02/02/2010

PROJETO MÚSICA

PROJETO

   sica

ENIS APARECIDA MARIANO RISSI

JUSTIFICATIVA

 

Visto a necessidade de se trabalhar de forma diferenciada com as crianças do 1º ano C, oferecendo oportunidade de um novo aprendizado acrescentando em seu currículo atividades que sejam prazerosas e enriqueça o seu aprendizado e seu cotidiano, o projeto música tem esse objetivo.

 

OBJETIVOS GERAIS DO PROJETO MÚSICA

 

·         Ampliar o conhecimento da criança sobre propriedades da música, produção de sons, o sentido da música, as funções da música, os gêneros musicais, épocas e culturas, os elementos da música, notas musicais e o próprio cantar;

·         Encaminhar o aluno à cooperação e às trocas sociais;

·         Organizar um coral infantil, a professora com o violão;

·         Brincar e confeccionar instrumentos musicais.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

A educação musical ajuda a desenvolver:

·       A percepção auditiva;

·       O ritmo (movimento);

·       A desinibição;

·       A comunicação oral (espontânea, dirigida, articulações das palavras e vocabulário);

·       O autocontrole das crianças, diminuindo a impulsividade;

·       O saber ouvir sons próximos e distantes;

·       A empatia e a sensibilidade em relação aos sentimentos dos outros;

·       O autocontrole de movimentos corporais;

·       A orientação espacial – posição, direção, lateralização, lateralidade, fila, roda, etc.

·       A orientação temporal – semana, ontem/hoje, amanhã, antes/depois, etc.

·       Coordenação motora fina e global;

·       Expressão facial e corporal;

·       Ouvir os sons e elementos da natureza;

·       Intensidade dos sons – forte/fraco;

·       Percepção do silêncio;

·       Andamentos – lento/moderado/rápido;

·       Criatividade.

 

METODOLOGIA

 

Durante a aula dividir o tempo para realizar as seguintes atividades:

·       Uma brincadeira musical.

·       Conversa sobre a música levando a criança a perceber de forma lúdica uma determinada propriedade da música, adequando à linguagem para que seja compreendida pela criança.

·       Cantar/ouvir músicas com ou sem acompanhamento.

·       A professora toca com o violão e as crianças acompanham cantando e/ou tocando com tampinhas de garrafa, ou outros instrumentos musicais.

 

ATIVIDADES

 

·                 Duração – andar na linha durante o tempo da música;

·                 Andamento do som – cantar diversas cantigas lento/moderado/rápido;

·                 Ouvir sons externos;

·                 Músicas clássicas, imaginar um lago, pássaros cantando...

·                 Imitar o som de animais determinados pela professora;

·                 Imitar (sons de meios de comunicação determinados pela professora que tenha som longo, que tenha som curto, etc.);

·                 Extrair sons de determinados objetos;

·                 Brincadeiras de roda;

·                 Estátua;

·                 Reconhecer o colega pela voz;

·                 O mágico das cores, quem tem a fita da cor cantada mostra aos colegas. Música: Na cartola tem, tem, tem, tem fita colorida. Quem tiver o (amarelo, mostre também);

·                 Pintura com música;

·                 Jardim das estátuas encantadas/só se movimentarem ao som da chuva (pau de chuva), outros sons ficarem parados.

·                 Fazer som com vários tipos de papéis e verificar semelhanças e diferenças;

·                 Correr para a toca ao som do tambor, passear ao som do chocalho;

·                 Observar as figuras, reproduzir o som e dizer se a voz/som e fino, grosso, etc.;

·                 Brincadeira – sapo, sapinho, sapão (sapo, sapinho, sapão põe a mão no chão...)

·                 Determinar uma criança para ser o professor de dança e ir tocando;

·                 Música – Vovô Tito – as crianças fazem os sons dos animais;

·                 Tocar com tampinha de garrafa;

·                 Histórias sonorizadas;

·                 Brincadeiras de roda;

·                 Língua de sogra, soprar conforme a música (valsa 3 vezes, 3 tempos);

·                 Apito idem ao língua de sogra;

COELHINHO SAI DA TOCA COM SOM

Formação: círculo cada um em sua toca e um no centro

Idade: todas

Material: bambolê para fazer as tocas ou giz para desenhar, apito e chocalho etc.

Tocar um instrumento para troca de tocas e outro instrumento para que o coelho agarre alguém e tome-lhe o lugar.

JORNAL E SOM

Um jornal para cada criança, tocar um instrumento e todos andam em volta do jornal (dupla) parar o som pisar no jornal repetir o processo até que todos fiquem sobre o jornal.

 

A GELÉIA/O INSTRUMENTO

 

Formação: círculo sem dar as mãos

Idade: cinco anos...

Material: figuras de instrumentos musicais (um de cada vez), cada criança diz meu nome é... Meu instrumento é...

 

SETE PULOS

 

Formação: círculo sem dar as mãos

Idade: cinco anos...

Material: rádio e cd

Ouvir o cd (sete pulos) movimentar-se conforme a música, no trá-lá-lá-lá o professor faz a leitura ou fala frases do tema trabalhado (música) seguir a seqüência dos gestos (cumulativamente).

 

O INSTRUMENTO MÁGICO

 

Formação: início círculo, depois à vontade

Idade: cinco anos...

Material: um instrumento musical para cada criança

Colocar os instrumentos musicais no centro, contar uma história onde fale de pássaros e o ninho, os pais saem do ninho e os filhotes já sabem voar, cada criança pega um instrumento mágico (1 de cada vez, manusear do lado direito, do lado esquerdo/sacudir ou movimentar o instrumento como se fosse cobra, como pêndulo do relógio, avião, etc.)

No final em círculo cada criança toca o seu instrumento e depois todos tocam juntos acompanhando uma música.

 

ESTÁTUA

 

Formação: círculo sem dar as mãos no início depois à vontade

Idade: cinco anos...

Material: rádio e cd

A brincadeira inicia como já conhecemos depois o professor liberta uma criança, a criança liberta outra criança e vai se sentar, até que todos sejam libertos reiniciar a brincadeira se houver interesse.

Obs. tocar (o ombro, a cabeça, braço, perna, palma da mão, conforme o combinado).

Variação: quem for salvo forma fila.

Quem for salvo forma fila, passando por baixo das pernas do colega.

 

A FLAUTA

 

Formação: círculo sem dar as mãos

Idade: 6/8 anos

Iniciar com uma criança que irá fazer gestos (corporais, manuais, faciais) tocando a flauta e depois passa a flauta para a criança do lado que transformará a flauta em outro instrumento e depois de tocá-lo para a quem esta do lado.

 

O BAILE

 

Formação: círculo sem dar as mãos no início depois à vontade

Idade: cinco anos...

Material: rádio e cd

Cada criança deve dançar sozinha e pensar em alguém para dançar a próxima música (pares) cada mudança de música a criança muda de par (utilizar ritmos diferentes). No final formar grupos de três, quatro, cinco crianças. Na última música um trenzão.

 

A PALAVRA É...

 

Formação: círculo sem dar as mãos no início depois à vontade

Idade: cinco anos...

Uma criança de cada vez gestos e movimentos de acordo com a palavra que querem dizer, algo relacionado à palavra. Não repetir os movimentos anteriores.

 

LAMBACORDA

 

Formação: círculo sem dar as mãos no início depois à vontade

Idade: cinco anos...

Material: rádio e cd

Meia calça que de para todos segurarem (10M +/-), todos segurando a corda, fazer movimentos afastando-se da corda aproximando-se, balançando, como serpente, como caracol, corda no chão soltar formando um círculo, entrar e sair da roda em duplas.

 

ANDANDO DIFERENTE

 

Formação: à vontade

Material: cd/rádio

Idade: três anos...

Crianças andando à vontade no seu ritmo (com a música) pedir para levantar os braços para o alto, bater palmas, cumprimentar os colegas, andar de costas, de lado, de mãos dadas, com as mãos no ombro, nas pontas dos pés, nos calcanhares, pés abertos, fechados, imitarem um Robô, boneco de mola, girafa, gigante, anão, como quiser.

 

DANÇA DOS ÌNDIOS

 

Formação: círculos sentados, depois em pé à vontade

Material: rádio/cd – música indígena

Idade; quatro anos...

História indígena, instrumentos musicais indígenas, dançar como os índios numa grande roda abraçados, movimentando-se lateralmente e batendo os pés, depois movimentos de ações indígenas caçarem/pescarem, etc.

Pode-se utilizar fita de 60 cm colorida.

 

A BOLA VAI PASSANDO

 

Formação círculo sentados

Material: dois bolas, cd/rádio

Idade: três anos...

Passar a bola ao colega do lado com a música, a bola vai passando... na palavra fora a criança que estiver com a bola pagará uma prenda ou sair até que outra criança saia para que ela retorne.

 

BRINCADEIRA DO AQUECIMENTO

 

Formação: círculo à vontade

Material: cd/rádio – música brincadeira do aquecimento

Idade: três anos...

A cada vez que se cantam os dois versos da música, pede-se às crianças que realizem movimentos e/ou batidas com mãos, em determinada parte do corpo, no ritmo da música.

Sugestão: batendo uma mão na coxa, as duas mãos, bater nas coxas sem parar, bater um pé no chão, os dois pés, sem parar, saltitar, girar, balançar, andar de lado, de costas, etc.

 

AS GIRAFINHAS

 

Formação: sentados ou em pé

Material: cd/rádio e música- As girafinhas

Idade; quatro anos...

Esticar os braços encostando-se à orelha (fazendo o pescoço da girafinha) olhar de um lado para o outro (mão dobrada para frente), quando duas girafas se encontrarem criar um diálogo.

Onde você estava? O que você comeu hoje? Você quer brincar? Até mais, dar beijinho (mão/mão) um abraço (os braços se enrolam) relaxar.

 

AERÓBICA DAS PERNAS E DOS PÉS

 

Formação: círculo sentado

Material: cd/rádio

Idade: dois anos...

Pernas estendidas para frente chacoalhar à vontade, tchau com os pés, bater palmas com os pés, bater a sola dos pés no chão, rapidinho/lento no ritmo da música. Abraçar uma das pernas, trocarem a perna, abraçar as duas pernas, fazer como borboleta (asas), pedalar bicicleta/etc.

EMBASAMENTO TEÓRICO

 

APRENDER E BRINCAR COM MÚSICA E JOGOS

 

Aprender e brincar com música e jogos é uma forma de falar, expressar desejos, sentimentos, afetos, convivência social.

As crianças por meio das cantigas e ações aprendem que alegrias e tristezas, conquistas e perdas, coragem e medo ocorrem, mas que podem ser resolvidas.

O cantarolar, a fala melódica, conduz à assimilação de um conteúdo de forma mais acessível à criança, situações que podem ser exploradas didaticamente.

 

OS SONS E A MÚSICA

 

·       Escutar e descobrir sons;

·       Propriedades do som;

·       O sentido da música.

Ao nosso redor combina-se uma infinidade de sons produzidos pela natureza ou pelas pessoas. Alguns sons são agradáveis, surpreendentes, outros desagradáveis e irritantes.

Os sons permitem nos orientar, comunicar e divertir.

O som está presente em nossas vidas desde a infância, os sons dos objetos e brinquedos e a voz das pessoas mais próximas chamam a nossa atenção.

Na fase de crescimento, aprendemos a distinguir as sonoridades que nos rodeiam e a compreender e produzir sons que são utilizados para determinado fim, como os sons que usamos para fazer música.

Como são produzidos os sons? Como podemos identificá-los? Sempre percebemos os sons da mesma maneira?

 

ESCUTAR E DESCOBRIR OS SONS

 

Escutar é prestar atenção e estar interessado na naquele som que esta soando. Escutar é ser capaz de ir além de simplesmente ouvir e captar o sentido dos sons. Essa forma de audição é a que o especialista usa para distinguir e estudar os sons ou a música. Quanto maior o conhecimento de sons e de música, maior será nossa compreensão.

 

COMO OS SONS SÃO PRODUZIDOS

 

Todos os sons que ouvimos são produzidos por vibrações (movimentos rápidos de vaivém devido à elasticidade de determinado corpo). Essas vibrações se deslocam no ar em forma de ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos. Se pudéssemos ver o ar o movimento das ondas sonoras seria parecido com o das ondas que se formam em um lago quando jogamos uma pedra na água.

As vibrações produzidas ao tocar os diversos tipos de objetos são diferentes e produzem sons diferentes.

 

SONS PARA FAZER MÚSICA

 

O conceito de som musical foi se modificando ao longo dos tempos em função dos gostos, costumes e do pensamento de cada época e região.

Todos os sons podem ser aproveitados em música, pois oferecem muitas possibilidades de enriquecer uma composição.

 

PROPRIEDADES DO SOM

 

Cada som possui quatro propriedades ou parâmetro que nosso ouvido pode identificar.

·       Altura;

·       Intensidade;

·       Duração;

·       Timbre.

ALTURA

 

A altura é a propriedade do som por meio da qual podemos distinguir se ele é agudo ou grave. Quanto maior for à freqüência de uma onda sonora, mais agudo é o som (o que o determina é o número de vibrações da onda sonora por segundo). São essas vibrações que definem cada uma das notas musicais, a velocidade da onda sonora que determina a altura do som.

Os seres humanos captam sons graves e agudos em uma determinada faixa de vibração; fora desse limite não ouvem os sons.

INTENSIDADE

 

A intensidade é à força do som (intensidade = propriedade do som que o caracteriza como muito fraco, médio, forte ou muito forte). É semelhante ao que chamamos volume.

 

DURAÇÃO

 

A duração é o tempo que o som permanece em nossos ouvidos, se o som é curto ou longo.

A duração dos sons depende do tempo de vibração do objeto que os produz. Alguns sons têm uma ressonância curta. (ressonância: continuam soando por breve período de tempo até se extinguirem). Tambores ressonância longa, sinos ressonância curta.

 

TIMBRE

 

O timbre é a propriedade do som que permite distinguir a fonte sonora que o produz.

A voz de cada pessoa tem um timbre peculiar, o mesmo acontece como os diferentes instrumentos musicais.

 

AS PROPRIEDADES DO SOM NA MÚSICA

Ao ouvir uma peça musical podem ser identificadas as quatro propriedades dos sons e também verificar como elas permitem obter alguns dos elementos essenciais da linguagem musical: a melodia, a dinâmica, o timbre e o ritmo.

Se pronunciarmos uma mesma sílaba, exemplo “pa”, produzindo sons de diferentes durações ou valores para cada uma dessas sílabas, obteremos uma melodia.

Também podemos cantar algumas partes dessa melodia mais forte e outras mais fracas, ou seja, com diferentes intensidades trabalharemos com a dinâmica.

Em todas as situações a cor sonora ou timbre sempre esteve presente, era o de nossa voz, se quiséssemos modificá-lo, poderíamos tocar o que inventamos em algum instrumento.

Os quatro elementos ou ingredientes da música não se apresentam isolados, mas integrados:

·       A cor sonora ou timbre está presente em qualquer sucessão de sons.

·       A dinâmica ou contraste de intensidade aparece em toda melodia e ritmo.

·       Uma melodia é formada por sons de diferentes alturas e valores ou durações, obtendo um ritmo.

·        

O SENTIDO DA MÚSICA

 

A música esta presente nos mais variados lugares, às vezes, nós mesmos a criamos: cantando, tocando instrumentos ou ouvindo no aparelho de som.

Ouvimos música habitualmente. Ouvir, bater palmas, caminhar ou dançar ao som de músicas permitem um contato físico especial com elas, por outro lado, o fato de tocar um instrumento ou de cantar pode nos proporcionar outras satisfações: um cantor, um instrumentista sente uma emoção muito diferente da que experimenta os ouvintes.

Podemos ouvir música de várias maneiras. Ouvimos com o corpo quando, por meio de movimentos corporais, demonstramos nossa relação com ela. Ouvimos com emoção quando, por meio de nossos sentimentos, chegamos a um envolvimento que se traduz no riso, na alegria ou na tristeza. E ouvimos intelectualmente, reconhecendo na música sua estrutura e forma, temas e timbres, escutando e apreciando os elementos da linguagem musical.

Apreciar música não é apenas ouvir. É mais que isso. É preciso saber ouvir, associando o prazer estético ao conhecimento musical.

 

A MÚSICA, UMA ARTE

Assim como o artista, o homem transformou os materiais da natureza em formas e cores e organizou os sons para fazer música, ou seja, desenvolveu a arte de combinar os sons e o silêncio.

 

AS FUNÇÕES DA MÚSICA

 

As pessoas vivem de um modo ou de outro em contato com a música, ouvindo ou fazendo música por diferentes motivos.

Muitas músicas são feitas para acompanhar diferentes atividades, tais como:

·       Música religiosa;

·       Música para dançar;

·       Música para desfiles;

·       Música para teatro;

·       Música para cinema;

·       Música para televisão;

·       Música para nos distrairmos;

·       Música para expressar sentimentos.

Quando conhecemos as diferentes funções que cumpre a música na vida das pessoas e nas diferentes sociedades e culturas, podemos compreender melhor seu sentido.

 

OS GÊNEROS MUSICAIS

 

Gênero musical é usado para definir os diferentes tipos de música em relação aos meios utilizados para sua interpretação, sua função ou sua procedência.

Música vocal é toda aquela que é cantada a uma ou várias vozes.

Música instrumental é aquela que se interpreta com um ou vários instrumentos sem incluir vozes.

Música sacra ou religiosa é aquela que tem a função principal relacionada ao culto e as cerimônias religiosas. Usamos o termo música profana para nos referir a qualquer tipo de música que não tem função religiosa.

Música incidental é quando composta para ser usada em produções de dança, teatro ou filmes.

Música pura aquela que não se combina com representações ou imagens.

Música erudita toda música de tradição européia, produzida por músicos com formação musical específica.

Música popular vários estilos e formas das culturas populares destinam-se ao entretenimento de grande número de pessoas.

 

OS ELEMENTOS DA MÚSICA

 

O RÍTMO- Toda música que ouvimos se constituem de uma série de sons e silêncio de diferentes durações, que geralmente se organizam a partir de batidas regulares, chamadas tempos ou pulsos.

O COMPASSO- Quando falamos pronunciamos palavras que têm sílabas acentuadas e outras não. Do mesmo modo, na música, os “pulsos” fortes levam um acento e os fracos não. Na maioria das músicas que ouvimos os pulsos ou tempos se agrupam em conjuntos chamados compassos. O primeiro tempo de cada compasso é sempre acentuado e, no compasso de quatro tempos, o primeiro é forte, o terceiro meio forte e o segundo e quarto são fracos.

·       Marcha - dois tempos-, binário;

·       Valsa – três tempos – ternária: pode ser lenta, rápida ou moderada.

 

O TEMPO E A VELOCIDADE

 

As batidas do nosso coração não têm sempre a mesma velocidade (rápido/susto calmo/ relaxado).

Na música ocorre algo semelhante. Cada peça tem uma velocidade determinada.

 

Grave = muito lento

Lento = lento

Allegro = alegre rápido

Adágio= tranqüilo

Andante = pausado, não muito lento

Presto =muito rápido

 

A MELODIA

 

Para muitas pessoas, a melodia é o elemento mais importante de uma peça musical. Uma melodia é uma sucessão de sons de diferentes alturas e durações.

 

AS NOTAS E AS ESCALAS

 

Ao compor uma melodia é possível utilizar escalas integradas por sete notas: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si.

 

EXPRESSAR-SE COM A VOZ

 

Falar ou cantar:

·       A intensidade: sussurrar, falar ou cantar suave ou forte, gritar...

·       O tempo: lento e com pausas, rápido e agitado...

·       O timbre: nasal, áspero ou claro...

·       A altura: grave, aguda.

 

ESCUTAR MÚSICA

 

Ouvir música é uma experiência das quais todos podem desfrutar. Quanto mais executamos, melhor será, pois passamos a compreendê-la melhor.

Aprender a escutar a música pode ser desenvolvido ao longo de toda a vida. Aprender a escutar a música é fundamental para apreciar sua forma, estilo, gênero, a interpretação vocal e instrumental, enfim, conseguir uma relação mais profunda com ela.

Aprender e brincar com músicas e jogos é uma forma de falar, expressar desejos, sentimentos, afetos, convivência social.

As crianças por meio das cantigas e ações aprendem que alegrias e tristezas, conquistas e perdas, coragem e medo ocorrem, mas que podem ser resolvidos.

O cantarolar, a fala melódica, conduz a assimilação de um conteúdo de forma mais acessível à criança, situações que podem ser explorada didaticamente.

 

 

 

 

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

_________. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referenciais curriculares nacionais para a educação infantil. Música. Brasília: MEC/SEF, 1997.

Nova Escola – Fundação Victor Civita/Edição especial – Arte pags. 18/20.

CHAN, Thelma, CRUZ, THELMO. Divertimentos de corpo e voz: exercícios musicais para crianças. São Paulo: Via Cultura Edições musicais, 2003.

YOGI, Chizuko. Aprendendo e brincando com música e com jogos. Belo Horizonte: Editora Fapi, 2003.

ABRAHÃO, Ana. Cantigas e roda. Adonis Gráfica e Editora, 2005.

MIRANDA, Elvira Glória Drummond. Canções pra Brincar. Fortaleza, Ceará. 1983.

MIRANDA, Elvira Glória Drummond. Era uma vez... Fortaleza, Ceará. 1983.

MELO, Haidi Rosane Bruch de. Conhecendo a música e os instrumentos musicais. Editora Todolivro Ltda.