PLANO DE AULA: 3ª série Data:11/ 02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
|
| · Música de Ivete Sangalo |
PLANO DE AULA : 4ª série
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Apresentar aos alunos como é a estrutura de um texto poético. |
|
|
|
| · ARCHANJO, Cineas Santos e. O menino que descobriu as palavras. São Paulo, Ática, 1992. |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data:12/ 02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
|
| · BANDEIRA, Pedro. Cavalgando o arco-íris; · DIAS, Luciano. Barreiro, Portugal. |
PLANO DE AULA: 4ª série Português DATA: 12/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Aprender declamar poema. |
|
|
|
| · PESSOA, Fernando. O tempo e o rio. |
PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data:13/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
|
| · |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 13/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Distinguir a língua falada e escrita. |
|
|
|
| · |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 13/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Distinguir a língua falada e escrita. |
|
|
|
| · |
PLANO DE AULA: 3ª série História Data: 14/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Compreender que todo mundo tem uma história. · Identificar no nosso dia-a-dia elementos que conta nossa história. |
| · Questionar aos alunos: vocês acham que todos nós temos uma história? · Ouvir o que os alunos têm a falar a respeito; · Conforme os alunos forem falando a respeito do tema, a professora irá explicando como a história é importante na vida humana; · Deverá enfocar que além de existir a história da humanidade ou a do Brasil, cada um de nós temos a nossa história...
|
|
| · |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 14/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Perceber e respeitar as diferenças. |
| · Em circulo, questionar aos alunos: o que é ser normal? · Ouvir as falas dos alunos e deixar que discutam entre si sobre esta questão; · Lê o poema “ pessoas são diferentes” de Ruth Rocha. · Após a leitura a professora fará algumas observações sobre o que é ser normal ou diferente. · Evidentemente, que a opinião do aluno exposta anteriormente deverá ser respeitada, pois está é uma questão bastante discursiva;
|
|
Análise do nível de criticidade dos alunos nas discussões. | · ROCHA, Ruth. |
PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 14/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Despertar a noção de localização. |
|
|
|
| · Internet |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 14/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Valorizar elementos da nossa terra; · Assimilar a estrutura de um texto poético. |
| · Declamar o poema “ canção do exílio” de Gonçalves Dias. · Os alunos receberam copia do texto e farão leitura silenciosa; · Em seguida será feita a interpretação oral do texto: do que trata este texto? O que há de importante nele? O que o autor quis dizer ao fazê-lo? · Fazer registro no caderno das conclusões feitas.
|
|
| · DIAS, Gonçalves. Canção do Exílio. |
PLANO DE AULA: 4ª série história Data: 14/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Despertar a curiosidade acerca do surgimento das cidades. |
|
|
|
| · DIAS, Gonçalves. Canção do Exílio |
PLANO DE AULA: 4ª série português Data: 14/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Assimilar a estrutura de um texto poético. |
|
|
|
| · |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 15/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Perceber o nível de aprendizagem dos alunos. |
|
|
|
| · |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 18/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Conhecer poemas cinéticos. |
|
|
|
| · |
PLANO DE AULA: 4ª série História Data: 18/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Despertar a curiosidade acerca do surgimento das cidades. |
|
|
|
| · |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 18/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Conhecer poemas cinéticos. |
|
|
|
| · |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 19/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Distinguir sons e letras das palavras. |
|
|
|
| · |
PLANO DE AULA: 3ª série História Data: 19/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Ter noção de tempo e conhecer a evolução do mesmo ao longo da história. |
|
|
|
| · |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 19/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Rever hiato, ditongo e tritongo. |
|
|
|
| · |
PLANO DE AULA: 4ª série História Data: 20/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Ler com clareza e coerência; · Interpretar texto. | · Leitura e interpretação textual. | · Entregar aos alunos cópia do texto...................; · Os alunos deverão fazer leitura silenciosa no primeiro momento; · Em seguida a professora inicia a leitura dando segmento a outros alunos da mesma; · Ao término da leitura do texto, a professora apontará as dificuldades observadas no decorrer da mesma; · Em seguida será feito a interpretação textual, oralmente e posteriormente escrita. | · Texto xerografado; · Caderno; · Quadro branco. | · Leitura coerente; · Interpretação do texto. | · |
PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 20/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Reconhecer os pontos colaterais. |
|
|
|
| · |
PLANO DE AULA: 3ª série Geografia Data: 20/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Diferenciar elementos naturais e culturais. |
|
|
|
| · |
PLANO DE AULA: 3ª série História Data: 21/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Calcular séculos. |
|
|
|
| · |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 21/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Usar adequadamente o dicionário. |
|
Atividade em dupla. |
|
| · |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 21/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Acompanhar a evolução das cidades e vilas do século XVII. |
|
|
|
| · Historiando |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 22/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Usar adequadamente o dicionário. |
|
|
|
| · Dicionários |
PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 22/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Ter noção de localização. |
|
|
|
| · |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 22/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Perceber o dicionário em diversas funções. · Melhorar a escrita |
|
|
|
| · Dicionários |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 25/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Diferenciar a língua falada e a língua escrita. |
|
|
|
| · |
Plano de aula 4ª série História Data: 25/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Socializar o conhecimento adquirido sobre o assunto. |
|
|
|
| · |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 25/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Diferenciar a língua falada e a língua escrita. |
|
|
|
| · |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 26/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Ler com clareza e conhecer a classe gramatical: substantivo. |
|
|
|
| · |
PLANO DE AULA: 3ª série História Data: 26/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Despertar os alunos para o reconhecimento do algumas questões do tempo: estações do ano e meses. |
| · Questionar aos alunos em que estação do ano estamos? · Lê texto que fala da criação das estações. · Caracterizar cada estação; · Falar aos alunos quantos meses tem o mês e a diferença de dias que há em cada um.
|
|
| · |
PLANO DE AULA: 4ª série História Data: 26/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Conhecer peculiaridades das vilas do século VII. |
| · Leitura de texto; · Levantamento de questionamentos; · Fazer comparações com as cidades da atualidade – organização e estrutura; |
|
| · |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 27/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Revisar algumas classes gramaticais: substantivo, adjetivo e artigo. · Aprimoramento da escrita. |
|
|
|
| · |
PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 27/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Verificar nos alunos a noção de localização. |
| · No pátio da escola com os alunos em duplas leva-los procurar determinadas direções. |
|
| · |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 27/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Compreender as divisões da classe gramatical: substantivo. · Aprimoramento da escrita. |
| · Com apostila em mãos, explicar aos alunos as especificidades de cada tipo de substantivo; · Exemplifica-los no quadro; · Atividade no caderno. · Leitura do poema e escrita do mesmo. |
|
| · |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 28/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Diferenciar elementos naturais e culturais. | · Diferentes paisagens. | · Questionar aos alunos o que eles consideram ser paisagens naturais e culturais? Solicitar que façam diferenciação; · A professora explicará que as paisagens modificam-se naturalmente ou por intervenção do homem; · Promover discussão com os alunos sobre o assunto e orienta-los sobre o assunto. · Atividade no caderno: colagem de imagens naturais e culturais. | · Caderno; · Quadro branco; · Atividade xerografada. | · Diferenciação entre as paisagens; · Discussão e exposição das idéias. | · |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 28/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Corresponder adequadamente o substantivo coletivo. | · Substantivo coletivo | · Apresentar aos alunos diversos coletivos; · Explica-los que estes são um conjunto... · Atividade no caderno em dupla. | · Caderno; · Quadro branco. | · Consenso nas idéias enfocadas. | · |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 28/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Perceber o dicionário em diversas funções. · Melhorar a escrita | · Uso do dicionário | · Elencar para o aluno o nomes de autores no quadro; · O professor com a ajuda dos alunos irá colocar em ordem alfabética; · Deverá chamar atenção dos mesmos para o procedimento: sempre o ultimo sobrenome vem primeiro em letra bastão. · Passar atividade no caderno. · Entregar aos alunos o poema de Olavo Bilac, Via Lacta. · Fazer leitura com eles; · Orientar aos alunos como proceder na escrita do mesmo no caderno de caligrafia. | · Caderno; · Quadro branco; · Caderno de caligrafia. | · Resolução da atividade; · Escrita correta no caderno de caligrafia. | · Dicionários |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 29/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Rever classes gramaticais: substantivo, adjetivo e artigo. · Concordância das palavras: plural, feminino e masculino |
|
|
|
| · |
PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 29/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Corresponder adequadamente o substantivo coletivo. |
|
|
|
| · |
PLANO DE AULA: 3ª série Geografia Data: 29/02/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Conscientizar-se da ação do homem no meio ambiente. |
|
|
|
| · Dicionários |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 03/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Ler e interpretar corretamente. | · Interpretação textual | · Fazer análise da imagem ( livro pág. 1) · Ler i interpretar texto: Chang Yi - ( pag. 02 e 03) a leitura primeiramente silenciosa, em seguida seqüenciada pelos alunos. · Em dupla os alunos faram a análise do texto escrito ( livro pág. 04 a 08) | · Livro · Quadro branco | · Leitura oral; · Interpretação textual. | · Livro Dom Bosco |
PLANO DE AULA: 4ª série História Data: 03/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Compreender a origem e o crescimento das cidades. | · Origem e Crescimento das cidades. | · Analisar as gravuras de cidades com diferentes estruturas; · Instigar nos alunos a percepção sobre as imagens; · Fazer uma retomada histórica desde o período da colonização em relação a organização das cidades. · Livro pág. 01 a 05; · Para casa : pág. 06 e 07. | · Livro; · Quadro branco. | · Percepção sobre a evolução histórica. | · Dom bosco |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 03/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Ler e interpretar corretamente | · Texto: mar de livros | · Cantar música de Toquinho – o caderno; providenciar o Cd. · Ler e interpretar a música; · Instigar nos alunos a mensagem da música em relação aos estudos. · Livro pág. 01 a 06. · Para casa: pág. 07 e 08. | · Cd; · Livro. · Quadro branco | · Leitura e interpretação textual. | · Livro dom bosco. |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 04/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Conhecer as partes de um livro e como conserva o livro. · Usar adequadamente a letra ( J) . | · Estrutura de um livro. · Ortografia: uso do J | · Com livros paradidaticos, mostrar aos alunos o que é capa, contra capa. · Orientar aos alunos como conservar bem o livro; · E como manuseá-lo. · Livro págs. 07 e 06. · Ortografia: uso do J. · Orientar aos alunos que a letra ( J ) usamos em palavras de origem indígena. · Livro pág. 09 a 11. · Para casa: págs. 11 a 13. | · Livro · Quadro branco | · Análise dos livros; · Leitura oral; · Interpretação textual. | · Livro Dom Bosco |
PLANO DE AULA: 3ª série Geografia Data: 04/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Perceber as diferentes paisagens. | · Paisagens | · Analisar as imagens e perceber as diferenças; · Retomar a questão dos elementos naturais e culturais. · Livro pág. 01 a 07. | · Livro; · Quadro branco. | · Percepção sobre as diferenças das paisagens. | · Dom Bosco |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 04/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Quando usar ão ou am | · ÃO OU AM. | · Explicar que o uso do ao é no futuro e am no presente ou no passado. · Dá exemplos no quadro, chamando atenção para a classe gramatical : verbo. · Atividade no livro pág. 09 e 10. · Para casa: págs. 11 e 12. | · Livro. · Quadro branco | · Distinguir ao ou am. | · Livro dom Bosco. |
PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 05/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Entender a necessidade de localização. | · Localização espacial. | · Fazer leitura da história do homem pré-histórico. · Retomar a rosa dos ventos, pontos cardeias e colaterais. · Livro págs. 01 a 07. | · Livro · Quadro branco | · Desenvolver a noção de localização. | · Livro Dom Bosco |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 05/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Reconhecer os adjetivos. · Transcrever reportagem. | · Adjetivos · Redação | · Caracterizar para os alunos a classe gramatical: adjetivo; · Mostra-los a sua função em frases e textos; · Livro págs. 11 e 12. · Produzir texto de acordo a reportagem que assistiram no dia anterior. | · Livro; · Quadro branco. · caderno | · Resolução da atividade; · Coerência na escrita. | · Dom Bosco |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 05/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Organizar em ordem alfabética. · Produzir texto com coerência. | · Ordem alfabética. · Produção textual. | · Mostrar aos alunos como organizar em ordem alfabética e a necessidade de mantê-lo assim para melhor compreender; · Fazer atividade no livro págs. 11 a 14; · Produzir texto de acordo a reportagem que assistiram no dia anterior. | · Livro. · Quadro branco · caderno | · atividade e produção textual. | · Livro dom Bosco. |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 06/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Criar regras para uso da biblioteca. | · Biblioteca. | · Levar os alunos à biblioteca da escola e solicita-los que façam observações sobre a mesma; · Ao retornar a sala de aula, elencar no quadro as observações feitas; · Criar regulamento para uso da biblioteca. · Livro págs. 15 a 18. | · Livro · Quadro branco | · Criação do regulamento. · Percepção sobre a biblioteca. | · Livro Dom Bosco |
PLANO DE AULA: 3ª série geografia Data: 06/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Compreender o espaço geográfico. | · Espaço geográfico | · No quadro colocar as palavras: território, fronteira e limites; · Solicitar aos alunos que diferencie; · A professora fará a diferenciação, dando exemplos práticos; · Livro págs. 08 a 11. | · Livro; · Quadro branco. · caderno | · Resolução da atividade; | · Dom Bosco |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 06/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Analisar as obras de Tarsila do Amaral. | · Leitura de imagem | · Com a obra Abaporu pedir aos alunos que façam análise da mesma; · Solicitar aos alunos que analise as formas e cores usadas por Tarsila. · Interpretar a mensagem implícita contida ; · Livro págs. 13 a 14. · Mostrar aos alunos como | · Livro. · Quadro branco · caderno | · análise da obra Abaporu. | · Livro dom Bosco. |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 07/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Criar poemas rimados | · Produção textual - poema | · A proposta é construir livro para o dia das mães, neste sentido o livro será construído em etapas; · Pedir aos alunos que criem poemas rimados para sua mãe. | · Caderno; · Quadro branco | · Criação do poema |
PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 07/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Apresentar o trabalho sobre os paises. | · Paises que se destacam no mundo. | · A professora previamente já indicou que país cada aluno deve pesquisar; · O professor indicou tópicos a serem pesquisados; · Os alunos individualmente farão apresentação; · A professora em seguida fará síntese do que foi apresentado no quadro e os alunos deverão anotar em seus cadernos. | · Quadro branco. · caderno | · Apresentação da pesquisa. | · Dom Bosco |
PLANO DE AULA: 3ª série História Data: 07/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Compreender a importância do tempo em nossas vidas e na história. | · Contagem de tempo. | · Retomar com os alunos o calendário cristão; · Explicar a importância do nascimento de Cristo como marco do tempo; · Ler e discutir texto da pág. 02 e 03; · Compreender os significados diferentes que a palavra tempo adquire a depender do contexto; · Atividade pág. 04 a 08. | · Livro. · Quadro branco · caderno | · discussão sobre o assunto e atividade. | · Livro dom Bosco. |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 10/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Reconhecer as silabas tônicas. | · Silaba tônica. | · A professora fará leitura da biografia de Tarsila do Amaral; · A professora explicará aos alunos o que é silaba forte e sua classificação; · Dentro do texto que consta na pág. 16, a professora pedirá aos alunos que retirem as palavras que sejam: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. · Atividade na pág. 17; · Para casa: procurar palavras em revistas e jornais e classifica-las quanto a silaba forte | · Caderno; · Quadro branco · livro | · resolução da atividade. | · Livro Dom Bosco |
PLANO DE AULA: 4ª série História Data: 10/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Apresentar o trabalho sobre as cidades de antigamente; · Analisar o papel dos tropeiros dentro da nossa história. | · Cidades no período da colonização. · Tropeiros | · Será explanado para os alunos o processo de locomoção e comercialização dos brasileiros no inicio do século passado; · Leitura e atividade págs. 08 a 12. · Cada aluno virá à frente para apresentar a representação feita sobre as cidades antigas; Após apresentação as ilustrações serão fixadas no painel. | · Quadro branco. · Caderno · Livro | · Atividade e discussão sobre o assunto. | · Dom Bosco |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 10/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Expressar e organizar as idéias sobre o texto lido. | · Ciranda de livros | · A professora dará um tempo para que cada aluno exponha a idéia central do livro, apresentando: capa, contracapa, autor, ilustrador e editora. · Em seguida será feito registro em forma de texto no caderno de redação. | · Livro paradidático; · Quadro branco · caderno | · apresentação do livro lido e registro no caderno. | · Livro paradidático |
PLANO DE AULA: 3ª série História Data: 11/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Desenvolver a noção de tempo. | · Experiência com o tempo. | · A professora marcará no relógio o tempo e todos os alunos deverão fechar os olhos, quando acharem que já tem um minuto deverá abri-los; · A professora marcará o tempo, percebendo quem mais se aproximou do tempo real de 1 minuto. · Atividade no livro pág. 09. · Para casa: pesquisar os meses em que aparecem as frutas em nossa região e a piracema. | · Livro; · Quadro. | · Experiência . | · Livro Dom Bosco |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 11/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Conhecer melhor o dicionário. | · Dicionário. | · Colocar os alunos em grupos para procurar os significado das palavras dicionário e palavra; · Em seguida irão procurar numa seqüência de palavras as que aparecem primeiro no dicionário. · Depois a professora orientará que palavras no diminutivo ou verbos conjugados não são encontradas no dicionário, elas aparecem na palavra origem. · Livro págs. 25 a 28. | · Livro; · Quadro. | · Manuseio do dicionário. | · Livro Dom Bosco; · Dicionário. |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 11/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Ler imagens. | · Texto: Arte urbana | · Solicitar aos alunos que observem a imagem da pagina 21; · Em circulo, os alunos deverão expor suas observações; · A professora fará alunos questionamentos; · Em seguida, será explicado aos alunos o que é grafites; Atividade págs. 22 a 25. | · Livro; · Quadro. | · Analise das imagens e atividade. | · Livro Dom Bosco; |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 12/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
| · Retomar a orientação sobre substantivo; · Classifica-lo para os alunos quanto ao gênero e o número; · Explicar que as palavras precisam está concordando entre si nas frases e textos; · Apostila xerocada para estudo;
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 3ª série Geografia Data: 12/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
| · Retomar a idéia de território, fronteira e limite; · Levar os alunos para um passeio na escola, percebendo os ambientes e detalhes; · Em seguida os alunos individualmente farão a planta da escola. · Para casa: atividade no livro pág. 14 a 16. |
|
|
|
PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 12/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
| · Retomar um pouco a história do homem e os recursos utilizados para se orientar na pré-história; · Explicar os elementos que compõe a bússola; · Relembrar os pontos cardeais e colaterais.
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 13/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Revisar o uso do dicionário; · Praticar a escrita. | · Dicionário: ordem alfabética e significado das palavras. · Caligrafia | · Explicar como devemos manusear o dicionário; · Orientar aos alunos quanto a sua utilidade; · Atividade no livro pag. 30 a 33. · Ler poema e em seguida transcreve-lo no caderno de caligrafia. | · Livro; · Quadro branco; · Caderno de caligrafia. | · Desenvolvimento da atividade. | · Apostila |
PLANO DE AULA: 3ª série História Data: 13/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Reconhecer os meses do ano e os dias da semana. | · Tempo | · No primeiro momento os alunos apresentarão a pesquisa feita sobre as frutas e piracema; · Em seguida e professora fará alguns questionamentos sobre os meses e dias da semana; · Será entregue aos alunos copia da lenda dos meses do ano e os alunos em grupo farão estudo sobre a lenda; · Atividade no livro pags. 11 a 17. | · Livro; · Quadro. · Texto xerografado | · Estudo do texto e resolução da atividade. | · Livro Dom Bosco; |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 13/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
| · Os alunos deverão fazer a leitura silenciosa e em dupla responderem as questões propostas no livro pag. 24 e 25; · Em seguida a professora fará a correção, instigando nos alunos reflexão sobre a abordagem do texto e a nossa realidade; · Com o Cd passar a música Gentileza da cantora Marisa Monte; · Ao termino, pedir aos alunos que exponham sua opinião e o seu entendimento sobre a letra da música. |
|
|
|
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 14/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
| · Na a letra da música Gentileza identificar os verbos; A professora elencará estes no quadro e com os alunos irá classificando-os; · Neste momento deverá ser revisto os tempos verbais; Atividade no livro pag. 28 31;
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 14/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
| · Colocar no quadro três tipos de mapas e solicitar aos alunos que os classifiquem; Em seguida pedir aos alunos para indicar os elementos nos mapas que nos permite compreendê-los; · Explicar a função das legendas, do titulo e das rosa-dos-ventos; · Livro págs. 15 a 19; |
|
|
|
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 14/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Perceber quando se deve usar ss ou ç | · Ortografia: ss / ç | · Colocar no quadro algumas palavras escritas corretamente e com erros ortográficos; · Solicitar aos alunos que identifiquem os erros e que mostrem como devem ser corrigidas; · Em seguida farão atividade do livro pág. e 35; · Será explicado ainda a importância da pontuação gráfica para compreensão da mensagem; · Será dado exemplos de situações onde a mensagem modifica-se completamente devido a pontuação. · Atividade pág. 36 e 37 em dupla. | · Livro; · Quadro. | · Integração com as tividades. | · Livro Dom Bosco; |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 17/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 4ª série História Data: 17/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
| · A professora fazer explanação enfocando o processo de exploração que ocorreu no Brasil neste período; · Destacar as intenções de Portugal; · Explicar quem trabalhava nos canaviais e como era a relação do brancos com os negros. · Abrir discussão com os alunos acerca destas questões;
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 17/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
| · Elencar no quadro vários sinais de pontuação; · Os alunos deverão identificá-los; · A professara deverá orientar os alunos quanto a função destes; · Atividade no livro pag. 35 e 36. |
|
|
|
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 18/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 3ª série História Data: 18/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 18/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 19/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
| · Cantar a música com os alunos; · Em seguida conversar com eles, procurando saber que mensagem a música passa; · Atividade no livro pág. 39 e 40. · Explicar qual a função do adjetivo pátrio aos alunos, trazendo sempre para a nossa realidade, usando cidades vizinhas como exemplo.
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 19/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
| · Com o mapa fixado no quadro, a professora deverá chamar atenção dos alunos para os elementos que o compõe; · Explicar que as legendas podem ser de várias maneiras: desenhos, cores e outros. · Atividade no livro pág. 18 a 21. |
|
|
|
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 19/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
| · Fazer leitura seqüenciada; · Fazer interpretação oral e escrita do texto; · Instigar nos alunos a perceber elementos subjetivos no conto; · Livro pág. 42 a 46. ·
|
| Leitura e interpretação. |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 24/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
| · Introduzir o assunto falando que a obtenção de informações se dá de maneira escrita ou usando a oralidade; · Para isso é importante fazer o uso da comunicação de maneira coerente; · A carta, folhetos e a internet são recursos utilizados para compreensão e obtenção de informações; · Livro págs. 45 a 49; · Trabalho: os alunos deverão escolher uma cidade que goste e fazer uma música. |
|
|
|
PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 24/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
| · Mostrar aos alunos que em todo mapa há escala. · Explicar a função da escala nos mapas; · Fazer atividade no caderno aumentando o tamanho de alguma coisa. · Livro pág. 22 e 24. |
|
|
|
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 19/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
| · Orientar aos alunos a distinguirem entre palavras sinônimas e antônimas. · Salientar que o uso do dicionário é importante para identificar palavras sinônimas e antônimas. · Atividade no caderno. · Para casa: livro pág. 48 a 50. |
| Uso do dicionário e resolução da atividade proposta. | · Livro Dom Bosco. |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 25/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
| · A professora contará uma historia da “ mil e uma noites” e os alunos ouvirão atentamente; · Os alunos farão em seguida o registro de tudo que ouviram. · Ao corrigir a professora deverá observa se foi feito a seqüência e se os alunos colocaram detalhes da história. · Ler poema e fazer registro do mesmo. |
|
|
|
PLANO DE AULA: 3ª série Geografia Data: 25/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
| · Com a carta que os alunos escreveram, coloca-las no envelope e orienta-los como preencher corretamente os dados necessários para que a carta chegue ao destino. · Colocar a carta no correio. Atividade no caderno. |
|
|
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 25/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
| · Explicar aos alunos como se caracterizam os numerais na língua portuguesa. · Diferenciá-los: ordinais, fracionários, cardinais e múltiplos. · Atividade no livro pág. 50 a 52. · Para casa atividade no caderno. |
| Resolução da atividade. | · Livro Dom Bosco. |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 26/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
|
| |
PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 26/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 26/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
| Resolução da atividade. |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 27/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
|
| |
PLANO DE AULA: 3ª série Geografia Data: 27/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 27/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
| Resolução da atividade. |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 28/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
|
| |
PLANO DE AULA: 4ª série História Data: 28/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
| Atividade avaliativa xerocada |
|
|
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 28/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
| Produção do texto |
PLANO DE AULA: 3ª série Historia Data: 28/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
| Resultado da pesquisa |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 31/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 31/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 31/03/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 1º/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 3ª série História Data: 1º/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
Avaliar o conhecimento adquirido no processo de aprendizagem. |
|
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 1º/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
| Registro na atividade |
|
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 02/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Registrar leitura; · Compreender as diferenças regionais; · Perceber as diferenças dos modos verbais. | · Verbo; · Dialetos do Brasil; · Livro: o pequeno príncipe. | · A professora iniciará a aula lendo mais uma parte do livro “ O pequeno príncipe”, os alunos em seguida farão o registro do que julga importante; · A professora retomará a discussão sobre os dialetos do Brasil, as diferenças existentes e o regionalismo; · Será explicado aos alunos as diferenças existentes nos modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo. · Atividade no livro págs. 59 a 61. | · Livro; · Caderno. | · Interpretação textual; · Atividade no caderno. | · Livro Dom Bosco |
PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 02/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
Compreender para que servem as linhas imaginárias. |
| Propor uma serie de exercícios que possibilite aos alunos a compreensão sobre as linhas imaginárias, bem como latitude e longitude. |
|
| |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 02/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
| Registro da atividade |
|
PLANO DE AULA: 3ª série Geografia Data: 04/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
Revisar conteúdo |
|
|
|
| |
PLANO DE AULA: 3ª série Geografia Data: 07/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
Avaliar |
|
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 07/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
Identificar verbos |
|
|
|
| |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 07/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
Identificar verbos |
| · Explicar aos alunos que o verbo faz parte das classes gramaticais; · Expor sua função; · Dá exemplos de verbos para que os alunos possam identificá-los.
|
|
| |
PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 08/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
Avaliar |
|
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 08/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
Produzir texto com coerência |
|
|
|
| |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 08/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
Identificar verbos |
|
|
|
| |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 14/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Apresentar trabalho: dicionário · Perceber a diversidade lingüística em nosso país. |
|
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 14/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
|
| |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 14/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
· Apresentar trabalho: dicionário
|
|
|
|
| |
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 15/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
Avaliar |
|
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 3ª série História Data: 15/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
Retomar fatos e situações. |
|
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 15/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
Revisar conteúdo. |
|
|
|
| |
PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 28/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 4ª série História Data: 28/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
Discutir sobre o acesso e as condições de lazer da população. |
|
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 28/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
Leitura e compreensão do texto. Perceber a função dos pronomes |
|
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 29/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
|
|
|
|
|
|
PLANO DE AULA: 3ª série História Data: 29/04/2008
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
Compreender a evolução da história. | Períodos da História. |
|
|
|
|
PLANO SEMANAL: 3ª série Data: 05 A 09/05/08
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
PORTUGUÊS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
| PORTUGUÊS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
| PORTUGUÊS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
|
|
|
|
PLANO SEMANAL: 4ª série Data: 05 A 09/05/08
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
PORTUGUÊS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
| PORTUGUÊS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
| PORTUGUÊS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA · Promover discussão sobre o que causa: poluição dos rios; queimadas, erosão, lixo urbano; · Explanar sobre o crescimento das cidades, enfatizando o deslocamento da população rural para a urbana – êxodo rural; · Fazer análise de gráficos, percebendo períodos de grande deslocamento; · Debater sobre o aceleramento da urbanização e o êxodo rural; · Produzir texto critico sobre esta questão;
|
|
|
|
PLANO SEMANAL: 4ª série Data: 12 A 16/05/08
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
PORTUGUÊS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
| PORTUGUÊS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
| PORTUGUÊS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA · Promover discussão sobre o que causa: poluição dos rios; queimadas, erosão, lixo urbano; · Explanar sobre o crescimento das cidades, enfatizando o deslocamento da população rural para a urbana – êxodo rural; · Fazer análise de gráficos, percebendo períodos de grande deslocamento; · Debater sobre o aceleramento da urbanização e o êxodo rural; · Produzir texto critico sobre esta questão;
|
|
|
|
PLANO SEMANAL: 4ª série Data: 02 A 06/06/08
Objetivo | Conteúdo | Metodologia | Recursos | Avaliação | Bibliografia |
PORTUGUÊS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
| PORTUGUÊS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
| PORTUGUÊS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA · Discutir no grupo sobre a urbanização e suas conseqüências para a sociedade; · Produção textual sobre urbanização; · Atividade avaliativa sobre os conteúdos já estudados; · Discutir sobre as atividades econômicas predominantes em nossa região; · Solicitar aos alunos que façam pesquisa sobre o assunto e socialize no grupo; · Atividade de fixação no caderno e no livro |
|
|
|