05/02/2010

Prova de [2][1]..-prova portugues a despedida rato

COLÉGIO ADVENTISTA DE JOINVILLE – UNIDADE SAGUAÇU

Rua: Casemiro de Abreu, 100 – Fone/Fax: (47)34722546

CEP: 89221-356 – www.caj.org.br

 

 

                                 

   

 

 

                                     

Nome:

 

Série:5ª

Turma: A

Data: ___/___/____

Data: ___/___/___

Valor da prova:10.0

Valor alcançado:

Professora: Juciane De Luchi.

Ass. do Responsável:

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS

         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO:

·        A avaliação é individual;

·        É permitido o uso do dicionário;

·        Empréstimos não são permitidos;

·        As respostas deverão ser completas;

·        As questões podem ser respondidas a lápis;

·        Revise bem a prova antes de entregar;

·        A produção textual deverá ter clareza e coerência de idéias.

                                          Atenção e ótima prova... Com carinho, Professora: Juciane.

 

      

 

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. Leia com atenção :

 

A DESPEDIDA

 

              Zeca entendeu tudo na hora. Deu um grande abraço no irmão. Trocaram um olhar, e meio que combinaram tudo, sem dizer nenhuma palavra. Foram detrás do prédio. Não acharam nenhum lugar de que gostassem. Caminharam um pouco mais e chegaram num terreno baldio. Pararam perto duma árvore, cavaram a terra com as pazinhas que tinham trazido. Enterraram o hamster no maior silêncio.

              Cobriram a cova com a terra. Com tristeza, com dor, Zeca fez uma cruz com dois paus de madeira que encontrou pelo caminho e amarrou com elástico. Com uma caneta escreveram: “Olhos vermelhos. Dez meses de idade. Saudades de Edu e Zeca.”

              Voltaram para casa chorando. Edu se apoiava em Zeca, que caminhava devagarinho, sentindo que a ocasião não era pra nenhuma estanabação. Deu o tempo que o Edu precisava. Não disse nada, nem ouviu nada. Só silêncio e lágrimas rolando.

              Em casa, Edu se trancou no quarto. Não quis saber de mais nada. Nem de jantar, muito menos de conversar ou ver tevê. Zeca até emprestou o seu videogame, mas nem isso animou o Edu. Deitado na cama, olhos fechados, coberto até o pescoço, porque estava sentindo frio, só pensava na falta que Olhos Vermelhos ia fazer. Chorou até dormir. Dormiu de cansaço.

              Edu sofria, Zeca chamava o irmão pra ler suas revistinhas, mas Edu nem se interessava... A mãe insistia pra que ele fosse dar umas voltas, brincar com os amigos, jogar futebol, apostar corrida, pedalar na bicicleta. Ele só queria ficar em casa. Pensando.

              Resolveu desenhar num caderno grosso tudo o que lembrava as aprontações e da carinha marota de Olhos Vermelhos. Ficava horas nisso... Tinha perdido alguém que adorava! E quem perde alguém tão querido não sai dando voltas por aí, procurando um jogo de futebol ou tomando sorvete na esquina. Os pais tinham que entender que perder o melhor amigo era duro. Muito duro. Talvez mais tarde encontrasse alguma coisa que o consolasse. Agora, por enquanto, nesse momento, não tinha nada, nadinha! Só um coração vazio.

(ABRAMOVICH, FANNY.IN: OLHOS VERMELHOS .SÃO PAULO: MODERNA ,1995.)

 

2. Responda:

 

a)   Qual a relação entre o título do texto “Saudades” e o texto? Explique.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________b) O título do texto poderia ser saudades? Por quê? Justifique.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)   Quem eram Edu e Zeca ? Comprove com palavras ou expressões do texto.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Dê sua opinião de acordo com o texto:

 

a)   Qual dos dois personagens revela-se mais triste pela perda? Qual seria o motivo?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)   O que significa a palavra “tudo” do (1º parágrafo)? O que representa?  Explique:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

c)    Zeca gostava de Edu? Escreva duas ações que estão no texto comprovando sua resposta.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________d) Que palavra no texto indica que Zeca não costumava emprestar seu videogame para seu irmão? Por quê? (4º  parágrafo) .

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________e) Você concorda com a idéia expressa no último parágrafo? Por quê? Explique. “E quem perde alguém tão querido assim não sai dando voltas por aí, procurando um jogo de futebol ou tomando sorvete na esquina.”

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________4. Vivenciando o texto:

 

a)   Você já perdeu algo ou alguém que amava muito? Relate sua experiência, se desejar.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)   Por que existe o hábito de representar a morte com uma cruz e o nascimento com uma estrela?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)    Você já foi consolado por alguém? O que sentiu na ocasião? Relate sua experiência.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d)   Você já consolou alguém? Você gosta de animar alguém triste? Por quê?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________e) Você já consolou alguém? Você gosta de animar alguém triste? Por quê?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

f) Como você reage, quando fica triste? 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

5. Reescreva as seguintes expressões, dando-lhes sentido contrário.

a)   Os pais tinham que entender que perder o melhor amigo era duro. 

 

b)   Voltaram para casa chorando e caminhavam devagarinho.

          __________________________________________________________________________________

c)    Zeca enxergava bem.

__________________________________________________________________________________d ) Esquecer seu amiguinho era fácil.

__________________________________________________________________________________

7.   Retire do texto 4 adjetivos do texto:

______________      _____________________     ____________________    ___________________

 

8. Observe as seguintes palavras, circule a sílaba tônica e coloque no quadro correto quanto a sua classificação:

 

Coração -    só -     elástico-    não -       vermelho-           árvore-         silêncio-                 irmão

 

 

Oxítonas

 

Paroxítonas

 

Proparoxítonas

 

Monossílabos átonos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7. Passe as seguintes frases para o plural:

 

a)   Ele voltou para casa chorando e caminhava devagarinho.

__________________________________________________________________________________

 

b)   Ele tinha perdido alguém que adorava.

__________________________________________________________________________________

 

c) Parou perto de uma árvore, e cavou a terra com a pá que tinha trazido.

__________________________________________________________________________________

 

d) O aluno estudou para a prova e depois foi brincar.

__________________________________________________________________________________

7. Escreva um final bem criativo para o texto: A despedida.

                               _______________________________________

 

              O tempo foi passando. Zeca...

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

             

 

Boa Prova!   Professora Juciane.

 

              Faça com muita atenção ...