10/01/2010

plano de curso - HISTÓRIA

EMEF “ELVIRA CARMELA MARIA PAOLILO BRAIDO”

                                                  PLANO DE CURSO / ESTUDO PEDAGÓGICO – 2009

Nome do professor(a): Lisete Teixeira Cardozo   Disciplina: História     Série/ano:4/B

OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ampliar a capacidade de observação de mundo  que o rodeia e diversificar suas relações estabelecendo um vínculo com o passado e o presente a partir de sua própria identidade.
. Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais em suas manifestações sociais, econômicas, políticas e culturais, reconhecendo semelhanças e diferenças..
.Reconhecer mudanças e permanências nas relações humanas presentes na sua ou em outras comunidades.
. Identificar, refletir e questionar sobre as soluções da sua realidade, reconhecendo formas de atuação políticas institucionais e organizações  coletivas da sociedade civil.
.Utilizar pesquisas e produções de conteúdo histórico, reconhecendo diferentes registros escritos, sonoros e iconográficos.
. Valorizar o patrimônio sócio-cultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-se como um fortalecimento da democracia











. Levar o educando  a conhecer os acontecimentos e as transformações ocorridas na cidade de São Paulo, tendo como  referência conceitos de anterioridade,, posteridade, e simultaneidade em situações sociais, econômicas, industriais e culturais.
. Discernir algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais existentes em seu grupo de convívio escolar e comunitário.
. Identificar os tipos de documentos históricos e fontes de informação, discernindo suas respectivas funções.
. Reconhecer pontos turísticos, a paisagem natural ou modificada e os limites da cidade de São Paulo.
. Reconhecer os aspectos de migração e imigração e as datas comemorativas da cidade de São Paulo
Conhecer a história da cidade de São Paulo.
. Reconhecer as cidades do Estado de São Paulo.
. Reconhecer as datas comemorativas da cidade de São Paulo.
. Estabelecer relações  entre o passado e o presente da Sociedade Paulista.
. Identificar a paisagem naturas e  a modificada, reconhecendo os limites da cidade de São Paulo.
.Caracterizar os modos de vida migratório e imigratórios decorrentes da cidade de São Paulo.
. Identificar aspectos da economia Paulista e sua industrialização.
.  
. Promover a  leitura de livros didático e paradidático.
. Promover a leitura de textos atrativos e significativos.
.  Realizar  levantamento  de fontes de informações, sobre pesquisas e descobertas históricas, assim como as personalidades famosas da cidade de São Paulo.
. Promover conversas dirigidas, debates, dramatizações e dinâmicas de grupo.
.  Apresentação de documentários visuais, audiovisuais e fotográficos.
Apreciação de filmes e documentários virtuais referentes  a cidade de São Paulo.
. Trabalhos dirigidos com recortes e colagem.
.Passeios dirigidos.
. Trabalhos em recortes e colagens.
. Atividades avaliativas.


MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO

AVALIAÇÃO
SAÍDAS CULTURAIS E EVENTOS PEDAGÓGICOS
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
. Livro didático e paradidático.
. Uso da sala de informática.
. Uso da sala de leitura.
. Vídeos, poesias, músicas.
. Material para pesquisa (revistas, jornais, etc), tesoura, cola, papel,  




















. O.I.A – ( outros instrumentos de avaliação ) – de 0 a 3 pontos.
. Trabalhos de pesquisas individuais ou em grupo.

. De  0 a 1 ponto.
. Avaliação visual, observação direta e contínua.

. Avaliação Oficial: 0 a 6 pontos
. Avaliação individual e sem consulta. 
. Museu do Ipiranga.
. Pinacoteca
. CABOCLO, Eliana, Irene Barcelos, Antonio Carlos Pinheiro, Silvia Mascarim – Gente de São Paulo – 3. Editora do Brasil.
. CAMARGO, Rosiane de, Lilian Sourient, Roseni Rudex – Interagindo com a História 3. Editora do Brasil.