28/03/2010

DINAMICAS_ensino_religioso[1]

Dinâmica: O valor da vida

 

Objetivo: experimentar a dignidade humana que não muda mediante a descriminação sofrida.

 

* Organizar um círculo e passar de mão em mão uma nota de 10 reais (ou de um valor maior) nova.

Pedir que todos a reconheçam e declarem o valor.

 

* A seguir, colocar a nota no centro e agredi-la de diversas formas (chutar, amassar com o pé, bater com a régua, com vara...) sem rasgar.

 

* Deixar a nota no chão e pedir que todos a insultem e desprezem com palavras.

 

* Juntar a nota, apresentá-la à turma e perguntar que valor ela tem agora.

 

Por fim, pedir que as pessoas falem:

 

* Por que o valor da nota não mudou?

 

* O que isso tem a ver com dignidade e defesa da vida?

 

consolidando experiências de vida

 

O ano letivo é o tempo de convivência com a diversidade, no qual se consolidam experiências de vida dos alunos, professores e demais agentes da comunidade escolar. Encerrar o ano transformando as vivências em conhecimento, arte e comunicação é caminho seguro para formar identidades capazes de uma vida cidadã.

Diz o Artigo 3 das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: "As escolas deverão reconhecer que as aprendizagens são constituídas pela interação dos processos de conhecimento com os de linguagem e os afetivos, em conseqüência das relações entre as distintas identidades dos vários participantes do contexto escolarizado; as diversas experiências de vida de alunos, professores e demais participantes do ambiente escolar, expressas através de múltiplas formas de diálogo, devem contribuir para a constituição de identidades afirmativas, persistentes e capazes de protagonizar ações autônomas e solidárias em relção  a conhecimentos e valores indispensáveis à vida cidadã" (Resolução da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação nº 02/1998).

No entanto, nem só de encerramento se vive no último bimestre. Planejar o ano seguinte também é tarefa inadiável da agenda de fim de ano, na escola. A clareza sobre o que fazer nestes dias intensos ajuda a render o máximo, de modo tranqüilo e eficaz, e garante um trabalho melhor articulado e sem tantos contratempos, no ano seguinte.

 

Atividades

 

Mostra histórica do ano

 

Objetivo - Refletir sobre a dinâmica da vida. Se não é possível voltar atrás no tempo, é papel da escola refletir e ressignificar as experiências vividas, por meio da memória oral e do registro em escrita, desenho, filme, fotografia, etc. Há muitos modos de desencadear o processo de consolidação da experiência:

* Promover entre as turmas entrevistas a alunos, professores e funcionários sobre o que mais marcou a escola durante o ano todo.

* Promover a criação de canções, poemas, teatros, etc, acerca da vivência do ano.

* Montar uma linha do tempo, com o que ocorreu durante o ano escolar.

* Reunir material sobre o passado da escola e fazer uma mostra comparativa com o presente (o que mudou no prédio, nas salas de aula, no pátio, nos uniformes).

* Organizar uma mostra interdisciplinar de todo o material produzido pelas turmas durante o ano que finaliza.

* Capacitar monitores que expliquem aos visitantes cada seção da mostra e o seu objetivo.

 

Ensino Religioso e Arte

 

Objetivo - Renovar o ambiente, evidenciar  a proposta  educativa do Ensino Religioso, aproveitar e transformar o espaço, exercitar a arte, construir e expressar conhecimentos e vivências.

* Promover um diálogo de modo que cada turma identifique o fato ou tema, da disciplina Ensino Religioso, que mais marcou o ano escolar.

* Organizar os espaços disponíveis nos muros e paredes da escola para que cada turma expresse a idéia selecionada, por meio de pintura, grafite, mosaico, desenho, poema escrito, etc.

 

Síntese em forma de acróstico

 

Objetivo - Exercitar a reflexão, a síntese, a formação do pensamento e o trabalho coletivo.

* Promover um diálogo na sala e identificar as experiências mais marcantes do Ensino Religioso ao longo do ano.

*Expressar as experiências por meio de frases.

* Escolher uma das frases ou palavra marcante e montá-la em forma de acróstico, aproveitando para isso as outras frases.