03/02/2010

portugues



 

 

 

 

 

 

COLÉGIO DOM JOSÉ LAFAYETTE FERREIRA ÁLVARES

 

Atividade Avaliativa Mensal de Língua Portuguesa

Nome: _________________________________ Nº _______

Data: ____/____/_______.                                Ano ______

Professor (a)

 

                                        Sônia Maria Appezzato Belli

 

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO:

·        A avaliação é individual;

·        É permitido o uso do dicionário;

·        Empréstimos não são permitidos;

·        As respostas deverão ser completas;

·        As questões podem ser respondidas a lápis;

·        Revise bem a prova antes de entregar;

·        A produção textual deverá ter clareza e coerência de idéias.

                                          Atenção e ótima prova...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia com atenção :

 

A DESPEDIDA

 

              Zeca entendeu tudo na hora. Deu um grande abraço no irmão. Trocaram um olhar, e meio que combinaram tudo, sem dizer nenhuma palavra. Foram detrás do prédio. Não acharam nenhum lugar de que gostassem. Caminharam um pouco mais e chegaram num terreno baldio. Pararam perto duma árvore, cavaram a terra com as pazinhas que tinham trazido. Enterraram o hamster no maior silêncio.

              Cobriram a cova com a terra. Com tristeza, com dor, Zeca fez uma cruz com dois paus de madeira que encontrou pelo caminho e amarrou com elástico. Com uma caneta escreveram: “Olhos vermelhos. Dez meses de idade. Saudades de Edu e Zeca.”

              Voltaram para casa chorando. Edu se apoiava em Zeca, que caminhava devagarinho, sentindo que a ocasião não era pra nenhuma estanabação. Deu o tempo que o Edu precisava. Não disse nada, nem ouviu nada. Só silêncio e lágrimas rolando.

              Em casa, Edu se trancou no quarto. Não quis saber de mais nada. Nem de jantar, muito menos de conversar ou ver tevê. Zeca até emprestou o seu videogame, mas nem isso animou o Edu. Deitado na cama, olhos fechados, coberto até o pescoço, porque estava sentindo frio, só pensava na falta que Olhos Vermelhos ia fazer. Chorou até dormir. Dormiu de cansaço.              Edu sofria, Zeca chamava o irmão pra ler suas revistinhas, mas Edu nem se interessava... A mãe insistia pra que ele fosse dar umas voltas, brincar com os amigos, jogar futebol, apostar corrida, pedalar na bicicleta. Ele só queria ficar em casa. Pensando.

              Resolveu desenhar num caderno grosso tudo o que lembrava as aprontações e da carinha marota de Olhos Vermelhos. Ficava horas nisso... Tinha perdido alguém que adorava! E quem perde alguém tão querido não sai dando voltas por aí, procurando um jogo de futebol ou tomando sorvete na esquina. Os pais tinham que entender que perder o melhor amigo era duro. Muito duro. Talvez mais tarde encontrasse alguma coisa que o consolasse. Agora, por enquanto, nesse momento, não tinha nada, nadinha! Só um coração vazio.

(ABRAMOVICH, FANNY.IN: OLHOS VERMELHOS .SÃO PAULO: MODERNA ,1995.)

 

 

1)Responda:

 

a)   Qual a relação entre o título do texto A Despedida e o texto? Explique.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b)   O título do texto poderia ser Saudades? Por quê? Justifique.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2)Dê sua opinião de acordo com o texto:

 

a)   Qual dos dois personagens revela-se mais triste pela perda? Qual seria o motivo?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)   Zeca gostava de Edu? Escreva duas ações que estão no texto comprovando sua resposta.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

c)    Que palavra no texto indica que Zeca não costumava emprestar seu videogame para seu irmão? Por quê? (4º  parágrafo) .

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

d)   Você concorda com a idéia expressa no último parágrafo? Por quê? Explique. “E quem perde alguém tão querido assim não sai dando voltas por aí, procurando um jogo de futebol ou tomando sorvete na esquina.”

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3) Observe as seguintes palavras, circule a sílaba tônica e coloque no quadro correto quanto a sua classificação:

 



Coração

 

elástico     

não       

vermelho           árvore          silêncio                irmão



 

Oxítonas

 

Paroxítonas

 

Proparoxítonas

 

Monossílabos tônicos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4)   Marque as alternativas em que todas as palavras estão escritas corretamente:

(    ) lentilha – milho – sandalha

(    ) família – imobiliária – milionário

(    ) sobrancelha – pilha – piolio

(    ) polvo – pulseira - pincel



(    ) aumofada – frauda – bolsa

 

5)Retire do texto:

a) Duas palavras que tenham:

  • ditongo: ______________________________________
  • hiato: ______________________________________
  • encontro consonantal: ________________________

b) Uma palavra:

  • paroxítona:_________________________________
  • proparoxítona: ____________________________
  • oxítona: _________________________________

 



6) Retire do texto 5 palavras que você acredita serem importantes:

 

 

 

 

 

 

 

 

7) - Agora escolha três delas e faça uma única frase utilizando-as:

 



 

 



 

8) - Relacione as colunas de acordo com o numeral correspondente:

 



( 1 ) rápido

( 2 ) bocejou

( 3 ) extraordinário

( 4 ) alegre

( 5 ) notou

( 6 ) pálida

( 7 ) dialogar

 

(   ) - excepcional, espetacular

(   ) - veloz

(   ) – desbotada, descorada

(   ) – abriu a boca com sono

(   ) – feliz, contente

(   ) percebeu

(   ) – conversar



 

 

 

 

 



Boa prova!

Faça com muita atenção...

Pro Sônia