09/03/2010

Planejamento Jardim II

JARDIM II

PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM

OBJETIVO

1.    Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança.

2.    Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos.

3.    Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto.

4.    Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.

5.    Preparar o aluno para que fique apto ao processo de alfabetização no Pré – 3º Estágio.

6.    Iniciação as famílias silábicas.

CONTEÚDO

·        Período Preparatório: traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas), desenho livre, labirinto, pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividade gráficas e no caderno pedagógico, etc.

·        Estudo das vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.

·        Encontros Vocálicos: identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos.

·        Estudo do Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva).

·        Famílias Silábicas: proporcionar aos alunos atividades referentes as famílias silábicas, de forma natural e espontânea, pois terão continuidade no Pré – 3º Estágio.

ESTRATÉGIA

·        Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar.

·        Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.

·        Histórias, músicas, vídeo e livros.

·        Atividades com sucatas (ex: embalagens).

·        Jogos, brincadeiras e material pedagógico.

AVALIAÇÃO

Avaliação contínua e diária através da participação, interesse e execução das atividades feita pelos alunos.

Correção das lições e atividades.

Verificação da aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades, exercícios gráficos.

 

 

MATEMÁTICA – JARDIM II

OBJETIVO

1.    Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem.

2.    Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc.

3.    Desenvolver raciocínio lógico-matemático.

4.    Desenvolver o processo de adição.

CONTEÚDO

·        Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação.

·        Numerais: revisão dos números (0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio.

·        Operação com Números: adição: total até 9.

·        Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/ atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último, direita/esquerda; identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo, retângulo, quadrado).

·        Medidas: tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito.

·        Fração: inteiro/metade.

ESTRATÉGIA

1.    Utilizar: figuras, desenhos, cartazes, lousa, material escolar, caderno quadriculado, atividades gráficas.

2.    Confeccionar: cartazes, murais, fichas, números.

3.    Recorte, colagem e pintura.

4.    Atividade com sucatas.

5.    Músicas e histórias.

6.    Jogos, brincadeiras e material pedagógico.

AVALIAÇÃO

Avaliação através das atividades realizadas pelos alunos e correções das lições, sempre verificando a participação, interesse e aprendizagem.

Avaliação contínua e diária desenvolvendo raciocínio lógico-matemático.

ARTES PLÁSTICAS

OBJETIVO

·        Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.

·        Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.

·        Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.

·        Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.

CONTEÚDO

·        Desenho.

·        Pintura.

·        Impressão.

·        Recorte.

·        Alinhavo.

·        Tapeçaria.

·        Colagem.

·        Modelagem.

·        Dobradura.

·        Montagem.

·        Construção.

ESTRATÉGIA

1.    Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.

2.    Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.

3.    Revista, jornal e sucata.

4.    Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.

AVALIAÇÃO

Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação.

CIÊNCIAS

OBJETIVO

1.    Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.

2.    Formar bons hábitos de higiene e saúde.

3.    Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.

4.    Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.

5.    Identificar, distinguir e caracterizar os animais.

6.    Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.

7.    Explorar o ambiente em que vive.

CONTEÚDO

·        As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.

·        Alimento/Culinária.

·        Plantas/Horticultura.

·        Animais.

·        ESTRATÉGIA

·        Explorar o meio em que estamos.

·        Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.

·        Pinturas colagens, recortes.

·        Horta.

·        Passeios, excursões.

·        Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).

·        Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.

·        Alimentos (frutas, verduras, legumes).

 

AVALIAÇÃO

Avaliação contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc.

INTEGRAÇÃO SOCIAL

OBJETIVO

1.    Adaptar a criança à escola e à vida social.

2.    Promover condições de um convívio agradável.

3.    Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.

4.    Adquirir habilidades sociais.

5.    Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.

6.    Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.

CONTEÚDO

·        Eu/Família.

·        Casa/Comunidade.

·        Escola.

·        Meios de Transporte/Meios de Comunicação.

·        Datas Comemorativas:

·        (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.

ESTRATÉGIA

1.    Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.

2.    Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.

AVALIAÇÃO

Avaliação contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a execução das atividade.

INGLÊS

OBJETIVO

1.    Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês).

2.    Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e aprendizagem.

3.    Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas.

CONTEÚDO

·        Cores.

·        Números.

·        Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc.

·        Músicas.

ESTRATÉGIA

·        Vídeo.

·        Cartazes.

·        Desenhos.

·        Atividades gráficas.

·        Pintura, colagem e recorte.

AVALIAÇÃO

Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão.
Pronúncia e o interesse.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS

1.    Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.

2.    Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
Permitir que a criança seja independente.

3.    Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.

4.    Levar a criança a brincar com os outros do grupo.

5.    Fazer com que a criança não fixe em um único colega.

6.    Mante-la ocupada.

7.    Levar a criança a participar das atividades de grupo.