18/02/2010

Projeto conto de fadas e histórias infantis

I - IDENTIFICAÇÃO

 

 

 

TEMA: Contos de Fadas e Histórias Infantis

ESCOLA: Escola de Ensino Fundamental Papa João XXIII

LOCAL: Bairro do Jacintinho

SÉRIE: 1ª série

TURMA: A

DURAÇÃO: 12 dias (de setembro à dezembro)

PROFESSORA: Elizabete

NÚMEROS DE ALUNOS: 32

ESTAGIÁRIAS: Cláudia Ramos

  Maria Antonieta

  Marli Santana

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

II - JUSTIFICATIVA

 

 

 

Como sabemos, em nosso País hábito de leitura não é comum entre as pessoas. No decorrer de nosso Curso de Pedagogia aprendemos que um dos papéis da Escola é planejar e executar propostas que possam reverter esta realidade.

Diante disso e da solicitação da Professora Elizabete, desenvolvemos este projeto com intuito de ajudar os alunos a descobrirem o prazer da leitura e suas profundas conexões com a escrita, instrumentos preciosos dentro e fora da escola, bem como ao mesmo tempo permitir que avancem no seu processo de leitura e escrita.

Para tal proposta, levamos em consideração o saber já construído pelas crianças antes de entrarem na escola, e a partir daí proporcionar condições para a aquisição da leitura e da escrita  convencional, pois segundo Teberosky:

... não saber escrever não equivale a não ter nenhuma noção do que se escreve como texto. As crianças e os adultos em processo de alfabetização esperam aprender uma variedade de linguagem que eles já conhecem : a linguagem de contos de fadas, dos jornais, da correspondência. ... O objetivo das atividades com textos é o desenvolvimento da textualidade , isto é, das construções lingüísticas que constituem a linguagem-que-se-escreve. (1997: 63)

 

 

 

 

III - OBJETIVO GERAL

 

 

 

Desenvolver nos alunos o hábito e apreciação de uma boa leitura, principalmente de clássicos da literatura infantis e de textos informativos, e conseqüentemente contribuir para os seus processos da aquisição da leitura e da escrita, possibilitando produções orais, escritas.

 

 

 

 

IV - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

 

 

Levar a criança a construir um repertório próprio de Histórias em uma linguagem diferente da fala cotidiana.

Proporcionar desafios onde os aluno possam selecionar as idéias principais  do texto trabalhado e articular com as suas ao realizarem suas  produções individuais ou coletivas.

Possibilitar o aluno compreender a relação da fala e da escrita, bem como o funcionamento comunicativo da escrita: escreve-se para ser lido.

Despertar a preocupação com a comunicação nos intercâmbios: fazer-se entender e procurar entender os outros, manifestando sentimentos, experiências, idéias e opiniões.

Ler textos combinando estratégias de decifração, seleção, antecipação e inferência   conduzindo a reflexão e análise  sobre os fenônemos da linguagem.

Propiciar “leitura” para os alunos que ainda não lêem de forma independente, relacionando o oral e o escrito.

Conduzir a análise quantitativa e qualitativa da correspondência entre segmentos falados e escritos, por meio do uso do conhecimento disponível da criança sobre o sistema da escrita.

Produzir textos coesos e coerentes utilizando a escrita alfabética  e preocupando-se com a forma ortográfica.

Trabalhar o interesse  em ler e ouvir a leitura especialmente de  textos literários e informativos compartilhando opiniões, idéias e preferências.

Conduzir o hábito em tomar emprestado livros do acervo escolar  para a leitura em casa, conscientizando o cuidado com os livros e demais materiais escritos, bem como a postura de um leitor em uma biblioteca.

Narrar as histórias trabalhadas buscando a aproximação às características discursivas do texto-fonte, além de descrever personagens, cenários e objetos, atribuindo sentido, coordenação de texto e contexto.

Buscar informações e consultas a fontes de diferentes fontes (jornais, revistas, enciclopédias,etc.).

Socializar as diferentes experiências de leituras.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

        

                           

V - METODOLOGIA

 

 

O procedimento metodológico deste projeto teve como critérios o avanço da aprendizagem na leitura e na escrita, a ampliação da visão de mundo da criança, possibilitando-a à vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação através dos contos de fadas e das histórias infantis, bem como possibilite a articulação com as Áreas de Conhecimento e os Temas Transversais.

Para atingir tais objetivos serão utilizados como instrumentos didáticos a leitura compartilhada de contos de fadas e histórias infantis seguidas de interpretação oral e dramatização; interpretação dos alunos por meio de desenhos; socialização; escrita de listas; cruzadinhas; caça- palavras; jogo da forca; empréstimos de livros; leitura individual; recontar a história oral e por escrito; recontar a história a partir de gravuras; mudar os personagens e/ou o fim da história; textos informativos; depoimentos dos alunos e discussão.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

VI - AVALIAÇÃO

 

 

 

A avaliação da aprendizagem será realizada durante todo desenvolvimento deste projeto, onde serão observados nos alunos alguns itens como: participação, questionamento, criatividade, assiduidade, produção oral e escrita, interesse em ouvir e ler contos de fadas, histórias infantis e textos informativos e a  postura quanto ao  manuseio dos livros pessoais e compartilhados.

                                                                                                 

 

VII - ÁREAS DO CONHECIMENTO

 

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

1                   Oralidade

1                   Reescrita de textos

1                   Produção  oral e escrita

1                   Leitura individual e compartilhada

 

       MATEMÁTICA

1                   Noções de tempo (dia e noite)

1                   Medidas de tempo (hora, calendário)

1                   Quantidades

 

HISTÓRIA / GEORAFIA

1                   Regiões geográficas do Brasil que ocorrem o fenômeno da neve

1                   Formas de governo no Brasil e em outros países

1                   Meios de transportes (atual e no passado)

1                   Tipos de moradias.

1                   Profissões.

                           

CIÊNCIAS

1                   Estações do ano no Brasil

1                   Poluição como fator que altera os fenômenos da natureza

1                   Vestimentas para cada estação

1                   Sistema Solar

1                   Animais (selvagens, domésticos e em extinção)

1                   Alimentos (classificação segundo sua origem:mineral, vegetal e animal)                           

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

VIII - TEMAS TRANSVERSAIS

 

 

 

ÉTICA

1                   Preconceito

1                   Discriminação

1                   Solidariedade

 

              MEIO AMBIENTE

1                   Preservação da natureza

1                   O homem e o ecossistema

 

PLURALIDADE CULTURAL

1                   Aprender a viver com as diferenças em uma sociedade diversificada

1                   Respeitar as diferenças culturais

1                   Valorizar as diferenças raciais

 

ARTES

1                   Desenhos

1                   Pintura

1                   Dramatização                                                                                                 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

IX - ATIVIDADES PROGRAMADAS

 

1º DIA – 11/09/02

1                   Levantamento de hipóteses sobre as histórias e contos infantis que as crianças já ouviram ou leram.

1                   Permitir que as crianças falem sobre as histórias que conhecem.

1                   Realizar uma listagem dos contos preferidos pelos alunos.

1                   Registrar com os alunos em papel 40 Kg os nomes dos Contos  de Fadas.

1                   Leitura do Conto “Branca de Neve” .

1                   Interpretação oral e dramatização.

1                   Interpretação dos alunos através de desenhos.

1                   Montar mural com os desenhos  produzidos pelas crianças.

1                   Discussão sobre como devemos usar os livros e o comportamento em uma biblioteca.

1                   Visita à biblioteca

1                   Realizar empréstimos dos livros escolhidos.

1                   Cruzadinha “Os sete anões”.

 

2º DIA – 18/09/02                           

1                   Rotina da classe.

1                   Leitura do Conto “A formiguinha e a neve,” de João de Barro (Braguinha) até a metade da história.

1                   Interpretação oral e dramatização.

1                   Interpretação por meio de desenhos e socialização.

1                   Montar o mural.

1                   Uso de mapas do Brasil e globo terrestre enfatizando onde ocorre o fenômeno da neve.

1                   Leitura informativa “Como surgem as montanhas geladas.”

1                   Ilustração do tema estudado.

1                   Visita à biblioteca para pesquisar o assunto discutido em sala de aula.

1                   Lista com os nomes de objetos que os alunos levariam em uma viagem ao Polo Norte.

 

3º DIA -25/09/02

1                   Rotina da sala.

1                   Recontar oralmente a parte da História lida (“A formiguinha e a neve”) e terminá-la.

1                   Interpretação oral da história completa e sua dramatização.

1                   Apresentação do aluno ao grupo sobre o seu final dado à história.

1                   Visita à biblioteca. Empréstimos de livros.

1                   Conversar sobre os fenômenos da natureza que ocorrem em no nosso país.

1                   Explorar o Sistema Solar com os movimentos da Terra (Rotação e translação).

1                   Nomear as características desses fenômenos como as estações do ano (primavera, verão , outono, inverno).

1                   Explorar o período e duração de cada estação.

1                   Leitura informativa sobre o Polo Sul.

1                   Caça-palavras – “Roupas usadas no verão.”

 

4º DIA -02/10/02                                                                                                               

1                   Rotina da sala.

1                   Realizar  leitura e pseudoleitura da história “A formiguinha e a neve”.

1                   Discussão sobre os personagens, cenário e contexto do conto.

1                   Desenho e socialização.

1                   Mostrar através de um calendário a duração de uma semana, um mês, um ano e um dia (noções  de tempo).

1                   Montar um calendário com o mês de outubro (letras e números dos dias da semana).

1                   Visita à biblioteca e empréstimos de livros.

1                   Atividade xerocada: recortar de revistas figuras referentes às estações do ano.

1                   Jogo da forca – “Meses do ano.”

 

5º DIA -09/10/02

1                   Rotina da sala.

1                   Criação de histórias a partir de gravuras dadas aos alunos.

1                   Escutar em CD a história “Chapeuzinho Vermelho.”

1                   Interpretação oral.

1                   Desenho e socialização da história.

1                   Brincadeira: Entrevistar um dos personagens do livro (escolher uma criança para ser o Chapeuzinho ou o Lobo ).

1                   Cruzadinha – Personagens da história trabalhada.

1                   Criação de um personagem apresentando suas características.

1                   Levantamento de hipóteses sobre quais são os animais domésticos, selvagens e em extinção.

1                   Leitura de texto informativo “Um verão de Sol, praia e muito amor”.

1                   Lista de animais selvagens ou domésticos.

 

6º DIA – 16/10/02

1                   Rotina da sala.

1                   Reconto da história Chapeuzinho Vermelho .

1                   Escrever  por  partes da história do dia através de quadrinhos correspondentes.

1                   Socialização (leitura)  das produções.

1                   Escutar em CD a história Pinóquio.

1                   Visita à biblioteca e leitura a escolha do aluno.

1                   Socialização dos livros escolhidos, aluno interpreta a história fazendo correspondência com as ilustrações.

1                   Jogo da forca : personagens das histórias infantis trabalhadas.

 

7º DIA – 23/10/02

1                   Rotina de sala .

1                   Reconto da história Pinóquio, retomando o que ouviram na aula anterior.

1                   Leitura compartilhada desta história apresentando as semelhanças e diferenças nas duas versões.

1                   Retomada (continuação) Estações do Ano por meio de recortes e colagens.

1                   Retomada (continuação) classificação dos animais através de gravuras.

1                   Cruzadinha –  Animais / Atividade de leitura correspondente com as gravuras e seus nomes.

1                   Jogo da forca – Animais.

 

8º DIA – 30/10/02

1                   Rotina da sala.

1                   Leitura  da história “O Gato de Botas.”

1                   Interpretação oral e enfocando o preconceito.

1                   Dramatização.

1                   Entrevista dos personagens.

1                   Ouvir em CD a história do dia.

1                   Tipos de Governos e Meios de Transportes.

1                   Leitura informativa “A Rainha da Inglaterra.”

1                   Cruzadinha – Meios de Transportes /Leitura correspondente dos objetos e seus nomes.

 

9º DIA – 06/11/02

1                   Rotina da sala.

1                   Reconto da história “Branca de Neve” (realizado pelos alunos).

1                   Lista dos personagens da história do dia.

1                   Assistir a fita de vídeo de “Branca de Neve”.

1                   Discussão sobre as semelhanças e diferenças das versões do livro e do filme.

1                   Profissões apresentadas no conto e as conhecidas pelos alunos.

1                   Cruzadinha dos personagens do conto trabalhado.

 

10º DIA – 13/11/02

1                   Rotina da sala.

1                   Leitura do conto “Rapunzel”.

1                   Interpretação oral

1                   Discussão sobre a importância dos alimentos, classificação quanto sua origem (animal, vegetal e mineral)

1                   Entrevistas dos personagens.

1                   Interpretação do conto do dia através de desenhos.

1                   Socialização dos desenhos.

1                   Jogo da forca com personagens das histórias do projeto.

 

20/11/02 – FERIADO –Dia da Consciência Negra.             

 

   11º DIA – 27/11/02

1                   Rotina da sala.

1                   Ensaio da dramatização “A formiguinha e a neve” para a culminância do projeto.

1                   Leitura compartilhada no pátio da história  “Os três porquinhos.”

1                   Interpretação oral e dramatização da história.

1                   Discussão sobre os diferentes tipos de moradias e os diversos profissionais e ferramentas utilizadas em sua execução.

1                   Lista de materiais de construção.

1                   Retomar as histórias infantis trabalhas durante o projeto através de CD.

1                   Auto-ditado com o tema: ferramentas da construção civil.

12º DIA - 07/12/02

1                   Rotina da sala.

1                   Auto-ditado sobre um dos temas trabalhados : Roupas de Verão.

1                   Ensaio da peça “A formiguinha e a neve.”

1                   Culminância do Projeto: dramatização da história “A formiguinha e a Neve” pelos alunos  no pátio para a escola.