Objetivo Geral
A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
· Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras, valores pessoais e coletivos.
· Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
· Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
· Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
· Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
· Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
· Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
· Utilizar as diferentes formas de expressão (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
· Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
Conhecimento Lingüístico
Objetivos Específicos
v Familiarizar as crianças ao ambiente escolar e a rotina diária.
v Ampliar o vocabulário a partir de conversas e brincadeiras na rodinha.
v Desenvolver a expressão dos sentimentos e idéias em relação à escola, colegas e professores.
v Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.
v Conhecer e aprender a respeitar o diferente.
v Desenvolver a coordenação motora e memória visual
v Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de textos;
v Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor
v Escolher os livros para ler e apreciar;
v Reconhecer as letras e saber nomeá-las e utilizá-las de acordo com o seu valor sonoro, ainda que não convencionalmente
v Interessar-se por escrever palavras ainda que não de forma convencional.
v Associar palavras e objetos;
v Memorizar palavras globalmente;
v Analisar palavras quanto ao número de letras, inicial e final;
v Distinguir letras e números;
v Reconhecer as letras do alfabeto (bastão);
v Familiarizar-se com os aspectos sonoros das letras através das iniciais de palavras significativas;
v Relacionar discurso oral e texto escrito;
v Distinguir imagem de escrita;
v Observar a orientação espacial dos textos;
v Identificar letras e palavras em textos de conteúdo conhecido.
v Desenvolver habilidades grafo-motoras.
Conteúdos:
Linguagem visual – observação e descrição
- Movimentos;
- Traçados;
- Desenhos;
Seleção de figuras;
Identificação de personagens em uma cena e em uma história;
Descrição do ambiente.
Linguagem Oral – Jogos Verbais:
Reconto de histórias através de ilustrações;
Ordenação de cenas;
A prática de ouvir e escutar;
Trava-línguas;
Parlendas;
Adivinhas;
Quadrinhos;
Poemas;
Identificação dos sons das letras no início das palavras;
Linguagem Escrita:
Identificação da letra inicial do próprio nome;
Reconhecimento das demais letras do próprio nome;
Traçado do nome;
Identificação e leitura dos nomes dos colegas;
O alfabeto.
Cópia significativa.
Diversidade Textual:
Contos tradicionais e modernos;
Fábulas;
Histórias;
Quadrinhos;
Poesias;
Parlendas;
Letra de músicas;
Receitas;
Pseudoleitura;
Organização do texto:
- Inicio;
- Fim;
- Título;
- Autor;
- Números de linhas;
- Rimas;
Escrita espontânea;
A escrita em todo lugar.
Reconhecimento de letras:
Diferença entre letra, número e figura;
Início e final de palavras;
Identificação de letras;
Associação do som à letra.
Leitura de símbolos:
Correspondência entre símbolos e desenhos;
Significados de alguns sinais, placas, símbolos e logotipos;
Diferença entre letra, número e símbolo.
Produção coletiva de texto:
Identificação das personagens nas histórias;
Ordenação de uma seqüência de imagens;
Organização de idéias.
Identificação de leitura de rótulos:
Diferenças entre rótulos (destacando sua utilidade e seu valor);
Enumeração das letras dos rótulos estudados (análise quantitativa.
dos grafemas);
Exploração de componentes dos rótulos (letras, cores, formas,
etc.).
Conhecendo as convenções da escrita, orientação (esquerda,
direita), alinhamento
Valor sonoro das letras nas palavras.
Quantidade de letras nas palavras.
Escrita e reescrita de letras e palavras trabalhadas;
Metodologia:
- Participação na roda de conversa, onde permite que as crianças aprendam a olhar e a ouvir os amigos, trocando experiências;
- Proporcionar a hora do conto com leitura compartilhada feito pela professora e pelos alunos;
- Criar um clima de segurança, respeito e afeto;
- Propor jogos onde se nomeiam letras;
- Criar situações em que seja necessário a escrita do nome;
- Escutar a criança, dar atenção ao que fala, atribuir sentido, reconhecendo que quer dizer algo;
- Dar significado a fala da criança;
- Ajudar as crianças a explicitarem , para si e para os demais, as relações e associações contidas em suas falas;
- Propor a participação das crianças em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da oralidade e da escrita (bilhetes, cartazes, convites, etc.).
- Utilizar diferentes textos como os que circulam na vida real;
- Propor e elaborar projetos de escrita, como por exemplo, um jornal ou um mural, livros de adivinhas, de instruções de jogos e receitas;
- Uso diversificado de vários estilos de textos: Fábulas; Músicas; Parlendas; Texto informativo; Rótulos; Propagandas; Poesias; Receitas; Trava-línguas;
- Roda de conversa;
- Forca;
- Dramatização;
- Conto e reconto de histórias;
- Leitura do nome;
- Jogos com nome;
- Memória;
- Dominó.
- Crachá;
- Leitura de Histórias;
- Caça-palavras;
- Bingo de letras e palavras;
- Alfabeto Móvel;
- Quebra-cabeça.
- Recontos de histórias feitas pelos alunos e professora;
- Transmissão de recados;
- Leitura de textos diversos;
- Mímica e gestos;
- Leitura do nome;
- Produção de pequenos textos;
- Palavra cruzada;
- Texto com lacunas para completar;
- Conversas informais e formais (recados, convites, bilhetes, informações);
- Jogos de escrita;
- Faz-de-conta (mercadinho, cantinhos, receitas, etc.).
- Uso do espelho;
- Jogos e brincadeiras com regras;
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de observação e registros diários.
CONHECIMENTO LÓGICO MATEMÁTICO
Objetivos Específicos:
v Reconhecer e valorizar os números, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
v Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e linguagem matemática;
v Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.
Conteúdo:
Histórias Matemáticas
Identificação e representação gráfica das quantidades de 0 a 20;
Traçado dos números;
A idéia de ausência de quantidade (nº 0);
Relação entre número e quantidade;
Número que vem antes, entre, depois;
Números nas embalagens, nos jornais, revistas, livros, rótulos...
Os números nas brincadeiras;
Comparar quantidades;
Juntar, diminuir, acrescentar, tirar;
Solução de problemas através de desenhos (adição e subtração);
Pouco / muito;
Mais / menos;
Músicas com números.
Grandezas e Medidas:
Noções de tempo:
Antes/depois;
Dia / noite;
Maior/ menor;
Ontem, hoje e amanhã;
Dias da semana;
O calendário.
Espaço e Forma:
Formas geométricas.
- Círculo;
- Quadrado;
- Triângulo;
- Retângulo;
Identificação das formas geométricas no ambiente.
Correspondência pela forma;
Representação de formas através de desenhos, recortes e
dobraduras
Cores primárias;
Seriação por atributo (forma, tamanho, cor);
Noções de espessura
grosso/fino
largo/estreito
Medindo capacidade de massa
cheio/vazio
mais pesado/mais leve
Quente/gelado;
Duro/macio;
Fechado/aberto
Medidas de comprimento
Noção de tamanho
- grande/pequeno/médio
- menor/maior
- alto/baixo
- curto/comprido
Noção de posição
Localização no espaço
Costas/frente
Em cima/embaixo
Frente/atrás/entre
Primeiro/último
Dentro/fora
Ao lado/mais perto/mais longe
À esquerda/à direita
Mesmo sentido/sentido contrário
Antes/depois
Nosso dinheiro
Os números no dinheiro;
Moeda/cédula.
Estratégias:
- Fazer uso do calendário durante todo o ano letivo;
- Despertar a criança para a presença dos números em diferentes contextos;
- Propor, no cotidiano, situações problemas envolvendo representações numéricas, em jogos, em atividades onde é necessário dividir a turma ou materiais, votações, chamada, etc.;
- Questionar as crianças para que reflitam e formulem hipóteses;
- Propor dramatizações de situações-problema;
- Realizar trabalhos com formas geométricas por meio de observação do ambiente, de obras de arte e artesanato;
- Utilização dos números durante as atividades seqüenciadas;
- Fazer uso de contagem através da tabela numérica;
- Propor momentos com oficinas de jogos;
- Dar oportunidade aos alunos de observar tudo que os rodeia, comparando, analisando, classificando, ordenando, contando, medindo, etc.
- Organizar atividades diversas, como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de diferentes materiais, onde as crianças vão adquirindo os conhecimentos matemáticos.
- Propor situações em que as crianças coloquem em prova os conhecimentos construídos durante o ano;
- Aproveitar situações reais para propor novos desafios;
- Elaborar situações didáticas para que todos possam aprender e progredir em suas aprendizagens.
- Brincadeiras e jogos nas quais se utilize vocabulário (em cima, embaixo, ao lado, na frente, atrás, direita, esquerda)
- Observar números que fazem parte de sua vida ( sapato, roupa, casa, etc.);
- Trabalho com sequência numérica através do quadro numérico, e calendário;
- Músicas;
- Histórias (valorizando a seqüência dos fatos);
- Jornais de mercado;
- Jogos de encaixe;
- Jogos numéricos;
- Uso do calendário;
- Pesquisa;
- Jogos de Faz-de-conta;
- Histórias;
- Exploração de numerais em diferentes materiais;
- Registro de jogos (posição, pontuação);
- Listas;
- Modelagem;
- Recorte e colagem;
- Observar e explorar o ambiente que o cerca;
- Manipular os elementos do seu ambiente;
- Classificar materiais manipulando e levando em consideração seus atributos;
- Brincar com rótulos e embalagens em diversas situações;
- Jogos de contagem;
- Situações problema envolvendo o cotidiano escolar.
- Ditado de números;
- Bingo;
- Manipular e utilizar blocos e figuras geométricos;
- Jogos variados;
- Participar do feitio e registro de receitas.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de observação e registros diários.
CONHECIMENTO SOCIAL E NATURAL
Objetivos:
v Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural
v Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos
v Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.
v Conhecer as relações entre os seres humanos e a natureza, e as formas de transformação e utilização dos recursos naturais;
v Desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente, bem como atitudes relacionadas à sua saúde;
v Aprender a cuidar de si de forma a evitar acidentes e manter a saúde;
Conteúdo:
Eu e minha história:
Meu nome;
Minhas escolhas.
Eu e outros grupos
Eu e minha família:
Pessoas que fazem parte da família;
Famílias diferentes (tipos);
Meus direitos e deveres na família;
Eu e minha casa
O lugar onde moro (características)
Tipo de moradia;
As dependências de uma casa;
Eu e a minha escola
O nome da minha escola;
Regras de convivência na escola;
Cuidados com a minha escola.
Eu e a minha rua:
Eu e os meus colegas;
Eu e meu bairro:
Nome e história do bairro.
Localização (distante, perto);
Pontos de referência
Eu e minha cidade:
Conhecendo a minha cidade (nome e história);
Como ela é? (Pequena/grande)
Onde fica? (Estado/região)
Pontos turísticos;
Nossa cultura (costumes, crenças, arte, música...)
Eu e o meu corpo
Como eu sou?
Partes do corpo
Os sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar;
Cuidando da saúde: dentes, alimentação, postura, voz;
Pessoas diferentes (semelhanças e diferenças: raça, cor...);
Menino e menina.
As profissões;
Eu e a flora
A flora
Observando as plantas;
Como nascem;
Como respiram;
Como se alimentam;
O cultivo das plantas;
Importância das plantas em nossas vidas;
Plantas venenosas;
Plantas medicinais.
A fauna
Classificação, características;
Habitat, abrigo;
Alimentação;
Animais de estimação;
Animais em extinção;
Animais domésticos e selvagens.
Eu e o universo
Sistema Solar;
Planta Terra
O dia e a noite;
Elementos naturais e essenciais para a vida
Água;
Ar;
Luz;
Solo.
As estações do ano;
O homem construindo;
O homem destruindo;
O homem reaproveitando.
Meios de comunicação;
Meios de transporte;
O trânsito.
Lixos
Tipos: orgânico, plástico, papel, vidro, metal...
Apresentando soluções para preservar a natureza;
Reciclagem e reaproveitamento.
Poluição:
Água, ar, solo, sonora e visual.
Apresentação de alternativas para evitar a poluição em nosso
Planeta.
O jeito de ser de cada um;
Pessoas com necessidades especiais;
Amor, solidariedade, respeito, inclusão, cooperação;
As desigualdades sociais
Preconceito, raça, cultura, etnia...
Estratégias:
- Formular perguntas para o desenvolvimento dos conteúdos;
- Proporcionar brincadeiras, canções para reflexão do seu próprio corpo;
- Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios;
- Dar espaços para as crianças perguntarem e se possível faze-la descobrir através de pesquisas e experiências a resposta;
- Selecionar textos sobre assuntos diversos da área para trabalhar com os alunos;
- Oferecer oportunidades para que as crianças possam expor o que sabem sobre a natureza;
- Elaborar projetos, pesquisas e situações de observação e reflexão sobre o meio em que vivemos;
- Proporcionar atividades que envolvam a observação, a troca de idéias entre as crianças e a pesquisa;
- Permitir que a criança construa suas hipóteses e confronte-as com o real para refletir sobre os conteúdos;
- Promover passeios para observação da diversidade de seres vivos;
- Eleger temas que possibilitem o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais diversos.
- Confeccionar murais
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de observação e registros diários.
EMEB MARIA AMBROSIO POMMOT
PROJETO DE TRABALHO
“TRABALHANDO A DIVERSIDADE
RESPEITANDO AS DIFERENÇAS”
EDUCAÇÃO INFANTIL II
PROFESSORA ANA MARIA
ANO : 2009
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