10/01/2010

Projeto esquema corporal MATERNAL II

PROJETO:

ESQUEMA CORPORAL



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto: Esquema – Corporal

 

TURMA: Maternal II

 

Duração: De duas a três semanas.

 

Objetivos:

No final do projeto os alunos deverão ser capazes de:

 

·       Identificar todas as partes do corpo;

·       Conhecer as partes do corpo;

·       Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo com as partes do corpo dos amigos;

·       Vestir-se e desvestir-se sozinhos.

 

O professor deverá:

 

·       Estimular as crianças a: rolar, agarrar, sentar, engatinhar, andar em um pé só, andar sobre linhas

·       Estimular o raciocínio e a atenção;

·       Estimular a Socialização

·       Estimular as crianças a explorar todos os 5 sentidos de forma abrangente.

 

Culminância:

·       Ginástica orientada com músicas;

 

 

                               Iniciando o projeto com uma dinâmica...

 

1 – AUTO RETRATO

 

Objetivo:

·       Explorar a forma corporal como veículo de mobilização da fantasia e da criação.

 

A)    Num primeiro momento organizar a turma e propor a brincadeira do “João Bobo” – Em que um aluno fica no centro com o corpo rígido deixando-se movimentar para frente e para trás pelos dois colegas.

 

B)    Numa segunda brincadeira, em duplas, propor que um aluno seja uma “marionete”- deixando os outros dois colegas manipularem seu corpo, adaptando-o a diferentes posições, de acordo com situações ou sentimentos que queiram expressar. Sugerir que revezem dentro do grupo de três.

 

C)    MATERIAL: Cd musica clássica, aparelho de som.

Numa terceira brincadeira o professor deve orientar, com uma música clássica ao fundo, que os alunos, de olhos fechados, toquem cada parte do corpo: cabeça, cabelos, rosto, braços, mãos, pernas, pés, barriga etc.

 

D)    MATERIAL: Espelho grande

É interessante que tenha um espelho grande, onde o aluno consiga se ver inteiro e observe cada parte do corpo.

 

E)    MATERIAL: Folha de papel grande onde serão desenhados cada criança.

Concluir com a montagem de um mural com os auto-retratos do tamanho natural das crianças.

 

 

2- NA RODINHA

 

MATERIAL: fotos das partes do corpo, cd, som.

 

·       O professor deve conversar de forma informal sobre cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés...

      Para que servem? – O professor deve provocar as crianças com esta pergunta para

      Cada parte do corpo que for citada.

 

·       Deixar que os alunos se expressem livremente, fazendo as devidas colocações e orientações.

 

·       Ao fim da conversa sugerimos o trabalho com as músicas já bastante conhecidas em sala de aula, as quais as crianças adoram e encontram-se em um dos CDs que acompanha o presente projeto:

 

 

A - Partes do Corpo:



Cabeça, ombro, joelho e pé.

Cabeça, ombro, joelho e pé.

Olhos, ouvidos, boca e nariz.

Cabeça, ombro, joelho e pé.

 

·       Cantar a música dramatizando-a;

·       Pedir que as crianças mostrem as partes do corpo em si e nos amigos;

·       Mostrar gravuras e pedir que indiquem as partes do corpo.

 

 

B - Pop Pop:



Coloque a mão para frente,

Coloque a mão para o lado,

Coloque a mão para frente,

Balança ela agora

Eu danço pop pop

Eu danço pop pop

Eu danço pop pop

Assim é bem melhor!

 

( Repetir com todas as partes do corpo possíveis. )

 

·       Cantar a música dramatizando-a .

 

C -  Remexo:

 

Ponha a mão na cabeça

Ponha a mão na cintura

Dá um abraço no corpo

Dá um abraço doçura

Sai sai sai Oh! Piaba Sai lá da lagoa.

 

·       Cantar a música dramatizando-a.  

 

3 – RELAXAMENTO

 

Aproveitar a excelente fase da cantora e apresentadora Xuxa e do estímulo que provoca nas crianças, concluir com o relaxamento da música: Feche os olhos – Do CD Xuxa só para baixinhos 1 – Contém em um dos CDs que acompanham o presente projeto.

 

Todas as músicas contidas no CD que acompanha o projeto são excelentes para serem trabalhadas de forma dramatizada, como uma ginástica cantada.

 

Se meu corpo falasse...

 

·       Ler de maneira lúdica e agradável um ou mais livros da coleção CORPIM de

Ziraldo.

 

·       Em um segundo momento o professor – dinamizador deve propor que a turma

divida-se em grupos monte os quebra-cabeças das partes do corpo.

 

4 - Brincar com o corpo e com os sentidos...

 

O professor deve propiciar atividades diversas de Psicomotricidade:

 

·       Pular em um pé som ao ritmo de uma música;

·       Andar em cima de uma linha traçada no chão com uma bola na mão;

·       Subir e descer escadas ao ouvir determinados sons;

·       Engatinhar, saltar, com ritmo ou livremente;

·       Virar cambalhota com auxílio do professor em um colchonete;

·       Vestir e desvestir-se, com a roupa pedida, a cada ordem do professor;

·       Dançar em diferentes ritmos;

·       Pular entre bambolês;

·       Imitar animais;

·       Andar em curvas;

·       Arremessar e agarrar bolas;

·       Brincar de Chefinho mandou;

·       Brincar de Morto-Vivo;

·       Brincar de Estátua;

·       Brincar de cabra-cega;

 

Sugestões de Alguns Jogos de Trabalho com corpo e explorando os sentidos:

 

2 – Jogo das Cores:

 

Sentados em círculos, os alunos devem aguardar a indicação do professor.

Ao indicar uma cor, exemplo: verde – Todos devem sair correndo e tocar em algo da cor indicada.

 

3 – Me dá um abraço:

 

Os alunos devem estar distantes um do outro. Ao sinal especificado: Três palminhas dadas pelo professor, por exemplo, todos devem correr e encontrar um amigo para abraçar.

 

5 - Onça Dorminhoca:

 

Formação: Formar com os alunos uma roda grande. Cada criança fica dentro de um pequeno círculo desenhado sob os pés, exceto uma que ficará no centro da roda, deitada de olhos fechados. Ela é a Onça dorminhoca.

 

Desenvolvimento: Todos os jogadores andam a vontade, saindo de seus lugares, exceto a onça dorminhoca que continua dormindo. Eles deverão desafiar a onça gritando-lhe: “Onça dorminhoca”! Inesperadamente, a onça acorda e corre para pegar um dos lugares assinalados no chão. Todas as outras crianças procuram fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar será a nova Onça dorminhoca.

 

Sugestão: O professor poderá proporcionar um estudo sobre a onça, de acordo com o interesse das crianças: Quem já viu uma onça?

Aonde? Quando?

Como ela é? Como vive? O que come?

Quem quer imitá-la?

Confeccionar uma máscara de cartolina ou papelão para aquele que fará o papel da onça.

Partindo deste estudo, a criança, quando for desenvolver a atividade, criará um personagem seu relativo à brincadeira.

 

Para finalizar o projeto sugerimos a criação de um boneco do tamanho das crianças feito de sucata – Nomeá-lo, listar suas características de personalidade e caráter, cada parte do corpo que for sendo criada o professor aproveita para revisar tudo que já trabalharam.