12/02/2010

projeto de leitura

Escola Municipal Professor Francisco Morais Filho

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto:

de

leitura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mossoró/RN, fevereiro a dezembro/2009.

 

 

I - IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

 

 

1. Nome da escola: Escola Municipal Professor Francisco Morais Filho

 

2. Endereço da escola: Avenida Alberto Maranhão 3866, Bom Jardim,

Mossoró/Rn, CEP 59618-000, Código da Escola 24068942, Telefone (84) 3315-5096.

 

3. Níveis de ensino ministrados na escola: Ensino Fundamental - do 1º ao 5º ano

   

4. Localização: Urbana Periférica.      

 

5. Número de alunos: 234

 

6. Relação aluno/docente: 23

 

7. Relação aluno/não-docente: 23

 

8. Percentual de professores com licenciatura plena: 100%

 

9. Percentual de professores com pós-graduação: 90%

 

10. Título do projeto: Projeto de Leitura

 

11.  EQUIPE ENVOLVIDA:

1.    Maurílio Júnior – Diretor

2.    Ecilvia Batista – Coordenadora pedagógica

 

3.   Professores

Vanúzia Saldanha de M. Lima.

Lúcia Alves de Melo

Maria do Socorro Freitas Alves

Maria do Socorro Santos

Sílvia Fernandes do Vale

Maria Antônia Araújo Silva

Zamere da Silva Dias

Siomara Batista Marques Carneiro

Margarida Silvina M. Silva

 

4.   Auxiliares de secretaria

Raimunda Dantas

Zildevan Sanches

 

5.   Pessoal de apoio

Kelly Adriana

Socorro Cavalcante

Maria José

Rosinete Ferreira

Janilene Bezerra

 

 

II - APRESENTAÇÃO

 

A Escola Municipal Professor Francisco Morais Filho ministra a Educação Básica a nível de Ensino Fundamental I, em 09 (nove) anos, que é estruturado através do Ciclo da infância e do regime anual.  A organização curricular da nossa escola, esta embasada no principio da autonomia pedagógica, determinada pela legislação Educacional e regulamentada pelo nosso sistema de Ensino, nos permitindo desenvolver ações de acordo coma as necessidades da nossa clientela.

O ciclo da infância constitui um bloco único de 03 (três) anos letivos e 600 (seiscentos) dias de efetivo trabalho escolar, não havendo retenção do aluno até o final do ciclo. O regime anual terá uma carga horária de 1.000 horas aulas, distribuídas pelo um período de 200 dias letivos.

Obedecendo as normas oficiais, o nosso calendário escolar será organizado em 05 aulas de 50 minutos cada, totalizando 04 horas e 20 minutos/relógio.

Como forma de enturmação e reenturmação seguimos o Regulamento do ensino fundamental, onde as turmas são constituídas de até 30 (trinta) alunos do 4º ao 5º ano e de até 25(vinte e cinco) alunos para as turmas do ciclo da infância.  O processo de enturmação é feito sempre que possível com base no critério da idade cronológica visando garantir uma relativa homogeneidade de interesse e amadurecimento biopsicológico. São re-enturmados pelo nível de conhecimento que é feito a partir de uma avaliação diagnóstica realizada no início do ano letivo buscando uma possível equiparação de desempenho.

Reconhecemos também a importância da inclusão, e por isso a nossa escola está aberta a alunos portadores de necessidades especiais, onde procuraremos, junto aos órgãos competentes, parcerias para desenvolvermos um trabalho diversificado voltado para essa clientela.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

III JUSTIFICATIVA

 

       Entendemos a escola como um espaço privilegiado para a apropriação, disseminação e construção do conhecimento para a formação da cidadania, e que a sua função social é proporcionar igualdade de condições aos indivíduos para que eles se desenvolvam plenamente nos aspectos cognitivo, afetivo, moral e ético. Com esse entendimento elegemos como objetivo elevar o nível acadêmico dos nossos alunos por meio do processo de leitura e escrita.

Para tanto desenvolvemos o projeto de leitura partindo das principais datas comemorativas do calendário civil e tendo sua culminância ao final de cada bimestre, onde os alunos apresentam por meio de músicas, danças, brincadeiras, fantoches e dramatizações, o que aprenderam em sala de aula para toda comunidade escolar.

 

IV - OBJETIVO GERAL:

 

·       Aprendizado de todos os alunos

 

V - OBJETIVOS ESPECIFICOS:

 

·       Promover um maior índice de leitura pelos alunos.

·       Desenvolver no aluno o hábito da leitura e da escrita;

·       Desenvolver a habilidade oral dos alunos;

·       Desenvolver as habilidades de artes dos alunos;

·       Favorecer as relações sociais por meio de apresentações culturais;

 

VI DESENVOLVIMENTO

 

O projeto será desenvolvido durante todo o ano nas salas de aula onde cada turma irá pesquisar as datas comemorativas de cada bimestre e realizarão suas produções literárias e artísticas.

Atividades estas que serão orientadas e coordenadas pelas professoras de cada sala para serem apresentadas, pelos alunos, para toda comunidade escolar ao final de cada bimestre.

 

Atividades que serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo:

 

·       Subprojeto para comemorarmos o carnaval;

·       Subprojeto para comemorarmos a Páscoa;

·       Subprojeto para comemorarmos o dia do Livro infantil, o descobrimento do Brasil, o dia de Tiradentes e o dia do índio;

·       Subprojeto para comemorarmos os Festejos juninos;

·       Subprojeto para comemorarmos o Folclore;

·       Subprojeto para comemorarmos o Dia da criança;

·       Execução de uma Mostra Cultural.

 

Atividades que subsidiarão o desenvolvimento do projeto de leitura:

 

1.    O uso da Carroteca: carrinho de supermercado com livros                                                                                                                                                                                                                              paradidáticos que permanece a cada dia em uma sala de aula, com cronograma pré-definido no inicio do ano.

 

2.    O uso da Sala de leitura: onde os alunos de cada turma em um dia da semana utilizam esse espaço para o desenvolvimento da leitura, com cronograma pré-definido.

 

3.    O Uso do vídeo: a cada dia da semana uma turma faz uso deste instrumento para assistir filmes, aulas relacionadas às habilidades que estão sendo desenvolvidas. Pré-selecionadas pelas professoras.

 

4.    O uso do laboratório de informática: onde a cada dia da semana uma turma faz uso deste espaço como mais uma ferramenta pedagógica no processo ensino aprendizagem.

 

Atividades extras desenvolvidas nas salas de aulas:

 

1.    Leitor do dia: estratégia, onde todos os dias, de um a dois alunos levam para casa livro de sua escolha pessoal e compartilham no dia seguinte esta leitura com a classe, tendo o seu nome em destaque em um cartaz.

2.    Aluno 100% freqüente: onde é colocado o nome do (s) aluno(s) que durante o mês apresentaram freqüência d cem por cento.

 

Atividades extracurriculares desenvolvidas pela escola:

 

1. Visita á Biblioteca pública Ney Pontes Duarte;

2. Visita á feira do livro do SESC;

3. Visita á feira do livro na Estação das Artes;

4. Visita ao teatro municipal;

5. Visita ao ginásio poliesportivo Pedro Ciarlini;

6. Visita e participação na mostra cultural do município.

 

VII MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS A SEREM UTILIZADOS:

Material

Quant.

Valor unit.

Valor total

Livros de literatura infantil

150

15,33

2.300,00

Gibis

100

5,00

500,00

Jogos educativos para as aulas de matemática

30

20,00

600,00

Figurinos para apresentação dos projetos

-

-

2.000,00

Reprodução xerográfica, encadernações e edição de cds e dvds

-

-

550,00

Kits para o desenvolvimento das atividades em sala de aula

10

251,26

2.512,66

Material pedagógico necessário para o desenvolvimento dos projetos

-

-

2.553,69

Ornamentação da escola e das salas de aulas

-

-

1.000,00

Microssitem

2

300,00

600,00

Dvd

1

200,00

200,00

Carroteca

-

-

-

Laboratório de informática

-

-

-

Sala de leitura

-

-

-

Sala de vídeo

-

-

-

Atividades extracurriculares (aulas passeios)

-

-

-

TOTAL

-

-

12.816,35

 

 

              VIII AVALIAÇÃO

 

O processo avaliativo a ser implementado pela nossa Escola deverá se pautar em princípios que evidenciem claramente que caminhos estamos seguindo e o que nos falta para superarmos o que nos impede para a efetivação dos objetivos programados, ou seja: o aprendizado de todos os alunos.

Neste sentido, buscaremos através dos instrumentos avaliativos, identificar:

·       Até que ponto os objetivos pretendidos estão sendo alcançados;

·       Se o modelo de gestão implantado contribui, incentiva e permite o envolvimento de todos os segmentos no processo de ensino/aprendizagem;

·       Se a escola detém autonomia financeira, pedagógica e administrativa, para elaborar e conduzir os seus projetos.

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