EMEI Camila Tomashinsky
Período de duração: 2º bimestre
População Alvo: Maternal, Pré-1, Pré-2 e Pré-3
Projeto: Saltando dos Livros
Justificativa
Oportunizar as crianças a vivência de situações de leitura através da abordagem de diferentes manifestações literárias proporcionando-lhes prazer na medida em que atende as necessidades de ludismo e de informação da criança.
Música
Objetivo: Interessar-se pela leitura de diferentes tipos, como fonte de prazer e entretenimento.
Desenvolvimento:
· Paródia de histórias
· Brincadeiras cantadas: Seu lobo
· Letras de músicas
· Bibliografia de compositores famosos
· Revistas de música
· Rimas
· Escolher uma música que combine com o texto lido.
Movimento
Objetivo: Desenvolver a comunicação e a expressão através dos jogos e brincadeiras.
Desenvolvimento
· Baú de objetos e brinquedos úteis para o faz de conta
· Cabideiro com roupas velhas de adultos ou fantasias
· Imitações e jogos de faz-de-conta
· Dança.
· Livro: Catarina e o urso preguiçoso (trabalha aspectos psicomotores, locomoção, equilíbrio, lateralidade).
· Desenvolvimento de atividades de expressão corporal como mímica e jogos teatrais.
Artes Visuais
Objetivos: Expressar-se por meio de gestos, posturas, linguagem oral e produções artísticas.
Desenvolvimento
· Utilização de modelagens, recortes, pinturas, desenhos, colagens e diferentes formas de fazer artístico para criar ou recontar histórias.
· Elaboração de pequenos cenários e figurinos (com papéis/jornais) para que a criança faça extrapolação do texto lido.
· Utilização de sucatas para construção de personagens e cenários para contar histórias
· Ilustração de uma parte do livro.
· Confecção de ilustrações novas para um livro
· Confecção de livros
· Confecção de livros-vivos (Livro das sensações)
· Construção de máscaras e de quebra-cabeça que representam os personagens.
· Confecção de fantoches com sucatas
· Confecção de maquetes com materiais diversos
· Leitura de obras de arte.
Natureza e Sociedade
Objetivo: Participar de diferentes situações de comunicação para interação e demonstrar curiosidade.
Desenvolvimento
· Visita a Biblioteca Municipal
· Possibilitar às crianças os empréstimos de livros, onde possa estar provocando momentos de leitura em casa, junto com seus familiares. (Cidadania)
· Criação do livro de história (1º livro)
· História do livro
· Escritor (autor), editor, ilustrador
· Inauguração de cantinhos: Gibis, revistas e jornais, fantasias
· Realização de pesquisa sobre a vida e a obra de autores trabalhados
· Montar o jornal mural das informações da turma podendo transformar-se em espaço de troca entre turmas da escola
· Organização de um Tribunal para defender personagens opostos (bruxa e princesa por exemplo).
Linguagem oral e escrita
Objetivos:
· Desenvolver interesse e curiosidade pela linguagem.
· Escolher os livros para ler, apreciar e participar de rodas de empréstimo.
· Interessar-se por conhecer vários gêneros escritos e participar de diversas situações sociais na qual possa contar suas vivências, recontar histórias e ouvir as de outras pessoas.
Desenvolvimento
· Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar vivências, vontades, necessidades e sentimentos nas diferentes situações de interação com a linguagem escrita.
· Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.
· Reconto de histórias conhecidas com aproximação das características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem ajuda do professor.
· Promoção de teatros, dramatizações.
· Disposição de um acervo de livros em sala de aula, possibilitando à criança escolha de suas leituras e contato com livros.
· Reconto de história através de objetos, utilizando-os como personagens.
· Construção de textos coletivos, lista de palavras.
· Participação de situações em que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.
· Extrapolação de história dos livros, buscando em seus entremeios, situações que a criança possa vivenciar. Ex: Chapeuzinho Vermelho – Confecção de doces (receitas).
· Escrita do início, meio e final da história, tendo o professor como escriba.
· Listar coletivamente os títulos do texto que os alunos mais gostaram e discutir com eles o por quê;
· Trabalho com poesias, parlendas, trava-línguas, folhetos, jornais, revistas.
· Lendas, contos de fadas, fábulas, piadinhas.
· Convite a vir à escola Contadores de histórias ou uma Vovó de aluno.
· Criar e manusear um dicionário.
· Teatro de sombra.
· Declamação de poesias
· Quebra-poemas.
· Entrevista com um escritor
· Painel de poetas.
· Produzir uma revista de história em quadrinhos
· Criação de novos finais para a mesma história
· Criação de uma nova história com mesmos personagens
· Organização de um alfabetário de um livro
· Criação de rimas e poesias a partir de tema de livro
Matemática
· Objetivo: Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão aproximando a algumas noções matemáticas.
Desenvolvimento
· Contagem e Quantidade de livros lidos
· Montagem de Gráficos
· Marcação de tempo para leitura
· Dias da semana (Levar e devolver o livro do empréstimo)
· Seqüência, número de páginas
· Leitura de livros relacionados com a matemática
· Coleção de figurinhas
· Organização de álbum de figurinhas com a ficha pessoal de cada personagem.
· Elaborar jogos com as crianças a partir da história – jogo da memória , trilha, dominó etc
· Elaborar problemas orais de acordo com situações de uma história narrada
· Explorar as características dos personagens, tais como tamanho, peso, altura, o mais bravo, o selvagem, o doméstico, realizando assim atividades classificatórias
· Sugerir a confecção de um varal na classe com a seqüência das cenas da história. Perguntar Qual cena é a primeira? Qual vem depois? Qual é a última?
· Utilizar livros para explorar formas geométricas, lateralidade, espaço.
Culminância
· Feira do livro com apresentação dos trabalhos confeccionados pelos alunos.
· Baile à fantasia.
Avaliação
Observar a postura do aluno quanto à aproximação com a literatura, o gosto pela leitura, a participação nas atividades propostas.
“O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça, que, entre um mistério e um segredo, põe idéias na cabeça.” (Maria Dinorah).