EMEF “ELVIRA CARMELA MARIA PAOLILO BRAIDO” |
PLANO DE CURSO / ESTUDO PEDAGÓGICO – 2009
3º TRIMESTRE
Nome do professor(a): Caroline Raquel e Lisete Teixeira Disciplina: Matemática Série/ano: 4ºANO |
OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA | COMPETÊNCIAS/HABILIDADES | CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES |
Ø Ensinar cálculos, medidas, raciocínios, argumentos e informações estatísticas preparando o aluno ao exercício de sua cidadania. Ø Estimular o interesse, à curiosidade e ao espírito de investigação.
| Ø Ser capaz de aprender a descrever procedimentos e resultados, representá-los e representar sobre suas hipóteses, usando diversas formas de linguagem. Ø Construção de competências coletivas, como a interação com os colegas, buscando soluções para os problemas propostos, respeitando o modo de pensar de cada um e aprendendo com eles. Ø Usar e aplicar conhecimentos referentes aos números naturais e racionais nas situações cotidianas. Ø Realizar operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, por meio de estratégias pessoais e da utilização de técnicas operatórias convencionais dentro de contextos variados. Ø Conhecer as unidades de medidas, relacionando as equivalências entre unidades convencionais e usuais. Ø Explorar atributos, estabelecendo diferenças e semelhanças entre formas geométricas comparadas a objetos e figuras conhecidas. Ø Coletar e organizar dados e informações em forma de gráficos e tabelas. Ø Utilizar o cálculo mental por meio de estratégias pessoais e/ou convencionais, explorando estratégias de verificação. Ø Resolver situações-problema, utilizando-se dos conhecimentos acerca dos números naturais e racionais, das operações matemáticas, das unidades de medida, do espaço e forma, do cálculo mental, por meio de estratégias pessoais e convencionais, fazendo as relações com situações do cotidiano;
| Ø Números e operações
· Números naturais e racionais · Relações numéricas: quantidade e ordem · Situações-problema · Sistema de numeração decimal · Valor posicional (ordens e classes) · Unidade, Dezena, Centena e Milhar · Milhares, Milhões e bilhões · Operações matemáticas · Adição · Subtração · Multiplicação · Divisão · Expressões numéricas
Ø Espaço e Forma
· Geometria (planificação de sólidos) · Polígonos · Simetria · Ângulos
Ø Grandezas e Medidas
· Medição do tempo · Superfície: área e perímetro
Ø Tratamento de informações
· Cálculo mental · Estimativa · Probabilidade · Tabelas e gráficos · Barra – pizza
| Ø Diversificação de contextos. Ø Atividades individuais e em grupo. Ø Análise de gráficos e tabelas. Ø Uso de situações cotidianas. Ø Propostas de situações problemas Ø Utilização de jogos, brincadeiras, materiais manipuláveis (sucata, dobradura e sólidos geométricos)
|
MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO
| AVALIAÇÃO | SAÍDAS CULTURAIS E EVENTOS PEDAGÓGICOS | BIBLIOGRAFIA CONSULTADA |
Ø Livros didáticos Ø Reportagens cotidianas
Ø Sólidos Geométricos
| Ø Provas trimestrais de 0,0 a 6,0 pontos
Ø 4 OIA’s por trimestre (avaliando postura do estudante e/ou ética)
|
| Ø Projeto Pitanguá – Matemática – 3ª série Ø Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática Ø Material impresso do PEC Municípios – USP, 2ª edição Ø Projeto Prosa Matemática – 4º Ano Ø Sequência Didática – curso de formação |