07/03/2010

113.PROJETO_Leitura_1

PROJETO LEITURA

 

APRESENTAÇÃO

·        Público alvo
Crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos

·        Duração
Aproximadamente seis meses

·        Áreas envolvidas

o        Complementação em Alfabetização

o        Cultural

o        Educação Ambiental

o        Educação Física

o        Educacional

o        Informática na Educação

JUSTIFICATIVA

O material escrito é, sem dúvida, um dos maiores patrimônios da Humanidade. Registra desde fatos históricos, costumes, idéias, sentimentos e crenças de várias épocas até descobertas científicas. Por meio da leitura é possível dialogar com personagens fantásticos, acontecimentos e personalidades de outras épocas. A leitura tem muitas vozes, muitos sotaques, muitas tonalidades, aquele que lê “ouve” as palavras registradas de acordo com as suas experiências e preferências. A leitura não é ato solitário, quem lê dialoga com o texto escrito no papel, com o texto que o leitor escreveu e com o texto que ele interpreta. Além disso, trocas as experiências de sua leitura com outros leitores. À educação cabe estimular o ato de ler de forma significativa e prazerosa, possibilitando a interação, o crescimento e o desenvolvimento pessoal.
A leitura, nesse projeto entendida como processo ativo de interação do homem com o conhecimento registrado no papel, será focada sob dois aspectos: a leitura como fonte de prazer e entretenimento e a leitura como forma de socialização e comunicação entre as pessoas de um mesmo grupo ou de diferentes grupos da sociedade.
No primeiro, focando a função lúdica da leitura, serão trabalhados os contos de fadas e as histórias em quadrinhos, gêneros textuais conhecidos e apreciados pelas crianças. No segundo, em que a leitura é focada como forma de interação, as crianças irão “ler na praça”, convidando as pessoas que freqüentam aquele espaço a participar e contribuir com suas experiências nas rodas de leitura.

OBJETIVOS

·        Estimular a leitura de forma lúdica e significativa

·        Valorizar a ação de ler e, consequentemente, as obras escritas como forma de arte e preservação de conhecimento

·        Apresentar as diferentes funções da leitura, especialmente as possibilidades de aquisição de conhecimentos ou acesso à informações

·        Ampliar o universo literário das crianças, oferecendo material diferenciado para leitura

·        Permitir à criança e à comunidade conhecer os elementos naturais, sociais e culturais por meio da leitura

·        Favorecer a interação entre membros de diferentes grupos sociais e faixas etárias, promovendo a troca de conhecimentos, idéias e sensações frente à leitura

·        Apresentar a leitura como forma de manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões

·        Definir e refinar o gosto literário, estimulando as crianças a identificar os seus gêneros preferidos

·        Antecipar o conteúdo dos textos a partir da capa, título, subtítulo, imagens, quarta capa e verificá-las após a leitura

·        Coordenar informações proporcionadas pelo texto escrito com aquelas provenientes das imagens

·        Distinguir o que se entende e o que não se entende do texto que está sendo lido

·        Utilizar recursos para compreender ou superar dificuldades encontradas durante a leitura

DESENVOLVIMENTO

·        O desenvolvimento das atividades irá envolver todas as áreas da unidade. Sendo, uma das fases mais importantes a elaboração do projeto de forma conjunta envolvendo as crianças, adolescentes e funcionários. Aos últimos, cabe adequar as sugestões e expectativas das crianças e adolescentes às necessidades e objetivos pedagógicos.

·        No desenvolvimento da proposta de leitura na praça, as crianças irão montar uma biblioteca ao ar livre com recursos doados pela comunidade. No desenvolvimento, da proposta de trabalho com leitura de contos de fadas e histórias em quadrinhos, as crianças irão passar da apreciação para o estudo detalhado do gênero, oferecendo subsídios para posterior produção textual.

PRODUTO FINAL

·        Estante fixada em local público de grande circulação, no caso, praça principal do Distrito de São Francisco Xavier, com livros devidamente catalogados, acompanhados por folheto explicativo acerca do projeto desenvolvido.

·        O produto final relativo à leitura dos contos de fadas e histórias em quadrinhos, será um registro baseado nas impressões de todos os participantes, crianças, adolescentes, funcionários, familiares, registros fotográficos, etc.

AVALIAÇÃO

A avaliação permeia todo o processo, desde a elaboração do projeto, o desenvolvimento, e a finalização, servindo como indicador para que os educadores reformulem ou redirecionem os seus objetivos e estratégias.

 

SUGESTÕES DE SITES/BIBLIOGRAFIA DE APOIO

·        Artigo de Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo, da Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG - Práticas de Leitura na escola e nas famílias em meios populares.. Trata das funções sociais da leitura, a partir de pesquisa de campo da autora
Disponível em www.fae.ufmg.br/GT10/mariajaqueline.htm

·        Estudos das diversas modalidades da Literatura Infanti l - traz informações sobre os gêneros textuais mais freqüentes na literatura infantil: fábulas, contos de fadas, lendas e poesia.
Disponível em www.avanielmarinho.com.br/infantilestudos.htm

·        Página com diversos títulos (e-books) de literatura infantil - download grátis (necessário o software Acrobat Reader).
Disponível em virtualbooks.terra.com.br/freebook/freebook_crianca1.htm

Fonte: http://www.canteirodeprojetos.org.br/projetoleitura.php