08/02/2010

A centopéia que pensava

TAREFA-                                       A CENOPÉIA QUE PENSAVA

              A centopéia estava muito feliz com ela mesma. Gostava de suas perninhas. Afinal aquelas perninhas todas nuca faltariam e não sabia de ninguém no mundo com tanta perna junta. Além disso tinha descoberto que não era só pernas. Agora era muita cabeça.

              Podia pensar, sabia e podia. Só que não tinha prática e resolveu treinar.” Vamos pensar” , disse ela              , e começou. “ Que coisa curiosa: a gente pode ter idéias, inventar histórias, fazer as coisas acontecerem dentro de nossa cabeça antes que aconteçam fora. A gente pode descobrir o segredo da vida, dos planetas, com um grande microscópio ou uma luneta. A gente pode fazer muito bem ou muito mal para os outros, e pode até mudar o mundo. Tudo isso apenas com o pensamento.”

              É preciso pensar. Será que a gente só pensa quando está na escola? Junto com a professora? Ou a gente pensa e aprende a todo instante, em todo lugar? Pensando, pensando, a centopéia decidiu ter uma idéia nova por dia e, aí, descobriu que pensar não é tão fácil, pensar dá trabalho, custa esforço, é preciso vontade firme. E foi em frente.

              “ Vou experimentar durante uma semana.”

              Na segunda feira resolveu pensar grande. Olhou para o céu e se perguntou o que aqueles pontinhos luminosos brilhando lá em cima. “ Serão olhinhos a nos olhar? É uma festa lá longe onde eu não posso ir?” Resolveu conversar com dona girafa, que tinha o pescoço grande e devia ver mais perto aqueles pontinhos de luz.

              __Dona Girafa, me diga, o que é aquilo tão bonito lá em cima?

              __São estrelas, Dona Centopéia.

              __O que é estrela?

              __Estrelas, são bolas de fogo imensas que giram lá no espaço a bilhões de anos-luz ou mais. Algumas estão tão longe que acabam, mas continuamos a ver a sua luz que ainda não acabou de chegar aqui.

              __Meu Deus! E eu que não sabia disso!

 

TRABALHANDO COM O TEXTO (Fazer no caderno)

 

1- No texto, a centopéia sabia que tinha muitas pernas. O que ela descobriu que tinha, além das pernas?

2- Pensando, o que ela decidiu?

3- A centopéia foi marcando o que pensava durante uma semana. Escreva:

a) O que ela decidiu pensar na 2ª feira?

b) E na 3ª feira?

 

4- Finalmente, a centopéia concluiu que “ Pensar é um grande e belo mistério!”. Você concorda com ela?

 

5- Este é um texto de ficção, quer dizer, inventado por um autor. Na realidade, somente os seres humanos pensam. Em que você costuma pensar quando não consegue dormir?

 

6- Identifique a alternativa que melhor traduz a intenção do autor ao escrever o texto:

 

a)   As pessoas deveriam pensar sobre a vida e a morte.

b)   As pessoas deveriam aprender a pensar sobre coisas da vida e do mundo para poderem viver melhor.

c)    As pessoas só aprendem a pensar na escola.

d)   Os animais também aprendem a pensar.

 

7- No texto, a centopéia  ficou intrigada com o fato de que a gente já nasce sabendo algumas coisas. Cite algumas delas.

 

8- No primeiro parágrafo, há uma palavra que de acordo com o Novo Acordo Gramatical , não leva mais acento. Que palavra é essa?