08/02/2010

o que é

O QUE É O TANGRAM?

O Tangram é um jogo antigo que surgiu no Oriente e consiste em sete peças. É formado basicamente por uma base quadrada dividida em cinco triângulos de tamanhos diferentes, um pequeno quadrado e um paralelogramo. Seu objetivo é conseguir montar uma determinada forma, usando as sete peças.

Não se sabe ao certo quem inventou e quando o Tangram foi inventado. Em chinês, é conhecido como Chi Chiao Tu, ou as Sete Peças Inteligentes. Hoje, o Tangram é utilizado por todo o mundo, especialmente por professores no ensino da geometria, matemática, psicologia e, principalmente, na pedagogia. Apesar de passar uma simplicidade no manuseio, ele se revela um jogo de difícil resolução por exigir muito raciocínio lógico. Esse mistério é o que nos fascina no Tangram e o que nos levou a explorá-lo como auxiliar no entendimento das gravuras de Oswaldo Goeldi.

TANGRAM E GOELDI:

A imagem que Goeldi constrói é quase sempre uma silhueta, pois a figura fica recortada em fundo aberto por traços e contra-traços que definem as áreas de luz recortando as imagens. A partir da idéia do contraste absoluto da luz e da sombra, propomos a você, professor, atividades simples, utilizando a interessante e simples idéia do Tangram.

A COR EM GOELDI:

Em Goeldi a cor sempre foi parte integrante de um conjunto de relações perfeitamente harmonizadas ajudando a composição, afirmando o assunto e atribuindo à imagem, principalmente, sentimento. Sem comprometer o elemento gráfico, a cor, para Goeldi, era empregada como um elemento expressivo, tendo um sentido meio simbólico e fantástico.

Aqui você encontra um Tangram colorido para compor as figuras e tornar o jogo mais divertido:

Sugestão:

Você pode utilizar a atividade do Tagram colorido para propor aos seus alunos uma atividade sobre as cores primárias (amarelo, ciam, magenta) e as secundárias (vermelho, verde, azul). Acompanhe as atividades com o Tangram colorido.
Se houver possibilidade imprima nossa proposta de atividade, recorte e cole sobre um cartão. A partir daí prepare grupos para a solução dos problemas visuais propostos.

INTRODUÇÃO:

Retratar a realidade requer do artista um olhar visionário e uma grande fidelidade a si mesmo. Em Goeldi a realidade é muito aparência e a força do artista está em captá-la.

Em suas obras, Goeldi produzia com grande economia de linguagem, sabendo utilizar perfeitamente as formas e o fundo de suas gravuras. Para desvendar as mensagens de Goeldi é preciso ter um olhar que vai além das aparências.

Em Goeldi cada traço é um pedaço de nervo que vibra com a energia de um coração bárbaro. Carregada de expressionismo em sua essência, a obra de Goeldi busca a representação dos impulsos subjetivos e da vontade artística que subordina a razão. Diante da relação da sombra total e da luz absoluta, Goeldi exprime seu temperamento dramático, sua percepção sobre o drama dos seres, das coisas e da própria natureza.

MATERIAL DA ATIVIDADE:

Estes são os materiais necessários para aplicar a atividade do Tangram com seus alunos. É só imprimir e mãos à obra.

1- O modelo da grade do Tangram em preto e branco e colorido.

2- As gravuras do artista Oswaldo Goeldi que estão indexadas no nosso site.

3- Sugestão da construção da imagem.

COMO FAZER?

Ensine seus alunos a criarem o próprio Tangram. Imprima a página de modelo da grade do Tangram em preto e branco e/ou em cores, e tire cópias conforme o número de alunos. Peça para que eles recortem o quadrado nas partes delimitadas, de modo que cada aluno fique com sete peças. Mostre a eles a gravura que devem construir no Tangram explicando as idéias principais contidas na imagem; o movimento, a inclinação, a torção ou algo que possa sugerir a condensação da idéia em formato de Tangram.


clique e imprima

Em seguida, imprima as páginas seguintes com as imagens e tenha como um gabarito. Agora deixe que soltem a criatividade usando as peças e criem a figura a partir da gravura do artista. Mostre a solução da figura em Tangram somente no final. É surpreedente como esse simples jogo de formas geométricas podem transmitir a noção de contraste entre fundo e forma gerando a perfeita noção de silhuetas em movimento, adequando-se a comparações entre a gravura do artista.


clique e imprima

Sugestão:

Utilize o modelo da grade do Tangram e faça esta mesma atividade com outras imagens da escolha do aluno. Seria interessante propor a eles que colem as peças do Tangram em um papelão ou cartolina, assim as peças do jogo ficarão mais resistentes e poderão ser utilisadas várias vezes.