12/01/2010

que grande constipação



Língua Portuguesa

Nome: _____________________________________________­­­­______Data: ___________


http://colorirdesenhos.com/files/desenhos/chuva.jpg
Que grande constipação

              Era tanta a ventania, tão forte a trovoada que os guarda- chuvas não

resistiram. Os panos desprenderam-se das varetas e estas, com a

força do vento, acabaram por se soltar!

              Eu e o Nicolau, encharcados até aos ossos, desatámos a rir,

cada um com a sua bengala de plástico na mão…

              Na escola emprestaram-nos fatos de treino e pusemos a

roupa a secar nos aquecedores.

              Mais tarde comecei a espirrar. Os olhos doíam-me, tremia com

frio. Claro que no dia seguinte não fui às aulas. Estive de cama três dias

seguidos.

              Quando voltei à escola ia protegido com um equipamento

anti- chuva, que o meu pai me comprou.

                                            António Mota, Pedro Alecrim- Gailivro

Responde:

1-    Porque não resistiram os guarda- chuvas?

_______________________________________________________________________________________

2-    Quantos parágrafos tem o texto?

_______________________________________________________________________________________

3-    Assinala com um X a frase que está de acordo com o texto.

Eu e o Nicolau estávamos encharcados até à roupa.

       Eu e o Nicolau estávamos encharcados só superficialmente.

       Eu e o Nicolau estávamos encharcados até aos ossos.

4-    Escreve uma expressão com o mesmo sentido de:

… encharcados até aos ossos.

_______________________________________________________________________________________

5-    O que fizeram aos meninos quando eles chegaram à escola?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________6- Assinala as frases com V (Verdadeiro) ou F (Falso) de acordo com o texto

Mais tarde comecei a tossir.                                          Eu e o Rui desatámos a rir

Os olhos doíam-me.                                                        Estive de cama 4 dias seguidos.

Estava cheio de calor.                                                        Na escola emprestaram-nos fatos fr treino.

No dia seguinte não fui ás aulas.                                          O meu pai comprou um equipamento anti- chuva.