19/01/2010

projeto LEITURA DE FÁBULAS

Leitura de Fábulas

 

Objetivos

Promover atividades que desenvolvam a habilidade de:

 

• Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte;

 

• Desenvolver sua capacidade de construir um conjunto de expectativas (pressuposições antecipadas dos sentidos, de forma e da função do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre gênero, suporte e universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc);

 

• Ler, de maneira autônoma, textos de gêneros e temas com os quais tenha construído familiaridade;

 

• Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte.

 

Formulação dos Problemas

Observando que, de uma maneira geral, o aluno não tem iniciativa de ler sem que haja uma cobrança pelo professor, elaborei um projeto, que visasse oferecer atividades diversificadas e, que tais atividades possibilitassem o prazer da leitura.

 

 

Tempo da Atividade

Aproximadamente uma semana

 

Material

Atividades de leitura silenciosa e oral acompanhada de ilustração do texto com o uso de retroprojetor.
Livros de fábulas e folhas para o desenho.

 

Planejamento

1º Sensibilização

 

2º Concretização

 

3º Integração

 

4º Exposição

 

Temas Transversais

·        ÉTICA: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos.
O respeito a todo ser humano independente de sua origem social, etnia, religião, sexo, opinião e cultura.

·        PLURALIDADE CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação.
Línguas: dialetos, variantes e variação lingüística: regionalismos; sotaques, gírias, expressões e acentos regionais.
Literatura e tradição: mitos, lendas, histórias; contos. Interação com o ambiente. Diferentes abordagens do tempo, conforme diferentes culturas. Visão do mundo em diferentes culturas, momentos históricos: povos e etnias

 

Execução

              Sensibilização:

 

Com a finalidade de trazer parte da história do aluno para a escola, professor e alunos elaboraram um projeto, cujo conteúdo principal seriam histórias trazidas de casa.

 

              Concretização:

 

- Momentos de HORA DO CONTO vivenciados com leitura e ilustração das fábulas através da sombra/silhueta dos personagens.

 

Selecionam-se algumas fábulas, de diferentes estilos e autores, que são apresentadas aos alunos. Os alunos são convidados a ler com o propósito de preparar uma leitura oral para a classe no momento da Hora do Conto.

 

O professor realiza leituras em várias aulas procurando conduzir a leitura com inferências, também é importante motivar a escuta do texto com mudança no tom de voz, enfatizar as expressões, enfim, dar vida ao texto.

 

Em duplas, os alunos escolhem duas fábulas (uma para cada aluno) e preparam o material para a hora do conto: definem personagens e cenário; desenham a silhueta dos personagens e do cenário numa folha de sulfite.

 

Com o apoio do retro, que projeta a sombra do personagem e do cenário, os alunos realizam a leitura das fábulas.

 

OBS: Enquanto um aluno lê o outro movimenta os personagens e troca o cenário, assim os dois têm a oportunidade de ler e fazer mágica com as sombras. É pura magia!!

 

Conclusões e Aplicações

AVALIAÇÃO: Durante o preparo e a realização da atividade é possível avaliar o nível de leitura e compreensão dos textos em que cada aluno está. Percebi que os alunos tiveram prazer e curiosidade em participar desta atividade. Assim, de uma maneira natural, os alunos sentem-se à vontade para a leitura e os ouvintes motivados para a escuta porque há um elemento inovador.

 

Autor Profª Meire Cristina Fiuza Canal
 

3