- LEVANTAMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS:
O levantamento do conhecimento prévio dos alunos da pré-escola, se deu durante as atividades dos diversos tipos de leitura de textos.
Ao mostrar pela primeira vez um gibi para a sala, alguns alunos já tinham conhecimento da diferença entre eles e um livro de história, dizendo que nos gibis a história estava escrita nos balõezinhos em “quadradinhos”.
Ø As crianças conhecem sobre gibis:
· Que são histórias divididas em “quadradinhos”
· Que nos balões estão a fala dos personagens.
Ø As crianças desconhecem:
· Os significados dos tipos de balões
· Sinais e sons que caracterizam ações, sentimentos, etc.
- OBJETIVO COMPARTILHADO COM OS ALUNOS (PRODUTO FINAL)
Ø Exposição dos trabalhos desenvolvidos e confecção de um gibi pelos alunos que será doado à biblioteca da escola.
- JUSTIFICATIVA:
As atividades escolares nesta etapa pré-escolar, são apresentadas na maioria das vezes, através da imagem. Desta forma as histórias em quadrinhos tornam-se recursos significativos para um trabalho que desperte no aluno o interesse pela leitura, a ampliação de seu vocabulário. E também trazem características gráficas que possibilitam às crianças ler antes de saber fazê-lo convencionalmente: o formato dos balões, as cores, o desenho e símbolos.
Neste sentido, a escolha deste projeto visa criar uma situação envolvente, a partir de um contexto significativo, que garanta chegar ao produto final, que será a elaboração de uma história em quadrinhos produzida pelos alunos, bem como a exposição deste trabalho.
- O QUE SE ESPERA QUE OS ALUNOS APRENDAM:
Ø Levá-los a perceberem que os personagens podem falar, pensar, estar contente ou chateados, rindo ou chorando, tristes, assustados, surpresos, etc.;
Ø Perceber a seqüência lógica das histórias em quadrinhos;
Ø Compreender a função dos diversos tipos de balões e as onomatopéias;
Ø Aprender a interpretar as imagens;
Ø Diferenciar as histórias em quadrinhos e seus recursos gráficos das histórias dos livros;
Ø Ampliar o conhecimento da linguagem oral e escrita;
Ø Gostar de ouvir este tipo de história.
- ETAPAS PREVISTAS:
Ø Promover uma nova conversa sobre os gibis, fazendo um levantamento para registro do que já sabem, pra compararmos com o que irão aprender.
Ø Conversar com os alunos sobre a confecção de um gibi ao final do projeto para doarmos à biblioteca da escola.
Ø Leitura diária de gibis durante o projeto.
Ø 1ª Atividade – Apresentação:
· Objetivo: Introduzir os alunos aos quadrinhos.
· Apresentar uma história com três quadrinhos em que haja algum balão. Trabalhar oralmente. A professora deverá fazer perguntas às crianças para que descubram a utilidade dos balões nos quadrinhos.
Olhem com atenção estes quadrinhos.
O que está acontecendo?
O que os personagens dizem?
Onde está o que falam?
Esta atividade será desenvolvida no grande grupo.
Ø 2ª Atividade – Oi! Sou .......
· Objetivo: Apresentar-se utilizando a linguagem escrita e a imagem (ver que a linguagem escrita serve para se comunicar).
· A professora pede aos alunos que se desenhem numa folha. Ela também se desenha no quadro e lhes explica que pode falar. Desenha um balão e dentro escreve: OI! SOU....
Apaga e pede que os alunos façam o mesmo escrevendo o “seu nome” e a frase “OI! SOU...” do jeito que sabem.
Consegue, assim, que as crianças se dêem conta de que também podem se comunicar através da linguagem escrita.
Esta atividade será feita individualmente.
Ø 3ª Atividade – Desenhos animados que falam
· Objetivo: Escrever um diálogo entre dois personagens da forma que sabem.
· A professora dá a cada grupo dois personagens de revistas em quadrinhos. Depois, as crianças terão que colocá-los numa folha, desenhar os balões e escrever (como sabem) o que queiram dentro. A professora ajudará toda vez que for solicitada.
Esta atividade será desenvolvida em duplas produtivas.
Ø 4ª Atividade – O que pensam?
· Objetivo: Conhecer, escrever e diferenciar o balão do pensamento.
· A professora se refere ao balão do pensamento e mostra imagens de quadrinhos em que ele aparece. Depois dirá às crianças que escrevam dentro de um balão o que devem estar pensando o personagem.
Olhem este personagem.
Está pensando?
O que será que pensa?
O que vocês acham?
Vamos escrever o que ele pensa?
Esta atividade será desenvolvida em duplas produtivas.
Após, confeccionaremos um cartaz com diversos tipos de balões ( fala, pensamento, medo, raiva, fala baixinho, socorro, dúvida, sono, idéia, apaixonado)
Ø 5ª Atividade – O que aconteceu aqui?
· Objetivo: Reconhecer onomatopéias num quadrinho e identificá-las. Reconhecer diferentes expressões faciais. Reconhecer diferentes ações da vida cotidiana.
· A professora mostra uma história em quadrinhos para as crianças em que não se fala nem se pensa, só se vêem ruídos de coisas, a expressão do rosto do personagem e o que faz.
Terão que interpretar que ação realiza, que ruído representa e com que cara fica. Esta atividade será feita primeiro oralmente. Depois os alunos podem representar com o seu corpo o que acontece a alguns personagens.
Após analisar várias ações e onomatopéias confeccionar um cartaz mostrando cada uma (ações, onomatopéias de ruídos e expressões).
Esta atividade será realizada no grande grupo.
Ø 6ª Atividade – Quem faz este ruído?
· Objetivo: Reconhecer as onomatopéias com os objetos ou personagens correspondentes.
· Dá-se uma folha com figuras que produzem sons a cada criança, eles terão que corresponder o som (onomatopéias) com a sua respectiva imagem, colando no quadrinho correspondente.
Esta atividade será desenvolvida individualmente.
Ø 7ª Atividade – Lista dos personagens das histórias em quadrinhos (Maurício
de Souza).
· Levar os alunos a refletirem sobre a escrita.
· A professora com a ajuda dos alunos irá elaborar uma lista envolvendo o nome dos personagens que conhecemos até agora.
Ø 8ª Atividade – Então, façamos uma história em quadrinhos?
· Objetivo: Fazer uma história com toda a classe.
· Será feita uma história coletiva, usando os quadrinhos das revistinhas de Maurício de Souza. Cada aluno propõe uma idéia para o tema, anotam-se as idéias e chega-se a um consenso. Depois de escolhido o tema combina-se o que os personagens dirão, o que pensarão, o que acontecerá, etc.
Essas idéias também serão escritas no quadro e posteriormente na história que formará o gibi da turma.
Esta atividade será desenvolvida no grande grupo.
Ø 9ª Atividade – Montagem da exposição.
ATIVIDADES
1ª ATIVIDADE: Introduzir os alunos aos quadrinhos:
_ Olhem com atenção estes quadrinhos.
_ O que está acontecendo?
_O que os personagens dizem?
_ Onde está o que falam?
2ª ATIVIDADE: Apresentar-se utilizando a linguagem escrita e a imagem.
3ª ATIVIDADE: Escrever um diálogo entre dois personagens da forma que sabem.
4ª ATIVIDADE: O que pensam?
_ Olhem este personagem.
_ Está pensando?
_ O que será que pensa?
_ O que vocês acham?
_ Vamos escrever o que ele pensa?
5ª ATIVIDADE: Reconhecer onomatopéias num quadrinho e identificá-las.
6ª ATIVIDADE: Quem fez este ruído?
COCOCOCÓ |
MIAU! MIAU! |
BLÉM, BLÉM |
TRIMMM! |
VRUMMM! |
TIC TAC |
BZZZZZZ! |
BUÁÁÁÁ! |
PLOFT! |
AU! AU! AU! |
ZZZZZZZ |
PAF! |
COCOCOCÓ |
MIAU! MIAU! |
BLÉM, BLÉM |
TRIMMM! |
|
|
VRUMMM! |
TIC TAC |
BZZZZZZ! |
BUÁÁÁÁ! |
|
|
PLOFT! |
AU! AU! AU! |
ZZZZZZZ |
PAF! |
|
|
COCOCOCÓ |
MIAU! MIAU! |
BLÉM, BLÉM |
TRIMMM! |
|
|
|
|
VRUMMM! |
TIC TAC |
BZZZZZZ! |
BUÁÁÁÁ! |
|
|
|
|
PLOFT! |
AU! AU! AU! |
ZZZZZZZ |
PAF! |
|
|
|
|