10/01/2010

plano de curso -matemática - 4 ano - 3 TRIMESTRE

EMEF “ELVIRA CARMELA MARIA PAOLILO BRAIDO”

 

                                                  PLANO DE CURSO / ESTUDO PEDAGÓGICO – 2009

3º TRIMESTRE

 

Nome do professor(a): Caroline Raquel e Lisete Teixeira                  Disciplina: Matemática Série/ano: 4ºANO

 

OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ø    Ensinar cálculos, medidas, raciocínios, argumentos e informações estatísticas preparando o aluno ao exercício de sua cidadania.

Ø    Estimular o interesse, à curiosidade e ao espírito de investigação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ø    Ser capaz de aprender a descrever procedimentos e resultados, representá-los e representar sobre suas hipóteses, usando diversas formas de linguagem.

Ø    Construção de competências coletivas, como a interação com os colegas, buscando soluções para os problemas propostos, respeitando o modo de pensar de cada um e aprendendo com eles.

Ø    Usar e aplicar conhecimentos referentes aos números naturais e racionais nas situações cotidianas.

Ø    Realizar operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, por meio de estratégias pessoais e da utilização de técnicas operatórias convencionais dentro de contextos variados.

Ø    Conhecer as unidades de medidas, relacionando as equivalências entre unidades convencionais e usuais.

Ø    Explorar atributos, estabelecendo diferenças e semelhanças entre formas geométricas comparadas a objetos e figuras conhecidas.

Ø    Coletar e organizar dados e informações em forma de gráficos e tabelas.

Ø    Utilizar o cálculo mental por meio de estratégias pessoais e/ou convencionais, explorando estratégias de verificação.

Ø    Resolver situações-problema, utilizando-se dos conhecimentos acerca dos números naturais e racionais, das operações matemáticas, das unidades de medida, do espaço e forma, do cálculo mental, por meio de estratégias pessoais e convencionais, fazendo as relações com situações do cotidiano;

 

Ø     Números e operações

 

·     Números naturais e racionais

·     Relações numéricas: quantidade e ordem

·     Situações-problema

·     Sistema de numeração decimal

·     Valor posicional (ordens e classes)

·     Unidade, Dezena, Centena e Milhar

·     Milhares, Milhões e bilhões

·     Operações matemáticas

·     Adição

·     Subtração

·     Multiplicação

·     Divisão

·     Expressões numéricas

 

Ø     Espaço e Forma

 

·     Geometria (planificação de sólidos)

·     Polígonos

·     Simetria

·     Ângulos

 

Ø     Grandezas e Medidas

 

·     Medição do tempo

·     Superfície: área e perímetro

 

 

Ø     Tratamento de informações

 

·     Cálculo mental

·     Estimativa

·     Probabilidade

·     Tabelas e gráficos

·     Barra – pizza

 

Ø    Diversificação de contextos.

Ø    Atividades individuais e em grupo.

Ø    Análise de gráficos e tabelas.

Ø    Uso de situações cotidianas.

Ø    Propostas de situações problemas

Ø    Utilização de jogos, brincadeiras, materiais manipuláveis (sucata, dobradura e sólidos geométricos)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO

 

AVALIAÇÃO

SAÍDAS CULTURAIS E EVENTOS PEDAGÓGICOS

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

Ø    Livros didáticos
 

Ø    Reportagens cotidianas

 

Ø    Sólidos Geométricos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ø    Provas trimestrais de 0,0 a 6,0 pontos

 

Ø    4 OIA’s por trimestre (avaliando postura do estudante e/ou ética)

 

 

Ø    Projeto Pitanguá – Matemática – 3ª série
 

Ø    Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática
 

Ø    Material impresso do PEC Municípios – USP, 2ª edição
 

Ø    Projeto Prosa Matemática – 4º Ano

Ø    Sequência Didática – curso de formação