11/01/2010

Plano de curso Pôrtugues - 1º Trimestre

EMEF “ELVIRA CARMELA MARIA PAOLILO BRAIDO”

 

                                                  PLANO DE CURSO / ESTUDO PEDAGÓGICO – 2009

 

Nome do professor(a): Lisete Teixeira Cardozo   Disciplina: Português   Série/ano: 4/B

 

OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Levar o aluno a desenvolver suas habilidades de expressão oral e escrita, quer como emissor ou receptor, ampliando e enriquecendo o uso da língua como instrumento de comunicação, utilizando diferentes formas de linguagem verbal e não verbal, desenvolvendo sua capacidade de observação, reflexão e questionamento para a formação do senso crítico, com vistas de aprimoramento de  suas relações pessoais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.Empregar corretamente as letras maiúsculas e minúsculas no início e no meio das palavras.

. Identificar encontros vocálicos e consonantais em palavras, classificando-os corretamente.

. Reconhecer e usar corretamente os acentos agudo e circunflexo e o som nasal til.

Distinguir cada um dos tipos de frases, utilizando-as corretamente.

Identificar e interpretar frases, períodos e parágrafos.

. Empregar corretamente  as

dificuldades ortográficas: eza, osa, oso.

. Reconhecer e empregar corretamente os substantivos simples e compostos.

. Familiarizar-se com diferentes tipos de poemas e seus autores.

. Aplicar corretamente a separação silábica dentro de um texto.

. Substituir vocabulário destacado de um texto por um sinônimo adequado.

. Relacionar pontuação à entonação.

. Diferenciar os diversos gêneros textuais ( informativo, biográfico e conto ).

. Entender o conceito de artigo

. Distinguir artigos definidos e indefinidos.

Diferenciar substantivo simples do substantivo composto.

. Examinar a flexão de gênero dos substantivos.

. Empregar corretamente as dificuldades ortográficas.

. Desenvolver uma leitura questionadora.

. Compreender as idéias e as mensagens contidas nos textos e obras (contos), por meio de leitura silenciosa e em voz alta.

. Escrever um texto narrativo a partir de seus elementos.

. Distinguir um texto literário de um anúncio,

. Produzir um anúncio usando vocabulários específicos.

. Produção de textos jornalísticos, reescritas e anúncios.

. Observar os vários sons que as letras x, ch podem representar, empregando corretamente tais dificuldades ortográficas.

. Produzir textos argumentativos e de opinião.

. Identificar a função do verbo num texto.

. Promover a produção de textos com o emprego dos verbos, de acordo com os tempos adequados.

. Compreender globalmente um texto, através da reflexão sobre o tempo na construção da personagem e suas descobertas (ação).

. Uso de letras maiúsculas e minúsculas.

. Separação silábica.

. Encontro vocálico ( ditongo e hiato ).

. Encontro consonantal.

. Dígrafo.

. Ortografia: eza, osa, oso.

. Substantivos simples e compostos.

. Adjetivo.

. Textos instrucionais (projeto)

. Ordem alfabética.

. Descrição de textos jornalísticos.

. Sinais de pontuação (ponto final, interrogação, exclamação dois pontos, travessão.

. Artigos definidos e indefinidos.

. Gênero do substantivo.

. Número do substantivo.

. Ortografia.

. Pronome.

. Leitura, produção e interpretação de gêneros textuais diversos.

. Biografia.

. Verbos (estado, ação, Fenômeno da natureza).

. Textos jornalísticos (notícias)

. Ortografia: x/ch, por que, porque, por quê.

. Leitura e interpretação de vários gêneros textuais (biográficos).

. Produção do Jornal Mural da escola.

 

. Rodas de leitura.

. Exercícios de revisão e fixação.

. Conversa informal e dirigida.

. Dinâmica de grupo.

. Cruzadinhas.

. Caça-palavras.

. Bingo ortográfico.

..Uso do dicionário..

.  Ditados.

. Manuseio de material concreto ( jogos).

. Leitura silenciosa, oral e dramatizada.

. Interpretação de biografias.

. Dramatização de contos.

. Leitura e interpretação de textos e contos variados.

. Leitura de livros paradidáticos existentes na sala.

. Identificar os verbos nos textos.

. Modificar os tempos verbais.

. Pesquisar em jornais.

. Jornal falado.

. Recorte e colagem.

. Leitura, interpretação e produção de textos, notícias, anúncios e propagandas.

. Atividades avaliativas.

 

 

 

MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO

 

AVALIAÇÃO

SAÍDAS CULTURAIS E EVENTOS PEDAGÓGICOS

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

. Recorte e colagens.

. Livro didático e paradidático.

. Dicionários.

. Sala de informática: uso de software Edutec Por 1: verbos.

. Sala de leitura.

. Jogos, vídeos, jornais, revistas, charges, quadrinhos, poesias.

. Textos e contos variados.

. Música, tesoura, cola, papel.

.

. .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

. Observação direta e contínua  produção visual ( 0 – 1 ponto).

. Observação sistemática.

.. O.I.A ( 0 a 3 pontos).,

. Avaliação integrada:  individual ou em grupo.

. Avaliação oficial ( 0 – 6 pontos), individual e sem consulta.

.

. Museu da Língua Portuguesa.

. Pinacoteca.

. MASP.

. BENJAMIM, Norma Fraga, Júlia. Língua Portuguesa com certeza – 3. São Paulo, Ed. Do Brasil.

.CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro, Maria Otília Leite Wandresen –

Linhas e Entrelinhas – Ed. Positivo.

. GARCIA, Cássia L. Cavequia, Márcia P. Almeida, Maria Aparecida – De olho no futuro – 3 São Paulo, Quinteto Editorial.

. MARTOS, Cloder R. Viver e aprender – 3. São Paulo, Ed. Saraiva.

. MEDEIROS, Celme Farias – Aquarela do Saber – 3. Ed. Do Brasil

. PCNs – Parâmetro Curriculares Nacionais. Ed Renovada, Brasília.

. PEIXOTO,  Marilze L. Zattar, Stella M. – Bom Tempo – 3. São Paulo, Ed. Moderna.

.SOUZA, Joanita – Assim eu Aprendo – 3.  Ed. do Brasil.