05/02/2010

72.PROJETOS_Educação_Infantil_Leitura_Escrita

Projetos Educação Infantil
1º, 2º e 3º períodos

Projeto: Leitura e escrita na sala de aula -- Uma história por dia
Gerentes: Bernadete Bentes e Letícia Tolomelli

JUSTIFICATIVA: 

As pesquisas mostram que as crianças pequenas pensam no texto escrito muito antes que imaginamos. À medida que vão operando com a escrita vão entendendo como ela funciona.

O mundo do texto está nos livros, nos cartazes, nas revistas, nos jornais e nas leituras em voz alta feita pelos alunos.

A leitura, a escrita e a linguagem oral se desenvolvem separadamente. Elas atuam de maneira interdependente.

É necessário que as crianças participem de situações onde a escrita adquire significação.

Ler equivale a buscar significados nos textos.

Ao ler, o leitor usa a informação gráfica do texto, mas também utiliza uma informação não-visual, construída por seus conhecimentos prévios sobre a linguagem, sobre o tema que lê e sobre o tipo de texto.

LEITURA DE HISTÓRIAS: 

A leitura efetiva de história, por parte do adulto faz com que as crianças entrem em contato com um tipo particular de discurso: o discurso narrativo.

Elas aprendem alguns conceitos relacionados com o que está impresso: o livro como suporte, capa, páginas, ilustrações, elementos do texto.

Está demonstrado que a a proximidade física dos livros influi no interesse e no entusiasmo das crianças.

Os livros infantis são mensagens transmitidas socialmente durante os anos de informação dos cidadãos.

OBJETIVOS: 

·        Incorporar a atividade de leitura em voz alta dentro da programação diária.

·        Entrar em contato com o material gráfico impresso

·        Propiciar o contato com os portadores ou suportes de textos (rótulos, cartazes, enciclopédias, livros, revistas, jornais)

·        Trabalhar diariamente com a Literatura Infantil.

DESENVOLVIMENTO: 

·        Listar as histórias já conhecidas pela turma e as que vamos contar.

·        Reescrever algumas histórias.

·        Criar histórias mudas.

·        Conhecer os diversos tipos de histórias - fábulas - lendas - novela - história muda - história em quadrinhos...

·        Recontar histórias.

·        Emprestar livros para as crianças levarem para casa.

·        Incentivar a criação de biblioteca particular.

·        Criar a hora do conto.

·        Utilizar o dicionário.

·        Construir um dicionário para a nossa sala.

·        Trabalhar com propagandas, anúncio, notícia, poesia, receita, bilhete, carta.