Planejamento Anual – 1ª Série – 2007
Professora: Rosângela Alexandre Santos
PERÍODO | RCB | COMPETÊNCIAS E HABILIDADES |
1º Bimestre
| LÍNGUA PORTUGUESA 1. LINGUAGEM ORAL 1.1- Linguagem oral nas mais diversas formas. 1.2- Linguagem não-verbal. 1.3- Interpretação de textos orais. 1.4- Capacidade de ouvir com atenção. 1.5- Capacidade de percepção. 1.6- Expressão oral tendo em vista a intenção de sentido. 1.7- Exposição oral com a ajuda de um texto escrito. 1.8- Descrição de cenários, objetos, personagens e fatos. 1.9- Narração de histórias e fatos. 2. LINGUAGEM ESCRITA 2.1- Quanto à capacidade de expressar-se em diferentes situações(formais e informais), em diferentes linguagens(verbais e não-verbais) e em diferentes atividades a respeito de um texto (reescrita). 2.5- Quanto à estrutura e expressão no texto, correspondência entre o segmento falado e o segmento escrito e separação das palavras. 2.6- Quanto a organização gráfica do texto, empregando maiúsculas e minúsculas convenientemente, observando as regularidades e irregularidades ortográficas, acentuando adequadamente as palavras e legibilidade. 3. LEITURA 3.1- Capacidade de compreensão do sentido global de um texto, identificação dos pontos mais relevantes de um texto e identificação de valores como fonte de informação, prazer e conhecimento. 4. GRAMÁTICA 4.1- Alfabeto. 4.2- Letra maiúscula / minúscula. 4.3- Sílabas. 5. ORTOGRAFIA 5.1- Fonemas. | # Dominar a leitura oral. # Relatar fatos e histórias. # Descrever gravuras, objetos, personagens e fatos. # Ouvir com atenção. # Dominar a escrita e as diversas linguagens utilizadas pelo homem. # Relatar fatos, histórias e acontecimentos do cotidiano (escrita).. # Combinar símbolos produzindo sentenças simples fazendo correções e julgamento da sua própria escrita. # Relatar e transferir pontos de vista de uma pessoa, de um colega para um acontecimento no momento da escrita. # Descobrir que as opiniões das pessoas são diferentes, fazer comparações e emitir um julgamento de valor. # Fazer transferência de experiências (palavras, frases, pequenos textos) para outras vivências. # Diferenciar acontecimentos do “ontem”, “hoje” e “amanhã”. # Agir com segurança em diversas situações descobrindo o relacionamento da escrita com outras matérias do currículo. # Entender que a leitura pode ser uma fonte de informação, de prazer e de conhecimento. # Expressar-se em diferentes situações. # Relatar suas descobertas. |
| MATEMÁTICA 1. OS NÚMEROS E AS OPERAÇÕES 1.1- Ordem crescente e decrescente. 1.2- História dos números / história dos números segundo a Bíblia. 1.3- Classificação e seleção. 1.4- Tamanho (menor, igual, maior e diferente). 1.5- Posição: perto / longe. 2. ESPAÇO E FORMA 2.1- Figuras geométricas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo. 2.2- Adição com três parcelas. | # Fazer cálculos e resolver problemas. # Reconhecer os números que aparecem no dia a dia. # Classificar e seriar objetos. # Comparar coleções de objetos pelo número de elementos. |
| CIÊNCIAS NATURAIS 1. O ESTUDO DO CORPO HUMANO (SUAS PARTES) 1.1. Cuidados com o corpo. 1.2. Sentidos. 1.3. Estudo das características do local onde habita (saúde e higiene/ ar e água). 1.4. Condições do ambiente. 1.5. Qualidade de vida (sono diário).
| # Compreender a natureza como um conjunto dinâmico. # Valorizar atitudes e comportamento favoráveis à saúde, em relação a alimentação e a higiene pessoal, desenvolvendo responsabilidades no cuidado com o próprio corpo e com o espaço onde vive. # Conhecer o seu corpo e identificar as diferenças entre os sexos. # Identificar os diferentes sentidos. # Formular perguntas e suposições coerentes e criativas sobre o assunto que esteja estudando. # Adquirir hábitos saudáveis e desfrutar dos benefícios do sono. # Aprender a preservar o meio ambiente, buscando alternativas para melhoria da qualidade de vida. # Valorizar atitudes e comportamentos favoráveis à saúde, em relação à alimentação e à higiene pessoal, desenvolvendo responsabilidades no cuidado com o próprio corpo e com o espaço em que vive. |
| HISTÓRIA 1. IDENTIDADE PESSOAL E IDENTIDADE COLETIVA 1.1- Documentos históricos que registram a história da vida pessoal do educando. 1.2- Fontes documentais que registram histórias de crianças em outras situações de vida. 1.3- Eu e minha família. 1.4- Arvore genealógica. 1.5- As diferentes famílias. 1.6- Respeito e obediência. 1.7- Objetos antigos que fazem parte da minha historia. 1.8- Como a família se diverte. 1.9- Como deve se tratar os membros de família. | # Reconhecer a importância da história de vida. # Identificar, analisar e comparar as transformações da história de vida. |
| GEOGRAFIA1. MORADIA 1.1- O educando e sua família (o educando como parte da família, como atuante, conceito de grupo social). 1.2- A casa do educando (características físicas, apartamento, casa, detalhes, pátio, planta da casa, desenho da casa, maquete). 1.3- O mundo criado por Deus (observação da natureza, quem fez natureza, atitudes para com a natureza, fenômenos meteorológicos, relevo). 1.4- O dia a dia do educando (atividades, espaços ocupados ao longo do dia, caminhos percorridos). 1.5- Conceito de lugar e de grupo. | # Reconhecer que a família é uma instituição social e divina. # Reconhecer que o homem e a natureza são obras da criação divina e continuam sob o cuidado de Deus, entretanto, mediante a ação humana e de acordo com interesses e características de cada sociedade os espaços são transformados. # Desenvolver atitudes e valores de responsabilidade, respeito e cuidado com o ambiente que ocupa, tanto os espaços naturais como os culturais. |
| ENSINO RELIGIOSO1. A BÍBLIA 1.1- A Bíblia e suas mensagens. 1.2- A semana da criação. | # Conhecer a Bíblia e reconhecê-la como fonte de verdade. # Compreender a religião como uma religação ao Criador. # Reconhecer a Deus como Criador, mantenedor e Sustentador do Universo. |
| ARTES 1. REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA 1.1- Textura. 1.2- Linhas retas. 1.3- Linhas curvas. 1.4- Formas e figuras. 1.5- Figura e fundo. | # Realizar produção artística individuais e coletiva. # Identificar os significados expressivos e comunicativos das formas e texturas presentes na natureza. |
|
|
|
2º Bimestre | LÍNGUA PORTUGUESA1- LINGUAGEM ORAL 1.1- Capacidade de ouvir com atenção: em diferentes situações (formais e informais) e linguagens. 1.2- Capacidade de percepção: de valores na interlocução e de elementos não-verbais. 1.3- Expressão oral tendo em vista a intenção de sentido: em diferentes situações (formais e informais) e de diferentes maneiras (formais e informais). 1.4- Exposição oral com ajuda de um texto escrito. 1.5- Descrição de cenários, objetos, personagens e fatos. 1.6- Narração de histórias e fatos. 1.7- Produção de diferentes textos, fazendo uso de elementos não-verbais. 2- LINGUAGEM ESCRITA 2.1- Quanto à capacidade de expressar-se em diferentes situações (formais e informais), diferentes linguagens (verbais e não-verbais) e em diferentes gêneros de texto. 2.2- Quanto ao conteúdo do texto com coerência, temporalidade e permanência no tema. 2.3- Quanto à estrutura e expressão no texto fazendo correspondência entre o segmento falado e o segmento escrito, separando as palavras, dividindo o texto em frases e em parágrafos. 2.4- Quanto a organizações gráficas do texto, empregando maiúsculas e minúsculas convenientemente. 2.5- Compreensão da transitoriedade dos textos. 3- LEITURA 3.1- Capacidade de identificação de diferentes gêneros de texto e compreensão do sentido global de um texto como instrumento de apreciação da arte, inserção no passado, compreensão do presente e projeção no futuro. 3.2- Como fonte de informação, prazer e conhecimento. 3.3- Como exercício de leitura oral, prolação, entonação, ritmo e expressividade. | # Dominar a leitura oral. # Relatar fatos e histórias. # Descrever gravuras, objetos, personagens e fatos. # Ouvir com atenção. # Dominar a escrita e as diferentes linguagens utilizadas pelo homem. # Relatar fatos, histórias e acontecimentos do cotidiano(escrita). # Combinar símbolos produzindo sentenças simples, fazendo correção e julgamento da sua própria escrita. # Relatar e transferir pontos de vista de uma pessoa, de um colega para um acontecimento no momento da escrita. # Descobrir que as opiniões das pessoas são diferentes, fazer comparações e emitir um julgamento de valor. # Fazer transferência de experiências (palavras, frases, pequenos textos) para outras vivências. # Diferenciar acontecimentos do “ontem”, “hoje” e “amanhã”. # Agir com segurança em diversas situações descobrindo o relacionamento da escrita com outras disciplinas do currículo. # Entender que a leitura pode ser uma fonte de informação, de prazer e de conhecimento. # Expressar-se em diferentes situações. # Relatar suas descobertas.
|
| MATEMÁTICA 1.NÚMEROS E OPERAÇÕES 1.1 - Situações que envolvam adição e subtração. 1.2 - Numeração decimal – Números até 99. 1.3 - Pares e ímpares. 1.4 - Números ordinais. 2.ESPAÇO E FORMA 2.1- Figuras geométricas. | # Fazer cálculos e resolver problemas. # Reconhecer os números que aparecem no dia a dia. # Comparar grandezas de mesma natureza. # Observar formas geométricas presentes em objetos naturais e criados pelo homem. |
| CIÊNCIAS1.VIDA E MEIO AMBIENTE 1.1- O ambiente em que vivemos. 1.2- A vida em diversos ambientes. 1.3- Diferenciação dos diversos ambientes. 1.4- Condições do ambiente. 1.5- Influência do meio sobre o ser humano (doenças). 1.6- Preservação do meio ambiente. 1.7- Poluição (coleta do lixo /reciclagem). | # Observar e registrar semelhanças e diferenças entre os ambientes. # Fazer experimentos simples com materiais e objetos do ambiente. # Formular perguntas e suposições coerentes e criativas sobre o assunto que esteja estudando. # Organizar e registrar informações, utilizando desenhos. # Aprender a preservar o meio ambiente, buscando alternativas para melhoria da qualidade de vida. |
| HISTÓRIA1. A FAMÍLIA 1.1 – Organizações da família contemporânea a partir da realidade do grupo de educandos (constituição familiar e os papéis dos seus componentes). 1.2 – Outras famílias em épocas diferentes (a família dos pais, dos avós, dos bisavós): formas de vida, costumes, crenças, alimentação, vestuário, os papéis dos componentes familiares e as relações sociais. 1.3 – Sua composição (associações de várias famílias, instituições, formas de vida e regras de convivência. 1.4 - A escola – importância e compreensão do espaço escolar para as relações sociais e aprendizagens significativas: estabelecimento de regras de convivência, respeito ao próximo, conhecimentos úteis ao desenvolvimento da vida. | # Reconhecer a importância da história de vida familiar. # Reconhecer a importância da vida em comunidade. # Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência os conceitos de anterioridade, posteridade e simultaneidade. # Discernir algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais existentes em seu grupo de convívio escolar e em sua cidade. |
| GEOGRAFIA1- O lugar em que estudo. 1.1- Como vou à escola? (desenho, caminhos, direções, distâncias, paisagens, relevo, transportes). 1.3- Eu e a minha escola(o educando como parte atuante na escola, salas de aula, construções, pátio, grupos). 1.4- As várias pessoas e momentos da escola. | # Reconhecer a importância da vida em comunidade. # Reconhecer a importância de localizar-se no tempo e no espaço. # Saber observar o trajeto da sua casa até a escola. # Saber observar como a sua comunidade lida com as diversas manifestações da natureza. |
| ENSINO RELIGIOSO1- O conflito entre o bem e o mal e o plano da salvação. |
# Compreender a religião como uma ligação ao Criador. |
| ARTES 1-Arte indígena brasileira – costumes, festas, músicas, indumentária, utensílios domésticos, instrumentos musicais, caça e palavras indígenas. 2- Cores primárias e secundárias. 3- Origami. | # Interagir com o patrimônio nacional e compreender em sua dimensão sócio-histórica. # Reconhecer a importância da cultura indígena na sociedade e na vida dos indivíduos. # Conhecer a história do índio no Brasil. # Analisar as pinturas corporais. |
3º Bimestre | LÍNGUA PORTUGUESA1- LINGUAGEM ORAL 1.1- Capacidade de ouvir com atenção em diferentes situações (formais e informais) as diferentes linguagens (formais e informais- verbais e não verbais). 1.2- Capacidade de percepção de valores na interlocução de elementos não-verbais. 1.3- Expressão oral tendo em vista a intenção de sentido em diferentes situações(formais e informais) e de diferentes maneiras(formais e informais). 1.4- Exposição oral com a ajuda de um texto escrito. 1.5- Descrição de cenários, objetos, personagens e fatos. 1.6- Narração de histórias e fatos já conhecidos, mantendo-se próximos do texto original, respeitando a temporalidade e registrando relações de causa e efeito de forma clara e ordenada. 1.7- Produção de diferentes textos fazendo uso de elementos não-verbais. 2- LINGUAGEM ESCRITA 2.1- Quanto à capacidade de expressar-se em diferentes situações(formais e informais), em diferentes linguagens(verbais e não-verbais) e em diferentes gêneros de textos. 2.2- Quanto ao conteúdo do texto com coerência, temporalidade e permanência no tema. 2.3- Quanto à estrutura e expressão no texto fazendo correspondência entre o segmento falado e o segmento escrito, separando as palavras, dividindo texto em frases e em parágrafos. 2.4- Quanto à organização gráfica do texto empregando maiúsculas e minúsculas convenientemente e legibilidade. 2.5- Compreensão da transitoriedade dos textos. 3- LEITURA 3.1- Capacidade de identificação de diferentes gêneros de texto e compreensão do sentido global de um texto. 3.2- Como instrumento de apreciação da arte, inserção no passado, compreensão do presente e projeção no futuro. 3.3- Como fonte de informação, prazer e conhecimento. 3.4- Como exercício de leitura silenciosa, oral, prolação, entonação, ritmo e expressividade. | # Dominar a leitura oral. # Relatar fatos, histórias. # Descrever gravuras, objetos, personagens e fatos. # Ouvir com atenção. # Dominar a escrita e as diferentes linguagens utilizadas pelo homem. # Relatar fatos, histórias e acontecimentos do cotidiano. # Combinar símbolos produzindo sentenças simples, fazendo correção e julgamento da sua própria escrita. # Relatar e transferir pontos de vista de uma pessoa, de um colega para um acontecimento no momento da escrita. # Descobrir que as opiniões das pessoas são diferentes, fazer comparações e emitir um julgamento de valor. # Fazer transferência de experiências (palavras, frases, pequenos textos) para outras vivências. # Diferenciar acontecimentos do “ontem”, “hoje” e “amanhã”. # Agir com segurança em diversas situações descobrindo o relacionamento da escrita com outras disciplinas. # Entender que a leitura pode ser uma fonte de informação, de prazer e de conhecimento. # Expressar-se em diferentes situações. # Relatar suas descobertas. |
| MATEMATICA1. NÚMEROS E OPERAÇÕES 1.1- Situações que envolvam a operação adição e subtração 1.2- Numeração decimal - centena 2. SISTEMA MONETÁRIO 2.1- Multiplicação. 2.2- Dobro. 2.3- Triplo. 2.4- Subtração com dezena.
| # Compreender que a Matemática está presente em todos os momentos da nossa vida. # Reconhecer os números que aparecem no dia a dia. # Comparar grandezas de mesma natureza. # Observar formas geométricas presentes em objetos naturais e criados pelo homem. # Construir e representar formas geométricas simples. # Comparar tamanhos e formas de objetos. # Identificar e relacionar as unidades de tempo: dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano. # Reconhecer as cédulas e moedas de real (de acordo com a faixa etária dos educandos). |
| CIENCIAS1. A AÇÃO DO HOMEM NA NATUREZA 1.1- Ecossistema ( plantas/ solo). 1.2- Seres vivos. 1.3- Diferenciando os seres vivos e suas relações com o meio. | # Compreender a Natureza como um conjunto dinâmico. # Observar e registrar semelhanças e diferenças entre os ambientes. # Fazer experimentos simples com materiais e objetos do ambiente. # Formular perguntas e suposições coerentes e criativas sobre o assunto que esteja estudando. # Organizar e registrar informações, utilizando desenhos. # Conhecer a prender a respeitar os diferentes ecossistemas. # Aprender a preservar o meio ambiente, buscando alternativas para a melhoria da qualidade de vida. # Relacionar os diversos seres vivos no seu habitat e nichos ecológicos. |
| HISTORIA1- O trabalho: o que é e para que sirva tipos de trabalho, o trabalho em casa e fora dela, o trabalho dos pais e avós em outras épocas, profissões, o trabalho infantil. 2- A violência na família e na comunidade e suas causas: o desemprego, a falta de instrução quanto aos valores humanitários (direitos humanos, respeito ao próximo). 3- Independência do Brasil. | # Reconhecer a importância do trabalho para a vida familiar e coletiva e a necessidade da compreensão e respeito dos direitos humanos. # Discernir algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais existentes em seu grupo familiar e em sua cidade. # Conhecer e valorizar os direitos humanos. # Estabelecer diferenças entre seu modo de vida e o de outras crianças (trabalho infantil). |
| GEOGRAFIA1. TRANSFORMANDO O LUGAR EM QUE VIVO 1.1- O que foi transformado (as mudanças que ocorrem no tempo e no espaço). 1.2- Como foi transformado (técnicas, tecnologia, ruas, prédios, viadutos, túneis, praças). | # Reconhecer as transformações do local em que vive. # Entender algumas conseqüências das transformações da natureza causadas pelo homem, no local e em paisagens urbanas e rurais. # Ser capaz de utilizar a linguagem oral e ilustrações para observar e descrever a paisagem. |
| ENSINO RELIGIOSO1- Biografia de famílias e suas relações. | # Reconhecer a Deus como Criador, Mantenedor e Sustentador do Universo. # Conhecer a Bíblia e reconhecê-la como fonte de Verdade. # Compreender a religião como uma ligação ao Criador. # Reconhecer que a família é uma instituição social e divina. |
| ARTES1-Atividades Folclóricas. 2-Artistas estaduais e nacionais – escultura, desenho, pintura, gravura e fotografia.
| # Apreciar produtos de arte em suas várias linguagens, desenvolvendo análise técnica. # Desenvolver a criatividade e a solidariedade através de atividades artísticas. # Conhecer, analisar, refletir e compreender critérios culturalmente construídos e embasados em conhecimentos. |
4º Bimestre | LÍNGUA PORTUGUESA1- LINGUAGEM ORAL 1.1- Capacidade de ouvir com atenção em diferentes situações (formais e informais) as diferentes linguagens (formais e informais- verbais e não verbais). 1.2- Capacidade de percepção de valores na interlocução de elementos não-verbais. 1.3- Expressão oral tendo em vista a intenção de sentido em diferentes situações(formais e informais) e de diferentes maneiras(formais e informais). 1.4- Exposição oral com a ajuda de um texto escrito. 1.5- Descrição de cenários, objetos, personagens e fatos. 1.6- Narração de histórias e fatos já conhecidos, mantendo-se próximos do texto original, respeitando a temporalidade e registrando relações de causa e efeito de forma clara e ordenada. 1.7- Produção de diferentes textos fazendo uso de elementos não-verbais. 2- LINGUAGEM ESCRITA 2.1- Quanto à capacidade de expressar-se em diferentes situações(formais e informais), em diferentes linguagens(verbais e não-verbais) e em diferentes gêneros de textos. 2.2- Quanto ao conteúdo do texto com coerência, temporalidade e permanência no tema. 2.3- Quanto à estrutura e expressão no texto fazendo correspondência entre o segmento falado e o segmento escrito, separando as palavras, dividindo texto em frases e em parágrafos. 2.4- Quanto à organização gráfica do texto empregando maiúsculas e minúsculas convenientemente e legibilidade. 2.5- Compreensão da transitoriedade dos textos. 3- LEITURA 3.1- Capacidade de identificação de diferentes gêneros de texto e compreensão do sentido global de um texto. 3.2- Como instrumento de apreciação da arte, inserção no passado, compreensão do presente e projeção no futuro. 3.3- Como fonte de informação, prazer e conhecimento. 3.4- Como exercício de leitura silenciosa, oral, prolação, entonação, ritmo e expressividade. | # Dominar a leitura oral. # Relatar fatos, histórias. # Descrever gravuras, objetos, personagens e fatos. # Ouvir com atenção. # Dominar a escrita e as diferentes linguagens utilizadas pelo homem. # Relatar fatos, histórias e acontecimentos do cotidiano. # Combinar símbolos produzindo sentenças simples, fazendo correção e julgamento da sua própria escrita. # Relatar e transferir pontos de vista de uma pessoa, de um colega para um acontecimento no momento da escrita. # Descobrir que as opiniões das pessoas são diferentes, fazer comparações e emitir um julgamento de valor. # Fazer transferência de experiências (palavras, frases, pequenos textos) para outras vivências. # Diferenciar acontecimentos do “ontem”, “hoje” e “amanhã”. # Agir com segurança em diversas situações descobrindo o relacionamento da escrita com outras disciplinas. # Entender que a leitura pode ser uma fonte de informação, de prazer e de conhecimento. # Expressar-se em diferentes situações. # Relatar suas descobertas. |
| MATEMATICA1. NÚMEROS E OPERAÇÕES 1.1- Situações que envolvam adição, subtração, multiplicação e divisão. 1.2- Numeração decimal. 2. GRANDEZAS E MEDIDAS 2.1- Comprimento. 2.2- Massa. 2.3- Capacidade. 2.4- Dúzia e meia dúzia. 3. ESPAÇO E FORMA 3.1- Figuras geométricas (círculo, quadrado, triangulo e retângulo). 4. TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO 4.1- Construção e interpretação de gráficos e tabelas. 5. CENTENA | # Compreender que a Matemática está presente em todos os momentos da nossa vida. # Reconhecer os números que aparecem no dia a dia. # Comparar grandezas de mesma natureza. # Interpretar gráficos e tabelas. |
| CIENCIAS1.TERRA E UNIVERSO 1.1- Universo: observação dos astros. 1.2- Dia e noite. 1.3- Tecnologia e sociedade. 1.4- O homem como animal especial. 1.5- Animais que voam, que nadam, nocivos, domésticos, em extinção, vertebrados e invertebrados. | # Compreender a Natureza como um conjunto dinâmico # Formular perguntas e suposições coerentes e criativas sobre o assunto que esteja estudando # Organizar e registrar informações, utilizando desenhos # Reconhecer os avanços tecnológicos relacionando-os a transformações provocadas na sociedade
|
| HISTORIA1.COMUNIDADE 1.1- A religião na comunidade: o porquê da predominância de determinadas religiões e crenças na comunidade. 1.2- O lazer: formas de lazer na família e na comunidade do educando, na escola; outras formas de lazer em épocas diferentes e formas de lazer em diferentes grupos sociais(economicamente diferentes). | # Reconhecer a importância da religião e do lazer na vida familiar e social. # Valorizar a importância da religião na vida familiar. # Conhecer e valorizar as diferentes formas de lazer. |
| GEOGRAFIA1-Meios de transportes utilizados por mim e pelos outros. 2-Meios de comunicação. | # Reconhecer as transformações do local em que vive. # Entender algumas conseqüências das transformações da natureza causadas pelo homem, no local e em paisagens urbanas e rurais. # Ser capaz de utilizar a linguagem oral e ilustrações para observar e descrever a paisagem. |
| ENSINO RELIGIOSO1-Jesus, nascimento e infância. 2- A família de Jesus na Terra e no Céu. | # Reconhecer a Deus como Criador, Mantenedor e Sustentador do Universo. # Conhecer a Bíblia e reconhecê-la como fonte de Verdade. # Compreender a religião como uma ligação ao Criador. # Desenvolver o compromisso cristão exercitando sua cidadania. # Reconhecer que a família é uma instituição social e divina. |
| ARTES1-Artistas internacionais. 2- Releitura de obras de arte. 3- Formas. 4- Figuras. 5- Texturas. 6- Pinturas.. | # Participar de forma criativa e cooperativa em atividades de produção artística. # Adquirir conhecimento sobre a vida e obra artística. # Apreciar as obras e criar suas próprias produções plásticas.
|