04/03/2010

contaçao de historia chapeuzinho vermelho

Projeto: Chapeuzinho Vermelho

Justificativa: sabemos que as crianças amam esta história, principalmente os personagens.

Objetivo: resgatar a magia das histórias clássicas integrando vários temas envolvendo: comunicação, pensamento lógico-matemático, sócio-afetivo e psicomotor no desenvolvimento infantil.

Sugestão de incentivação para a hora do conto:

- livro na caixa de surpresa

- apresentá-lo só mostrando as gravuras para as crianças fazerem a interpretação  da história

- mostra a capa, ler o título, explorar o nome do autor, do ilustrador...

- mostrar as gravuras do livro, pedindo que investiguem os personagens e criem a história.

- leitura da história pelo professor com bastante ênfase.

 

Questionando sobre a história:

- se você fosse mãe de Chapeuzinho Vermelho que daria castigo a ela?

- o que você acha da atitude do lobo? Será que nós devemos enganar as pessoas? Por que?

- se você fosse um bichinho da floresta, o que faria para ajudar Chapeuzinho Vermelho?

- imagine que você é a mãe de Chapeuzinho Vermelho, você deixaria que ela fosse sozinha para a casa da vovó?

- o que significa para você a palavra amizade?

- o que é ser amigo?

- Chapeuzinho Vermelho tem uma família. Como é sua família? Você também visita sua vovó ou vovô? O que você faz para ajudá-los? Quem gostaria de falar um pouco sobre sua avó?

- como é sua casa? Sua avó mora perto ou longe de sua casa? É na mesma cidade?

- quem quer contar como é o lugar onde a avó mora?

- em que parte do dia você costuma visitar sua avó? Manhã, tarde ou noite?

- fale sobre um passeio na casa de sua avó.

Atividades:

- realizar o estudo da história com as crianças.

- escolha uma parte do texto para iniciar o estudo.

- leitura do texto pela professora.

- leitura coletiva com professora e alunos.

- pedir que as crianças envolvam com lápis de cor algumas palavras, principalmente as mais repetidas no texto. Separar três e pedir que envolvam a maior.

- criar uma frase com esta palavra.

- riscar no texto o pedaço da história que diz qual foi a recomendação que a mãe de Chapeuzinho Vermelho fez a ela.

- combinar com as crianças e dividir a turma em equipes onde teremos: o lobo, a Chapeuzinho Vermelho, o caçador, a avó e os animais da floresta.

-dramatizar a história de diversas formas.

-confeccionar máscaras e as roupas dos personagens da história.

- confeccionar um convite para enviar aos colegas para assistirem a dramatização.

- confecção de cartazes fazendo a propaganda do teatrinho e espalhar pela escola.

- levar os personagens ou todas as crianças da sala para fazerem propaganda oral  de sala em sala sobre o teatro e sobre o livro com reconto da história que será feito pela próprias crianças. Pode aproveitar a oportunidade e combinar coma s crianças o preço para o livro. A confecção do livro será de desenho e escrita pelas crianças. Elas poderão fazer uma dedicação especial.

- pedir para que criem um final diferente ou contar a mesma história com os mesmos personagens.

- pedir que façam uma lista de personagens.

- pedir que completem a história.

- construção dos personagens com sucatas.

- desenhos e colagens sobre os personagens da história para pregar no mural.

- realizar um debate sobre o livro.

- desenhos, recortes, montagens, dobraduras, dedoches, fantoches dos personagens.

- caça palavra, carta enigmática , jogos e brincadeiras sobre a história.

- realizar entrevista com os personagens da história (aqueles que participaram da dramatização).

- modelar com massinha a cestinha e docinhos para levar para a vovó.

- trabalhar com uma receita de doce.

- trabalhar com a música da história.

- trabalhar as cores.

- probleminhas, operações, números, vizinhos.

- confeccionar uma boneca de pano e dar o nome de Chapeuzinho Vermelho (pode fazer o lobo também para os meninos)

 

Culminância: vestir as meninas de Chapeuzinho Vermelho (capa de TNT) e os meninos de lobo.