por eles.

§       Observação constante no desenvolvimento individual diário do aluno e na execução das  atividades;

§       Observar o interesse, a participação, a criatividade a adaptação social do aluno no grupo e na sala de aula;

§       Revisão do conteúdo sempre que necessário;

§       Avaliação bimestral escrita.

 

 

 

 

 

 

ESCOLA SURPRESA

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS          ANO: 2010                                                     CURSOS: 1ª SÉRIE                      

PERÍODO: I UNIDADE

 

PLANO DE CURSO

 

COMPETÊNCIA: O aluno deverá compreender o mundo em que vive, discutir relações do homem com a natureza contribuindo  para a formação de pessoas íntegras e autônomas.

 

HABILIDADES

 

CONTEÚDOS

 

ESTRATÉGIAS

 

AVALIAÇÃO

§       Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida.

§       A Terra (nossa morada no espaço)

§       O ambiente, seres vivos e não vivos, os recursos naturais e problemas ambientais.

 

 

 

 

 

 

 

 

§       Conversas dirigidas, exploração de textos informativos, ilustrações, experimentos, histórias, músicas, desenhos, cartazes, e outros: dramatizações e palestras; Observação direta do meio ambiente e suas características vitais, Documentários

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

§       Observação contínua, direta e indireta através do interesse, participação do aluno, em atividades individuais, cooperação e em grupo:

§       Debates visando a comunicação oral e emissão de opiniões

§       Avaliação diagnóstica

§       Provas bimestrais

 

ESCOLA SURPRESA

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS          ANO: 2010                                                     CURSOS: 1ª SÉRIE                      

PERÍODO: II UNIDADE

 

PLANO DE CURSO

 

COMPETÊNCIA:               Identificar-se como parte íntegra da natureza, para atuar de forma criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente.

 

HABILIDADES

 

CONTEÚDOS

 

ESTRATÉGIAS

 

AVALIAÇÃO

§       Estabelecer relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida

§       Conhecer os diferentes tipos de habitat.

 

§       Diferenciar animais domésticos dos selvagens, uteis e nocivos.

§       Classificar os animais de acordo com a sua alimentação.

§       Animais (vertebrados e invertebrados)

 

 

 

§       Habitat

 

 

§       Animais domésticos e selvagens, uteis e nocivos

 

§       Os animais e a sua alimentação.

§       Confecção da revista mundo animais

§       História da Arca de Noé.

§       Desfile dos animais

§       Dobradura

§       Aula expositiva dialogada

 

§       Estudo do meio

 

 

§       Pesquisas, elaboração de relatórios

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

§       Observação contínua, direta e indireta através do interesse, participação do aluno, em atividades individuais, cooperação e em grupo:

§       Avaliação diagnóstica

§       Provas bimestrais

 

ESCOLA SURPRESA

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS          ANO: 2010                                                     CURSOS: 1ª SÉRIE                      

PERÍODO: III UNIDADE

 

PLANO DE CURSO

 

COMPETÊNCIA:               Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;

 

HABILIDADES

 

CONTEÚDOS

 

ESTRATÉGIAS

 

AVALIAÇÃO

§       Reconhecer que as plantas podem ser encontradas em diversos lugares e têm diversas maneiras de se reproduzir;

 

§       Reconhecer as sementes como fonte importante de alimento para as pessoas e outros animais;

 

§       Os vegetais (suas partes, onde são encontradas, sua classificação, sua reprodução)

 

 

§       A importância dos vegetais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

§       Experiências

§       Álbum

 

§       Conversas dirigidas, exploração de textos informativos,

§       Ilustrações,

§       Histórias,

§       Músicas, desenhos, cartazes, e outros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

§        

§       Observação contínua, direta e indireta através do interesse, participação do aluno, em atividades individuais, cooperação e em grupo:

§       Avaliação diagnóstica

§       Provas bimestrais

 

 

 

ESCOLA SURPRESA

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS          ANO: 2010                                                     CURSOS: 1ª SÉRIE                      

PERÍODO: IV UNIDADE

 

PLANO DE CURSO

 

COMPETÊNCIA:               Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a sua as saúde e a saúde coletiva;

 

HABILIDADES

 

CONTEÚDOS

 

ESTRATÉGIAS

 

AVALIAÇÃO

§       Observar e identificar algumas características do corpo humano e alguns comportamentos nas diferentes fases da vida, aproximando-se à noção do ciclo vital do ser humano e respeitando as diferenças individuais.

 

§       Conhecer a importância de uma alimentação saudável.

 

§       Adotar medidas para prevenção de doenças.

 

§       Reconhecer as diversas maneiras de prevenção de acidentes.

 

 

 

 

 

 

§       O corpo humano

 

§       Os sentidos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

§       Alimentação

 

 

§       Prevenção de doenças

 

 

§       Acidentes

 

§       Exploração do corpo através da lateralidade, da localização e da orientação espacial;

 

 

 

 

 

 

 

§       Filme, construção do cardápio

§       Seminário.

 

§       Discussão, pesquisa, entrevistas, palestras

 

§       Dramatizações, noticias de jornais

§        

§       Observação contínua, direta e indireta através do interesse, participação do aluno, em atividades individuais, cooperação e em grupo:

§       Avaliação diagnóstica

§       Provas bimestrais

 

ESCOLA SURPRESA

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA E HISTÓRIA        ANO: 2010                                                CURSOS: 1ª SÉRIE                      

PERÍODO: I UNIDADE

 

PLANO DE CURSO

 

COMPETÊNCIA:               Reconhecer os problemas sociais do meio em que vive; desenvolver habilidades de observação, representação e busca de informações em fontes adequadas. Formação do pensamento histórico a partir de experiências sociais vividas direta ou indiretamente pelas crianças, em seu espaço e tempo e em outros espaços e outros tempos.

 

HABILIDADES

 

CONTEÚDOS

 

ESTRATÉGIAS

 

AVALIAÇÃO

§       Observar os aspectos que diferenciam as crianças e compõem sua identidade.

§       -Refletir sobre sua família, a partir da apresentação de uma família convencional, por meio de árvore genealógica.

§       Caracterizar fisicamente a escola.

§       Observar a importância da casa como abrigo.

§       Relacionar diferentes tipos de casa e diferentes modos de vida.

§       Conhecer materiais de construção utilizados nas moradias.

§       Reconhecer que os acontecimentos podem ser registrados no tempo por meio das datas.

§       O homem e sua vivência (família)

 

 

§       A individualidade de cada um

 

 

 

 

§       A época da escola

 

§       A casa

 

§       Tipo de moradia

 

 

 

§       Materiais usados na construção de uma casa

 

§       Datas comemorativas

§       Observar e analisar que cada criança possui seu lugar na sociedade.

§       Confecção do álbum de vida

§       Fotografias, pessoas, etc.

§       Construção da árvore genealógica

 

§       Música, aula expositiva dialogada

§       Poema e música, confecção de casa

§       Pesquisar e apresentar as mais variadas formas de moradia.

§       Desenhar, completar frases e escrever informações a respeito da construção de casas e suas despesas.

§       Compreender como aconteceram e o que significam as comemorações

§        

§       Observação diária a fim de se avaliar no aluno requisitos como:

§       *Participação

§       *Interesse

§       *Rendimento

§       Realização de avaliações bimestrais.

§       Trabalhos individuais e em equipe.

§       Relatório bimestral individual.

 

ESCOLA SURPRESA

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA E HISTÓRIA        ANO: 2010                                                CURSOS: 1ª SÉRIE                      

PERÍODO: II UNIDADE

 

PLANO DE CURSO

 

COMPETÊNCIA:               Identificar e comparar os elementos naturais e sociais que os compõem e as relações de interdependência entre os espaços produzidos no campo e na cidade.

 

HABILIDADES

 

CONTEÚDOS

 

ESTRATÉGIAS

 

AVALIAÇÃO

§       Aceitar e respeitar as diferenças.

§       Combater toda e qualquer espécie de preconceito.

§       Distinguir diversidade e desigualdade social.

 

§       Indicar os diversos caminhos que levam ao mesmo local.

§       Reconhecer e caracterizar as relações existentes entre o meio urbano e o meio rural na organização do espaço geográfico;

 

 

 

 

 

§       Internalizar a idéia que os acontecimentos podem ser registrados no tempo por meio das datas.

§       O inicio dos valores na escola

§       Diferenças físicas entre crianças do mundo.

 

§       Diversidade cultural e desigualdade social.

 

§       O caminho da escola

 

 

§       O homem e a divisão política (a cidade e o campo)

 

 

 

 

 

 

 

 

§       Datas comemorativas

 

 

 

 

§       Uso de vídeo, debates, discussão, confecção de cartazes, entrevistas, dramatizações, contação de histórias.

 

 

§       Mapear o trajeto de casa para a escola

 

§       Localização em mapas, Observação e comentários sobre pontos turísticos, relevo, vegetação e comércio do município; Cartazes, maquetes, excursões, conversas dirigidas, pesquisas, entrevistas; Utilização de mapas

§       Projeto e culminância

 

 

 

§       Observação diária a fim de se avaliar no aluno requisitos como:

§       Participação

§       Interesse

§       Rendimento

§       Realização de avaliações bimestrais.

§       Trabalhos individuais e em equipe.

§       Relatório bimestral individual

ESCOLA SURPRESA

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA E HISTÓRIA        ANO: 2010                                                CURSOS: 1ª SÉRIE                      

PERÍODO: III UNIDADE

 

PLANO DE CURSO

 

COMPETÊNCIA:               Espera-se que o aluno fazendo uso da observação, da descrição, da comparação do espaço geográfico, através de informações de fontes escritas e de imagens, adquira atitudes responsáveis em relação à prevenção da natureza e compreendam as transformações que nela ocorrem.

 

HABILIDADES

 

CONTEÚDOS

 

ESTRATÉGIAS

 

AVALIAÇÃO

§       Conhecer o bairro como parte integrante da cidade e a sua classificação.

§       Identificar e nomear os planetas do Sistema Solar.

 

§       Identificar a Terra como parte integrante do Sistema Solar e do Universo.

§       Adotar atitudes de preservar a fauna e a flora

 

§       Internalizar a idéia que os acontecimentos podem ser registrados no tempo por meio das datas.

 

§       O bairro e os tipos

 

 

§       O Sistema Interessante

 

 

 

§       O homem e o espaço terrestre

 

 

§       A vida na Terra

 

 

 

§       Datas comemorativas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

§       Estudo meio, entrevista, construção de maquete e pesquisa.

§        

§       Confecção do Sistema Solar. Debate, pesquisa, noticia de jornais.

§       Aula expositiva dialogada, vídeos, reportagem, trabalho em grupo

§       Discussão, trabalho em grupo. Confecção do jornal mural

 

§       Pesquisa, projeto e culminância

 

 

 

§       Observação diária a fim de se avaliar no aluno requisitos como:

§       Participação

§       Interesse

§       Rendimento

§       Realização de avaliações bimestrais.

§       Trabalhos individuais e em equipe.

§       Relatório bimestral individual

ESCOLA SURPRESA

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA E HISTÓRIA        ANO: 2010                                                CURSOS: 1ª SÉRIE                      

PERÍODO: IV UNIDADE

 

PLANO DE CURSO

 

COMPETÊNCIA:               Compreender, respeitar e valorizar  a complexidade e a diversidade do patrimônio social, ambiental, cultural e histórico do Brasil, identificando as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação e a transformação do País, em seus aspectos  sociais, político e econômico.

 

HABILIDADES

 

CONTEÚDOS

 

ESTRATÉGIAS

 

AVALIAÇÃO

§       Conhecer a evolução do meio de transporte e a importância no nosso dia-a-dia.

 

§       Adotar atitudes de respeito com os sinais de transito.

 

§       Identificar e reconhecer a importância dos meios de comunicação.

§       Ampliar a capacidade de identificar profissões.

 

§       Identificar datas comemorativas e cívicas.

 

 

 

 

 

 

 

 

§       O Homem e o progresso

§       (meios de transportes)

 

 

§       Trânsito

 

 

 

§       Meios de comunicação

 

 

§       A vida profissional

 

 

§       Datas comemorativas

§       Pesquisa, trabalho em grupo, confecção de meios de transportes, músicas e poemas.

§       Vídeo, passeio, reportagem, confecção de semáforo, músicas, passeio, entrevistas

 

§       Músicas, poemas, produção de jornais, projeto rádio

 

§       Álbum e desfile das profissões, entrevistas

 

§       Compreender como aconteceram e o que significam as comemorações vivenciadas durante o ano.

§       Projetos e culminância

 

§       Observação diária a fim de se avaliar no aluno requisitos como:

§       Participação

§       Interesse

§       Rendimento

§       Realização de avaliações bimestrais.

§       Trabalhos individuais e em equipe.

§       Relatório bimestral individual