27/01/2010

fluxo de aula2

 

CONVIVENDO COM OUTRAS PESSOAS - 4º bimestre/ 20092º ANO

 

Dia / Mês

N.º dias letivos

N.ºda

aula

Título

da aula

 

Habilidades

 

Conteúdos

Projeto cont. : Coração que bate forte

è LINGUAGEM ORAL:

-         Respeitar o modo de falar de diferentes pessoas;

-         Recontar histórias lidas por um adulto, empregando palavras utilizadas pelo autor.

 

è PRÁTICA DE LEITURA:

-         Inferir informação implícita em pequeno texto poético;

-         Identificar uma relação direta de causa-efeito em um pequeno texto;

-         Reconhecer relação causa-conseqüência em ações de personagens;

-         Atribuir título a texto narrativo ou poético;

-         Ler para a classe com expressão e fluência.

 

è PRÁTICA ESCRITA:

 

-         Completar palavras, com apoio de desenho, cuja lacuna apresente N e M intermediários;

-         Completar palavras, com apoio de desenho, cuja lacuna corresponda à sílaba inicial composta por grupo consonantal;

-         Completar histórias iniciadas;

-         Escrever história contada por outrem;

-         Atribuir título ao seu texto escrito;

-         Escrever pequeno texto a partir de gravura ou tema;

-         Escrever bilhete simples.

 

è MATEMÁTICA

 

Números e operações

 

-         Ler, contar, representar, compor e decompor nº até 500;

-         Contar e organizar nº de cem em cem, em escalas ascendente e descendente, a partir de um nº dado;

-         Somar e subtrair os termos até 500, sem reserva e sem recurso;

-         Multiplicar os termos até 9, com algoritmo, com apoio de material;

-         Resolver situações-problema que envolva a adição ou subtração de termos até 500 sem reserva e sem recurso;

-         Utilizar a noção da divisão em situação-problema que envolva o conceito de “metade”;

-         Identificar numa ordenação de números, o critério adotado para a organização: mais 2, mais 3, mais 5, .

Espaços e formas

 

-         Identificar dentre alternativas a posição correta de objetos constantes em um croqui;

-         Localizar em desenhos os quadrados e círculos existentes.

-         Identificar poliedros e corpos redondos em objetos da natureza ou de convívio da criança.

 

Grandezas e medidas

 

-         Relacionar dois objetos quanto ao tamanho distinguindo o “maior” e o “menor”;

-         Selecionar dentre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, o necessário para a compra de produtos sugeridos.

 

Tratamento de informações

 

-         Ler informações em gráfico simples de barras.

-         Resolver situação-problema a partir de uma tabela simples.

 

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

 

                                        Linguagem oral: expressão de opiniões, preferências; relato de vivencias e de observações.

     Prática de leitura e Estudos de textos:

-         Tipologia textual definida pelo professor

-         Inferência de informações no contexto

-         Identificação relação causa-conseqüência

-         Antecipação

-         Entonação e fluência.

-         Prática de escrita:

-         Complementação de histórias iniciadas;

-         Escrita de história contada por outrem;

-         Escrita pequeno texto a partir de gravura ou tema (coletivo e individual);

-         Escrita bilhete simples.

-         Aspectos gramaticais e ortográficos:

-       Emprego do gênero, número e grau do substantivo;

-       Encontros consonantais ch, lh e nh -

-       Estudo da escrita de palavras com x, r e rr, l e r, h e

-       Palavras com m e n - intermediário.

-        

MATEMÁTICA

·        Contagem dos numerais até quinhentos (centena, dezenas e unidades);

·        Indicação de antecessor e sucessor de numerais até 500;

·        Escrita dos numerais até 500 seguindo a seqüência, registro no Q.V.L e por extenso;

·        Adição e subtração com termos até 500;

·        Situações-problema envolvendo adição e subtração com termos até 500 sem reserva e sem recurso;

·        Contagem de cem em cem, em escalas ascendente e descendente, a partir de um nº dado;

·        Multiplicação dos termos até 9, com algoritmo, com apoio de material;

·        Identificação de poliedros e corpos redondos;

·        Selecionar dentre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, o necessário para a compra de produtos sugeridos.

 

 

CIÊNCIAS

 

·      Conhecimento e estabelecimento de relações para que as crianças possam ampliar seus conhecimentos acerca do céu de dia e de noite;

·      Realização de situações de ensino onde os alunos percebam as mudanças ocorridas em cada estação do ano (exibição de vídeos, confecção de painéis, cartazes e outros);

·      Organização de experiências, simulações ligadas aos conteúdos vivenciados sobre o dia e a noite; incentivo à pesquisa propiciando as crianças a refletirem sobre a chegada do homem a lua.

 

HISTÓRIA

l        Incentivo à pesquisa propiciando as crianças a refletirem sobre os alimentos que colhemos em nossa terra;

l        Organização de painel, contendo formas de produção de eletricidade e como podemos economizá-la;

l        Organização de atividades que possibilitem o conhecimento da influência do homem nas transformações que a energia gerou ao longo dos anos.

 

GEOGRAFIA

·      Organização de pesquisas (individuais e coletivas) para reconhecimento dos espaços de trabalho e lazer;

·      Realização de roda de conversa para orientações e demonstrações conhecimentos a cerca de serviços básicos da comunidade.

·      Organização de painel, contendo as diversas formas de lazer e trabalho da comunidade.

 

ENSINO DA ARTE

l        Artes visuais – no fazer do aluno: confecção de jogo e objetos utilizando material de reciclagem;

l        Música – Pesquisa de músicas que falem de lixo;

l        Teatro – participação e desenvolvimento de teatrinhos de contos, utilizando desenhos e dobraduras;

l        Dança – Trabalhar o ritmo, para desenvolver uma dança, criada pelo grupo.

 

ENSINO RELIGIOSO

·      ETHOS – Organização de atividades nas quais as crianças possam perceber a importância dos valores essenciais à vida (solidariedade);

·      Relatos de experiências observadas pelas crianças sobre o verdadeiro sentido do Natal.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

·      Participação nos jogos propostos – observando movimento, equilíbrio e postura;

·      Atividades rítmicas e expressivas.

 

 

 

19/10

159

159

 

O valor da esperança

20/10

160

160

21/10

161

161

22/10

162

162

Experiência de fracasso e sucesso

23/10

163

163

26/10

164

164

Preparando um mundo melhor

27/10

165

165

29/10

166

166

Mostrando o que aprendi

30/10

167

167

Projeto: Rua – Espaço de trabalho e lazer

03/11

168

168

 

Muitas pessoas trabalham na rua

04/11

169

169

05/11

170

170

06/11

171

171

Os serviços feitos nas ruas ajudam o nosso bem-estar

10/11

172

172

11/11

173

173

 

Serviços básicos

12/11

174

174

13/11

175

175

 

Lazer e brincadeiras nas ruas

16/11

176

176

17/11

177

177

18/11

178

178

 

O perigo de brincar na rua

19/11

179

179

20/11

180

180

23/11

181

181

A rua é espaço de festa e manifestações culturais

24/11

182

182

25/11

183

183

26/11

184

184

 

Os frutos do trabalho

27/11

185

185

30/11

186

186

Mostrando o que aprendi

DEZEMBRO

Projeto: O Natal é festa de luz!

01/12

187

187

 

Símbolos

natalinos

0212

188

188

03/12

189

189

04/12

190

190

 

O nascimento

de Jesus

07/12

191

191

08/12

192

192

09/12

193

193

Uma árvore

Diferente – SIMBOLOGIA

10/12

194

194

11/12

195

195

14/12

196

196

 

Festejando o Natal

15/12

197

197

16/12

198

198

17/12

199

199

Mostrando o que aprendi

18/12

200

200