26/03/2010

materialdourado-subtraçao

Recursos didáticos

Material Dourado e folha sulfite dividida em 3 partes iguais.

Organização da sala

Como as escolas geralmente não possuem uma grande quantidade de caixas de Material Dourado, a classe pode estar organizada em grupos de 4 ou 6 alunos com 1 caixa desse material para cada um desses grupos. No entanto, a realização da atividade, para que ocorra maior compreensão, deverá ser feita em duplas.

Desenvolvimento da atividade/ procedimentos

A utilização de um material concreto exige organização e planejamento. Veja abaixo algumas providências que você deve tomar pelo menos um dia antes da aula.
a) Se na sua escola não há material dourado industrializado, confeccione-o em papel quadriculado. Para isso, leia as instruções mais adiante, no item Aprofundamento do Conteúdo.
b) Prepare uma apostila para cada aluno contendo as atividades e a teoria propostas neste plano de aula.
c) Se não tiver nenhuma caixa de material dourado industrializado, prepare para você um material com o dobro do tamanho para que os alunos possam acompanhar as suas instruções e correções durante a aula.

Organização da classe
a) os alunos deverão formar duplas, juntando as carteiras, para que tenham espaço suficiente para utilizar o material e acompanhar as atividades na apostila.
b) sobre as carteiras, os alunos deverão deixar apenas o envelope com o material (ou a caixa do industrializado), lápis preto, papel sulfite e as apostilas.

Dinâmica de trabalho
a) antes de distribuir o material combine com os alunos que, após a realização das atividades, cada dupla deverá guardar o material como o receberam, verificando se não caiu nenhuma peça no chão.
b) esclareça aos alunos que, com essas peças, eles realizarão algumas atividades que estão na apostila. os alunos lerão as atividades e responderão cada um em seu próprio ritmo.
c) peça que abram o envelope ou a caixa e dê um tempo para que manipulem livremente o material. Em seguida, mostre cada peça, nomeando-as: cubinho, barra, placa e cubo. Peça então que separem as peças segundo essa classificação.
d) ao final de cada atividade, quando todos tiverem terminado, faça a correção coletiva, procurando discutir as diferentes soluções encontradas pelos alunos.

Caso os alunos não conheçam o Material Dourado é melhor começar com as atividades que constam do plano de aula do uso desse material: Material Dourado, muito prazer.
O objetivo desta aula é trabalhar o algoritmo da subtração. Para que os alunos possam compreender esse algoritmo, é importante que:
- cada aluno tenha uma folha sulfite dividida em 3 partes iguais para determinar a posição das unidades, dezenas e centenas. Ver Aprofundamento do Conteúdo;
- os alunos coloquem as peças de cada parcela, uma de cada vez, em seus respectivos espaços;
- registrem no caderno a operação feita.
Vamos fazer as subtrações passo a passo, para que o aluno compreenda
- porque se deve colocar unidade embaixo de unidade, dezena embaixo de dezena, etc.
- o que é "pedir emprestado". Mostre aos alunos o que fazer com as peças que foram retiradas. (Mostrando como, no item Aprofundamento do Conteúdo)
É importante salientar que, como estamos enfatizando o algoritmo da subtração nesta aula, estaremos trabalhando apenas a idéia de tirar. As demais idéias não aparecerão nestas aulas. Um rápido comentário sobre elas e algumas sugestões serão tratadas no Aprofundamento do Conetúdo.

 

Avaliação

1. É importante verificar que conhecimento os alunos possuem sobre o Sistema de Numeração Decimal, antes de começar as atividades. (veja o item Aprofundamento do Conteúdo)
2. Observe a realização das atividades. Compare se houve evolução na compreensão dos seguintes conceitos: agrupamentos e trocas na base dez; operação adição.
3. Peça que resumam o que fizeram nas atividades. Verifique o vocabulário matemático utilizado pelos alunos.

Contextualização

Mostrar aos alunos que existe um modo de resolver uma subtração, muito conhecido pela maioria das pessoas e chamado por nós professores de algoritmo. Essa forma de resolver a subtração é organizada e facilita a sua resolução, utilizando lápis e papel.
É importante que nós professores entendamos que essa não é a única maneira de se resolver uma subtração e que ensinar o algoritmo não deve ser a nossa maior preocupação. Não devemos nas séries iniciais, mostrar aos alunos, como é que resolvemos uma subtração, mas proporcionar-lhes oportunidades para que construam a sua maneira de resolvê-la. O algoritmo que ensinamos na escola foi resultado de um longo processo histórico. Isto significa que também a sua compreensão não é muito fácil. Por isso a série a que se destina é a partir da 3ª.
Utilizar o Material Dourado para compreender o algoritmo é interessante, já que ele é um material estruturado para isso, mas é também interessante utilizar outros recursos como ábaco, cartaz de pregas, calculadora, etc .