01/01/2010

PLANEJAMENTO_1ª SÉRIE_2007bcolegas



 

 

 

 

 

 

 

Planejamento Anual – 1ª Série – 2007

Professora: Rosângela Alexandre Santos

 

PERÍODO

RCB

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

1º Bimestre

 

        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

LÍNGUA PORTUGUESA

1.    LINGUAGEM ORAL

1.1-          Linguagem oral nas mais diversas formas.

1.2- Linguagem não-verbal.

1.3- Interpretação de textos orais.

1.4- Capacidade de ouvir com atenção.

1.5- Capacidade de percepção.

1.6- Expressão oral tendo em vista a intenção de sentido.

1.7- Exposição oral com a ajuda de um texto escrito.

1.8- Descrição de cenários, objetos, personagens e fatos.

1.9- Narração de histórias e fatos.

2. LINGUAGEM ESCRITA

2.1- Quanto à capacidade de expressar-se em diferentes situações(formais e informais), em diferentes linguagens(verbais e não-verbais) e em diferentes atividades a respeito de um texto

(reescrita).

2.5- Quanto à estrutura e expressão no texto, correspondência entre o segmento falado e o segmento escrito e separação das palavras.

2.6- Quanto a organização gráfica do texto, empregando maiúsculas e minúsculas convenientemente, observando as regularidades e irregularidades ortográficas, acentuando adequadamente as palavras e legibilidade.

3. LEITURA

3.1- Capacidade de compreensão do sentido global de um texto, identificação dos pontos mais relevantes de um texto e identificação de valores como fonte de informação, prazer e conhecimento.

4. GRAMÁTICA

4.1- Alfabeto.

4.2- Letra maiúscula / minúscula.

4.3- Sílabas.

5. ORTOGRAFIA

5.1- Fonemas.

# Dominar a leitura oral.

# Relatar fatos e histórias.

# Descrever gravuras, objetos, personagens e fatos.

# Ouvir com atenção.

# Dominar a escrita e as diversas linguagens utilizadas pelo homem.

# Relatar fatos, histórias e acontecimentos do cotidiano (escrita)..

# Combinar símbolos produzindo sentenças simples fazendo correções e julgamento da sua própria escrita.

# Relatar e transferir pontos de vista de uma pessoa, de um colega para um acontecimento no momento da escrita.

# Descobrir que as opiniões das pessoas são diferentes, fazer comparações e emitir um  julgamento de valor.

# Fazer transferência de experiências (palavras, frases, pequenos textos) para outras vivências.

# Diferenciar acontecimentos do “ontem”, “hoje” e “amanhã”.

# Agir com segurança em diversas situações descobrindo o relacionamento da escrita com outras matérias do currículo.

# Entender que a leitura pode ser uma fonte de informação, de prazer e de conhecimento.

# Expressar-se em diferentes situações.

# Relatar suas descobertas.

 

 

 

 

MATEMÁTICA

1. OS NÚMEROS E AS OPERAÇÕES

1.1- Ordem crescente e decrescente.

1.2- História dos números / história dos números segundo a Bíblia.

1.3- Classificação e seleção.

1.4- Tamanho (menor, igual, maior e diferente).

1.5- Posição: perto / longe.

2. ESPAÇO E FORMA

2.1- Figuras geométricas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo.

2.2- Adição com três parcelas.

# Fazer cálculos e resolver problemas.

# Reconhecer os números que aparecem no dia a dia.

# Classificar e seriar objetos.

# Comparar coleções de objetos pelo número de elementos.

 

 

 

 

 

 

CIÊNCIAS NATURAIS

1.      O ESTUDO DO CORPO HUMANO (SUAS PARTES)

1.1.  Cuidados com o corpo.

1.2.  Sentidos.

1.3.  Estudo das características do local onde habita

(saúde e higiene/ ar e água).

1.4.  Condições do ambiente.

1.5.  Qualidade de vida (sono diário).

 

# Compreender a natureza como um conjunto dinâmico.

# Valorizar atitudes e comportamento favoráveis à saúde, em relação a alimentação e a higiene pessoal, desenvolvendo responsabilidades no cuidado com o próprio corpo e com o espaço onde vive.

# Conhecer o seu corpo e identificar as diferenças entre os sexos.

# Identificar os diferentes sentidos.

# Formular perguntas e suposições coerentes e criativas sobre o assunto que esteja estudando.

# Adquirir hábitos saudáveis e desfrutar dos benefícios do sono.

# Aprender a preservar o meio ambiente, buscando alternativas para melhoria da qualidade de vida.

# Valorizar atitudes e comportamentos favoráveis à saúde, em relação à alimentação e à higiene pessoal, desenvolvendo responsabilidades no cuidado com o próprio corpo e com o espaço em que vive.

 

 

 

 

 

 

 

HISTÓRIA

1. IDENTIDADE PESSOAL E IDENTIDADE COLETIVA

1.1- Documentos históricos que registram a história da vida pessoal do educando.

1.2- Fontes documentais que registram histórias de crianças em outras situações de vida.

1.3- Eu e minha família.

1.4- Arvore genealógica.

1.5- As diferentes famílias.

1.6- Respeito e obediência.

1.7- Objetos antigos que fazem parte da minha historia.

1.8- Como a família se diverte.

1.9- Como deve se tratar os membros de família.

# Reconhecer a importância da história de vida.

# Identificar, analisar e comparar as transformações da história de vida.

 

 

 

 

 

 

GEOGRAFIA

1. MORADIA

1.1- O educando e sua família (o educando como parte da família, como atuante, conceito de grupo social).

1.2- A casa do educando (características físicas, apartamento, casa, detalhes, pátio, planta da casa, desenho da casa, maquete).

1.3- O mundo criado por Deus (observação da natureza, quem fez natureza, atitudes para com a natureza, fenômenos meteorológicos, relevo).

1.4- O dia a dia do educando (atividades, espaços ocupados ao longo do dia, caminhos percorridos).

1.5- Conceito de lugar e de grupo.

# Reconhecer que a família é uma instituição social e divina.

# Reconhecer que o homem e a natureza são obras da criação divina e continuam sob o cuidado de Deus, entretanto, mediante a ação humana e de acordo com interesses e características de cada sociedade os espaços são transformados.

# Desenvolver atitudes e valores de responsabilidade, respeito e cuidado com o ambiente que ocupa, tanto os espaços naturais como os culturais.

 

ENSINO RELIGIOSO

1. A BÍBLIA

1.1- A Bíblia e suas mensagens.

1.2- A semana da criação.

# Conhecer a Bíblia e reconhecê-la como fonte de verdade.

# Compreender a religião como uma religação ao Criador.

# Reconhecer a Deus como Criador, mantenedor e Sustentador do Universo.

 

ARTES

1. REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA

1.1- Textura.

1.2- Linhas retas.

1.3- Linhas curvas.

1.4- Formas e figuras.

1.5- Figura e fundo.

# Realizar produção artística individuais e coletiva.

# Identificar os significados expressivos e comunicativos das formas e texturas presentes na natureza.

 

 

 

2º Bimestre

LÍNGUA PORTUGUESA

1- LINGUAGEM ORAL

1.1- Capacidade de ouvir com atenção: em diferentes situações (formais e informais) e linguagens.

1.2- Capacidade de percepção: de valores na interlocução e de elementos não-verbais.

1.3- Expressão oral tendo em vista a intenção de sentido: em diferentes situações (formais e informais) e de diferentes maneiras (formais e informais).

1.4- Exposição oral com ajuda de um texto escrito.

1.5- Descrição de cenários, objetos, personagens e fatos.

1.6- Narração de histórias e fatos.

1.7- Produção de diferentes textos, fazendo uso de elementos não-verbais.

2- LINGUAGEM ESCRITA

2.1- Quanto à capacidade de expressar-se em diferentes situações (formais e informais), diferentes linguagens (verbais e não-verbais) e em diferentes gêneros de texto.

2.2- Quanto ao conteúdo do texto com coerência, temporalidade e permanência no tema.

2.3- Quanto à estrutura e expressão no texto fazendo correspondência entre o segmento falado e o segmento escrito, separando as palavras, dividindo o texto em frases e em parágrafos.

2.4- Quanto a organizações gráficas do texto, empregando maiúsculas e minúsculas convenientemente.

2.5- Compreensão da transitoriedade dos textos.

3- LEITURA

3.1- Capacidade de identificação de diferentes gêneros de texto e compreensão do sentido global de um texto como instrumento de apreciação da arte, inserção no passado, compreensão do presente e projeção no futuro.

3.2- Como fonte de informação, prazer e conhecimento.

3.3- Como exercício de leitura oral, prolação, entonação, ritmo e expressividade.

# Dominar a leitura oral.

# Relatar fatos e histórias.

# Descrever gravuras, objetos, personagens e fatos.

# Ouvir com atenção.

# Dominar a escrita e as diferentes linguagens utilizadas pelo homem.

# Relatar fatos, histórias e acontecimentos do cotidiano(escrita).

# Combinar símbolos produzindo sentenças simples, fazendo correção e julgamento da sua própria escrita.

# Relatar e transferir pontos de vista de uma pessoa, de um colega para um acontecimento no momento da escrita.

# Descobrir que as opiniões das pessoas são diferentes, fazer comparações e emitir um julgamento de valor.

# Fazer transferência de experiências (palavras, frases, pequenos textos) para outras vivências.

# Diferenciar acontecimentos do “ontem”, “hoje” e “amanhã”.

# Agir com segurança em diversas situações descobrindo o relacionamento da escrita com outras disciplinas do currículo.

# Entender que a leitura pode ser uma fonte de informação, de prazer e de conhecimento.

# Expressar-se em diferentes situações.

# Relatar suas descobertas.

 

 

MATEMÁTICA

1.NÚMEROS E OPERAÇÕES

1.1  - Situações que envolvam adição e subtração.

1.2  - Numeração decimal – Números até 99.

1.3  - Pares e ímpares.

1.4  - Números ordinais.

2.ESPAÇO E FORMA

2.1- Figuras geométricas.

# Fazer cálculos e resolver problemas.

# Reconhecer os números que aparecem no dia a dia.

# Comparar grandezas de mesma natureza.

# Observar formas geométricas presentes em objetos naturais e criados pelo homem.

 

CIÊNCIAS

1.VIDA E MEIO AMBIENTE

1.1-           O ambiente em que vivemos.

1.2-           A vida em diversos ambientes.

1.3-           Diferenciação dos diversos ambientes.

1.4-           Condições do ambiente.

1.5-           Influência do meio sobre o ser humano (doenças).

1.6-           Preservação do meio ambiente.

1.7-           Poluição (coleta do lixo /reciclagem).

# Observar e registrar semelhanças e diferenças entre os ambientes.

# Fazer experimentos simples com materiais e objetos do ambiente.

# Formular perguntas e suposições coerentes e criativas sobre o assunto que esteja estudando.

# Organizar e registrar informações, utilizando desenhos.

# Aprender a preservar o meio ambiente, buscando alternativas para  melhoria da qualidade de vida.

 

HISTÓRIA

1. A FAMÍLIA

1.1 – Organizações da família contemporânea a partir da realidade do grupo de educandos (constituição familiar e os papéis dos seus componentes).

1.2 – Outras famílias em épocas diferentes (a família dos pais, dos avós, dos bisavós): formas de vida, costumes, crenças, alimentação, vestuário, os papéis dos componentes familiares e as relações sociais.

1.3 Sua composição (associações de várias famílias, instituições, formas de vida e regras de convivência.

1.4 - A escola – importância e compreensão do espaço escolar para as relações sociais e aprendizagens significativas: estabelecimento de regras de convivência, respeito ao próximo, conhecimentos úteis ao desenvolvimento da vida.

# Reconhecer a importância da história de vida familiar.

# Reconhecer a importância da vida em comunidade.

# Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência os conceitos de anterioridade, posteridade e simultaneidade.

# Discernir algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais existentes em seu grupo de convívio escolar e em sua cidade.

 

GEOGRAFIA

1- O lugar em que estudo.

1.1- Como vou à escola? (desenho, caminhos, direções, distâncias, paisagens, relevo, transportes).

1.3- Eu e a minha escola(o educando como parte atuante na escola, salas de aula, construções, pátio, grupos).

1.4- As várias pessoas e momentos da escola.

# Reconhecer a importância da vida em comunidade.

# Reconhecer a importância de localizar-se no tempo e no espaço.

# Saber observar o trajeto da sua casa até a escola.

# Saber observar como a sua comunidade lida com as diversas manifestações da natureza.

 

ENSINO RELIGIOSO

1- O conflito entre o bem e o mal e o plano da salvação.

 

# Compreender a religião como uma ligação ao Criador.

 

ARTES

1-Arte indígena brasileira – costumes, festas, músicas, indumentária, utensílios domésticos, instrumentos musicais, caça e palavras indígenas.

2- Cores primárias e secundárias.

3- Origami.

# Interagir com o patrimônio nacional e compreender em sua dimensão sócio-histórica.

# Reconhecer a importância da cultura indígena na sociedade e na vida dos indivíduos.

# Conhecer a história do índio no Brasil.

# Analisar as pinturas corporais.

3º Bimestre

LÍNGUA PORTUGUESA

1- LINGUAGEM ORAL

1.1- Capacidade de ouvir com atenção em diferentes situações (formais e informais) as diferentes linguagens (formais e informais-

verbais e não verbais).

1.2- Capacidade de percepção de valores na interlocução de elementos não-verbais.

1.3- Expressão oral tendo em vista a intenção de sentido em diferentes situações(formais e informais) e de diferentes maneiras(formais e informais).

1.4- Exposição oral com a ajuda de um texto escrito.

1.5- Descrição de cenários, objetos, personagens e fatos.

1.6- Narração de histórias e fatos já conhecidos, mantendo-se próximos do texto original, respeitando a temporalidade e registrando relações de causa e efeito de forma clara e ordenada.

1.7- Produção de diferentes textos fazendo uso de elementos não-verbais.

2- LINGUAGEM ESCRITA

2.1- Quanto à capacidade de expressar-se em diferentes situações(formais e informais), em diferentes linguagens(verbais e não-verbais) e em diferentes gêneros de textos.

2.2- Quanto ao conteúdo do texto com coerência, temporalidade e permanência no tema.

2.3- Quanto à estrutura e expressão no texto fazendo correspondência entre o segmento falado e o segmento escrito, separando as palavras, dividindo texto em frases e em parágrafos.

2.4- Quanto à organização gráfica do texto empregando maiúsculas e minúsculas convenientemente e legibilidade.

2.5- Compreensão da transitoriedade dos textos.

3- LEITURA

3.1- Capacidade de identificação de diferentes gêneros de texto e compreensão do sentido global de um texto.

3.2- Como instrumento de apreciação da arte, inserção no passado, compreensão do presente e projeção no futuro.

3.3- Como fonte de informação, prazer e conhecimento.

3.4- Como exercício de leitura silenciosa, oral, prolação, entonação, ritmo e expressividade.

# Dominar a leitura oral.

# Relatar fatos, histórias.

# Descrever gravuras, objetos, personagens e fatos.

# Ouvir com atenção.

# Dominar a escrita e as diferentes linguagens utilizadas pelo homem.

# Relatar fatos, histórias e acontecimentos do cotidiano.

# Combinar símbolos produzindo sentenças simples, fazendo correção e julgamento da sua própria escrita.

# Relatar e transferir pontos de vista de uma pessoa, de um colega para um acontecimento no momento da escrita.

# Descobrir que as opiniões das pessoas são diferentes, fazer comparações e emitir um julgamento de valor.

# Fazer transferência de experiências (palavras, frases, pequenos textos) para outras vivências.

# Diferenciar acontecimentos do “ontem”, “hoje” e “amanhã”.

# Agir com segurança em diversas situações descobrindo o relacionamento da escrita com outras disciplinas.

# Entender que a leitura pode ser uma fonte de informação, de prazer e de conhecimento.

# Expressar-se em diferentes situações.

# Relatar suas descobertas.

 

MATEMATICA

1. NÚMEROS E OPERAÇÕES

1.1- Situações que envolvam a operação adição e subtração

1.2- Numeração decimal - centena

2. SISTEMA MONETÁRIO

2.1- Multiplicação.

2.2- Dobro.

2.3- Triplo.

2.4- Subtração com dezena.

 

# Compreender que a Matemática está presente em todos os momentos da nossa vida.

# Reconhecer os números que aparecem no dia a dia.

# Comparar grandezas de mesma natureza.

# Observar formas geométricas presentes em objetos naturais e criados pelo homem.

# Construir e representar formas geométricas simples.

# Comparar tamanhos e formas de objetos.

# Identificar e relacionar as unidades de tempo: dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano.

# Reconhecer as cédulas e moedas de real (de acordo com a faixa etária dos educandos).

 

CIENCIAS

1. A AÇÃO DO HOMEM NA NATUREZA

1.1- Ecossistema ( plantas/ solo).

1.2- Seres vivos.

1.3- Diferenciando os seres vivos e suas relações com o meio.

# Compreender a Natureza como um conjunto dinâmico.

# Observar e registrar semelhanças e diferenças entre os ambientes.

# Fazer experimentos simples com materiais e objetos do ambiente.

# Formular perguntas e suposições coerentes e criativas sobre o assunto que esteja estudando.

# Organizar e registrar informações, utilizando desenhos.

# Conhecer a prender a respeitar os diferentes ecossistemas.

# Aprender a preservar o meio ambiente, buscando alternativas para a melhoria da qualidade de vida.

# Relacionar os diversos seres vivos no seu habitat e nichos ecológicos.

 

HISTORIA

1- O trabalho: o que é e para que sirva tipos de trabalho, o trabalho em casa e fora dela, o trabalho dos pais e avós em outras épocas, profissões, o trabalho infantil.

2- A violência na família e na comunidade e suas causas: o desemprego, a falta de instrução quanto aos valores humanitários (direitos humanos, respeito ao próximo).

3- Independência do Brasil.

# Reconhecer a importância do trabalho para a vida familiar e coletiva e a necessidade da compreensão e respeito dos direitos humanos.

# Discernir algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais existentes em seu grupo familiar e em sua cidade.

# Conhecer e valorizar os direitos humanos.

# Estabelecer diferenças entre seu modo de vida e o de outras crianças (trabalho infantil).

 

GEOGRAFIA

1. TRANSFORMANDO O LUGAR EM QUE VIVO

1.1- O que foi transformado (as mudanças que ocorrem no tempo e no espaço).

1.2- Como foi transformado (técnicas, tecnologia, ruas, prédios, viadutos, túneis, praças).

# Reconhecer as transformações do local em que vive.

# Entender algumas conseqüências das transformações da natureza causadas pelo homem, no local e em paisagens urbanas e rurais.

# Ser capaz de utilizar a linguagem oral e ilustrações para observar e descrever a paisagem.

 

ENSINO RELIGIOSO

1- Biografia de famílias e suas relações.

# Reconhecer a Deus como Criador, Mantenedor e Sustentador do Universo.

# Conhecer a Bíblia e reconhecê-la como fonte de Verdade.

# Compreender a religião como uma ligação ao Criador.

# Reconhecer que a família é uma instituição social e divina.

 

ARTES

1-Atividades Folclóricas.

2-Artistas estaduais e nacionais – escultura, desenho, pintura, gravura e fotografia.

 

# Apreciar produtos de arte em suas várias linguagens, desenvolvendo análise técnica.

# Desenvolver a criatividade e a solidariedade através de atividades artísticas.

# Conhecer, analisar, refletir e compreender critérios culturalmente construídos e embasados em conhecimentos.

4º Bimestre

LÍNGUA PORTUGUESA

1- LINGUAGEM ORAL

1.1- Capacidade de ouvir com atenção em diferentes situações (formais e informais) as diferentes linguagens (formais e informais-

verbais e não verbais).

1.2- Capacidade de percepção de valores na interlocução de elementos não-verbais.

1.3- Expressão oral tendo em vista a intenção de sentido em diferentes situações(formais e informais) e de diferentes maneiras(formais e informais).

1.4- Exposição oral com a ajuda de um texto escrito.

1.5- Descrição de cenários, objetos, personagens e fatos.

1.6- Narração de histórias e fatos já conhecidos, mantendo-se próximos do texto original, respeitando a temporalidade e registrando relações de causa e efeito de forma clara e ordenada.

1.7- Produção de diferentes textos fazendo uso de elementos não-verbais.

2- LINGUAGEM ESCRITA

2.1- Quanto à capacidade de expressar-se em diferentes situações(formais e informais), em diferentes linguagens(verbais e não-verbais) e em diferentes gêneros de textos.

2.2- Quanto ao conteúdo do texto com coerência, temporalidade e permanência no tema.

2.3- Quanto à estrutura e expressão no texto fazendo correspondência entre o segmento falado e o segmento escrito, separando as palavras, dividindo texto em frases e em parágrafos.

2.4- Quanto à organização gráfica do texto empregando maiúsculas e minúsculas convenientemente e legibilidade.

2.5- Compreensão da transitoriedade dos textos.

3- LEITURA

3.1- Capacidade de identificação de diferentes gêneros de texto e compreensão do sentido global de um texto.

3.2- Como instrumento de apreciação da arte, inserção no passado, compreensão do presente e projeção no futuro.

3.3- Como fonte de informação, prazer e conhecimento.

3.4- Como exercício de leitura silenciosa, oral, prolação, entonação, ritmo e expressividade.

# Dominar a leitura oral.

# Relatar fatos, histórias.

# Descrever gravuras, objetos, personagens e fatos.

# Ouvir com atenção.

# Dominar a escrita e as diferentes linguagens utilizadas pelo homem.

# Relatar fatos, histórias e acontecimentos do cotidiano.

# Combinar símbolos produzindo sentenças simples, fazendo correção e julgamento da sua própria escrita.

# Relatar e transferir pontos de vista de uma pessoa, de um colega para um acontecimento no momento da escrita.

# Descobrir que as opiniões das pessoas são diferentes, fazer comparações e emitir um julgamento de valor.

# Fazer transferência de experiências (palavras, frases, pequenos textos) para outras vivências.

# Diferenciar acontecimentos do “ontem”, “hoje” e “amanhã”.

# Agir com segurança em diversas situações descobrindo o relacionamento da escrita com outras disciplinas.

# Entender que a leitura pode ser uma fonte de informação, de prazer e de conhecimento.

# Expressar-se em diferentes situações.

# Relatar suas descobertas.

 

MATEMATICA

1. NÚMEROS E OPERAÇÕES

1.1- Situações que envolvam adição, subtração, multiplicação e divisão.

1.2- Numeração decimal.

2. GRANDEZAS E MEDIDAS

2.1- Comprimento.

2.2- Massa.

2.3- Capacidade.

2.4- Dúzia e meia dúzia.

3. ESPAÇO E FORMA

3.1- Figuras geométricas (círculo, quadrado, triangulo e retângulo).

4. TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

4.1- Construção e interpretação de gráficos e tabelas.

5. CENTENA

# Compreender que a Matemática está presente em todos os momentos da nossa vida.

# Reconhecer os números que aparecem no dia a dia.

# Comparar grandezas de mesma natureza.

# Interpretar gráficos e tabelas.

 

CIENCIAS

1.TERRA E UNIVERSO

1.1-          Universo: observação dos astros.

1.2-          Dia e noite.

1.3-          Tecnologia e sociedade.

1.4-          O homem como animal especial.

1.5-          Animais que voam, que nadam, nocivos, domésticos, em extinção, vertebrados e invertebrados.

# Compreender a Natureza como um conjunto dinâmico

# Formular perguntas e suposições coerentes e criativas sobre o assunto que esteja estudando

# Organizar e registrar informações, utilizando desenhos

# Reconhecer os avanços tecnológicos relacionando-os a transformações provocadas na sociedade

 

 

HISTORIA

1.COMUNIDADE

1.1- A religião na comunidade: o porquê da predominância de determinadas religiões e crenças na comunidade.

1.2- O lazer: formas de lazer na família e na comunidade do educando, na escola; outras formas de lazer em épocas diferentes e formas de lazer em diferentes grupos sociais(economicamente diferentes).

# Reconhecer a importância da religião e do lazer na vida familiar e social.

# Valorizar a importância da religião na vida familiar.

# Conhecer e valorizar as diferentes formas de lazer.

 

GEOGRAFIA

1-Meios de transportes utilizados por mim e pelos outros.

2-Meios de comunicação.

# Reconhecer as transformações do local em que vive.

# Entender algumas conseqüências das transformações da natureza causadas pelo homem, no local e em paisagens urbanas e rurais.

# Ser capaz de utilizar a linguagem oral e ilustrações para observar e descrever a paisagem.

 

ENSINO RELIGIOSO

1-Jesus, nascimento e infância.

2- A família de Jesus na Terra e no Céu.

# Reconhecer a Deus como Criador, Mantenedor e Sustentador do Universo.

# Conhecer a Bíblia e reconhecê-la como fonte de Verdade.

# Compreender a religião como uma ligação ao Criador.

# Desenvolver o compromisso cristão exercitando sua cidadania.

# Reconhecer que a família é uma instituição social e divina.

 

ARTES

1-Artistas internacionais.

2- Releitura de obras de arte.

3- Formas.

4- Figuras.

5- Texturas.

6- Pinturas..

# Participar de forma criativa e cooperativa em atividades de produção artística.

# Adquirir conhecimento sobre a vida e obra artística.

# Apreciar as obras e criar suas próprias produções plásticas.