28/03/2010

DINAMCIA_DO_CORAÇÃO

DINAMCIA DO CORAÇÃO-SUPER INTERESSANTE
DINAMICA DO CORAÇAO- COMO VOCE GOSTARIA DE
DINAMICA DO CORAÇAO- COMO VOCE GOSTARIA DE SER ATENDIDO?

Galera, essa dinâmica e bem legal e pode ser adaptada depende Do assunto, consta no meu livro... DINAMICAS E SABOR. E divida em 02 momentos.

MATERIAL
02 FOLHA DE PAPEL COLORIDO (CARTOLINA)- Se não quiser desenha no quadro
VARIOS CORÁÇOES DE CARTOLINA PEQUENO.
PINCEL, (do professor)
LAPIS ou caneta , ( se o aluno não tiver)
DUREX - para colar o cartão no quadro

OBJETIVO
A)Compartilhar,
b) Desejar para o outro aquilo que você prefere para você (NO CASO O ATENDIMENTO).
c)Maior integração do grupo.
D) Reflexão
e) Diminui a timidez

TEMPO
Varia da quantidade de aluno, em media 15 alunos leva em torno
Primeiro momento - 07
Segundo momento - 03
Comentários - 05 a 10

RESULTADO
- Normalmente o resultado é OTIMO.

ONDE APLICAR.
- Palestras
- Sala de aula- substituído até algum conteúdo programático que diz respeito a forma de atendimento.
- Como encerramento de um curso- Cada aluno ira receber uma mensagem de outro colega.

PREPARO DO MATERIAL PARA A DINAMICA
Você pode levar pronto ou desenhar no quadro, eu prefiro levar pronto. um cartaz bem bonito(chama mais atenção do aluno). Peque um papel colorsete (colorido), a folha inteira, e dentro dele cole um coração bem grande e bonito de outra cor (use cor clara) por exemplo, o retângulo amarelo e o de dentro branco. e cole no quadroCOLOQUE UMA MUSICA E CONTE UMA HISTORIA SOBRE A IMPORTANCIA DO CORAÇÁO........ (se quiser contar). No meu caso eu gosto de contar uma parábola de um mestre que um dia o discípulo lhe perguntou...... (se quiserem depois eu coloco a parábola aqui)

PRIMEIRO MOMENTO

Peque dois pincéis de cor diferente e da para 02 alunos e peça para eles irrm até ao quadro e escrever dentro do coração com apenas uma palavra algo POSITIVO para a vida de toda a comunidade ( Exemplo - amor, compreensão, serenidade, atenção, cortesia, ouvir, carinho, etc) e no lado fora que onde está o retângulo com apenas uma palavra algo NEGATIVO (desprezo, mentira, falsidade, enganar, etec). O ideal é todos irão ao quadro, podem irem mais de um aluno, para não demorar muito. Alguns alunos não gostam de ir, nesse caso você não insiste ou pergunta quem desejaria ir.

CAV- PROFESSOR - Imaginemos que entramos em loja para comprarmos e você fosse recebido ( use as palavras negativas, que eles escreveram), com desrespreito, desprezo, sem atenção, etc...... ou seja você comenta as palavras colocando enquadrando ela no foco de atendimento ou o foco desejado. Você voltaria ou compraria na lojas? Todos devem responder NAO
Mas se na loja você ser atendida com atenção, paciência, carinho, etc......(USANDO AS PALAVRAS DO CORAÇAO, POSITIVAS)

SEGUNDO MOMENTO
O ideal nesse momento e o professor formar um circulo.
Você coloca uma outra musica e ENTREGA para cada aluno um coração menor (faça de cores diferentes, bem bonitinhos, parecendo um cartáozinho ), e pede que cada um escreva um frase bonita, que gosta muito ou um trecho de uma musica que gosta de ouvir e coloca também o seu nome. Você da uns 03 minutos para eles escreverem

Depois recolhe os cartões e entrega novamente de forma que cada um receba o cartão de outroCOLOQUE UMA MUSICA E CONTE UMA HISTORIA SOBRE A IMPORTANCIA DO CORAÇÁO........ (se quiser contar). No meu caso eu gosto de contar uma parábola de um mestre que um dia o discípulo lhe perguntou...... (se quiserem depois eu coloco a parábola aqui)

PRIMEIRO MOMENTO

Peque dois pincéis de cor diferente e da para 02 alunos e peça para eles irrm até ao quadro e escrever dentro do coração com apenas uma palavra algo POSITIVO para a vida de toda a comunidade ( Exemplo - amor, compreensão, serenidade, atenção, cortesia, ouvir, carinho, etc) e no lado fora que onde está o retângulo com apenas uma palavra algo NEGATIVO (desprezo, mentira, falsidade, enganar, etec). O ideal é todos irão ao quadro, podem irem mais de um aluno, para não demorar muito. Alguns alunos não gostam de ir, nesse caso você não insiste ou pergunta quem desejaria ir.

CAV- PROFESSOR - Imaginemos que entramos em loja para comprarmos e você fosse recebido ( use as palavras negativas, que eles escreveram), com desrespreito, desprezo, sem atenção, etc...... ou seja você comenta as palavras colocando enquadrando ela no foco de atendimento ou o foco desejado. Você voltaria ou compraria na lojas? Todos devem responder NAO
Mas se na loja você ser atendida com atenção, paciência, carinho, etc......(USANDO AS PALAVRAS DO CORAÇAO, POSITIVAS)

SEGUNDO MOMENTO
O ideal nesse momento e o professor formar um circulo.
Você coloca uma outra musica e ENTREGA para cada aluno um coração menor (faça de cores diferentes, bem bonitinhos, parecendo um cartáozinho ), e pede que cada um escreva um frase bonita, que gosta muito ou um trecho de uma musica que gosta de ouvir e coloca também o seu nome. Você da uns 03 minutos para eles escreverem

Depois recolhe os cartões e entrega novamente de forma que cada um receba o cartão de outroDepois recolhe os cartões e entrega novamente de forma que cada um receba o cartão de outro colega (por isso que é bom usar no mínimo 2 cores), e vai pedindo para ler, e fala o nome da pessoa que escreveu ai a pessoa que escreveu lê o que recebeu, e vai seguindo ate o final. Acabam todos lendos todas as mensagens.

FACA UM COMENTARIO, PERGUNTANDO SE GOSTARAM DA MENSAGEM QUE RECEBEU DO COELGA, VOCE DESEJOU ALGO PARA SEU AMIGO QUE VOCE GOSTA. ASSIM É O CLIENTE, ATENDE ELE COMO VOCE GOSTARIA DE SER ATENDIDO.

 

 

CORAÇAO PARTIDO

Foi realizado um concurso para a escolha do coração mas bonito. Havia um jovem que tinha um coração muito bonito, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Mas ao votar o mestre disse.
- Esse não [e o coração mais bonito.
- O aprendiz perguntou? Mestre é sim não tem rugas é perfeito.
- O mestre respondeu, por isso mesmo, o coração mais bonito é o coração daquele velho de mais de cem anos.
- Mas mestre, como o coração dele pode ser mais bonito se tem tantas rugas, tantas marcas?
- Por isso mesmo, explicou o mestre. Aquelas marcas representavam sua vivências, as dificuldades da vida, as pessoas que ele amou e que lhe amaram, agora o coração do menino, precisa de marcas, ele ainda é lisinho porque não tem a experiência que o velho tem.