I - IDENTIFICAÇÃO
TEMA: Contos de Fadas e Histórias Infantis
ESCOLA: Escola de Ensino Fundamental Papa João XXIII
LOCAL: Bairro do Jacintinho
SÉRIE: 1ª série
TURMA: A
DURAÇÃO: 12 dias (de setembro à dezembro)
PROFESSORA: Elizabete
NÚMEROS DE ALUNOS: 32
ESTAGIÁRIAS: Cláudia Ramos
Maria Antonieta
Marli Santana
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
II - JUSTIFICATIVA
Como sabemos, em nosso País hábito de leitura não é comum entre as pessoas. No decorrer de nosso Curso de Pedagogia aprendemos que um dos papéis da Escola é planejar e executar propostas que possam reverter esta realidade.
Diante disso e da solicitação da Professora Elizabete, desenvolvemos este projeto com intuito de ajudar os alunos a descobrirem o prazer da leitura e suas profundas conexões com a escrita, instrumentos preciosos dentro e fora da escola, bem como ao mesmo tempo permitir que avancem no seu processo de leitura e escrita.
Para tal proposta, levamos em consideração o saber já construído pelas crianças antes de entrarem na escola, e a partir daí proporcionar condições para a aquisição da leitura e da escrita convencional, pois segundo Teberosky:
... não saber escrever não equivale a não ter nenhuma noção do que se escreve como texto. As crianças e os adultos em processo de alfabetização esperam aprender uma variedade de linguagem que eles já conhecem : a linguagem de contos de fadas, dos jornais, da correspondência. ... O objetivo das atividades com textos é o desenvolvimento da textualidade , isto é, das construções lingüísticas que constituem a linguagem-que-se-escreve. (1997: 63)
III - OBJETIVO GERAL
Desenvolver nos alunos o hábito e apreciação de uma boa leitura, principalmente de clássicos da literatura infantis e de textos informativos, e conseqüentemente contribuir para os seus processos da aquisição da leitura e da escrita, possibilitando produções orais, escritas.
IV - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar a criança a construir um repertório próprio de Histórias em uma linguagem diferente da fala cotidiana.
Proporcionar desafios onde os aluno possam selecionar as idéias principais do texto trabalhado e articular com as suas ao realizarem suas produções individuais ou coletivas.
Possibilitar o aluno compreender a relação da fala e da escrita, bem como o funcionamento comunicativo da escrita: escreve-se para ser lido.
Despertar a preocupação com a comunicação nos intercâmbios: fazer-se entender e procurar entender os outros, manifestando sentimentos, experiências, idéias e opiniões.
Ler textos combinando estratégias de decifração, seleção, antecipação e inferência conduzindo a reflexão e análise sobre os fenônemos da linguagem.
Propiciar “leitura” para os alunos que ainda não lêem de forma independente, relacionando o oral e o escrito.
Conduzir a análise quantitativa e qualitativa da correspondência entre segmentos falados e escritos, por meio do uso do conhecimento disponível da criança sobre o sistema da escrita.
Produzir textos coesos e coerentes utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com a forma ortográfica.
Trabalhar o interesse em ler e ouvir a leitura especialmente de textos literários e informativos compartilhando opiniões, idéias e preferências.
Conduzir o hábito em tomar emprestado livros do acervo escolar para a leitura em casa, conscientizando o cuidado com os livros e demais materiais escritos, bem como a postura de um leitor em uma biblioteca.
Narrar as histórias trabalhadas buscando a aproximação às características discursivas do texto-fonte, além de descrever personagens, cenários e objetos, atribuindo sentido, coordenação de texto e contexto.
Buscar informações e consultas a fontes de diferentes fontes (jornais, revistas, enciclopédias,etc.).
Socializar as diferentes experiências de leituras.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
V - METODOLOGIA
O procedimento metodológico deste projeto teve como critérios o avanço da aprendizagem na leitura e na escrita, a ampliação da visão de mundo da criança, possibilitando-a à vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação através dos contos de fadas e das histórias infantis, bem como possibilite a articulação com as Áreas de Conhecimento e os Temas Transversais.
Para atingir tais objetivos serão utilizados como instrumentos didáticos a leitura compartilhada de contos de fadas e histórias infantis seguidas de interpretação oral e dramatização; interpretação dos alunos por meio de desenhos; socialização; escrita de listas; cruzadinhas; caça- palavras; jogo da forca; empréstimos de livros; leitura individual; recontar a história oral e por escrito; recontar a história a partir de gravuras; mudar os personagens e/ou o fim da história; textos informativos; depoimentos dos alunos e discussão.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
VI - AVALIAÇÃO
A avaliação da aprendizagem será realizada durante todo desenvolvimento deste projeto, onde serão observados nos alunos alguns itens como: participação, questionamento, criatividade, assiduidade, produção oral e escrita, interesse em ouvir e ler contos de fadas, histórias infantis e textos informativos e a postura quanto ao manuseio dos livros pessoais e compartilhados.
VII - ÁREAS DO CONHECIMENTO
LÍNGUA PORTUGUESA
1 Oralidade
1 Reescrita de textos
1 Produção oral e escrita
1 Leitura individual e compartilhada
MATEMÁTICA
1 Noções de tempo (dia e noite)
1 Medidas de tempo (hora, calendário)
1 Quantidades
HISTÓRIA / GEORAFIA
1 Regiões geográficas do Brasil que ocorrem o fenômeno da neve
1 Formas de governo no Brasil e em outros países
1 Meios de transportes (atual e no passado)
1 Tipos de moradias.
1 Profissões.
CIÊNCIAS
1 Estações do ano no Brasil
1 Poluição como fator que altera os fenômenos da natureza
1 Vestimentas para cada estação
1 Sistema Solar
1 Animais (selvagens, domésticos e em extinção)
1 Alimentos (classificação segundo sua origem:mineral, vegetal e animal)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
VIII - TEMAS TRANSVERSAIS
ÉTICA
1 Preconceito
1 Discriminação
1 Solidariedade
MEIO AMBIENTE
1 Preservação da natureza
1 O homem e o ecossistema
PLURALIDADE CULTURAL
1 Aprender a viver com as diferenças em uma sociedade diversificada
1 Respeitar as diferenças culturais
1 Valorizar as diferenças raciais
ARTES
1 Desenhos
1 Pintura
1 Dramatização
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IX - ATIVIDADES PROGRAMADAS
1º DIA – 11/09/02
1 Levantamento de hipóteses sobre as histórias e contos infantis que as crianças já ouviram ou leram.
1 Permitir que as crianças falem sobre as histórias que conhecem.
1 Realizar uma listagem dos contos preferidos pelos alunos.
1 Registrar com os alunos em papel 40 Kg os nomes dos Contos de Fadas.
1 Leitura do Conto “Branca de Neve” .
1 Interpretação oral e dramatização.
1 Interpretação dos alunos através de desenhos.
1 Montar mural com os desenhos produzidos pelas crianças.
1 Discussão sobre como devemos usar os livros e o comportamento em uma biblioteca.
1 Visita à biblioteca
1 Realizar empréstimos dos livros escolhidos.
1 Cruzadinha “Os sete anões”.
2º DIA – 18/09/02
1 Rotina da classe.
1 Leitura do Conto “A formiguinha e a neve,” de João de Barro (Braguinha) até a metade da história.
1 Interpretação oral e dramatização.
1 Interpretação por meio de desenhos e socialização.
1 Montar o mural.
1 Uso de mapas do Brasil e globo terrestre enfatizando onde ocorre o fenômeno da neve.
1 Leitura informativa “Como surgem as montanhas geladas.”
1 Ilustração do tema estudado.
1 Visita à biblioteca para pesquisar o assunto discutido em sala de aula.
1 Lista com os nomes de objetos que os alunos levariam em uma viagem ao Polo Norte.
3º DIA -25/09/02
1 Rotina da sala.
1 Recontar oralmente a parte da História lida (“A formiguinha e a neve”) e terminá-la.
1 Interpretação oral da história completa e sua dramatização.
1 Apresentação do aluno ao grupo sobre o seu final dado à história.
1 Visita à biblioteca. Empréstimos de livros.
1 Conversar sobre os fenômenos da natureza que ocorrem em no nosso país.
1 Explorar o Sistema Solar com os movimentos da Terra (Rotação e translação).
1 Nomear as características desses fenômenos como as estações do ano (primavera, verão , outono, inverno).
1 Explorar o período e duração de cada estação.
1 Leitura informativa sobre o Polo Sul.
1 Caça-palavras – “Roupas usadas no verão.”
4º DIA -02/10/02
1 Rotina da sala.
1 Realizar leitura e pseudoleitura da história “A formiguinha e a neve”.
1 Discussão sobre os personagens, cenário e contexto do conto.
1 Desenho e socialização.
1 Mostrar através de um calendário a duração de uma semana, um mês, um ano e um dia (noções de tempo).
1 Montar um calendário com o mês de outubro (letras e números dos dias da semana).
1 Visita à biblioteca e empréstimos de livros.
1 Atividade xerocada: recortar de revistas figuras referentes às estações do ano.
1 Jogo da forca – “Meses do ano.”
5º DIA -09/10/02
1 Rotina da sala.
1 Criação de histórias a partir de gravuras dadas aos alunos.
1 Escutar em CD a história “Chapeuzinho Vermelho.”
1 Interpretação oral.
1 Desenho e socialização da história.
1 Brincadeira: Entrevistar um dos personagens do livro (escolher uma criança para ser o Chapeuzinho ou o Lobo ).
1 Cruzadinha – Personagens da história trabalhada.
1 Criação de um personagem apresentando suas características.
1 Levantamento de hipóteses sobre quais são os animais domésticos, selvagens e em extinção.
1 Leitura de texto informativo “Um verão de Sol, praia e muito amor”.
1 Lista de animais selvagens ou domésticos.
6º DIA – 16/10/02
1 Rotina da sala.
1 Reconto da história Chapeuzinho Vermelho .
1 Escrever por partes da história do dia através de quadrinhos correspondentes.
1 Socialização (leitura) das produções.
1 Escutar em CD a história Pinóquio.
1 Visita à biblioteca e leitura a escolha do aluno.
1 Socialização dos livros escolhidos, aluno interpreta a história fazendo correspondência com as ilustrações.
1 Jogo da forca : personagens das histórias infantis trabalhadas.
7º DIA – 23/10/02
1 Rotina de sala .
1 Reconto da história Pinóquio, retomando o que ouviram na aula anterior.
1 Leitura compartilhada desta história apresentando as semelhanças e diferenças nas duas versões.
1 Retomada (continuação) Estações do Ano por meio de recortes e colagens.
1 Retomada (continuação) classificação dos animais através de gravuras.
1 Cruzadinha – Animais / Atividade de leitura correspondente com as gravuras e seus nomes.
1 Jogo da forca – Animais.
8º DIA – 30/10/02
1 Rotina da sala.
1 Leitura da história “O Gato de Botas.”
1 Interpretação oral e enfocando o preconceito.
1 Dramatização.
1 Entrevista dos personagens.
1 Ouvir em CD a história do dia.
1 Tipos de Governos e Meios de Transportes.
1 Leitura informativa “A Rainha da Inglaterra.”
1 Cruzadinha – Meios de Transportes /Leitura correspondente dos objetos e seus nomes.
9º DIA – 06/11/02
1 Rotina da sala.
1 Reconto da história “Branca de Neve” (realizado pelos alunos).
1 Lista dos personagens da história do dia.
1 Assistir a fita de vídeo de “Branca de Neve”.
1 Discussão sobre as semelhanças e diferenças das versões do livro e do filme.
1 Profissões apresentadas no conto e as conhecidas pelos alunos.
1 Cruzadinha dos personagens do conto trabalhado.
10º DIA – 13/11/02
1 Rotina da sala.
1 Leitura do conto “Rapunzel”.
1 Interpretação oral
1 Discussão sobre a importância dos alimentos, classificação quanto sua origem (animal, vegetal e mineral)
1 Entrevistas dos personagens.
1 Interpretação do conto do dia através de desenhos.
1 Socialização dos desenhos.
1 Jogo da forca com personagens das histórias do projeto.
20/11/02 – FERIADO –Dia da Consciência Negra.
11º DIA – 27/11/02
1 Rotina da sala.
1 Ensaio da dramatização “A formiguinha e a neve” para a culminância do projeto.
1 Leitura compartilhada no pátio da história “Os três porquinhos.”
1 Interpretação oral e dramatização da história.
1 Discussão sobre os diferentes tipos de moradias e os diversos profissionais e ferramentas utilizadas em sua execução.
1 Lista de materiais de construção.
1 Retomar as histórias infantis trabalhas durante o projeto através de CD.
1 Auto-ditado com o tema: ferramentas da construção civil.
12º DIA - 07/12/02
1 Rotina da sala.
1 Auto-ditado sobre um dos temas trabalhados : Roupas de Verão.
1 Ensaio da peça “A formiguinha e a neve.”
1 Culminância do Projeto: dramatização da história “A formiguinha e a Neve” pelos alunos no pátio para a escola.