Como as escolas geralmente não possuem uma grande quantidade de caixas de Material Dourado, a classe pode estar organizada em grupos de 4 ou 6 alunos com 1 caixa desse material para cada um desses grupos. No entanto, a realização da atividade, para que ocorra maior compreensão, deverá ser feita em duplas. |
A utilização de um material concreto exige organização e planejamento. Veja abaixo algumas providências que você deve tomar pelo menos um dia antes da aula. a) Se na sua escola não há material dourado industrializado, confeccione-o em papel quadriculado. Para isso, leia as instruções mais adiante, no item Aprofundamento do Conteúdo. b) Prepare uma apostila para cada aluno contendo as atividades e a teoria propostas neste plano de aula. c) Se não tiver nenhuma caixa de material dourado industrializado, prepare para você um material com o dobro do tamanho para que os alunos possam acompanhar as suas instruções e correções durante a aula. Organização da classe a) os alunos deverão formar duplas, juntando as carteiras, para que tenham espaço suficiente para utilizar o material e acompanhar as atividades na apostila. b) sobre as carteiras, os alunos deverão deixar apenas o envelope com o material (ou a caixa do industrializado), lápis preto, papel sulfite e as apostilas. Dinâmica de trabalho a) antes de distribuir o material combine com os alunos que, após a realização das atividades, cada dupla deverá guardar o material como o receberam, verificando se não caiu nenhuma peça no chão. b) esclareça aos alunos que, com essas peças, eles realizarão algumas atividades que estão na apostila. os alunos lerão as atividades e responderão cada um em seu próprio ritmo. c) peça que abram o envelope ou a caixa e dê um tempo para que manipulem livremente o material. Em seguida, mostre cada peça, nomeando-as: cubinho, barra, placa e cubo. Peça então que separem as peças segundo essa classificação. d) ao final de cada atividade, quando todos tiverem terminado, faça a correção coletiva, procurando discutir as diferentes soluções encontradas pelos alunos. Caso os alunos não conheçam o Material Dourado é melhor começar com as atividades que constam do plano de aula do uso desse material: Material Dourado, muito prazer. O objetivo desta aula é trabalhar o algoritmo da subtração. Para que os alunos possam compreender esse algoritmo, é importante que: - cada aluno tenha uma folha sulfite dividida em 3 partes iguais para determinar a posição das unidades, dezenas e centenas. Ver Aprofundamento do Conteúdo; - os alunos coloquem as peças de cada parcela, uma de cada vez, em seus respectivos espaços; - registrem no caderno a operação feita. Vamos fazer as subtrações passo a passo, para que o aluno compreenda - porque se deve colocar unidade embaixo de unidade, dezena embaixo de dezena, etc. - o que é "pedir emprestado". Mostre aos alunos o que fazer com as peças que foram retiradas. (Mostrando como, no item Aprofundamento do Conteúdo) É importante salientar que, como estamos enfatizando o algoritmo da subtração nesta aula, estaremos trabalhando apenas a idéia de tirar. As demais idéias não aparecerão nestas aulas. Um rápido comentário sobre elas e algumas sugestões serão tratadas no Aprofundamento do Conetúdo. |
Mostrar aos alunos que existe um modo de resolver uma subtração, muito conhecido pela maioria das pessoas e chamado por nós professores de algoritmo. Essa forma de resolver a subtração é organizada e facilita a sua resolução, utilizando lápis e papel. É importante que nós professores entendamos que essa não é a única maneira de se resolver uma subtração e que ensinar o algoritmo não deve ser a nossa maior preocupação. Não devemos nas séries iniciais, mostrar aos alunos, como é que resolvemos uma subtração, mas proporcionar-lhes oportunidades para que construam a sua maneira de resolvê-la. O algoritmo que ensinamos na escola foi resultado de um longo processo histórico. Isto significa que também a sua compreensão não é muito fácil. Por isso a série a que se destina é a partir da 3ª. Utilizar o Material Dourado para compreender o algoritmo é interessante, já que ele é um material estruturado para isso, mas é também interessante utilizar outros recursos como ábaco, cartaz de pregas, calculadora, etc . |