EMEF “ELVIRA CARMELA MARIA PAOLILO BRAIDO” |
PLANO DE CURSO / ESTUDO PEDAGÓGICO – 2009
Nome do professor(a): Lisete Teixeira Cardozo Disciplina: História Série/ano:4/B |
OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA | COMPETÊNCIAS/HABILIDADES | CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES |
Ampliar a capacidade de observação de mundo que o rodeia e diversificar suas relações estabelecendo um vínculo com o passado e o presente a partir de sua própria identidade. . Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais em suas manifestações sociais, econômicas, políticas e culturais, reconhecendo semelhanças e diferenças.. .Reconhecer mudanças e permanências nas relações humanas presentes na sua ou em outras comunidades. . Identificar, refletir e questionar sobre as soluções da sua realidade, reconhecendo formas de atuação políticas institucionais e organizações coletivas da sociedade civil. .Utilizar pesquisas e produções de conteúdo histórico, reconhecendo diferentes registros escritos, sonoros e iconográficos. . Valorizar o patrimônio sócio-cultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-se como um fortalecimento da democracia | . Levar o educando a conhecer os acontecimentos e as transformações ocorridas na cidade de São Paulo, tendo como referência conceitos de anterioridade,, posteridade, e simultaneidade em situações sociais, econômicas, industriais e culturais. . Discernir algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais existentes em seu grupo de convívio escolar e comunitário. . Identificar os tipos de documentos históricos e fontes de informação, discernindo suas respectivas funções. . Reconhecer pontos turísticos, a paisagem natural ou modificada e os limites da cidade de São Paulo. . Reconhecer os aspectos de migração e imigração e as datas comemorativas da cidade de São Paulo. | Conhecer a história da cidade de São Paulo. . Reconhecer as cidades do Estado de São Paulo. . Reconhecer as datas comemorativas da cidade de São Paulo. . Estabelecer relações entre o passado e o presente da Sociedade Paulista. . Identificar a paisagem naturas e a modificada, reconhecendo os limites da cidade de São Paulo. .Caracterizar os modos de vida migratório e imigratórios decorrentes da cidade de São Paulo. . Identificar aspectos da economia Paulista e sua industrialização. . | . Promover a leitura de livros didático e paradidático. . Promover a leitura de textos atrativos e significativos. . Realizar levantamento de fontes de informações, sobre pesquisas e descobertas históricas, assim como as personalidades famosas da cidade de São Paulo. . Promover conversas dirigidas, debates, dramatizações e dinâmicas de grupo. . Apresentação de documentários visuais, audiovisuais e fotográficos. Apreciação de filmes e documentários virtuais referentes a cidade de São Paulo. . Trabalhos dirigidos com recortes e colagem. .Passeios dirigidos. . Trabalhos em recortes e colagens. . Atividades avaliativas. |
MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO | AVALIAÇÃO | SAÍDAS CULTURAIS E EVENTOS PEDAGÓGICOS | BIBLIOGRAFIA CONSULTADA |
. Livro didático e paradidático. . Uso da sala de informática. . Uso da sala de leitura. . Vídeos, poesias, músicas. . Material para pesquisa (revistas, jornais, etc), tesoura, cola, papel, | . O.I.A – ( outros instrumentos de avaliação ) – de 0 a 3 pontos. . Trabalhos de pesquisas individuais ou em grupo. . De 0 a 1 ponto. . Avaliação visual, observação direta e contínua. . Avaliação Oficial: 0 a 6 pontos . Avaliação individual e sem consulta. | . Museu do Ipiranga. . Pinacoteca | . CABOCLO, Eliana, Irene Barcelos, Antonio Carlos Pinheiro, Silvia Mascarim – Gente de São Paulo – 3. Editora do Brasil. . CAMARGO, Rosiane de, Lilian Sourient, Roseni Rudex – Interagindo com a História – 3. Editora do Brasil. |