07/03/2010

42.PROJETO_Saltando_dos_livros

EMEI Camila Tomashinsky

Período de duração: 2º bimestre

População Alvo: Maternal, Pré-1, Pré-2 e Pré-3

 

 

Projeto: Saltando dos Livros

 

 

Justificativa

 

Oportunizar as crianças a vivência de situações de leitura através da abordagem de diferentes manifestações literárias proporcionando-lhes prazer na medida em que atende as necessidades de ludismo e de informação da criança.

 

Música

 

Objetivo: Interessar-se pela leitura de diferentes tipos, como fonte de prazer e entretenimento.

 

Desenvolvimento:

 

·       Paródia de histórias

·       Brincadeiras cantadas: Seu lobo

·       Letras de músicas

·       Bibliografia de compositores famosos

·       Revistas de música

·       Rimas

·       Escolher uma música que combine com o texto lido.

 

Movimento

 

Objetivo: Desenvolver a comunicação e a expressão através dos jogos e brincadeiras.

 

Desenvolvimento

 

·       Baú de objetos e brinquedos úteis para o faz de conta

·       Cabideiro com roupas velhas de adultos ou fantasias

·       Imitações e jogos de faz-de-conta

·       Dança.

·       Livro: Catarina e o urso preguiçoso (trabalha aspectos psicomotores, locomoção, equilíbrio, lateralidade).

·       Desenvolvimento de atividades de expressão corporal como mímica e jogos teatrais.

 

Artes Visuais

 

Objetivos: Expressar-se por meio de gestos, posturas, linguagem oral e produções artísticas.

 

Desenvolvimento

 

·       Utilização de modelagens, recortes, pinturas, desenhos, colagens e diferentes formas de fazer artístico para criar ou recontar histórias.

·       Elaboração de pequenos cenários e figurinos (com papéis/jornais) para que a criança faça extrapolação do texto lido.

·       Utilização de sucatas para construção de personagens e cenários para contar histórias

·       Ilustração de uma parte do livro.

·       Confecção de ilustrações novas para um livro

·       Confecção de livros

·       Confecção de livros-vivos (Livro das sensações)

·       Construção de máscaras e de quebra-cabeça que representam os personagens.

·       Confecção de fantoches com sucatas

·       Confecção de maquetes com materiais diversos

·       Leitura de obras de arte.

 

Natureza e Sociedade

 

Objetivo: Participar de diferentes situações de comunicação para interação e demonstrar curiosidade.

 

Desenvolvimento

 

·       Visita a Biblioteca Municipal

·       Possibilitar às crianças os empréstimos de livros, onde possa estar provocando momentos de leitura em casa, junto com seus familiares. (Cidadania)

·       Criação do livro de história (1º livro)

·       História do livro

·       Escritor (autor), editor, ilustrador

·       Inauguração de cantinhos: Gibis, revistas e jornais, fantasias

·       Realização de pesquisa sobre a vida e a obra de autores trabalhados

·       Montar o jornal mural das informações da turma podendo transformar-se em espaço de troca entre turmas da escola

·       Organização de um Tribunal para defender personagens opostos (bruxa e princesa por exemplo).

 

 

 

Linguagem oral e escrita

 

Objetivos:

 

·       Desenvolver interesse e curiosidade pela linguagem.

·       Escolher os livros para ler, apreciar e participar de rodas de empréstimo.

·       Interessar-se por conhecer vários gêneros escritos e participar de diversas situações sociais na qual possa contar suas vivências, recontar histórias e ouvir as de outras pessoas.

 

Desenvolvimento

 

·       Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar vivências, vontades, necessidades e sentimentos nas diferentes situações de interação com a linguagem escrita.

·       Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.

·       Reconto de histórias conhecidas com aproximação das características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem ajuda do professor.

·       Promoção de teatros, dramatizações.

·       Disposição de um acervo de livros em sala de aula, possibilitando à criança escolha de suas leituras e contato com livros.

·       Reconto de história através de objetos, utilizando-os como personagens.

·       Construção de textos coletivos, lista de palavras.

·       Participação de situações em que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.

·       Extrapolação de história dos livros, buscando em seus entremeios, situações que a criança possa vivenciar. Ex: Chapeuzinho Vermelho – Confecção de doces (receitas).

·       Escrita do início, meio e final da história, tendo o professor como escriba.

·       Listar coletivamente os títulos do texto que os alunos mais gostaram e discutir com eles o por quê;

·       Trabalho com poesias, parlendas, trava-línguas, folhetos, jornais, revistas.

·       Lendas, contos de fadas, fábulas, piadinhas.

·       Convite a vir à escola Contadores de histórias ou uma Vovó de aluno.

·       Criar e manusear um dicionário.

·       Teatro de sombra.

·       Declamação de poesias

·       Quebra-poemas.

·       Entrevista com um escritor

·       Painel de poetas.

·       Produzir uma revista de história em quadrinhos

·       Criação de novos finais para a mesma história

·       Criação de uma nova história com mesmos personagens

·       Organização de um alfabetário de um livro

·       Criação de rimas e poesias a partir de tema de livro

 

Matemática

 

·       Objetivo: Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão aproximando a algumas noções matemáticas.

 

Desenvolvimento

 

·       Contagem e Quantidade de livros lidos

·       Montagem de Gráficos

·       Marcação de tempo para leitura

·       Dias da semana (Levar e devolver o livro do empréstimo)

·       Seqüência, número de páginas

·       Leitura de livros relacionados com a matemática

·       Coleção de figurinhas

·       Organização de álbum de figurinhas com a ficha pessoal de cada personagem.

·       Elaborar jogos com as crianças a partir da história – jogo da memória , trilha, dominó etc

·       Elaborar problemas orais de acordo com situações de uma história narrada

·       Explorar as características dos personagens, tais como tamanho, peso, altura, o mais bravo, o selvagem, o doméstico, realizando assim atividades classificatórias

·       Sugerir a confecção de um varal na classe com a seqüência das cenas da história. Perguntar Qual cena é a primeira? Qual vem depois? Qual é a última?

·       Utilizar livros para explorar formas geométricas, lateralidade, espaço.

 

Culminância

 

·       Feira do livro com apresentação dos trabalhos confeccionados pelos alunos.

·       Baile à fantasia.

 

Avaliação

 

Observar a postura do aluno quanto à aproximação com a literatura, o gosto pela leitura, a participação nas atividades propostas.

 

 

 

“O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça, que, entre um mistério e um segredo, põe idéias na cabeça.” (Maria Dinorah).