CONVIVENDO COM OUTRAS PESSOAS - 4º bimestre/ 2009– 2º ANO
Dia / Mês | N.º dias letivos | N.ºda aula | Título da aula |
Habilidades |
Conteúdos |
Projeto cont. : Coração que bate forte | è LINGUAGEM ORAL: - Respeitar o modo de falar de diferentes pessoas; - Recontar histórias lidas por um adulto, empregando palavras utilizadas pelo autor.
è PRÁTICA DE LEITURA:- Inferir informação implícita em pequeno texto poético; - Identificar uma relação direta de causa-efeito em um pequeno texto; - Reconhecer relação causa-conseqüência em ações de personagens; - Atribuir título a texto narrativo ou poético; - Ler para a classe com expressão e fluência.
è PRÁTICA ESCRITA:
- Completar palavras, com apoio de desenho, cuja lacuna apresente N e M intermediários; - Completar palavras, com apoio de desenho, cuja lacuna corresponda à sílaba inicial composta por grupo consonantal; - Completar histórias iniciadas; - Escrever história contada por outrem; - Atribuir título ao seu texto escrito; - Escrever pequeno texto a partir de gravura ou tema; - Escrever bilhete simples.
è MATEMÁTICA
Números e operações
- Ler, contar, representar, compor e decompor nº até 500; - Contar e organizar nº de cem em cem, em escalas ascendente e descendente, a partir de um nº dado; - Somar e subtrair os termos até 500, sem reserva e sem recurso; - Multiplicar os termos até 9, com algoritmo, com apoio de material; - Resolver situações-problema que envolva a adição ou subtração de termos até 500 sem reserva e sem recurso; - Utilizar a noção da divisão em situação-problema que envolva o conceito de “metade”; - Identificar numa ordenação de números, o critério adotado para a organização: mais 2, mais 3, mais 5, . Espaços e formas
- Identificar dentre alternativas a posição correta de objetos constantes em um croqui; - Localizar em desenhos os quadrados e círculos existentes. - Identificar poliedros e corpos redondos em objetos da natureza ou de convívio da criança.
Grandezas e medidas
- Relacionar dois objetos quanto ao tamanho distinguindo o “maior” e o “menor”; - Selecionar dentre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, o necessário para a compra de produtos sugeridos.
Tratamento de informações
- Ler informações em gráfico simples de barras. - Resolver situação-problema a partir de uma tabela simples.
| LÍNGUA PORTUGUESA
• Linguagem oral: expressão de opiniões, preferências; relato de vivencias e de observações. • Prática de leitura e Estudos de textos: - Tipologia textual definida pelo professor - Inferência de informações no contexto - Identificação relação causa-conseqüência - Antecipação - Entonação e fluência. - Prática de escrita: - Complementação de histórias iniciadas; - Escrita de história contada por outrem; - Escrita pequeno texto a partir de gravura ou tema (coletivo e individual); - Escrita bilhete simples.- Aspectos gramaticais e ortográficos: - Emprego do gênero, número e grau do substantivo; - Encontros consonantais ch, lh e nh - - Estudo da escrita de palavras com x, r e rr, l e r, h e - Palavras com m e n - intermediário. - MATEMÁTICA· Contagem dos numerais até quinhentos (centena, dezenas e unidades); · Indicação de antecessor e sucessor de numerais até 500; · Escrita dos numerais até 500 seguindo a seqüência, registro no Q.V.L e por extenso; · Adição e subtração com termos até 500; · Situações-problema envolvendo adição e subtração com termos até 500 sem reserva e sem recurso; · Contagem de cem em cem, em escalas ascendente e descendente, a partir de um nº dado; · Multiplicação dos termos até 9, com algoritmo, com apoio de material; · Identificação de poliedros e corpos redondos; · Selecionar dentre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, o necessário para a compra de produtos sugeridos.
CIÊNCIAS
· Conhecimento e estabelecimento de relações para que as crianças possam ampliar seus conhecimentos acerca do céu de dia e de noite; · Realização de situações de ensino onde os alunos percebam as mudanças ocorridas em cada estação do ano (exibição de vídeos, confecção de painéis, cartazes e outros); · Organização de experiências, simulações ligadas aos conteúdos vivenciados sobre o dia e a noite; incentivo à pesquisa propiciando as crianças a refletirem sobre a chegada do homem a lua.
HISTÓRIAl Incentivo à pesquisa propiciando as crianças a refletirem sobre os alimentos que colhemos em nossa terra; l Organização de painel, contendo formas de produção de eletricidade e como podemos economizá-la; l Organização de atividades que possibilitem o conhecimento da influência do homem nas transformações que a energia gerou ao longo dos anos.
GEOGRAFIA· Organização de pesquisas (individuais e coletivas) para reconhecimento dos espaços de trabalho e lazer; · Realização de roda de conversa para orientações e demonstrações conhecimentos a cerca de serviços básicos da comunidade. · Organização de painel, contendo as diversas formas de lazer e trabalho da comunidade.
ENSINO DA ARTEl Artes visuais – no fazer do aluno: confecção de jogo e objetos utilizando material de reciclagem; l Música – Pesquisa de músicas que falem de lixo; l Teatro – participação e desenvolvimento de teatrinhos de contos, utilizando desenhos e dobraduras; l Dança – Trabalhar o ritmo, para desenvolver uma dança, criada pelo grupo.
ENSINO RELIGIOSO· ETHOS – Organização de atividades nas quais as crianças possam perceber a importância dos valores essenciais à vida (solidariedade); · Relatos de experiências observadas pelas crianças sobre o verdadeiro sentido do Natal.
EDUCAÇÃO FÍSICA · Participação nos jogos propostos – observando movimento, equilíbrio e postura; · Atividades rítmicas e expressivas.
| |||
19/10 | 159 | 159 |
O valor da esperança | ||
20/10 | 160 | 160 | |||
21/10 | 161 | 161 | |||
22/10 | 162 | 162 | Experiência de fracasso e sucesso | ||
23/10 | 163 | 163 | |||
26/10 | 164 | 164 | Preparando um mundo melhor | ||
27/10 | 165 | 165 | |||
29/10 | 166 | 166 | Mostrando o que aprendi | ||
30/10 | 167 | 167 | |||
Projeto: Rua – Espaço de trabalho e lazer | |||||
03/11 | 168 | 168 |
Muitas pessoas trabalham na rua | ||
04/11 | 169 | 169 | |||
05/11 | 170 | 170 | |||
06/11 | 171 | 171 | Os serviços feitos nas ruas ajudam o nosso bem-estar | ||
10/11 | 172 | 172 | |||
11/11 | 173 | 173 |
Serviços básicos | ||
12/11 | 174 | 174 | |||
13/11 | 175 | 175 |
Lazer e brincadeiras nas ruas | ||
16/11 | 176 | 176 | |||
17/11 | 177 | 177 | |||
18/11 | 178 | 178 |
O perigo de brincar na rua | ||
19/11 | 179 | 179 | |||
20/11 | 180 | 180 | |||
23/11 | 181 | 181 | A rua é espaço de festa e manifestações culturais | ||
24/11 | 182 | 182 | |||
25/11 | 183 | 183 | |||
26/11 | 184 | 184 |
Os frutos do trabalho | ||
27/11 | 185 | 185 | |||
30/11 | 186 | 186 | Mostrando o que aprendi | ||
DEZEMBRO Projeto: O Natal é festa de luz! | |||||
01/12 | 187 | 187 |
Símbolos natalinos | ||
0212 | 188 | 188 | |||
03/12 | 189 | 189 | |||
04/12 | 190 | 190 |
O nascimento de Jesus | ||
07/12 | 191 | 191 | |||
08/12 | 192 | 192 | |||
09/12 | 193 | 193 | Uma árvore Diferente – SIMBOLOGIA | ||
10/12 | 194 | 194 | |||
11/12 | 195 | 195 | |||
14/12 | 196 | 196 |
Festejando o Natal | ||
15/12 | 197 | 197 | |||
16/12 | 198 | 198 | |||
17/12 | 199 | 199 | Mostrando o que aprendi | ||
18/12 | 200 | 200 |