PLANO DE ENSINO: 2º ANO /1ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, HISTÓRIA e GEOGRAFIA.
“Ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e de errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser feitas”.
(Rubem Alves)
ESCOLA SURPRESA
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA ANO: 2010 CURSO: 1ª SÉRIE PERÍODO: I UNIDADE
PLANO DE CURSO
COMPETÊNCIA: Contribuir para que o aluno sinta-se um leitor de sentidos do mundo, através da leitura e produção da linguagem verbal, visual e corporal; produzir textos com coerência e coesão, preocupando-se com a escrita alfabética e ortográfica.
HABILIDADES
|
CONTEÚDOS |
ESTRATÉGIAS |
AVALIAÇÃO |
§ Reconhecer e nomear as letras do alfabeto. § Empregar corretamente as letras maiúsculas e minúsculas. § Ordenar as palavras obedecendo à ordem do alfabeto. § Separar e classificar as sílabas. § Identificar os encontros: vocálicos e consonantais. § Identificar e escrever palavras com dígrafos. § Produzir histórias observando gravuras ou através de temas ou produzir texto a partir de um começo, ou meio, ou fim. § Produzir anúncio observando embalagens. § Escrever corretamente as palavras
| § Alfabeto
§ Emprego de letras maiúsculas e minúsculas
§ Ordem alfabética
§ Sílabas e sua classificação
§ Encontros vocálicos e consonantais § Dígrafos
§ Produção textual
§ Anúncio
§ Ortografia (encontros vocálicos, consonantais, dígrafos etc. | § História, músicas e recortes
§ Leitura compartilhada
§ Recortes e jogos
§ Jogo, leitura compartilhada
§ Texto e recortes
§ Poemas, música e jogos § Gravuras, textos xerocopiados
§ Rótulos e embalagens
§ Ditado de frases, texto, bingo | § A avaliação deve ser um processo formativo contínuo, que não necessita da criação de novas situações de aprendizagem, distintas das praticadas no cotidiano. A avaliação é um poderoso instrumento para analisar e avaliar melhor o que se passa na sala de aula: o avanço das crianças em relação às expectativas de aprendizagem, bem como a atenção ao planejamento e às intervenções didáticas utilizadas em sua rotina. Provas e argüição
|
ESCOLA SURPRESA
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA ANO: 2010 CURSO: 1ª SÉRIE PERÍODO: II UNIDADE
PLANO DE CURSO
COMPETÊNCIA: Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias e respeitando os diferentes modos de falar.
HABILIDADES
|
CONTEÚDOS |
ESTRATÉGIAS |
AVALIAÇÃO |
§ Reconhecer e classificar a sílaba mais forte de uma palavra. § Diferenciar acento agudo de circunflexo e do til e empregá-los corretamente. § Usar corretamente a cedilha.
§ Empregar os sinais de pontuação.
§ Reconhecer e construir frases.
§ Diferenciar sinônimo de antônimos. § Diferenciar artigos definidos e indefinidos. § Produzir diálogo. § Desenvolver o raciocínio e a criatividade. § Redigir um bilhete empregando corretamente os sinais de pontuação.
§ Ler e escrever corretamente as palavras. | § Sílaba tônica
§ Acento agudo, circunflexo e til
§ Cedilha
§ Sinais de pontuações
§ Tipos de frases
§ Sinônimos e antônimos
§ Artigos definidos e indefinidos
§ Diálogo § Produção textual
§ Bilhete
§ Ortografia (s, c) | § Jogos, texto, músicas
§ Textos e leitura compartilhada
§ Poema do palhaço assanhaço
§ Texto: Emília no país da gramática (os sinais de pontuação), pesquisa, pontuar texto. § Produção de frases, trabalhando com texto § Leitura compartilhada, uso do dicionário. § Através de textos
§ Produção de texto § Criação de histórias
§ Confecção de bilhete
§ Dramatização do teatro da história do palhaço Cocoricó e as letras s e c. Ditado de palavras, lacunado e texto.
| § A avaliação será contínua, pela observação diária, participação, interesse e realização de tarefas e pesquisas propostas, mudança de comportamento, autocrítica e estímulo em superar dificuldades. Auto-avaliação. Trabalhos de pesquisa em grupo ou individual, entrevistas, dramatizações, etc. zelo e organização. § Provas escritas e orais
|
ESCOLA SURPRESA
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA ANO: 2010 CURSO: 1ª SÉRIE PERÍODO: III UNIDADE
PLANO DE CURSO
COMPETÊNCIA: Ler, por si mesmos diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e notícias) apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto e as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;
HABILIDADES
|
CONTEÚDOS |
ESTRATÉGIAS |
AVALIAÇÃO |
§ Reconhecer e classificar os substantivos. § Distinguir a forma dos substantivos. § Escrever o plural e singular. § Empregar o grau dos substantivos. § Caracterizar os substantivos. § Reconhecer e classificar numerais.
§ Produzir textos com coerência e coesão.
§ Falar e escrever corretamente as palavras. | § Substantivos (próprios comuns, coletivos)
§ Substantivos (gênero)
§ Número dos substantivos § Grau dos substantivos.
§ Adjetivos
§ Numerais
§ Produção textual e avisos
§ Os vários sons de x | § Jogos, texto, músicas, recortes
§ Música, jogos e história § Textos e leitura compartilhada
§ Textos, frases, palavras, jogos § Construção de uma tabela, texto § Brincadeiras e fichas, Leitura compartilhada do texto os numerais de Monteiro Lobato § Gravuras, textos, cartazes
§ Texto, ditado de palavras e texto | § Qualitativa no que se refere à freqüência, participações nas aulas expositivas e práticas, cumprimento dos trabalhos propostos individualmente e em grupos, bem como os projetos. Quantitativamente através de avaliações mensais:
|
ESCOLA SURPRESA
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA ANO: 2010 CURSO: 1ª SÉRIE PERÍODO: IV UNIDADE
PLANO DE CURSO
COMPETÊNCIA: Utilizar a linguagem oral e escrita com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram conversar num grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados.
HABILIDADES |
CONTEÚDOS |
ESTRATÉGIAS |
AVALIAÇÃO |
§ Substituir nomes por pronomes § Identificar e reconhecer os tempos verbais.
§ Identificar sujeito e predicado
§ Redigir carta a partir de um modelo dado.
§ Confeccionar um cartão de boas festas.
| § Pronomes (pessoais do caso reto, tratamento) § Verbos (conceito, tempo e conjugação)
§ Sujeito e predicado
§ Carta
§ Cartão de Natal | § Jogos, texto, músicas
§ Textos e leitura compartilhada, músicas, jogos § Fichas, poemas
§ Visita ao correio, preenchimento do envelope
§ Confecção de cartão de boas festas. | § A avaliação contínua e diária sobre a atividade proposta, em seu avanço sobre a expressão da linguagem plástica, corporal, oral e escrita. § Sondagem (níveis conceituais) em média duas vezes por bimestre ou quando se fizer necessário, para servir de reprogramação do planejamento.
|
ESCOLA SURPRESA
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA ANO: 2010 CURSO: 1ª SÉRIE
PERÍODO: I UNIDADE
PLANO DE CURSO
COMPETÊNCIA: Proporcionar um ensino matemático que contribua para o exercício da cidadania, estimulando o interesse, a curiosidade e a capacidade para resolver problemas.
HABILIDADES |
CONTEÚDOS |
ESTRATÉGIAS |
AVALIAÇÃO |
§ Construir e ampliar o significado de número natural.
§ Reconhecer a importância dos numerais no nosso cotidiano. § Formar conjuntos e estabelecer a união entre os conjuntos.
§ Ler, escrever, comparar e ordenar números pela compreensão das características do sistema de numeração; § Perceber que o nosso sistema de numeração tem base em 10. § Interpretar e produzir escritas numéricas, utilizando os diferentes significados das operações fundamentais na resolução de situações-problema que envolva contagens, medidas e códigos numéricos. § Identificar e representar curvas abertas e fechadas. | § História dos números (números romanos e naturais )
§ Números na vida prática
§ Conjuntos e união entre os conjuntos
§ Numerais naturais (ordem crescente, decrescente, escrita por extenso, sucessor e antecessor.) § Sistema de numeração decimal (dezena, unidades) § Adição e situações problemas
§ Curvas e linhas retas | § Pesquisa, jogos, dramatização
§ Construção de cartazes
§ Aula expositiva dialogada, confecção de cartazes
§ Histórias, músicas, atividades diversificadas, material concreto § Confecção de ábaco, quadro valor de lugar, cartaz de prego, material concreto. § Tabuada cantada, material dourado, aula expositiva dialogada, história de Chapeuzinho Vermelho
§ Música e construção de desenho.
|
§ Observação constante no desenvolvimento individual diário do aluno e na execução das atividades; § Observar o interesse, a participação, a criatividade a adaptação social do aluno no grupo e na sala de aula; § Revisão do conteúdo sempre que necessário; § Avaliação bimestral escrita.
|
ESCOLA SURPRESA
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA ANO: 2010 CURSO: 1ª SÉRIE
PERÍODO: II UNIDADE
PLANO DE CURSO
COMPETÊNCIA: Contribuir para que o aluno resolva situações – problema; desenvolva formas de raciocínio para interpretar resultados obtidos dos fatos e novos informações para elaborar as situações relacionadas à vida prática;
HABILIDADES |
CONTEÚDOS |
ESTRATÉGIAS |
AVALIAÇÃO |
§ Ler, escrever, comparar e ordenar números pela compreensão das características do sistema de numeração. § Ler, escrever e representar números ordinais. § Resolver problemas envolvendo as operações de adição e subtração em diferentes contextos relacionados à idéia de combinar, de transformar e de comparar. § Compreender o conceito de dúzia e meia dúzia.
§ Perceber semelhanças e diferenças entre cubos e quadrados, paralelepípedos e retângulos; pirâmides e triângulos, esferas e círculos. | § Sistema de numeração decimal (milhar, centena, dezena e unidade)
§ Números ordinais
§ Adição e subtração (situação problemas prova real) §
§ Dúzia e meia dúzia
§ Figuras geométricas planas e sólidas geométricos | § Confecção de ábaco, quadro valor de lugar, cartaz de prego, material concreto.
§ Músicas e atividades diversificadas
§ Tabuada cantada, material dourado, aula expositiva dialogada, história de João e Maria
§ Parodia. Aula expositiva dialogada, visita a feira livre
§ Confecção destas figuras geométricas, recortes e colagem
|
§ Observação constante no desenvolvimento individual diário do aluno e na execução das atividades; § Observar o interesse, a participação, a criatividade a adaptação social do aluno no grupo e na sala de aula; § Revisão do conteúdo sempre que necessário; § Avaliação bimestral escrita.
|
ESCOLA SURPRESA
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA ANO: 2010 CURSO: 1ª SÉRIE
PERÍODO: III UNIDADE
PLANO DE CURSO
COMPETÊNCIA: Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.
HABILIDADES |
CONTEÚDOS |
ESTRATÉGIAS |
AVALIAÇÃO |
§ Identificar seqüências numéricas e localizar números naturais em diferentes situações e contextos. § Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e realizar possíveis trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores; § Resolver problemas envolvendo as operações de adição e subtração em diferentes contextos relacionados à idéia de combinar, de transformar e de comparar. § Interpretar, resolver situações-problema, compreendendo os significados da multiplicação utilizando estratégias pessoais; § Calcular resultados de multiplicação por meio de estratégias pessoais; | § Números pares e ímpares
§ Sistema monetário brasileiro
§ Valor do termo desconhecido
§ Multiplicação (termos e situações problemas)
§ Dobro e triplo
| § Músicas, jogos, atividades xerocopiadas.
§ Construção do mercadinho, uso de cédulas e moedas, pesquisa de preço, visitas.
§ Músicas, atividades diversificadas, material de contagem.
§ Tabuada cantada, material concreto, aula expositiva dialogada, contação de histórias
§ Música, material concreto, atividades contextualizadas.
|
§ Observação constante no desenvolvimento individual diário do aluno e na execução das atividades; § Observar o interesse, a participação, a criatividade a adaptação social do aluno no grupo e na sala de aula; § Revisão do conteúdo sempre que necessário; § Avaliação bimestral escrita.
|
ESCOLA SURPRESA
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA ANO: 2010 CURSO: 1ª SÉRIE
PERÍODO: IV UNIDADE
PLANO DE CURSO
COMPETÊNCIA: Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas
HABILIDADES |
CONTEÚDOS |
ESTRATÉGIAS |
AVALIAÇÃO |
§ Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os significados da divisão e utilizando estratégias pessoais. § Estabelecer relação entre unidades de tempo – dia, semana, mês, bimestre, semestre e ano e fazer leitura de horas; e identificar horas e minutos por meio da leitura de relógios digitais e de ponteiros. § Produzir escritas que representem o resultado de uma medição, comunicando o resultado por meio de seus elementos constitutivos. § Confeccionar um desenho com peças do tangran. § Ler e interpretar tabelas simples; e Ler e compreender gráficos de coluna
| § Divisão (termos, situações problemas e metade)
§ Medida de tempo
§ Medidas de comprimento, capacidade, massa
§ Tangran
§ Gráficos e tabelas
| § Músicas, atividades diversificadas, material de contagem, contação de histórias.
§ Uso do relógio, material pedagógico, confecção de um calendário.
§ Construção de álbum, uso de material concreto, trabalho com rótulos.
§ História e confecção da figura § Preparação e simulação de um jornal ou de reportagens feitas pelos alunos, comunicando através de tabelas ou gráficos o assunto pesquisado por eles. | § Observação constante no desenvolvimento individual diário do aluno e na execução das atividades; § Observar o interesse, a participação, a criatividade a adaptação social do aluno no grupo e na sala de aula; § Revisão do conteúdo sempre que necessário; § Avaliação bimestral escrita.
|
ESCOLA SURPRESA
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS ANO: 2010 CURSOS: 1ª SÉRIE
PERÍODO: I UNIDADE
PLANO DE CURSO
COMPETÊNCIA: O aluno deverá compreender o mundo em que vive, discutir relações do homem com a natureza contribuindo para a formação de pessoas íntegras e autônomas.
HABILIDADES |
CONTEÚDOS |
ESTRATÉGIAS |
AVALIAÇÃO |
§ Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida. | § A Terra (nossa morada no espaço) § O ambiente, seres vivos e não vivos, os recursos naturais e problemas ambientais.
| § Conversas dirigidas, exploração de textos informativos, ilustrações, experimentos, histórias, músicas, desenhos, cartazes, e outros: dramatizações e palestras; Observação direta do meio ambiente e suas características vitais, Documentários
| § Observação contínua, direta e indireta através do interesse, participação do aluno, em atividades individuais, cooperação e em grupo: § Debates visando a comunicação oral e emissão de opiniões § Avaliação diagnóstica § Provas bimestrais
|
ESCOLA SURPRESA
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS ANO: 2010 CURSOS: 1ª SÉRIE
PERÍODO: II UNIDADE
PLANO DE CURSO
COMPETÊNCIA: Identificar-se como parte íntegra da natureza, para atuar de forma criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente.
HABILIDADES |
CONTEÚDOS |
ESTRATÉGIAS |
AVALIAÇÃO |
§ Estabelecer relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida § Conhecer os diferentes tipos de habitat.
§ Diferenciar animais domésticos dos selvagens, uteis e nocivos. § Classificar os animais de acordo com a sua alimentação. | § Animais (vertebrados e invertebrados)
§ Habitat
§ Animais domésticos e selvagens, uteis e nocivos
§ Os animais e a sua alimentação. | § Confecção da revista mundo animais § História da Arca de Noé. § Desfile dos animais § Dobradura § Aula expositiva dialogada
§ Estudo do meio
§ Pesquisas, elaboração de relatórios
| § Observação contínua, direta e indireta através do interesse, participação do aluno, em atividades individuais, cooperação e em grupo: § Avaliação diagnóstica § Provas bimestrais
|
ESCOLA SURPRESA
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS ANO: 2010 CURSOS: 1ª SÉRIE
PERÍODO: III UNIDADE
PLANO DE CURSO
COMPETÊNCIA: Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
HABILIDADES |
CONTEÚDOS |
ESTRATÉGIAS |
AVALIAÇÃO |
§ Reconhecer que as plantas podem ser encontradas em diversos lugares e têm diversas maneiras de se reproduzir;
§ Reconhecer as sementes como fonte importante de alimento para as pessoas e outros animais;
| § Os vegetais (suas partes, onde são encontradas, sua classificação, sua reprodução)
§ A importância dos vegetais
| § Experiências § Álbum
§ Conversas dirigidas, exploração de textos informativos, § Ilustrações, § Histórias, § Músicas, desenhos, cartazes, e outros
| § § Observação contínua, direta e indireta através do interesse, participação do aluno, em atividades individuais, cooperação e em grupo: § Avaliação diagnóstica § Provas bimestrais
|
ESCOLA SURPRESA
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS ANO: 2010 CURSOS: 1ª SÉRIE
PERÍODO: IV UNIDADE
PLANO DE CURSO
COMPETÊNCIA: Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a sua as saúde e a saúde coletiva;
HABILIDADES |
CONTEÚDOS |
ESTRATÉGIAS |
AVALIAÇÃO |
§ Observar e identificar algumas características do corpo humano e alguns comportamentos nas diferentes fases da vida, aproximando-se à noção do ciclo vital do ser humano e respeitando as diferenças individuais.
§ Conhecer a importância de uma alimentação saudável.
§ Adotar medidas para prevenção de doenças.
§ Reconhecer as diversas maneiras de prevenção de acidentes.
| § O corpo humano
§ Os sentidos
§ Alimentação
§ Prevenção de doenças
§ Acidentes
| § Exploração do corpo através da lateralidade, da localização e da orientação espacial;
§ Filme, construção do cardápio § Seminário.
§ Discussão, pesquisa, entrevistas, palestras
§ Dramatizações, noticias de jornais | § § Observação contínua, direta e indireta através do interesse, participação do aluno, em atividades individuais, cooperação e em grupo: § Avaliação diagnóstica § Provas bimestrais
|
ESCOLA SURPRESA
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA E HISTÓRIA ANO: 2010 CURSOS: 1ª SÉRIE
PERÍODO: I UNIDADE
PLANO DE CURSO
COMPETÊNCIA: Reconhecer os problemas sociais do meio em que vive; desenvolver habilidades de observação, representação e busca de informações em fontes adequadas. Formação do pensamento histórico a partir de experiências sociais vividas direta ou indiretamente pelas crianças, em seu espaço e tempo e em outros espaços e outros tempos.
HABILIDADES |
CONTEÚDOS |
ESTRATÉGIAS |
AVALIAÇÃO |
§ Observar os aspectos que diferenciam as crianças e compõem sua identidade. § -Refletir sobre sua família, a partir da apresentação de uma família convencional, por meio de árvore genealógica. § Caracterizar fisicamente a escola. § Observar a importância da casa como abrigo. § Relacionar diferentes tipos de casa e diferentes modos de vida. § Conhecer materiais de construção utilizados nas moradias. § Reconhecer que os acontecimentos podem ser registrados no tempo por meio das datas. | § O homem e sua vivência (família)
§ A individualidade de cada um
§ A época da escola
§ A casa
§ Tipo de moradia
§ Materiais usados na construção de uma casa
§ Datas comemorativas | § Observar e analisar que cada criança possui seu lugar na sociedade. § Confecção do álbum de vida § Fotografias, pessoas, etc. § Construção da árvore genealógica
§ Música, aula expositiva dialogada § Poema e música, confecção de casa § Pesquisar e apresentar as mais variadas formas de moradia. § Desenhar, completar frases e escrever informações a respeito da construção de casas e suas despesas. § Compreender como aconteceram e o que significam as comemorações | § § Observação diária a fim de se avaliar no aluno requisitos como: § *Participação § *Interesse § *Rendimento § Realização de avaliações bimestrais. § Trabalhos individuais e em equipe. § Relatório bimestral individual.
|
ESCOLA SURPRESA
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA E HISTÓRIA ANO: 2010 CURSOS: 1ª SÉRIE
PERÍODO: II UNIDADE
PLANO DE CURSO
COMPETÊNCIA: Identificar e comparar os elementos naturais e sociais que os compõem e as relações de interdependência entre os espaços produzidos no campo e na cidade.
HABILIDADES |
CONTEÚDOS |
ESTRATÉGIAS |
AVALIAÇÃO |
§ Aceitar e respeitar as diferenças. § Combater toda e qualquer espécie de preconceito. § Distinguir diversidade e desigualdade social.
§ Indicar os diversos caminhos que levam ao mesmo local. § Reconhecer e caracterizar as relações existentes entre o meio urbano e o meio rural na organização do espaço geográfico;
§ Internalizar a idéia que os acontecimentos podem ser registrados no tempo por meio das datas. | § O inicio dos valores na escola § Diferenças físicas entre crianças do mundo.
§ Diversidade cultural e desigualdade social.
§ O caminho da escola
§ O homem e a divisão política (a cidade e o campo)
§ Datas comemorativas
| § Uso de vídeo, debates, discussão, confecção de cartazes, entrevistas, dramatizações, contação de histórias.
§ Mapear o trajeto de casa para a escola
§ Localização em mapas, Observação e comentários sobre pontos turísticos, relevo, vegetação e comércio do município; Cartazes, maquetes, excursões, conversas dirigidas, pesquisas, entrevistas; Utilização de mapas § Projeto e culminância
|
§ Observação diária a fim de se avaliar no aluno requisitos como: § Participação § Interesse § Rendimento § Realização de avaliações bimestrais. § Trabalhos individuais e em equipe. § Relatório bimestral individual |
ESCOLA SURPRESA
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA E HISTÓRIA ANO: 2010 CURSOS: 1ª SÉRIE
PERÍODO: III UNIDADE
PLANO DE CURSO
COMPETÊNCIA: Espera-se que o aluno fazendo uso da observação, da descrição, da comparação do espaço geográfico, através de informações de fontes escritas e de imagens, adquira atitudes responsáveis em relação à prevenção da natureza e compreendam as transformações que nela ocorrem.
HABILIDADES |
CONTEÚDOS |
ESTRATÉGIAS |
AVALIAÇÃO |
§ Conhecer o bairro como parte integrante da cidade e a sua classificação. § Identificar e nomear os planetas do Sistema Solar.
§ Identificar a Terra como parte integrante do Sistema Solar e do Universo. § Adotar atitudes de preservar a fauna e a flora
§ Internalizar a idéia que os acontecimentos podem ser registrados no tempo por meio das datas. |
§ O bairro e os tipos
§ O Sistema Interessante
§ O homem e o espaço terrestre
§ A vida na Terra
§ Datas comemorativas
| § Estudo meio, entrevista, construção de maquete e pesquisa. § § Confecção do Sistema Solar. Debate, pesquisa, noticia de jornais. § Aula expositiva dialogada, vídeos, reportagem, trabalho em grupo § Discussão, trabalho em grupo. Confecção do jornal mural
§ Pesquisa, projeto e culminância
|
§ Observação diária a fim de se avaliar no aluno requisitos como: § Participação § Interesse § Rendimento § Realização de avaliações bimestrais. § Trabalhos individuais e em equipe. § Relatório bimestral individual |
ESCOLA SURPRESA
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA E HISTÓRIA ANO: 2010 CURSOS: 1ª SÉRIE
PERÍODO: IV UNIDADE
PLANO DE CURSO
COMPETÊNCIA: Compreender, respeitar e valorizar a complexidade e a diversidade do patrimônio social, ambiental, cultural e histórico do Brasil, identificando as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação e a transformação do País, em seus aspectos sociais, político e econômico.
HABILIDADES |
CONTEÚDOS |
ESTRATÉGIAS |
AVALIAÇÃO |
§ Conhecer a evolução do meio de transporte e a importância no nosso dia-a-dia.
§ Adotar atitudes de respeito com os sinais de transito.
§ Identificar e reconhecer a importância dos meios de comunicação. § Ampliar a capacidade de identificar profissões.
§ Identificar datas comemorativas e cívicas.
| § O Homem e o progresso § (meios de transportes)
§ Trânsito
§ Meios de comunicação
§ A vida profissional
§ Datas comemorativas | § Pesquisa, trabalho em grupo, confecção de meios de transportes, músicas e poemas. § Vídeo, passeio, reportagem, confecção de semáforo, músicas, passeio, entrevistas
§ Músicas, poemas, produção de jornais, projeto rádio
§ Álbum e desfile das profissões, entrevistas
§ Compreender como aconteceram e o que significam as comemorações vivenciadas durante o ano. § Projetos e culminância |
§ Observação diária a fim de se avaliar no aluno requisitos como: § Participação § Interesse § Rendimento § Realização de avaliações bimestrais. § Trabalhos individuais e em equipe. § Relatório bimestral individual |