PROPOSTA CURRICULAR
2006
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Nº DE AULAS PREVISTAS: 160 SÉRIE: 5ª ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORES: PEDRO DOS SANTOS ROSIRENE DE FREITAS CAMPOS
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APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA:Ler, escrever, falar e escutar são habilidades que nos permitem agir no mundo que nos cerca e com ele interagir. Colocamos em prática essas habilidades por meio da linguagem. Por isso, quanto mais conhecermos a linguagem e as inúmeras possibilidades de usá-la, tanto melhor nos expressaremos e compreenderemos a expressão do outro.
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OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA:
· Promover práticas de oralidade, de escrita e leitura de forma integrada, levando o aluno a identificar as relações entre as mesmas, relações de dependência, independência e de interdependência; · Desenvolver as habilidades de uso da língua escrita em situações discursivas diversificadas em que haja motivação e objetivo para ler textos de diferentes tipos e gêneros e com diferentes funções e motivação e objetivo para produzir textos de diferentes tipos e gêneros, para diferentes interlocutores, em diferentes situações e diferentes condições de produção; · Criar situações em que o aluno tenha oportunidade de refletir sobre os textos que lê, escreve, fala ou ouve, intuindo, de forma contextualizada, a gramática da língua, as características de cada gênero e tipo de texto, o efeito das condições de produção do discurso na construção do texto e de seu sentido.
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CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: LEITURA, ORALIDADE E ESCRITA. · LEITURA E COMPREENSÃO. Textos básicos – leitura e reflexão – atividades orais e escritas. Textos de apoio – leitura e reflexão – atividades orais e escritas
· GRÁMATICA Significação das palavras (partes: prefixo, radical e sufixo) – Formação. Sinônimos e antônimos Ordem alfabética Estrutura de textos: poema e prosa (1.ª e 3.ª pessoa ) Letras e fonemas – sílabas (tonicidade) Substantivos – identificação Verbos (infinitivo) substantivo – dicionário Adjetivos e locuções adjetivas Pontuação – vírgula- Discurso direto e indireto Tonicidade – palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Sentido das palavras (próprio e figurado) Substantivos – classificação Estruturas de Textos: narração descritiva, descrição, narração, monólogo, poema, narração com diálogo. Adjetivos O uso do hífen Palavras – número de sílabas Sinonímia Estrutura de textos: espaço, ações (seqüência), personagens, resumo, assunto, mensagem. Acentuação (verbos no infinitivo + pronomes oblíquos e verbos – 3.ª pessoa do singular e plural ) Sentido das palavras (conotativo e denotativo) Substantivos – gêneros, número. Acentuação – proparoxítonas Sinonímia – Antônimos Acentuação de monossílabos e oxítonas Adjetivos (gênero e número) Formas de linguagem (coloquial e culta) Estrutura de textos: narração com diálogo, poemas, textos informativos. Acentuação – paroxítonas; uso da cedilha; emprego do til. Pronomes – classificação Estrutura de texto: circunstância de tempo e lugar, idéias, síntese na narração, interpretação crítica, argumentação. Sinonímia e Antônimos Estrutura dos textos: a poesia na prosa e a poesia no poema. Verbos: número, pessoas, tempo, modo, conjugações. Acentuação das palavras paroxítonas Emprego do e ou i Emprego do põe / põem, entrar e sair; subir e descer. Modos verbais – identificação Acentuação: ditongos abertos e proparoxítonas Separação silábica (hiatos e ditongos) Uso do faz / fazem, havia / haviam, houve e ouve Estrutura dos textos: crônica, poema, descrição, dissertação, informação, ficção, jornalismo. Sujeito e predicado na frase Preposições, advérbios e numerais nas frases narrativas, descritivas e informativas. Uso de nós / noz, vós / voz.
· PRODUÇÃO Carta Narração (1.ª e 3.ª pessoa ) Reprodução (escrita e criativa através de colagem, desenho, em quadrinhos, etc.) Uma página de diário Bilhete Cartão História em Quadrinhos Significação dos ditados populares Biografia Discurso direto e indireto Descrição (figuras, quadros, fotos, etc.) Narração (figuras, quadros, fotos, etc.) 1.ª ou 3.ª pessoa Recontar histórias – expressão oral Poesia – imagens / Poesia – palavras Exploração da imagem – narração – 3ª pessoa Crônica
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METODOLOGIA DA DISCIPLINA: A oralidade é utilizada em momentos de comunicação através de vários Gêneros e formas com fundamentação na realidade sonora. A fala deve ser desenvolvida através de atividades que favoreçam as habilidades do falar e ouvir, tais como em histórias de família, da comunidade, um filme, um livro, depoimentos vivenciados, emissão de opiniões, etc. A leitura, na escola, é vista como uma prática consistente do leitor perante a realidade, através empréstimos de livros, exposição de livros, cartazes contendo trechos de obras, leitura oral de poema e histórias, exposição de idéias, opiniões e experiências de leitura, proporcionar um ambiente propício ao ato de ler. A prática da escrita exige um planejamento do que será produzido, escrever uma primeira versão sobre a proposta apresentada e revisar, reestruturar e reescrever esse texto que pode ser um relato (histórias de vida); bilhetes, cartas, cartazes, avisos (textos literários); notícias, editoriais, cartas de leitores e entrevistas (textos de imprensa); relatos, resumos de artigos, verbetes de enciclopédia (texto de divulgação científica).
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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA: Os critérios de avaliação procurarão avaliar o educando em âmbito geral. A avaliação será feita através de atividades orais e escritas, observando a participação, interesse, responsabilidade, apresentação, hábitos e atitudes, desenvoltura, etc.; análise de trabalhos apresentados, provas objetivas e subjetivas. A avaliação será processual (contínua, formativa e cumulativa) e terá, ainda, a função diagnóstica para que o professor possa, quando necessário, reformular, rever ou retomar o seu trabalho.
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BIBLIOGRAFIA: DIRETRIZES CURRICULARES – Língua Portuguesa PRATES, Marilda. Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa, Reflexão e Ação. 5.ª série – 1.ª edição – São Paulo, Moderna, 1998. SOUZA, Cássia L. Garcia de. Linguagem: criação e interação: 5ª série – 2ed. – São Paulo : Saraiva, 1999. FARACO& MOURA. Linguagem nova. 5ª série – 10ed. – São Paulo: Ática, 2001. SOARES, Magda. Português: uma proposta para o letramento. - 1ed.- São Paulo : Moderna, 2002. Revista Nova Escola. Jornal (diversos) Dicionários da Língua Portuguesa. |
Sengés, 04/ 08 /2006.
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PEDRO DOS SANTOS ROSIRENE DE FREITAS CAMPOS
PROPOSTA CURRICULAR
2006
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Nº DE AULAS PREVISTAS: 160 SÉRIE: 6ª ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORES: JOSIANE DE OLIVEIRA SANTOS
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APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA:
Ler , escrever, falar e escutar são habilidades que nos permitem agir no mundo que nos cerca e com ele interagir. Colocamos em prática essas habilidades por meio da linguagem. Por isso, quanto mais conhecermos a linguagem e as inúmeras possibilidades de usá-la, tanto melhor nos expressaremos e compreenderemos a expressão do outro.
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OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA:
· Promover práticas de oralidade, de escrita e leitura de forma integrada, levando o aluno a identificar as relações entre as mesmas, relações de dependência, independência e de interdependência; · Desenvolver as habilidades de uso da língua escrita em situações discursivas diversificadas em que haja motivação e objetivo para ler textos de diferentes tipos e gêneros e com diferentes funções e motivação e objetivo para produzir textos de diferentes tipos e gêneros, para diferentes interlocutores, em diferentes situações e diferentes condições de produção; · Criar situações em que o aluno tenha oportunidade de refletir sobre os textos que lê, escreve, fala ou ouve, intuindo, de forma contextualizada, a gramática da língua, as características de cada gênero e tipo de texto, o efeito das condições de produção do discurso na construção do texto e de seu sentido.
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CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: LEITURA, ORALIDADE E ESCRITA.
· LEITURA E COMPREENSÃO Textos básicos – leitura e reflexão – atividades orais e escritas. Textos de apoio – leitura e reflexão – atividades orais e escritas
· GRAMÁTICA Ordem Alfabética Sinonímia Formação de palavras Frase nominal e verbal Oração e período Sujeito e predicado – identificação Verbos e predicado Substantivos Adjetivos Classificação do sujeito Acentuação: trema Orografia: ISAR / IZAR, MAL E MAU, USSO DO H Predicado verbal – estrutura Predicado nominal Discurso direto e indireto Verbos transitivos e intransitivos Acentuação: oxítonas e verbos Uso de pronomes oblíquos e verbos Pontuação Sinônimos / antônimos / parônimos Preposições Formas combinadas Objeto direto e indireto Predicado nominal, verbos de ligação e predicativo do sujeito. A linguagem folclórica A crase Poesia – diferentes formas Verbos Adjuntos adnominais: artigos, adjetivos, locuções adjetivas, pronomes, numerais. Advérbios Locução adverbial Adjuntos adverbiais, análise sintática e morfologia. Acentuação (verbos)
· PRODUÇÃO Produção (a partir de cenas, gravuras, fotos) Descrição Narração em 3.ª pessoa Reprodução Anúncio Carta Narração 1.ª pessoa Classificados Propagandas Narração à vista da gravura Narração a partir de pesquisa Pesquisa Cartaz Ilustrando e recontando Contar histórias a partir de quadrinhos A poesia e sua vida (na prosa e no poema) Anúncio Propaganda Narração (1.ª e 3. Pessoa)
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METODOLOGIA DA DISCIPLINA:
A oralidade é utilizada em momentos de comunicação através de vários Gêneros e formas com fundamentação na realidade sonora. A fala deve ser desenvolvida através de atividades que favoreçam as habilidades do falar e ouvir, tais como em histórias de família, da comunidade, um filme, um livro, depoimentos vivenciados, emissão de opiniões, etc. A leitura, na escola, é vista como uma prática consistente do leitor perante a realidade, através empréstimos de livros, exposição de livros, cartazes contendo trechos de obras, leitura oral de poema e histórias, exposição de idéias, opiniões e experiências de leitura, proporcionar um ambiente propício ao ato de ler. A prática da escrita exige um planejamento do que será produzido, escrever uma primeira versão sobre a proposta apresentada e revisar, reestruturar e reescrever esse texto que pode ser um relato (histórias de vida); bilhetes, cartas, cartazes, avisos (textos literários); notícias, editoriais, cartas de leitores e entrevistas (textos de imprensa); relatos, resumos de artigos, verbetes de enciclopédia (texto de divulgação científica).
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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA:
Os critérios de avaliação procurarão avaliar o educando em âmbito geral. A avaliação será feita através de atividades orais e escritas, observando a participação, interesse, responsabilidade, apresentação, hábitos e atitudes, desenvoltura, etc.; análise de trabalhos apresentados, provas objetivas e subjetivas. A avaliação será processual (contínua, formativa e cumulativa) e terá, ainda, a função diagnóstica para que o professor possa, quando necessário, reformular, rever ou retomar o seu trabalho. |
BIBLIOGRAFIA:
DIRETRIZES CURRICULARES – Língua Portuguesa PRATES, Marilda. Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa, Reflexão e Ação. 6.ª série – 1.ª edição – São Paulo, Moderna, 1998. SOUZA, Cássia L. Garcia de. Linguagem: criação e interação: 6ª série – 2ed. – São Paulo : Saraiva, 1999. FARACO& MOURA. Linguagem nova. 6ª série – 10ed. – São Paulo: Ática, 2001. SOARES, Magda. Português: uma proposta para o letramento. - 1ed.- São Paulo : Moderna, 2002. Revista Nova Escola. Jornal ( diversos ) Dicionário da Língua Portuguesa |
Sengés, 04/ 08/2006.
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PEDRO DOS SANTOS TARSIS DE SOUSA RIBEIRO
PROPOSTA CURRICULAR
2006
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Nº DE AULAS PREVISTAS: 160 SÉRIE: 7ª ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORES: MARIA DE FÁTIMA DAMIELEWSKI JOSIANE DE OLIVEIRA SANTOS TÁRSIS DE SOUSA RIBEIRO
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APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA: Ler, escrever, falar e escutar são habilidades que nos permitem agir no mundo que nos cerca e com ele interagir. Colocamos em prática essas habilidades por meio da linguagem. Por isso, quanto mais conhecermos a linguagem e as inúmeras possibilidades de usá-la, tanto melhor nos expressaremos e compreenderemos a expressão do outro.
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OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: · Promover práticas de oralidade e de escrita de forma integrada, levando o aluno a identificar as relações entre as mesmas, relações de dependência, independência e de interdependência; · Desenvolver as habilidades de uso da língua escrita em situações discursivas diversificadas em que haja motivação e objetivo para ler textos de diferentes tipos e gêneros e com diferentes funções e motivação e objetivo para produzir textos de diferentes tipos e gêneros, para diferentes interlocutores, em diferentes situações e diferentes condições de produção; · Criar situações em que o aluno tenha oportunidade de refletir sobre os textos que lê, escreve, fala ou ouve, intuindo, de forma contextualizada, a gramática da língua, as características de cada gênero e tipo de texto, o efeito das condições de produção do discurso na construção do texto e de seu sentido.
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CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: LEITURA ORALIDADE E ESCRITA.
· LEITURA E COMPREENSÃO Textos básicos – leitura e reflexão – atividades orais e escritas. Textos de apoio – leitura e reflexão – atividades orais e escritas
· GRAMÁTICA Classes de palavras Frase, oração, período. Sujeito e predicado; tipos de sujeito, tipos de predicados – classificações. Pontuações de orações – classificações Verbos (transitivos e intransitivos) Complementos verbais (objeto direto e indireto ) Ortografia: fonemas, letras, sílabas, mal e mau, Z,X,S; S, Ç; MAS, MÁS, MAIS; MEIO, MEIA. Encontros vocálicos, consonantais e dígrafos. Predicado Verbo-Nominal / Predicativo do objeto Complemento nominal / Complemento Verbal Tonicidade Acentuação Ortografia ( izar / isar; S, Ç, SS,X; G, J ) Pronomes Pessoais – classificação Emprego do EU e do MIM Adjunto Adnominal – adjunto adverbial Verbos regulares e irregulares Vozes verbais: agente da passiva, voz passiva analítica e sintética. Ortografia: À, HÁ, A; EMPREGO DO E e I; ascender e acender; Usos do “porquês” Uso da crase Uso do trema Palavras homônimas e parônimas Uso de onde e aonde Concordância nominal Concordância verbal Regência Verbal Ortografia: C, Ç, S, SS, SC, X, XC. Conjunções coordenativas Conjunções subordinativas Orações subordinadas adverbiais Pronome relativo e Orações adjetivas Orações adjetivas e restritivas Vocativo e Aposto
· PRODUÇÃO Textos narrativos, descritivos e dissertativos. Partes do enredo, conflito, clímax e desfecho. Discurso direto e indireto História em quadrinhos Narração 1.ª e 3.ª pessoa Texto para revista Conto Crônica Dissertação – a partir da leitura de texto Carta Narração Poema Entrevista Humor Discurso ou narração Dissertação Poema ( a partir de ilustração ) Narração 1.ª Pessoa Folclore (prosa e verso) Fábula, paráfrase, crônica. Pesquisa (dança e música) Análise de poema Leitura Informativa Pesquisa Resumo (a partir de texto jornalístico e ilustração) |
METODOLOGIA DA DISCIPLINA: A oralidade é utilizada em momentos de comunicação através de vários Gêneros e formas com fundamentação na realidade sonora. A fala deve ser desenvolvida através de atividades que favoreçam as habilidades do falar e ouvir, tais como em histórias de família, da comunidade, um filme, um livro, depoimentos vivenciados, emissão de opiniões, etc. A leitura, na escola, é vista como uma prática consistente do leitor perante a realidade, através empréstimos de livros, exposição de livros, cartazes contendo trechos de obras, leitura oral de poema e histórias, exposição de idéias, opiniões e experiências de leitura, proporcionar um ambiente propício ao ato de ler. A prática da escrita exige um planejamento do que será produzido, escrever uma primeira versão sobre a proposta apresentada e revisar, reestruturar e reescrever esse texto que pode ser um relato (histórias de vida); bilhetes, cartas, cartazes, avisos (textos literários); notícias, editoriais, cartas de leitores e entrevistas (textos de imprensa); relatos, resumos de artigos, verbetes de enciclopédia (texto de divulgação científica).
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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA: Os critérios de avaliação procurarão avaliar o educando em âmbito geral. A avaliação será feita através de atividades orais e escritas, observando a participação, interesse, responsabilidade, apresentação, hábitos e atitudes, desenvoltura, etc.; análise de trabalhos apresentados, provas objetivas e subjetivas. A avaliação será processual (contínua, formativa e cumulativa) e terá, ainda, a função diagnóstica para que o professor possa, quando necessário, reformular, rever ou retomar o seu trabalho.
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BIBLIOGRAFIA : DIRETRIZES CURRICULARES – Língua Portuguesa PRATES, Marilda. Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa, Reflexão e Ação. 7.ª série – 1.ª edição – São Paulo, Moderna, 1998. SOUZA, Cássia L. Garcia de. Linguagem: criação e interação: 7.ª série – 2ed. – São Paulo : Saraiva, 1999. FARACO& MOURA. Linguagem nova. 7.ª série – 10ed. – São Paulo: Ática, 2001. SOARES, Magda. Português: uma proposta para o letramento. - 1ed.- São Paulo : Moderna, 2002. Revista Nova Escola. Jornal ( diversos ) Dicionários da Língua Portuguesa. |
Sengés, 04/ 08 /2006
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MARIA DE FÁTIMA DAMIELEWSKI JOSIANE DE OLIVEIRA SANTOS
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TÁRSIS DE SOUSA RIBEIRO
PROPOSTA CURRICULAR
2006
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Nº DE AULAS PREVISTAS: 160 SÉRIE: 8ª ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORES: PEDRO DOS SANTOS JOSIANE DE OLIVEIRA SANTOS TARSIS DE SOUSA RIBEIRO
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APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA:
Ler, escrever, falar e escutar são habilidades que nos permitem agir no mundo que nos cerca e com ele interagir. Colocamos em prática essas habilidades por meio da linguagem. Por isso, quanto mais conhecermos a linguagem e as inúmeras possibilidades de usá-la, tanto melhor nos expressaremos e compreenderemos a expressão do outro.
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OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA:
· Promover práticas de oralidade e de escrita de forma integrada, levando o aluno a identificar as relações entre as mesmas, relações de dependência, independência e de interdependência; · Desenvolver as habilidades de uso da língua escrita em situações discursivas diversificadas em que haja motivação e objetivo para ler textos de diferentes tipos e gêneros e com diferentes funções e motivação e objetivo para produzir textos de diferentes tipos e gêneros, para diferentes interlocutores, em diferentes situações e diferentes condições de produção; · Criar situações em que o aluno tenha oportunidade de refletir sobre os textos que lê, escreve, fala ou ouve, intuindo, de forma contextualizada, a gramática da língua, as características de cada gênero e tipo de texto, o efeito das condições de produção do discurso na construção do texto e de seu sentido.
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CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: LEITURA, ORALIDADE E ESCRITA.
· LEITURA E COMPREENSÃO Textos básicos – leitura e reflexão – atividades orais e escritas. Textos de apoio – leitura e reflexão – atividades orais e escritas.
· GRAMÁTICA Classes gramaticaisTermos essenciais da oração Termos integrantes da oração Vocativo Frase / Oração / período Conjunções coordenativas e subordinativas Orações coordenadas Orações subordinadas substantivas Acentuação Ortografia: CH / X, MAS / MAIS, J / G, X, U / L, MAL / MAU. Formação de palavras: derivação / composiçãoPlural dos substantivos compostosOrtografia: grafia correta de palavras, separação silábica, uso do ÊS, ESA, EZ, EZA; uso do EU e MIM; uso do porque; uso do À, HÁ, AOrações subordinadas adjetivasA palavra QUE – funçõesOrações subordinadas reduzidasConcordância Nominal Concordância Verbal Verbos TER e VIR Advérbios Uso do hífen com BEM e MAL Regência Verbal e Regência Nominal Colocação dos pronomes pessoais átonos (próclise, mesóclise, ênclise). Plural dos substantivos compostos Acentuação (revisão das regras) e acentuação dos diminutivos Uso da crase Uso do ONDE e AONDE Figuras de linguagem: palavras, pensamento e sintaxe.Estrutura das palavras – afixos Palavras homônimas e parônimas VIMOS e VIEMOS (SE EU O VIR / SE EU O VER?) Uso do hífen Ortografia: (L e U) revisão geral
· PRODUÇÃO Distinção: narrar, descrever e dissertar. Frase nominal e verbal Discurso direto e indireto Dissertação Narração orientada, narração (3.ª pessoa ) Texto humorístico Pontuação (dois pontos, ponto e vírgula, vírgula) Crônica (revisão 7.ª série) Interpretação de mensagens Mensagens poéticas Depoimentos NarraçãoDissertaçãoPalestra – etapas (conhecimento)Teoria narrativaConto – CânticoPoemaNarração fantástica (1.ª pessoa ) Narração criativa personificada Pronunciamento Provérbios e improvérbios Descrição (a partir de imagem) Poema – recriar poema em prosa poética A vida e a música – criatividade Palavras – imagens: comunicação criativa – exercícios de observação (pesquisa – revistas, jornais, etc). Narração Descrição Dissertação |
METODOLOGIA DA DISCIPLINA:
A oralidade é utilizada em momentos de comunicação através de vários Gêneros e formas com fundamentação na realidade sonora. A fala deve ser desenvolvida através de atividades que favoreçam as habilidades do falar e ouvir, tais como em histórias de família, da comunidade, um filme, um livro, depoimentos vivenciados, emissão de opiniões, etc. A leitura, na escola, é vista como uma prática consistente do leitor perante a realidade, através empréstimos de livros, exposição de livros, cartazes contendo trechos de obras, leitura oral de poema e histórias, exposição de idéias, opiniões e experiências de leitura, proporcionar um ambiente propício ao ato de ler. A prática da escrita exige um planejamento do que será produzido, escrever uma primeira versão sobre a proposta apresentada e revisar, reestruturar e reescrever esse texto que pode ser um relato (histórias de vida); bilhetes, cartas, cartazes, avisos (textos literários); notícias, editoriais, cartas de leitores e entrevistas (textos de imprensa); relatos, resumos de artigos, verbetes de enciclopédia (texto de divulgação científica).
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BIBLIOGRAFIA :
DIRETRIZES CURRICULARES – Língua Portuguesa
SOUZA, Cássia L. Garcia de. Linguagem: criação e interação: 8ª série – 2ed. – São Paulo : Saraiva, 1999.
SOUZA, Cássia L. Garcia de. Linguagem: criação e interação: 8.ª série – 2ed. – São Paulo : Saraiva, 1999.
FARACO& MOURA. Linguagem nova. 8.ª série – 10ed. – São Paulo: Ática, 2001.
SOARES, Magda. Português: uma proposta para o letramento. - 1ed.- São Paulo : Moderna, 2002.
Revista Nova Escola.
Jornal ( diversos )
Dicionários da Língua Portuguesa.
Sengés, 04/ 08 /2006.
_____________________ _______________________________ PEDRO DOS SANTOS JOSIANE DE OLIVEIRA SANTOS
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TARSIS RIBEIRO DE SOUSA