22/03/2010

PLANEJAMENTO - EDUCAÇÃO INFANTIL II - 2009

Objetivo Geral

 

A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

 

·      Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras, valores pessoais e coletivos.

·      Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

·      Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;

·      Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;

·      Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;

·      Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

 

 

 

 

·      Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;

·      Utilizar as diferentes formas de expressão (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;

·      Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conhecimento Lingüístico

 

Objetivos Específicos

 

v     Familiarizar as crianças ao ambiente escolar e a rotina diária.

v     Ampliar o vocabulário a partir de conversas e brincadeiras na rodinha.

v     Desenvolver a expressão dos sentimentos e idéias em relação à escola, colegas e professores.

v     Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.

v     Conhecer e aprender a respeitar o diferente.

v     Desenvolver a coordenação motora e memória visual

v     Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de textos;

v     Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor

v     Escolher os livros para ler e apreciar;

v     Reconhecer as letras e saber nomeá-las e utilizá-las de acordo com o seu valor sonoro, ainda que não convencionalmente

v     Interessar-se por escrever palavras ainda que não de forma convencional.

v     Associar palavras e objetos;

v     Memorizar palavras globalmente;

v     Analisar palavras quanto ao número de letras, inicial e final;

v     Distinguir letras e números;

v     Reconhecer as letras do alfabeto (bastão);

v     Familiarizar-se com os aspectos sonoros das letras através das iniciais de palavras significativas;

v                Relacionar discurso oral e texto escrito;

v                Distinguir imagem de escrita;

v                Observar a orientação espacial dos textos;

v                Identificar letras e palavras em textos de conteúdo conhecido.

v                Desenvolver habilidades grafo-motoras.
 

Conteúdos:

 

Linguagem visual – observação e descrição 

-  Movimentos;

-  Traçados;

-  Desenhos;

  Seleção de figuras;

  Identificação de personagens em uma cena e em uma história; 

  Descrição do ambiente.

Linguagem Oral – Jogos Verbais:

  Reconto de histórias através de ilustrações;

  Ordenação de cenas;

  A prática de ouvir e escutar;

  Trava-línguas;

  Parlendas;

  Adivinhas;

  Quadrinhos;

  Poemas;

  Identificação dos sons das letras no início das palavras;

Linguagem Escrita:

  Identificação da letra inicial do próprio nome;

  Reconhecimento das demais letras do próprio nome;

  Traçado do nome;

  Identificação e leitura dos nomes dos colegas;

  O alfabeto.   

  Cópia significativa.

Diversidade Textual:

  Contos tradicionais e modernos;

  Fábulas;

  Histórias;

  Quadrinhos;

  Poesias;

  Parlendas;

  Letra de músicas;

  Receitas;

  Pseudoleitura;

  Organização do texto:

-  Inicio;

-  Fim;

-  Título;

-  Autor;

-  Números de linhas;

-  Rimas;

  Escrita espontânea;

  A escrita em todo lugar.

  Reconhecimento de letras:

  Diferença entre letra, número e figura;

  Início e final de palavras;

  Identificação de letras;

 

 

 

  Associação do som à letra.

  Leitura de símbolos:

  Correspondência entre símbolos e desenhos;

  Significados de alguns sinais, placas, símbolos e logotipos;

  Diferença entre letra, número e símbolo.

  Produção coletiva de texto:

  Identificação das personagens nas histórias;

  Ordenação de uma seqüência de imagens;

  Organização de idéias.

  Identificação de leitura de rótulos:

  Diferenças entre rótulos (destacando sua utilidade e seu valor);

  Enumeração das  letras dos rótulos estudados (análise quantitativa.

    dos grafemas);

  Exploração  de  componentes  dos  rótulos  (letras,  cores,  formas,

    etc.).

  Conhecendo  as  convenções  da  escrita,  orientação  (esquerda,

     direita), alinhamento

  Valor sonoro das letras nas palavras.

  Quantidade de letras nas palavras.

  Escrita e reescrita de letras e palavras trabalhadas;

 

Metodologia:

 

- Participação na roda de conversa, onde permite que as crianças aprendam a olhar e a ouvir os amigos, trocando experiências;

-   Proporcionar a hora do conto com  leitura compartilhada feito pela professora e pelos alunos;

- Criar um clima de segurança, respeito e afeto;

- Propor jogos onde se nomeiam letras;

- Criar situações em que seja necessário a escrita do nome;

- Escutar a criança, dar atenção ao que fala, atribuir sentido, reconhecendo que quer dizer algo;

- Dar significado a fala da criança;

- Ajudar as crianças a explicitarem , para si e para os demais, as relações e associações contidas em suas falas;

- Propor a participação das crianças em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da oralidade e da escrita (bilhetes, cartazes, convites, etc.).

-   Utilizar diferentes textos como os que circulam na vida real;

-   Propor e elaborar projetos de escrita, como por exemplo, um jornal ou um mural, livros de adivinhas, de instruções de jogos e receitas;

- Uso diversificado de vários estilos de textos: Fábulas;  Músicas;    Parlendas; Texto informativo;  Rótulos; Propagandas; Poesias; Receitas; Trava-línguas;

- Roda de conversa;

- Forca;

- Dramatização;

- Conto e reconto de histórias;

- Leitura do nome;

- Jogos com nome;

- Memória;

- Dominó.

- Crachá;

- Leitura de Histórias;

- Caça-palavras;

- Bingo de letras e palavras;

- Alfabeto Móvel;

- Quebra-cabeça.

- Recontos de histórias feitas pelos alunos e professora;

- Transmissão de recados;

- Leitura de textos diversos;

- Mímica e gestos;

- Leitura do nome;

- Produção de pequenos textos;

- Palavra cruzada;

- Texto com lacunas para completar;

- Conversas informais e formais (recados, convites, bilhetes, informações);

- Jogos de escrita;

- Faz-de-conta (mercadinho, cantinhos, receitas, etc.).

- Uso do espelho;

- Jogos e brincadeiras com regras;

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de observação  e registros diários.

 

 

 

 

 

 

 

 

CONHECIMENTO LÓGICO MATEMÁTICO

 

Objetivos Específicos:

v     Reconhecer e valorizar os números, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;

v     Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e linguagem matemática;

v     Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.

 

Conteúdo:

  Histórias Matemáticas

  Identificação e representação gráfica das quantidades de 0 a 20;

  Traçado dos números;

  A idéia de ausência de quantidade (nº 0);

  Relação entre número e quantidade;

  Número que vem antes, entre, depois;

  Números nas embalagens, nos jornais, revistas, livros, rótulos...

  Os números nas brincadeiras;

  Comparar quantidades;

  Juntar, diminuir, acrescentar, tirar;

  Solução de problemas através de desenhos (adição e subtração);

  Pouco / muito;

  Mais / menos;

  Músicas com números.

Grandezas e Medidas:

  Noções de tempo:

  Antes/depois;

  Dia / noite;

  Maior/ menor;

  Ontem, hoje e amanhã;

  Dias da semana;

  O calendário.

Espaço e Forma:

  Formas geométricas.

- Círculo;

- Quadrado;

- Triângulo;

- Retângulo;

  Identificação das formas geométricas no ambiente.

  Correspondência pela forma;

  Representação  de  formas  através  de  desenhos,  recortes  e

    dobraduras

  Cores primárias;

  Seriação por atributo (forma, tamanho, cor);

Noções de espessura

  grosso/fino

  largo/estreito

Medindo capacidade de massa

  cheio/vazio

  mais pesado/mais leve

  Quente/gelado;

  Duro/macio;

  Fechado/aberto

Medidas de comprimento

  Noção de tamanho

-  grande/pequeno/médio 

-  menor/maior

-  alto/baixo

-  curto/comprido

Noção de posição

  Localização no espaço

  Costas/frente

  Em cima/embaixo

  Frente/atrás/entre

  Primeiro/último

  Dentro/fora

  Ao lado/mais perto/mais longe

  À esquerda/à direita

  Mesmo sentido/sentido contrário

  Antes/depois

Nosso dinheiro

  Os números no dinheiro;

  Moeda/cédula.

 

Estratégias:

 

-        Fazer uso do calendário durante todo o ano letivo;

-        Despertar a criança para a presença dos números em diferentes contextos;

 

 

-        Propor, no cotidiano, situações problemas envolvendo representações numéricas, em jogos, em atividades onde é necessário dividir a turma ou materiais, votações, chamada, etc.;

-        Questionar as crianças para que reflitam e formulem hipóteses;

-        Propor dramatizações de situações-problema;

-        Realizar trabalhos com formas geométricas por meio de observação do ambiente, de obras de arte e artesanato;

-        Utilização dos números durante as atividades seqüenciadas;

-        Fazer uso de contagem através da tabela numérica;

-        Propor momentos com oficinas de jogos;

-        Dar oportunidade aos alunos de observar tudo que os rodeia, comparando, analisando, classificando, ordenando, contando, medindo, etc.

-        Organizar atividades diversas, como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de diferentes materiais, onde as crianças vão adquirindo os conhecimentos matemáticos.

- Propor situações em que as crianças coloquem em prova os conhecimentos construídos durante o ano;

-   Aproveitar situações reais para propor novos desafios;

- Elaborar situações didáticas para que todos possam aprender e progredir em suas aprendizagens.

- Brincadeiras e jogos nas quais se utilize vocabulário (em cima, embaixo,   ao lado, na frente, atrás, direita, esquerda)

- Observar números que fazem parte de sua vida ( sapato, roupa, casa, etc.);

- Trabalho com sequência numérica através do quadro numérico, e calendário;

- Músicas;

- Histórias (valorizando a seqüência dos fatos);

- Jornais de mercado;

- Jogos de encaixe;

- Jogos numéricos;

-   Uso do calendário;

-   Pesquisa;

-   Jogos de Faz-de-conta;

-   Histórias;

-   Exploração de numerais em diferentes materiais;

-   Registro de jogos (posição, pontuação);

-   Listas;

-   Modelagem;

-   Recorte e colagem;

-   Observar e explorar o ambiente que o cerca;

-   Manipular os elementos do seu ambiente;

-   Classificar materiais manipulando e levando em consideração seus atributos;

-   Brincar com rótulos e embalagens em diversas situações;

-   Jogos de contagem;

-   Situações problema envolvendo o cotidiano escolar.

-   Ditado de números;

-   Bingo;

-   Manipular e utilizar blocos e figuras geométricos;

-   Jogos variados;

-   Participar do feitio e registro de receitas.

AVALIAÇÃO:

 

A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de observação  e registros diários.

 

CONHECIMENTO SOCIAL E NATURAL

 

Objetivos:

 

v                Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural

v     Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos

v     Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.

v     Conhecer as relações entre os seres humanos e a natureza, e as formas de transformação e utilização dos recursos naturais;

v     Desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente, bem como atitudes relacionadas à sua saúde;

v     Aprender a cuidar de si de forma a evitar acidentes e manter a saúde;

 

Conteúdo:

 

  Eu e minha história:

  Meu nome;

  Minhas escolhas.

  Eu e outros grupos

  Eu e minha família:

  Pessoas que fazem parte da família;

  Famílias diferentes (tipos);

  Meus direitos e deveres na família;

 

 

  Eu e minha casa

  O lugar onde moro (características)

   Tipo de moradia;

  As dependências de uma casa;

  Eu e a minha escola

  O nome da minha escola;

  Regras de convivência na escola;

  Cuidados com a minha escola.

  Eu e a minha rua:

  Eu e os meus colegas;

  Eu e meu bairro:

  Nome e história do bairro.

  Localização (distante, perto);

  Pontos de referência

  Eu e minha cidade:

  Conhecendo a minha cidade (nome e história);

  Como ela é? (Pequena/grande)

  Onde fica? (Estado/região)

  Pontos turísticos;

  Nossa cultura (costumes, crenças, arte, música...)

  Eu e o meu corpo

  Como eu sou?

  Partes  do  corpo 

  Os sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar;

  Cuidando  da  saúde:  dentes,  alimentação,  postura,  voz;

  Pessoas diferentes (semelhanças e diferenças: raça, cor...);

  Menino e menina.

  As profissões;

 

  Eu e a flora

  A flora

  Observando as plantas;

  Como nascem;

  Como respiram;

  Como se alimentam;

  O cultivo das plantas;

  Importância das plantas em nossas vidas;

  Plantas venenosas;

  Plantas medicinais.

  A fauna

  Classificação, características;

  Habitat, abrigo;

  Alimentação;

  Animais de estimação;

  Animais em extinção;

  Animais domésticos e selvagens.

  Eu e o universo

  Sistema Solar;

  Planta Terra 

  O dia e a noite;

  Elementos naturais e essenciais para a vida

  Água;

  Ar;

  Luz;

  Solo.

  As estações do ano;

 

 

  O homem construindo;

  O homem destruindo;

  O homem reaproveitando.

  Meios de comunicação; 

  Meios de transporte; 

  O trânsito.

  Lixos

  Tipos: orgânico, plástico, papel, vidro, metal...

  Apresentando soluções para preservar a natureza;

  Reciclagem e reaproveitamento.

  Poluição: 

  Água, ar, solo, sonora e visual.

  Apresentação  de  alternativas  para  evitar  a  poluição  em  nosso

    Planeta.

O jeito de ser de cada um;

  Pessoas com necessidades especiais;

  Amor, solidariedade, respeito, inclusão, cooperação;

  As desigualdades sociais 

  Preconceito, raça, cultura, etnia... 

 

Estratégias:

 

-        Formular perguntas para o desenvolvimento dos conteúdos;

-        Proporcionar brincadeiras, canções para reflexão do seu próprio corpo;

-        Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios;

-        Dar espaços para as crianças perguntarem e se possível faze-la descobrir através de pesquisas e experiências a resposta;

-        Selecionar textos sobre assuntos diversos da área para trabalhar com os alunos;

-        Oferecer oportunidades para que as crianças possam expor o que sabem sobre a natureza;

-        Elaborar projetos, pesquisas e situações de observação e reflexão sobre o meio em que vivemos;

-        Proporcionar atividades que envolvam a observação, a troca de idéias entre as crianças e a pesquisa;

-        Permitir que a criança construa suas hipóteses e confronte-as com o real para refletir sobre os conteúdos;

-        Promover passeios para observação da diversidade de seres vivos;

-        Eleger temas que possibilitem o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais diversos.

-        Confeccionar murais

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de observação  e registros diários.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EMEB MARIA AMBROSIO POMMOT

 

PROJETO DE TRABALHO

 

 

 

 

 

TRABALHANDO A DIVERSIDADE

RESPEITANDO AS DIFERENÇAS

 

 

 

EDUCAÇÃO INFANTIL II

 

PROFESSORA ANA MARIA

 

 

 

 

ANO : 2009

 

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