A Terra pede socorro.
O perigo da degradação ambiental causada pelo homem costuma ser representado nas campanhas ambientalistas por animais ameaçados de extinção. O simpático e desajeitado urso panda, que está desaparecendo junto com seu habitat nas montanhas da China, é um dos símbolos mais utilizados pelos ecologistas. Neste momento, há um símbolo muito mais tenebroso no ar. Trata-se da formidável nuvem de poluentes que se estende do Japão ao Afeganistão, no sentido leste–oeste, e da China à Indonésia, no sentido norte–sul, abrangendo uma região da Ásia em que vive um quinto da humanidade. De tonalidade marrom e tamanho equivalente a três Brasis, essa nuvem de venenos tem 3 quilômetros de espessura e representa 1,5% da atmosfera na região.
(...)"O perigo é global, já que uma nuvem desse tamanho pode cruzar meio mundo em apenas uma semana", adverte o alemão Klaus Töpfer, diretor executivo do Programa de Meio Ambiente da ONU. O coquetel de partículas de carbono, sulfatos e cinzas orgânicas é resultado das emissões de gases de fábricas, usinas termoelétricas e escapamentos dos automóveis. Essa é, digamos, a contribuição industrial para o fenômeno. "O crescimento econômico do sul da Ásia fez com que a poluição dobrasse nos últimos vinte anos", diz o indiano Victor Ramanathan, coordenador do estudo que desvendou os segredos da nuvem. Mas não é essa a única causa. A população pobre da região queima o que tiver à mão para cozinhar e se aquecer – de madeira a estrume, passando por garrafas de plástico e embalagens. Como no Brasil, a queimada é a principal ferramenta para abrir espaço para o plantio.
(..)Estima-se que 500.000 pessoas morram só naquele país em decorrência de problemas respiratórios causados pelo fenômeno.
(..)O efeito mais terrificante por suas implicações no cotidiano das pessoas talvez seja o aquecimento global. A década de 90 foi a mais quente desde que se fizeram as primeiras medições, no fim do século XIX. Uma conseqüência notável foram o derretimento de geleiras nos pólos e o aumento de 10 centímetros no nível do mar em um século.
(...)De acordo com especialistas, se o efeito estufa continuar no mesmo ritmo, a temperatura da Terra pode aumentar 5,8 graus centígrados até 2100.
(...)Há dez anos, embalada pela Rio 92, a Unesco, o braço cultural da ONU, publicou o que pretendia ser o corolário do futuro: "Cada geração deve deixar os recursos da água, do solo e do ar tão puros e despoluídos como quando apareceram na Terra. Cada geração deve a seus descendentes a mesma quantidade de espécies de animais que encontrou". A realidade virou tudo isso pelo avesso. (...)
Daniel Hessel Teich . A Terra pede socorro.
Veja, São Paulo, n º 33, p.80-86,
21 de agosto de 2002
1- Sublinhe todas as informações encontradas no texto que se relacionem com os números ou com a matemática.
2 – Volte ao texto “ A Terra pede socorro” . Agora escolha três das informações sublinhadas por você e explique o que elas representam.
INFORMAÇÕES MATEMÁTICAS | O QUE REPRESENTAM |
---|---|
|
|
|
|
|
|
3 – Escreva um texto complementar ao apresentado na matéria, com as suas impressões e conhecimentos sobre o assunto do texto , usando números e destacando os aspectos que mais chamaram a sua atenção.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – Observe a tabela e responda :
a) Qual é o planeta mais próximo do Sol? _______________________________________________________________________________________
b) Qual é o mais distante ?
_______________________________________________________________________________________
c) Qual é o arredondamento do número que representa a distância de Urano ao Sol para a centena de milhão mais próxima?
_______________________________________________________________________________________
d) Escreva o nome dos planetas em ordem decrescente de distância em relação ao Sol.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) A distância do planeta Saturno em relação ao Sol é de 1.426.980.000 quilômetros .
● Escreva esse número no quadro valor de lugar:
CLASSE DOS BILHÕES | CLASSE DOS MILHÕES | CLASSE DOS MILHARES | CLASSE DAS UNIDADES | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10 ª Ordem | 9 ª Ordem | 8 ª Ordem | 7 ª Ordem | 6 ª Ordem | 5 ª Ordem | 4 ª Ordem | 3 ª Ordem | 2 ª Ordem | 1 ª Ordem |
Unidades de Bilhão | Centenas de Milhão | Dezenas de Milhão | Unidades de Milhão | Centenas de Milhar | Dezenas de Milhar | Unidades de Milhar | Centenas | Dezenas | Unidades |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
● Com que classe esse número começa? __________________________________________________
● Decomponha-o :
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
● Escreva – o por extenso :
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
● Qual é o valor relativo do algarismo 4? _________________________________________________
● Qual é o valor relativo do algarismo 9?_________________________________________________
5 – O problema abaixo foi criado com base na matéria : “ A Terra pede socorro”. Leia-o com atenção, procurando solucioná-lo.
a) Sabendo que a área total do Brasil corresponde a 8.514.215 km ² , calcule o tamanho aproximado da nuvem de 3 km de poluentes que cobre parte da Ásia.
Resposta : ______________________________________________________________________________
b) DESAFIO : Agora é você quem irá inventar um problema utilizando as informações numéricas que aparecem na matéria “ A Terra pede Socorro”.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“Preservar os recursos naturais é conservar
a vida!”