05/02/2010

matemática1otimoooo para prova e

 

 

 

 

A Terra pede socorro.

 

O perigo da degradação ambiental causada pelo homem costuma ser representado nas campanhas ambientalistas por animais ameaçados de extinção. O simpático e desajeitado urso panda, que está desaparecendo junto com seu habitat nas montanhas da China, é um dos símbolos mais utilizados pelos ecologistas. Neste momento, há um símbolo muito mais tenebroso no ar. Trata-se da formidável nuvem de poluentes que se estende do Japão ao Afeganistão, no sentido leste–oeste, e da China à Indonésia, no sentido norte–sul, abrangendo uma região da Ásia em que vive um quinto da humanidade. De tonalidade marrom e tamanho equivalente a três Brasis, essa nuvem de venenos tem 3 quilômetros de espessura e representa 1,5% da atmosfera na região.

(...)"O perigo é global, já que uma nuvem desse tamanho pode cruzar meio mundo em apenas uma semana", adverte o alemão Klaus Töpfer, diretor executivo do Programa de Meio Ambiente da ONU. O coquetel de partículas de carbono, sulfatos e cinzas orgânicas é resultado das emissões de gases de fábricas, usinas termoelétricas e escapamentos dos automóveis. Essa é, digamos, a contribuição industrial para o fenômeno. "O crescimento econômico do sul da Ásia fez com que a poluição dobrasse nos últimos vinte anos", diz o indiano Victor Ramanathan, coordenador do estudo que desvendou os segredos da nuvem. Mas não é essa a única causa. A população pobre da região queima o que tiver à mão para cozinhar e se aquecer – de madeira a estrume, passando por garrafas de plástico e embalagens. Como no Brasil, a queimada é a principal ferramenta para abrir espaço para o plantio.

 

(..)Estima-se que 500.000 pessoas morram só naquele país em decorrência de problemas respiratórios causados pelo fenômeno.

 

(..)O efeito mais terrificante por suas implicações no cotidiano das pessoas talvez seja o aquecimento global. A década de 90 foi a mais quente desde que se fizeram as primeiras medições, no fim do século XIX. Uma conseqüência notável foram o derretimento de geleiras nos pólos e o aumento de 10 centímetros no nível do mar em um século.

 

(...)De acordo com especialistas, se o efeito estufa continuar no mesmo ritmo, a temperatura da Terra pode aumentar 5,8 graus centígrados até 2100.

 

(...)Há dez anos, embalada pela Rio 92, a Unesco, o braço cultural da ONU, publicou o que pretendia ser o corolário do futuro: "Cada geração deve deixar os recursos da água, do solo e do ar tão puros e despoluídos como quando apareceram na Terra. Cada geração deve a seus descendentes a mesma quantidade de espécies de animais que encontrou". A realidade virou tudo isso pelo avesso.  (...)

 

Daniel Hessel Teich . A Terra pede socorro.

Veja, São Paulo, n º  33, p.80-86,

21 de agosto de 2002

 

 

 

1- Sublinhe todas as informações encontradas no texto que se relacionem com os números ou com a matemática.

 

2 – Volte ao texto “ A Terra pede socorro” . Agora  escolha três das informações sublinhadas por você e explique o que elas representam.

 

INFORMAÇÕES  MATEMÁTICAS

O  QUE  REPRESENTAM

 

 

 

 

 

 

 

 

3 – Escreva um texto complementar ao apresentado na matéria, com as suas impressões e conhecimentos sobre o assunto do texto , usando números e destacando os aspectos que mais chamaram a sua atenção.

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – Observe a tabela e responda :

 



 

 

 

a) Qual é o planeta mais próximo do Sol? _______________________________________________________________________________________

 

b) Qual é o mais distante ?

_______________________________________________________________________________________

 

c) Qual é o arredondamento do número que representa a distância de Urano ao Sol para a centena de milhão mais próxima?

_______________________________________________________________________________________

 

d) Escreva o nome dos planetas em ordem decrescente de distância em relação ao Sol.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

e) A distância do planeta Saturno em relação ao Sol é de 1.426.980.000 quilômetros .

 

    Escreva esse número no quadro valor de lugar:

 

CLASSE DOS BILHÕES

CLASSE DOS

MILHÕES

CLASSE DOS MILHARES

CLASSE DAS

UNIDADES

10 ª Ordem

9 ª Ordem

8 ª Ordem

7 ª Ordem

6 ª Ordem

5 ª Ordem

4 ª Ordem

3 ª Ordem

2 ª Ordem

1 ª Ordem

Unidades de Bilhão

Centenas de Milhão

Dezenas de Milhão

Unidades de Milhão

Centenas de Milhar

Dezenas de Milhar

Unidades de Milhar

Centenas

Dezenas

Unidades

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    Com que classe esse número começa? __________________________________________________

    Decomponha-o :

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Escreva – o por extenso :

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Qual é o valor relativo do algarismo 4? _________________________________________________

    Qual é o valor relativo do algarismo 9?_________________________________________________

 

 

 

 

5 – O problema  abaixo foi criado com base na matéria : “ A Terra pede socorro”. Leia-o com atenção, procurando solucioná-lo.

 

a) Sabendo que a área total do Brasil corresponde a 8.514.215 km ² , calcule o tamanho aproximado da nuvem de 3 km de poluentes que cobre parte da Ásia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resposta : ______________________________________________________________________________

 

 

b) DESAFIO : Agora é você quem irá inventar um problema utilizando as informações numéricas que aparecem na matéria “ A Terra pede Socorro”.

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 



 

 

“Preservar os recursos naturais é conservar

a vida!”