15/03/2010

planos de aula

PLANO DE AULA: 3ª série Data:11/ 02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Acolher bem os alunos e inseri-los no ambiente escolar;
  • Dinâmica de apresentação;
  • Integração entre os alunos.
  • Os alunos em dupla irão apresentar uns aos outros;
  • Com a letra de uma música os alunos irão em grupo fazer a representação da mesma com diversos materiais;
  • Os painéis construídos serão expostos na escola.
  • Papeis diversos;
  • Tinta;
  • Cola;
  • Tesoura;
  • Pincel;
  • Hidrocor.
  • Percepção sobre as relações e integrações nos grupos.

· Música de Ivete Sangalo

PLANO DE AULA : 4ª série

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Apresentar aos alunos como é a estrutura de um texto poético.

  • Texto: poema.
  • Distribuir aos alunos copia do poema “ o menino que descobriu as palavras” ;
  • A professora lê primeiramente, em seguida faz leitura coletiva;
  • No quadro a professora explica o que é rima, estrofe e verso;
  • Interpretação do poema oral e escrito no caderno;
  • Para casa: recriar outro poema com base no que estudamos hoje.
  • Poema xerografado;
  • Caderno;
  • Quadro branco.
  • Compreensão do que são rimas, versos e estrofes;
  • Criatividade em recriar poema.

· ARCHANJO, Cineas Santos e. O menino que descobriu as palavras. São Paulo, Ática, 1992.

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data:12/ 02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Perceber como se organiza um texto poético.
  • Texto poético
  • Leitura coletiva do poema “ o nome da gente” xerocado;
  • A professora lê novamente o poema, solicitando aos alunos que percebam as rimas existentes no texto;
  • A professora explica o que são rimas, versos e estrofes no quadro;
  • Os alunos deverão identificar em dupla no poema esta estrutura;
  • Leitura de outro poema escrito no quadro “ a poesia que há no teu nome”
  • Leitura coletiva do poema;
  • Para casa: os alunos deverão com as letras de seu nome criarem um poema.
  • Poema xerografado;
  • Caderno
  • Quadro branco.
  • Compreensão da estrutura do gênero textual;
  • Criatividade para criar poema.

· BANDEIRA, Pedro. Cavalgando o arco-íris;

· DIAS, Luciano. Barreiro, Portugal.

PLANO DE AULA: 4ª série Português DATA: 12/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Aprender declamar poema.

  • Gênero Textual: poema.
  • Ouvir Maria Bethânia declamar poema “ o tempo e o rio” de Fernando Pessoa;
  • Refletir e atenuar sobre as observações feitas, como:
  1. Tom de voz;
  2. Entonação;
  • Os alunos irão declamar os poemas produzidos em casa;
  • Os poemas serão transcritos 2 vezes;
  • Um ficará fixado no mural e outro no caderno.
  • Para casa: Atividade xerografada sobre interpretação textual.
  • CD;
  • Som;
  • Caderno.
  • Apreensão de como declamar poemas;
  • Apresentação dos poemas produzidos.

· PESSOA, Fernando. O tempo e o rio.

PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data:13/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Despertar a noção de localização.
  • Pontos cardeias.
  • Questionar aos alunos quem já se perdeu em algum lugar?
  • Conforme surjam as respostas, inseri o assunto do dia – localização.
  • Fazer o apanhado histórico dos meios de orientação utilizado pelo homem ao longo dos tempos;
  • Com o globo terrestre mostrar a divisão dos hemisférios: Norte e Sul;
  • Com a lanterna mostrar como os rios solar penetra na terra.
  • Explicar que o Sol não nasce, mostrar que conforme a posição da terra teremos ele incidindo em determinada parte da Terra.
  • Globo terrestre;
  • Lanterna;
  • Caderno;
  • Quadro branco.
  • Compreensão sobre a incidência do Sol no planeta Terra e a historicidade em relação a necessidade do homem se localizar.

·

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 13/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Distinguir a língua falada e escrita.

  • Diferenças da língua falada e escrita.
  • Transcrever um trecho de uma conversa ocorrida em sites de bate-papo no quadro;
  • Questionar aos alunos o que eles percebem de diferente?
  • Algumas palavras da maneira como estão escritas está correto?
  • Explicar aos alunos que existe a língua falada e a escrita e que elas são diferentes;
  • Explicar o que é a língua culta e coloquial;
  • Entregar aos alunos texto xerografado explicando as diferenças entre as falas e discutir com eles,;
  • Atividade no caderno – identificar fala culta e a coloquial.
  • Para casa: Pesquisar em revistas e jornais registros destas duas falas.
  • Texto xerografado;
  • Caderno;
  • Quadro branco.
  • Identificação e diferenciação da fala culta e coloquial.

·

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 13/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Distinguir a língua falada e escrita.

  • Diferenças da língua falada e escrita.
  • Entregar aos alunos cópia de diálogo entre dois caipiras;
  • Em dupla os alunas analisaram a conversa e o que chama atenção.
  • Irão elencar as conclusões.
  • Em círculo iremos socializá-las;
  • Explicar aos alunos que existe a língua falada e a escrita e que elas são diferentes;
  • Explicar o que é a língua culta e coloquial;
  • Para casa: pesquisar em revistas e jornais registros destas duas falas.
  • Texto xerografado;
  • Caderno;
  • Quadro branco.
  • Identificação e diferenciação da fala culta e coloquial.

·

PLANO DE AULA: 3ª série História Data: 14/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Compreender que todo mundo tem uma história.

· Identificar no nosso dia-a-dia elementos que conta nossa história.

  • História de cada um.

· Questionar aos alunos: vocês acham que todos nós temos uma história?

· Ouvir o que os alunos têm a falar a respeito;

· Conforme os alunos forem falando a respeito do tema, a professora irá explicando como a história é importante na vida humana;

· Deverá enfocar que além de existir a história da humanidade ou a do Brasil, cada um de nós temos a nossa história...

  • Atividade no caderno: em forma de texto, conte a sua história.
  • Quadro branco;
  • Caderno.
  • Reflexão sobre a própria história

·

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 14/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Perceber e respeitar as diferenças.

  • Gênero textual: poema;
  • Respeito ao próximo.

· Em circulo, questionar aos alunos: o que é ser normal?

· Ouvir as falas dos alunos e deixar que discutam entre si sobre esta questão;

· Lê o poema “ pessoas são diferentes” de Ruth Rocha.

· Após a leitura a professora fará algumas observações sobre o que é ser normal ou diferente.

· Evidentemente, que a opinião do aluno exposta anteriormente deverá ser respeitada, pois está é uma questão bastante discursiva;

  • Neste sentido, propor aos alunos a criação das regras de convivência.
  • Texto xerografado;
  • Quadro branco;
  • Caderno.
  • Criação das regras de convivência;

Análise do nível de criticidade dos alunos nas discussões.

· ROCHA, Ruth.

PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 14/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Despertar a noção de localização.

  • Pontos cardeais
  • Com o texto que fala da rosa-dos-ventos e da bússola, explicar a função destes instrumentos para localizar-se;
  • Mostrar aos alunos os pontos cardeais;
  • Atividade prática no pátio. Procurar localizar os pontos: norte, sul, leste e o oeste.
  • Texto xerografado;
  • giz
  • localização dos pontos cardeias.

· Internet

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 14/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Valorizar elementos da nossa terra;

· Assimilar a estrutura de um texto poético.

  • Poema

· Declamar o poema “ canção do exílio” de Gonçalves Dias.

· Os alunos receberam copia do texto e farão leitura silenciosa;

· Em seguida será feita a interpretação oral do texto: do que trata este texto? O que há de importante nele? O que o autor quis dizer ao fazê-lo?

· Fazer registro no caderno das conclusões feitas.

  • Recriar outro poema com base no de Gonçalves Dias, só que relacionado a Barreiras.
  • Texto xerografado;
  • Quadro branco;
  • Caderno.
  • Interpretação do texto poético;
  • Recriação do poema.

· DIAS, Gonçalves. Canção do Exílio.

PLANO DE AULA: 4ª série história Data: 14/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Despertar a curiosidade acerca do surgimento das cidades.

  • As cidades do Brasil.
  • Com o poema de Gonçalves Dias que aborda o amor pelo Brasil, fazer leitura e pedir aos alunos que falem como vêem Barreiras.
  • A professora deverá explicar que como Barreiras, no Brasil há muitas cidades e que estas foram se modificando ao longo dos tempos...
  • Falar das primeiras vias e cidades do Brasil.
  • Para casa: pesquisar informações sobre as primeiras vilas do Brasil.
  • Texto xerografado;
  • Caderno;
  • Quadro branco.
  • Análise da percepção que tem sobre as cidades.

· DIAS, Gonçalves. Canção do Exílio

PLANO DE AULA: 4ª série português Data: 14/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Assimilar a estrutura de um texto poético.

  • Texto poético
  • Cada aluno declamará o poema que fez;
  • A professora irá orientando conforme apresentação a necessidade de correção ao declamar o poema;
  • O poema será fixado no painel.
  • Caderno.
  • Declamação de poemas.
  • Para casa: texto com interpretação e gramática.

·

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 15/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Perceber o nível de aprendizagem dos alunos.

  • Interpretação e sondagem de nível de aprendizagem
  • Junto com os alunos procurar rever alguns pontos importantes da gramática, como: silabas masculino e feminino, plural e singular, substantivo, adjetivo.
  • Fazer leitura com alternância.
  • Texto xerografado;
  • Caderno;
  • Quadro branco.
  • Analise das respostas dadas pelos alunos;
  • Para casa: atividade xerografada fazendo uso do dicionário.

·

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 18/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Conhecer poemas cinéticos.

  • Poemas cinéticos.
  • Com cópias do poema “ poeminhas cinéticos”, fazer leitura coletiva;
  • Os alunos deverão observar a estrutura deste poema;
  • Fazer a interpretação dos poemas que constam na folha;
  • Individualmente, os alunos irão criar o seu próprio poema cinético.
  • Texto xerografado;
  • Caderno;
  • Quadro branco.
  • Criatividade ao criarem os textos cinéticos.

·

PLANO DE AULA: 4ª série História Data: 18/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Despertar a curiosidade acerca do surgimento das cidades.

  • As cidades do Brasil.
  • Socializar o resultado das pesquisas feitas acerca das primeiras vilas e cidades brasileiras;
  • Em circulo, os alunos deverão expor os pontos mais relevantes de sua pesquisa;
  • A professora deverá direcionar as discussões para a estrutura das cidades e seus surgimentos;
  • Caderno;
  • Quadro branco.
  • Socialização no grupo da pesquisa realizada.

·

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 18/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Conhecer poemas cinéticos.

  • Poemas cinéticos.
  • Com cópias do poema “ poeminhas cinéticos”, fazer leitura coletiva;
  • Os alunos deverão observar a estrutura deste poema;
  • Fazer a interpretação dos poemas que constam na folha;
  • Individualmente, os alunos irão criar o seu próprio poema cinético.
  • Texto xerografado;
  • Caderno;
  • Quadro branco.
  • Criatividade ao criarem os textos cinéticos.

·

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 19/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Distinguir sons e letras das palavras.

  • Fonemas
  • A professora iniciará falando sobre a composição do alfabeto brasileiro;
  • Escreverá no quadro algumas palavras, como: carro, chuva;
  • Questionar aos alunos quantas letras emitimos o som ao pronunciá-las?
  • Dá outros exemplos de palavras, como: casa, escola e outras;
  • Os alunos deverão perceber que existem palavras que são escritas, mas não são pronunciadas, ou melhor, a sua pronuncia não é perceptível.
  • A professora entregará apostila explicando fonemas.
  • Fará leitura da apostila com os alunos e explicando-a.
  • Atividade no caderno.
  • Texto xerografado;
  • Caderno;
  • Quadro branco.
  • Identificação dos fonemas na atividade.
  • Compreensão do aluno sobre o assunto.

·

PLANO DE AULA: 3ª série História Data: 19/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Ter noção de tempo e conhecer a evolução do mesmo ao longo da história.

  • Como homem media o tempo.
  • A professora explanará sobre a necessidade e evolução do homem ao medir o tempo;
  • Elencará no quadro alguns destaque da história relacionado ao assunto, como: relógio, calendário, astros e outros.
  • Entregará apostila aos alunos para melhor compreensão sobre o assunto;
  • Para casa: atividade no caderno – procurar calendário e fixa-lo no caderno.
  • Apostila xerografada;
  • Caderno;
  • Quadro branco.
  • Compreensão do aluno sobre o assunto.

·

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 19/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Rever hiato, ditongo e tritongo.

  • Ditongo, tritongo e hiato.
  • A professora revisará encontros vocálicos;
  • Nesta abordagem, diferenciará hiato, ditongo e tritongo;
  • Atividade no caderno e entrega de apostila para maior compreensão.
  • Apostila xerografada;
  • Caderno;
  • Quadro branco.
  • Compreensão do aluno sobre o assunto.

·

PLANO DE AULA: 4ª série História Data: 20/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Ler com clareza e coerência;

· Interpretar texto.

· Leitura e interpretação textual.

· Entregar aos alunos cópia do texto...................;

· Os alunos deverão fazer leitura silenciosa no primeiro momento;

· Em seguida a professora inicia a leitura dando segmento a outros alunos da mesma;

· Ao término da leitura do texto, a professora apontará as dificuldades observadas no decorrer da mesma;

· Em seguida será feito a interpretação textual, oralmente e posteriormente escrita.

· Texto xerografado;

· Caderno;

· Quadro branco.

· Leitura coerente;

· Interpretação do texto.

·

PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 20/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Reconhecer os pontos colaterais.

  • Pontos colaterais.
  • Com a rosa dos ventos feita no quadro a professora convida um aluno para preenchê-la.
  • Chamar a atenção dos alunos para os nomes e as localizações dos pontos;
  • Atividade no caderno xerografada.
  • Caderno;
  • Quadro branco;
  • Atividade xerografada.
  • Compreensão do aluno sobre o assunto.

·

PLANO DE AULA: 3ª série Geografia Data: 20/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Diferenciar elementos naturais e culturais.

  • Diferentes paisagens.
  • Questionar aos alunos o que eles consideram ser paisagens naturais e culturais? Solicitar que façam diferenciação;
  • A professora explicará que as paisagens modificam-se naturalmente ou por intervenção do homem;
  • Promover discussão com os alunos sobre o assunto e orienta-los sobre o assunto.
  • Atividade no caderno: colagem de imagens naturais e culturais.
  • Caderno;
  • Quadro branco;
  • Atividade xerografada.
  • Diferenciação entre as paisagens;
  • Discussão e exposição das idéias.

·

PLANO DE AULA: 3ª série História Data: 21/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Calcular séculos.

  • Contagem do tempo.
  • Mostrar aos alunos as regras de como calcular os séculos;
  • Quando terminar em 00, considera-se apenas os dois primeiros algarismos; qdo terminar entre 1 e 9, soma-se os 2 primeiros algarismo mais 1.
  • Fazer atividade no caderno e corrigir em sala.
  • Para casa: atividade xerografada.
  • Caderno;
  • Quadro branco;
  • Atividade xerografada.
  • Resolução das atividades.

·

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 21/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Usar adequadamente o dicionário.

  • Uso do dicionário
  • Escrever no quadro fragmento de poema de Fernando Pessoa;
  • Questionar aos alunos se sabe o significado de todas as palavras?
  • Orienta-los que o dicionário é muito importante na compreensão das palavras das quais não temos conhecimento;

Atividade em dupla.

  • Caderno;
  • Quadro branco;
  • Uso adequado do dicionário.

·

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 21/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Acompanhar a evolução das cidades e vilas do século XVII.

  • Vilas e cidades do século XVII.
  • Com texto xerografado fazer leitura;
  • Com os alunos em circulo explicar as características das cidades neste período;
  • Os alunos em dupla deverão retirar do texto que leram 3 perguntas com respostas e escrever no caderno.
  • Caderno;
  • Quadro branco;
  • Apostila xerografada.
  • Compreensão do assunto;
  • Atividade em dupla.

· Historiando

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 22/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Usar adequadamente o dicionário.

  • Uso do dicionário
  • Escrever no quadro fragmento de poema de Fernando Pessoa;
  • Questionar aos alunos se sabe o significado de todas as palavras?
  • Orienta-los que o dicionário é muito importante na compreensão das palavras das quais não temos conhecimento;
  • Atividade em dupla.
  • Caderno;
  • Quadro branco;
  • Uso adequado do dicionário.

· Dicionários

PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 22/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Ter noção de localização.

  • Pontos cardeias e colaterais.
  • Levar os alunos para o pátio da escola e determinar alguns pontos que devem ser localizados;
  • Os alunos devem estar em dupla;
  • O professor analisará as estratégias usadas pelos alunos e a relação da dupla.
  • Apito;
  • Relógio.
  • A interação entre as duplas;
  • Resolução da situação.

·

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 22/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Perceber o dicionário em diversas funções.

· Melhorar a escrita

  • Uso do dicionário
  • Elencar para o aluno o nomes de autores no quadro;
  • O professor com a ajuda dos alunos irá colocar em ordem alfabética;
  • Deverá chamar atenção dos mesmos para o procedimento: sempre o ultimo sobrenome vem primeiro em letra bastão.
  • Passar atividade no caderno.
  • Entregar aos alunos o poema de Olavo Bilac, Via Lacta.
  • Fazer leitura com eles;
  • Orientar aos alunos como proceder na escrita do mesmo no caderno de caligrafia.
  • Caderno;
  • Quadro branco;
  • Caderno de caligrafia.
  • Resolução da atividade;
  • Escrita correta no caderno de caligrafia.

· Dicionários

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 25/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Diferenciar a língua falada e a língua escrita.

  • Diferenças da língua escrita e falada.
  • Explicar aos alunos que a maneira como falamos difere da maneira como escrevemos
  • Dá alguns exemplos no quadro de situações que não podem ser escritas da maneira como falamos.
  • Atividade: distinguir nas frases que estão escritas corretamente e as erradas.
  • Caderno;
  • Quadro branco;
  • Resolução da atividade;

·

Plano de aula 4ª série História Data: 25/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Socializar o conhecimento adquirido sobre o assunto.

  • Vilas e cidades do século XVII.
  • Os alunos em duplas deverão escolher outra dupla para fazer questionamento sobre o assunto;
  • A professora sempre que necessário interverá na discussão e fará esclarecimentos.
  • Caderno;
  • Quadro branco;
  • O máximo de respostas respondidas.

·

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 25/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Diferenciar a língua falada e a língua escrita.

  • Diferenças da língua escrita e falada.
  • Explicar aos alunos que a maneira como falamos difere da maneira como escrevemos
  • Dá alguns exemplos no quadro de situações que não podem ser escritas da maneira como falamos.
  • Atividade: distinguir nas frases que estão escritas corretamente e as erradas.
  • Caderno;
  • Quadro branco;
  • Resolução da atividade;

·

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 26/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Ler com clareza e conhecer a classe gramatical: substantivo.

  • Substantivo
  • A professora irá explicar como se organiza essa classe gramatical;
  • Serão dados exemplos práticos da classificação;
  • Em seguida será feito definição dos substantivos: comum e próprio e anotado no caderno
  • Atividade no caderno
  • Caderno;
  • Quadro branco;
  • Compreensão do que está sendo explicado.

·

PLANO DE AULA: 3ª série História Data: 26/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Despertar os alunos para o reconhecimento do algumas questões do tempo: estações do ano e meses.

  • Estações do ano e os meses.

· Questionar aos alunos em que estação do ano estamos?

· Lê texto que fala da criação das estações.

· Caracterizar cada estação;

· Falar aos alunos quantos meses tem o mês e a diferença de dias que há em cada um.

  • Fazer representação de cada estação no caderno / atividade
  • Caderno;
  • Quadro branco;
  • Texto xerografado.
  • Representação das estações.

·

PLANO DE AULA: 4ª série História Data: 26/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Conhecer peculiaridades das vilas do século VII.

  • Vilas do século VII.

· Leitura de texto;

· Levantamento de questionamentos;

· Fazer comparações com as cidades da atualidade – organização e estrutura;

  • Caderno;
  • Quadro branco;
  • Texto xerografado.
  • Nível de discussão na sala de aula.

·

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 27/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Revisar algumas classes gramaticais: substantivo, adjetivo e artigo.

· Aprimoramento da escrita.

  • Substantivo, adjetivo e artigo
  • caligrafia
  • Retomar com os alunos os conceitos das classes gramaticais em estudo;
  • Exemplificar cada uma deles;
  • Atividade no caderno.
  • Leitura de poema e escrita do mesmo.
  • Caderno;
  • Quadro branco;
  • Compreensão do que está sendo explicado.

·

PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 27/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Verificar nos alunos a noção de localização.

  • Localização.

· No pátio da escola com os alunos em duplas leva-los procurar determinadas direções.

  • Recurso humano
  • Percepção e resolução das situações propostas.

·

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 27/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Compreender as divisões da classe gramatical: substantivo.

· Aprimoramento da escrita.

  • Substantivo

· Com apostila em mãos, explicar aos alunos as especificidades de cada tipo de substantivo;

· Exemplifica-los no quadro;

· Atividade no caderno.

· Leitura do poema e escrita do mesmo.

  • Caderno;
  • Quadro branco;
  • Texto xerografado.
  • Resolução da atividade proposta.

·

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 28/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Diferenciar elementos naturais e culturais.

· Diferentes paisagens.

· Questionar aos alunos o que eles consideram ser paisagens naturais e culturais? Solicitar que façam diferenciação;

· A professora explicará que as paisagens modificam-se naturalmente ou por intervenção do homem;

· Promover discussão com os alunos sobre o assunto e orienta-los sobre o assunto.

· Atividade no caderno: colagem de imagens naturais e culturais.

· Caderno;

· Quadro branco;

· Atividade xerografada.

· Diferenciação entre as paisagens;

· Discussão e exposição das idéias.

·

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 28/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Corresponder adequadamente o substantivo coletivo.

· Substantivo coletivo

· Apresentar aos alunos diversos coletivos;

· Explica-los que estes são um conjunto...

· Atividade no caderno em dupla.

· Caderno;

· Quadro branco.

· Consenso nas idéias enfocadas.

·

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 28/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Perceber o dicionário em diversas funções.

· Melhorar a escrita

· Uso do dicionário

· Elencar para o aluno o nomes de autores no quadro;

· O professor com a ajuda dos alunos irá colocar em ordem alfabética;

· Deverá chamar atenção dos mesmos para o procedimento: sempre o ultimo sobrenome vem primeiro em letra bastão.

· Passar atividade no caderno.

· Entregar aos alunos o poema de Olavo Bilac, Via Lacta.

· Fazer leitura com eles;

· Orientar aos alunos como proceder na escrita do mesmo no caderno de caligrafia.

· Caderno;

· Quadro branco;

· Caderno de caligrafia.

· Resolução da atividade;

· Escrita correta no caderno de caligrafia.

· Dicionários

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 29/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Rever classes gramaticais: substantivo, adjetivo e artigo.

· Concordância das palavras: plural, feminino e masculino

  • Substantivo, adjetivo e artigo - concordância.
  • Colocar no quadro algumas frases e questionar aos alunos se há algo errado com as frases.
  • Os alunos em dupla deverão fazer a analise das frases.
  • Em seguida, os alunos deverão expor suas conclusões;
  • O professor deverá então explicar e justificar as diferenças existentes nestas frases – concordância que deve ter as palavras numa frase.
  • Caderno;
  • Quadro branco;
  • Análise das frases.

·

PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 29/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Corresponder adequadamente o substantivo coletivo.

  • Substantivo coletivo
  • Apresentar aos alunos diversos coletivos;
  • Explica-los que estes são um conjunto...
  • Atividade no caderno em dupla.
  • Caderno;
  • Quadro branco.
  • Consenso nas idéias enfocadas.

·

PLANO DE AULA: 3ª série Geografia Data: 29/02/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Conscientizar-se da ação do homem no meio ambiente.

  • Paisagens naturais e culturais.
  • Os alunos em grupo deverão discutir sobre as paisagens e os elementos que a compõe.
  • Em trio os alunos deverão fazer a representação das paisagens em cartolina.
  • Cartolina;
  • Hidrocor;
  • Giz de cera.
  • Criatividade e apreensão do assunto.

· Dicionários

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 03/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Ler e interpretar corretamente.

· Interpretação textual

· Fazer análise da imagem ( livro pág. 1)

· Ler i interpretar texto: Chang Yi - ( pag. 02 e 03) a leitura primeiramente silenciosa, em seguida seqüenciada pelos alunos.

· Em dupla os alunos faram a análise do texto escrito ( livro pág. 04 a 08)

· Livro

· Quadro branco

· Leitura oral;

· Interpretação textual.

· Livro Dom Bosco

PLANO DE AULA: 4ª série História Data: 03/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Compreender a origem e o crescimento das cidades.

· Origem e Crescimento das cidades.

· Analisar as gravuras de cidades com diferentes estruturas;

· Instigar nos alunos a percepção sobre as imagens;

· Fazer uma retomada histórica desde o período da colonização em relação a organização das cidades.

· Livro pág. 01 a 05;

· Para casa : pág. 06 e 07.

· Livro;

· Quadro branco.

· Percepção sobre a evolução histórica.

· Dom bosco

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 03/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Ler e interpretar corretamente

· Texto: mar de livros

· Cantar música de Toquinho – o caderno; providenciar o Cd.

· Ler e interpretar a música;

· Instigar nos alunos a mensagem da música em relação aos estudos.

· Livro pág. 01 a 06.

· Para casa: pág. 07 e 08.

· Cd;

· Livro.

· Quadro branco

· Leitura e interpretação textual.

· Livro dom bosco.

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 04/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Conhecer as partes de um livro e como conserva o livro.

· Usar adequadamente a letra ( J) .

· Estrutura de um livro.

· Ortografia: uso do J

· Com livros paradidaticos, mostrar aos alunos o que é capa, contra capa.

· Orientar aos alunos como conservar bem o livro;

· E como manuseá-lo.

· Livro págs. 07 e 06.

· Ortografia: uso do J.

· Orientar aos alunos que a letra ( J ) usamos em palavras de origem indígena.

· Livro pág. 09 a 11.

· Para casa: págs. 11 a 13.

· Livro

· Quadro branco

· Análise dos livros;

· Leitura oral;

· Interpretação textual.

· Livro Dom Bosco

PLANO DE AULA: 3ª série Geografia Data: 04/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Perceber as diferentes paisagens.

· Paisagens

· Analisar as imagens e perceber as diferenças;

· Retomar a questão dos elementos naturais e culturais.

· Livro pág. 01 a 07.

· Livro;

· Quadro branco.

· Percepção sobre as diferenças das paisagens.

· Dom Bosco

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 04/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Quando usar ão ou am

· ÃO OU AM.

· Explicar que o uso do ao é no futuro e am no presente ou no passado.

· Dá exemplos no quadro, chamando atenção para a classe gramatical : verbo.

· Atividade no livro pág. 09 e 10.

· Para casa: págs. 11 e 12.

· Livro.

· Quadro branco

· Distinguir ao ou am.

· Livro dom Bosco.

PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 05/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Entender a necessidade de localização.

· Localização espacial.

· Fazer leitura da história do homem pré-histórico.

· Retomar a rosa dos ventos, pontos cardeias e colaterais.

· Livro págs. 01 a 07.

· Livro

· Quadro branco

· Desenvolver a noção de localização.

· Livro Dom Bosco

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 05/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Reconhecer os adjetivos.

· Transcrever reportagem.

· Adjetivos

· Redação

· Caracterizar para os alunos a classe gramatical: adjetivo;

· Mostra-los a sua função em frases e textos;

· Livro págs. 11 e 12.

· Produzir texto de acordo a reportagem que assistiram no dia anterior.

· Livro;

· Quadro branco.

· caderno

· Resolução da atividade;

· Coerência na escrita.

· Dom Bosco

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 05/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Organizar em ordem alfabética.

· Produzir texto com coerência.

· Ordem alfabética.

· Produção textual.

· Mostrar aos alunos como organizar em ordem alfabética e a necessidade de mantê-lo assim para melhor compreender;

· Fazer atividade no livro págs. 11 a 14;

· Produzir texto de acordo a reportagem que assistiram no dia anterior.

· Livro.

· Quadro branco

· caderno

· atividade e produção textual.

· Livro dom Bosco.

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 06/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Criar regras para uso da biblioteca.

· Biblioteca.

· Levar os alunos à biblioteca da escola e solicita-los que façam observações sobre a mesma;

· Ao retornar a sala de aula, elencar no quadro as observações feitas;

· Criar regulamento para uso da biblioteca.

· Livro págs. 15 a 18.

· Livro

· Quadro branco

· Criação do regulamento.

· Percepção sobre a biblioteca.

· Livro Dom Bosco

PLANO DE AULA: 3ª série geografia Data: 06/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Compreender o espaço geográfico.

· Espaço geográfico

· No quadro colocar as palavras: território, fronteira e limites;

· Solicitar aos alunos que diferencie;

· A professora fará a diferenciação, dando exemplos práticos;

· Livro págs. 08 a 11.

· Livro;

· Quadro branco.

· caderno

· Resolução da atividade;

· Dom Bosco

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 06/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Analisar as obras de Tarsila do Amaral.

· Leitura de imagem

· Com a obra Abaporu pedir aos alunos que façam análise da mesma;

· Solicitar aos alunos que analise as formas e cores usadas por Tarsila.

· Interpretar a mensagem implícita contida ;

· Livro págs. 13 a 14.

· Mostrar aos alunos como

· Livro.

· Quadro branco

· caderno

· análise da obra Abaporu.

· Livro dom Bosco.

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 07/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Criar poemas rimados

· Produção textual - poema

· A proposta é construir livro para o dia das mães, neste sentido o livro será construído em etapas;

· Pedir aos alunos que criem poemas rimados para sua mãe.

· Caderno;

· Quadro branco

· Criação do poema

 

PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 07/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Apresentar o trabalho sobre os paises.

· Paises que se destacam no mundo.

· A professora previamente já indicou que país cada aluno deve pesquisar;

· O professor indicou tópicos a serem pesquisados;

· Os alunos individualmente farão apresentação;

· A professora em seguida fará síntese do que foi apresentado no quadro e os alunos deverão anotar em seus cadernos.

· Quadro branco.

· caderno

· Apresentação da pesquisa.

· Dom Bosco

PLANO DE AULA: 3ª série História Data: 07/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Compreender a importância do tempo em nossas vidas e na história.

· Contagem de tempo.

· Retomar com os alunos o calendário cristão;

· Explicar a importância do nascimento de Cristo como marco do tempo;

· Ler e discutir texto da pág. 02 e 03;

· Compreender os significados diferentes que a palavra tempo adquire a depender do contexto;

· Atividade pág. 04 a 08.

· Livro.

· Quadro branco

· caderno

· discussão sobre o assunto e atividade.

· Livro dom Bosco.

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 10/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Reconhecer as silabas tônicas.

· Silaba tônica.

· A professora fará leitura da biografia de Tarsila do Amaral;

· A professora explicará aos alunos o que é silaba forte e sua classificação;

· Dentro do texto que consta na pág. 16, a professora pedirá aos alunos que retirem as palavras que sejam: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

· Atividade na pág. 17;

· Para casa: procurar palavras em revistas e jornais e classifica-las quanto a silaba forte

· Caderno;

· Quadro branco

· livro

· resolução da atividade.

· Livro Dom Bosco

PLANO DE AULA: 4ª série História Data: 10/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Apresentar o trabalho sobre as cidades de antigamente;

· Analisar o papel dos tropeiros dentro da nossa história.

· Cidades no período da colonização.

· Tropeiros

· Será explanado para os alunos o processo de locomoção e comercialização dos brasileiros no inicio do século passado;

· Leitura e atividade págs. 08 a 12.

· Cada aluno virá à frente para apresentar a representação feita sobre as cidades antigas;

Após apresentação as ilustrações serão fixadas no painel.

· Quadro branco.

· Caderno

· Livro

· Atividade e discussão sobre o assunto.

· Dom Bosco

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 10/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Expressar e organizar as idéias sobre o texto lido.

· Ciranda de livros

· A professora dará um tempo para que cada aluno exponha a idéia central do livro, apresentando: capa, contracapa, autor, ilustrador e editora.

· Em seguida será feito registro em forma de texto no caderno de redação.

· Livro paradidático;

· Quadro branco

· caderno

· apresentação do livro lido e registro no caderno.

· Livro paradidático

PLANO DE AULA: 3ª série História Data: 11/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Desenvolver a noção de tempo.

· Experiência com o tempo.

· A professora marcará no relógio o tempo e todos os alunos deverão fechar os olhos, quando acharem que já tem um minuto deverá abri-los;

· A professora marcará o tempo, percebendo quem mais se aproximou do tempo real de 1 minuto.

· Atividade no livro pág. 09.

· Para casa: pesquisar os meses em que aparecem as frutas em nossa região e a piracema.

· Livro;

· Quadro.

· Experiência .

· Livro Dom Bosco

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 11/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Conhecer melhor o dicionário.

· Dicionário.

· Colocar os alunos em grupos para procurar os significado das palavras dicionário e palavra;

· Em seguida irão procurar numa seqüência de palavras as que aparecem primeiro no dicionário.

· Depois a professora orientará que palavras no diminutivo ou verbos conjugados não são encontradas no dicionário, elas aparecem na palavra origem.

· Livro págs. 25 a 28.

· Livro;

· Quadro.

· Manuseio do dicionário.

· Livro Dom Bosco;

· Dicionário.

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 11/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Ler imagens.

· Texto: Arte urbana

· Solicitar aos alunos que observem a imagem da pagina 21;

· Em circulo, os alunos deverão expor suas observações;

· A professora fará alunos questionamentos;

· Em seguida, será explicado aos alunos o que é grafites;

Atividade págs. 22 a 25.

· Livro;

· Quadro.

· Analise das imagens e atividade.

· Livro Dom Bosco;

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 12/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Conhecer o gênero e numero do substantivo.
  • Substantivo – masculino, feminino, plural e singular.

· Retomar a orientação sobre substantivo;

· Classifica-lo para os alunos quanto ao gênero e o número;

· Explicar que as palavras precisam está concordando entre si nas frases e textos;

· Apostila xerocada para estudo;

  • Atividade no caderno – questões envolvendo plural, singular, masculino e feminino.
  • Apostila xerocada;
  • Quadro.
  • caderno
  • Desenvolvimento da atividade.
  • Apostila

PLANO DE AULA: 3ª série Geografia Data: 12/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Construir planta da escola.
  • Limite, fronteira e território.

· Retomar a idéia de território, fronteira e limite;

· Levar os alunos para um passeio na escola, percebendo os ambientes e detalhes;

· Em seguida os alunos individualmente farão a planta da escola.

· Para casa: atividade no livro pág. 14 a 16.

  • Livro;
  • Quadro.
  • Folha chamex;
  • Hidrocor;
  • Lápis de cor.
  • Construção da planta.
  • Livro Dom Bosco;

PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 12/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Desenvolver a noção de localização
  • Pontos cardeias e colaterais.

· Retomar um pouco a história do homem e os recursos utilizados para se orientar na pré-história;

· Explicar os elementos que compõe a bússola;

· Relembrar os pontos cardeais e colaterais.

  • Livro pág.06 a 10.
  • Livro;
  • Quadro.
  • Resolução da atividade proposta.
  • Livro Dom Bosco;

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 13/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Revisar o uso do dicionário;

· Praticar a escrita.

· Dicionário: ordem alfabética e significado das palavras.

· Caligrafia

· Explicar como devemos manusear o dicionário;

· Orientar aos alunos quanto a sua utilidade;

· Atividade no livro pag. 30 a 33.

· Ler poema e em seguida transcreve-lo no caderno de caligrafia.

· Livro;

· Quadro branco;

· Caderno de caligrafia.

· Desenvolvimento da atividade.

· Apostila

PLANO DE AULA: 3ª série História Data: 13/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Reconhecer os meses do ano e os dias da semana.

· Tempo

· No primeiro momento os alunos apresentarão a pesquisa feita sobre as frutas e piracema;

· Em seguida e professora fará alguns questionamentos sobre os meses e dias da semana;

· Será entregue aos alunos copia da lenda dos meses do ano e os alunos em grupo farão estudo sobre a lenda;

· Atividade no livro pags. 11 a 17.

· Livro;

· Quadro.

· Texto xerografado

· Estudo do texto e resolução da atividade.

· Livro Dom Bosco;

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 13/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Ler e interpretar com coerência;
  • Texto: Gentileza gera gentileza;

· Os alunos deverão fazer a leitura silenciosa e em dupla responderem as questões propostas no livro pag. 24 e 25;

· Em seguida a professora fará a correção, instigando nos alunos reflexão sobre a abordagem do texto e a nossa realidade;

· Com o Cd passar a música Gentileza da cantora Marisa Monte;

· Ao termino, pedir aos alunos que exponham sua opinião e o seu entendimento sobre a letra da música.

  • Livro;
  • Quadro.
  • Cd
  • Interpretação do texto;
  • Nível de criticidade acerca do tema abordado.
  • Livro Dom Bosco;

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 14/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Identificar o verbo no texto e classifica-lo adequadamente.
  • Identificar a sílaba tônica.
  • Verbo
  • Sílaba tônica

· Na a letra da música Gentileza identificar os verbos;

A professora elencará estes no quadro e com os alunos irá classificando-os;

· Neste momento deverá ser revisto os tempos verbais;

Atividade no livro pag. 28 31;

  • Ao corrigir a atividade enfatizar a identificação da sílaba tônica e classifica-la.
  • Livro;
  • Quadro branco;
  • Desenvolvimento da atividade.
  • Livro Dom Bosco

PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 14/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Interpretar mapas.
  • Mapas

· Colocar no quadro três tipos de mapas e solicitar aos alunos que os classifiquem;

Em seguida pedir aos alunos para indicar os elementos nos mapas que nos permite compreendê-los;

· Explicar a função das legendas, do titulo e das rosa-dos-ventos;

· Livro págs. 15 a 19;

  • Livro;
  • Quadro.
  • Interpretação dos mapas.
  • Livro Dom Bosco;

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 14/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Perceber quando se deve usar ss ou ç

· Ortografia: ss / ç

· Colocar no quadro algumas palavras escritas corretamente e com erros ortográficos;

· Solicitar aos alunos que identifiquem os erros e que mostrem como devem ser corrigidas;

· Em seguida farão atividade do livro pág. e 35;

· Será explicado ainda a importância da pontuação gráfica para compreensão da mensagem;

· Será dado exemplos de situações onde a mensagem modifica-se completamente devido a pontuação.

· Atividade pág. 36 e 37 em dupla.

· Livro;

· Quadro.

· Integração com as tividades.

· Livro Dom Bosco;

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 17/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Conhecer partes de um texto.
  • Partes do texto
  • Fazer leitura coletiva do texto Graffiti;
  • A professora elucidará os pontos chaves do texto;
  • Os alunos farão a identificação destes pontos no texto;
  • Atividade no livro paginas 32 a 34.
  • Livro;
  • Quadro branco;
  • Desenvolvimento da atividade.
  • Livro Dom Bosco

PLANO DE AULA: 4ª série História Data: 17/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Reconhecer o ciclo da ca-de-açúcar como precursora na exploração das terras brasileiras.
  • Ciclo da cana-de-açúcar

· A professora fazer explanação enfocando o processo de exploração que ocorreu no Brasil neste período;

· Destacar as intenções de Portugal;

· Explicar quem trabalhava nos canaviais e como era a relação do brancos com os negros.

· Abrir discussão com os alunos acerca destas questões;

  • Atividade no livro pág. 14 à 19.
  • Livro;
  • Quadro.
  • Interpretação e discussão acerca do assunto
  • Livro Dom Bosco;

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 17/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Conhecer e usar corretamente os sinais de pontuação.
  • Sinais de pontuação.

· Elencar no quadro vários sinais de pontuação;

· Os alunos deverão identificá-los;

· A professara deverá orientar os alunos quanto a função destes;

· Atividade no livro pag. 35 e 36.

  • Livro;
  • Quadro.
  • Integração com as tividades.
  • Livro Dom Bosco;

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 18/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Usar palavras com significados diversos adequadamente em textos;
  • Significado das palavras
  • Em grupo de oito, será agrupado pela professora palavras diversas que deverão ser identificada no dicionário outros sentidos da mesma;
  • Após compreensão dos significados das palavras, os alunos individualmente deverão fazer um texto usando-as adequadamente.
  • Livro;
  • Quadro branco;
  • Desenvolvimento da atividade.
  • Livro Dom Bosco

PLANO DE AULA: 3ª série História Data: 18/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Ter noção da contagem do tempo.
  • Contagem do tempo.
  • Com os alunos a professora explicará pausadamente a idéia de tempo em cada modalidade: dia, mês, ano, século, década, milênio.
  • Atividade no caderno.
  • Livro;
  • Quadro.
  • Interpretação e discussão acerca do assunto
  • Livro Dom Bosco;

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 18/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Diferenciar os verbos nos tempos pretéritos.
  • Verbo: pretérito perfeito, imperfeito e mais-que-perfeito.
  • Retomar com os alunos qual a função do verbo;
  • Diferenciar as terminações dos verbos;
  • A professora elencará no quadro e explicará a função ou característica dos três tempos verbais.
  • Atividade no caderno.
  • Livro;
  • Quadro.
  • Compreensão do assunto abordado, desenvolvi
  • mento da atividade Integração com as tividades.
 

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 19/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Ler e interpretar adequadamente música.
  • Conhecer alguns adjetivos pátrios.
  • Música Petrolina Juazeiro de Jorge de Altino.
  • Adjetivo pátrio.

· Cantar a música com os alunos;

· Em seguida conversar com eles, procurando saber que mensagem a música passa;

· Atividade no livro pág. 39 e 40.

· Explicar qual a função do adjetivo pátrio aos alunos, trazendo sempre para a nossa realidade, usando cidades vizinhas como exemplo.

  • Atividade no livro pág. 42 e 43.
  • Livro;
  • Quadro branco;
  • Desenvolvimento da atividade.
  • Livro Dom Bosco

PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 19/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Compreender a função das legendas no mapa.
  • Mapas

· Com o mapa fixado no quadro, a professora deverá chamar atenção dos alunos para os elementos que o compõe;

· Explicar que as legendas podem ser de várias maneiras: desenhos, cores e outros.

· Atividade no livro pág. 18 a 21.

  • Livro;
  • Quadro.
  • Resolução da atividade proposta.
  • Livro Dom Bosco;

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 19/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Ler e interpretar conto.
  • Conto: As mil e uma noites.

· Fazer leitura seqüenciada;

· Fazer interpretação oral e escrita do texto;

· Instigar nos alunos a perceber elementos subjetivos no conto;

· Livro pág. 42 a 46.

·

  • Confraternização da Páscoa.
  • Livro;
  • Quadro.

Leitura e interpretação.

 

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 24/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Usar adequadamente a oralidade e a escrita.
  • Construir música sobre cidade que goste.
  • Oralidade e escrita.

· Introduzir o assunto falando que a obtenção de informações se dá de maneira escrita ou usando a oralidade;

· Para isso é importante fazer o uso da comunicação de maneira coerente;

· A carta, folhetos e a internet são recursos utilizados para compreensão e obtenção de informações;

· Livro págs. 45 a 49;

· Trabalho: os alunos deverão escolher uma cidade que goste e fazer uma música.

  • Livro;
  • Quadro branco;
  • Desenvolvimento da atividade.
  • Criatividade na construção da musica.
  • Livro Dom Bosco

PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 24/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Compreender a função da escala.
  • Escala.

· Mostrar aos alunos que em todo mapa há escala.

· Explicar a função da escala nos mapas;

· Fazer atividade no caderno aumentando o tamanho de alguma coisa.

· Livro pág. 22 e 24.

  • Livro;
  • Quadro.
  • Aumento da imagem.
  • Livro Dom Bosco;

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 19/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Reconhecer e diferenciar os sinônimos das palavras.
  • Sinônimos e antônimos.

· Orientar aos alunos a distinguirem entre palavras sinônimas e antônimas.

· Salientar que o uso do dicionário é importante para identificar palavras sinônimas e antônimas.

· Atividade no caderno.

· Para casa: livro pág. 48 a 50.

  • Livro;
  • Quadro.
  • Caderno.

Uso do dicionário e resolução da atividade proposta.

· Livro Dom Bosco.

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 25/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Produzir texto com coerência.
  • Melhorar a escrita.
  • Produção textual.
  • Caligrafia.

· A professora contará uma historia da “ mil e uma noites” e os alunos ouvirão atentamente;

· Os alunos farão em seguida o registro de tudo que ouviram.

· Ao corrigir a professora deverá observa se foi feito a seqüência e se os alunos colocaram detalhes da história.

· Ler poema e fazer registro do mesmo.

  • Livro;
  • Quadro branco;
  • Livro paradidático.
  • Registro do conto.
  • Escrita do poema.
  • Livro Dom Bosco
  • Conto: Mil e uma noites.

PLANO DE AULA: 3ª série Geografia Data: 25/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Endereçar corretamente uma carta;
  • Compreender a idéia de localização.
  • Trabalho: correspondência.

· Com a carta que os alunos escreveram, coloca-las no envelope e orienta-los como preencher corretamente os dados necessários para que a carta chegue ao destino.

· Colocar a carta no correio.

Atividade no caderno.

  • Caderno
  • Quadro.
  • Preenchimento do envelope.
 

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 25/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Conhecer a classe gramatical: numeral.
  • Numeral

· Explicar aos alunos como se caracterizam os numerais na língua portuguesa.

· Diferenciá-los: ordinais, fracionários, cardinais e múltiplos.

· Atividade no livro pág. 50 a 52.

· Para casa atividade no caderno.

  • Livro;
  • Quadro.
  • Caderno.

Resolução da atividade.

· Livro Dom Bosco.

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 26/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Identificar os tipos de numerais.
  • Melhorar a escrita.
  • Numeral
  • Caligrafia.
  • Diferenciar para os alunos os tipos de numerais;
  • Exemplificar para eles perceberem as diferenças;
  • Atividade no caderno.
  • Ler poema e fazer registro do mesmo.
  • Quadro branco;
  • Livro;
  • Caderno.
  • Atividade proposta.
  • Escrita do poema.

PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 26/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Entender como funciona a escala nos mapas.
  • Escala
  • Os alunos deverão perceber a utilidade da escala nos mapas;
  • Com a atividade a ser proposta os alunos em dupla deverão entender a diminuição dos tamanhos propostos.
  • Atividade no livro págs. 25 a 28;
  • Livro
  • Quadro.
  • Atividade no livro
  • Livro Dom Bosco.

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 26/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Compreender o uso dos verbos.
  • Verbos
  • Explicar aos alunos qual a função dos verbos em textos e frases;
  • Apresentar um organograma feito no quadro de como se estrutura os verbos;
  • Atividade no caderno.
  • Quadro.
  • Caderno.

Resolução da atividade.

 

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 27/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Usar corretamente os sinais de pontuação.
  • Pontuação
  • Enfatizar novamente a necessidade de pontuar corretamente o que é escrito.
  • Retomar os sinais e a função de cada um;
  • Atividade no caderno.
  • Quadro branco;
  • Livro;
  • Caderno.
  • Atividade proposta.

PLANO DE AULA: 3ª série Geografia Data: 27/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Identificar limites, fronteiras e territórios.
  • Território, limite e fronteiras.
  • Propor atividades no caderno que explore bastante a idéia de limite, fronteira e território.
  • Os alunos farão decalque de uma imagem e em seguida localizará os pontos citados pela professora.
  • Livro
  • Quadro.
  • Atividade no caderno
  • Livro Dom Bosco.

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 27/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Distinguir os tipos de numerais.
  • Numeral
  • Elencar no quadro diversos tipos de numerais e classificá-los;
  • Orientar os alunos na escrita por extenso dos numerais;
  • Atividade no caderno.
  • quadro de como se estrutura os verbos;
  • Atividade no caderno.
  • Quadro.
  • Caderno.

Resolução da atividade.

 

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 28/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Usar corretamente os sinais de pontuação.
  • Pontuação e interpretação textual
  • Ler e interpretar o texto oralmente e escrito;
  • Identificar no texto os sinais de pontuação existentes;
  • Produzir texto contendo comparações.
  • Quadro branco;
  • Livro;
  • Caderno.
  • Atividade proposta.

PLANO DE AULA: 4ª série História Data: 28/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Avaliar o conhecimento adquirido no processo de aprendizagem.
  • Avaliação
  • Orientar os alunos sobre a avaliação;

Atividade avaliativa xerocada

  • Respostas contidas na atividade avaliativa.
  • Livro Dom Bosco.

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 28/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Compreender como se estrutura uma carta.
  • Produção textual.
  • Orientar aos alunos como se estrutura uma carta.
  • A professora colocará no quadro um modelo;
  • Em seguida cada aluno criará a sua carta.
  • Quadro.
  • Caderno.

Produção do texto

 

PLANO DE AULA: 3ª série Historia Data: 28/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Apresentar o trabalho
  • Instrumentos de orientação
  • Cada aluno apresentará a pesquisa feita;
  • A professora complementará as informações que julgue necessário.
  • Quadro.
  • Caderno.

Resultado da pesquisa

 

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 31/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Ler e compreender o que está lendo.
  • Leitura
  • A professora fará a leitura do primeiro capitulo do livro “O PEQUENO PRINCIPE”;
  • Em seguida no caderno de redação os alunos farão registro do que compreendeu sobre o que foi lido.
  • Livro;
  • Caderno.
  • Registro do que compreendeu sobre o texto lido.
  • Pequeno Príncipe.

PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 31/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Identificar as linhas imaginarias.
  • Linhas imaginárias
  • No mapa mundi mostrar aos alunos que existem varias linhas imaginarias;
  • No quadro fazer a representação da Terra e mostrar aos alunos as principais linhas;
  • Atividade no livro págs. 30 a 32.
  • Caderno e livro.
  • Respostas contidas na atividade
  • Livro Dom Bosco.

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 31/03/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Ler e compreender o que está lendo.
  • Leitura
  • A professora fará a leitura do primeiro capitulo do livro “O PEQUENO PRINCIPE”;
  • Em seguida no caderno de redação os alunos farão registro do que compreendeu sobre o que foi lido.
  • Livro;
  • Caderno.
  • Registro do que compreendeu sobre o texto lido.
  • Pequeno Príncipe.

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 1º/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Ler com coerência;
  • Interpretar texto;
  • Sequenciar texto;
  • Confeccionar origami.
  • Texto: O passarinho de papel.
  • Os alunos farão a leitura silenciosa e depois seqüenciada;
  • A professora instigará o conhecimento e o entendimento dos alunos acerca do texto;
  • Envolver os alunos na atividade em que deverão sequenciar o texto, percebendo a idéia central;
  • Atividade no livro págs. 54 a 57.
  • Com papel colorido os alunos confeccionarão um origami.
  • Livro;
  • Caderno.
  • Papel colorido
  • Interpretação textual;
  • Confecção do origami.
  • Livro Dom Bosco

PLANO DE AULA: 3ª série História Data: 1º/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

Avaliar o conhecimento adquirido no processo de aprendizagem.

  • Tempo e o período das grandes navegações.
  • A professora orientará os alunos a respeito da avaliação.
  • Atividade avaliativa xerocada
  • Atividade avaliativa.
  • Livro Dom Bosco.

PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 1º/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Entender o que é latitude e longitude.
  • Latitude e longitude
  • Explicar aos alunos qual a função da latitude e da longitude e como usa-las.
  • Atividade no livro págs. 32 a 35.
  • Livro;
  • Caderno.

Registro na atividade

  • Livro Dom Bosco.

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 02/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Registrar leitura;

· Compreender as diferenças regionais;

· Perceber as diferenças dos modos verbais.

· Verbo;

· Dialetos do Brasil;

· Livro: o pequeno príncipe.

· A professora iniciará a aula lendo mais uma parte do livro “ O pequeno príncipe”, os alunos em seguida farão o registro do que julga importante;

· A professora retomará a discussão sobre os dialetos do Brasil, as diferenças existentes e o regionalismo;

· Será explicado aos alunos as diferenças existentes nos modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo.

· Atividade no livro págs. 59 a 61.

· Livro;

· Caderno.

· Interpretação textual;

· Atividade no caderno.

· Livro Dom Bosco

PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 02/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

Compreender para que servem as linhas imaginárias.

  • Latitude e longitude

Propor uma serie de exercícios que possibilite aos alunos a compreensão sobre as linhas imaginárias, bem como latitude e longitude.

  • Cadernos;
  • Atividade xerocada.
  • Atividade xerocada e no caderno..

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 02/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Registrar leitura;
  • Revisar dígrafos e encontros vocálicos.
  • Livro: O pequeno príncipe;
  • Encontro vocálico e dígrafos.
  • Continuar a leitura sobre o livro e os alunos farão o registro;
  • Explicar novamente dígrafos e encontros vocálicos;
  • Exemplificar para que facilite a compreensão dos alunos
  • Atividade no caderno.
  • Livro;
  • Caderno.

Registro da atividade

  • Livro Dom Bosco.
  • O pequeno príncipe.

PLANO DE AULA: 3ª série Geografia Data: 04/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

Revisar conteúdo

  • Paisagens natural e cultural/ fronteira, território e limite.
  • Fazer uma explanação sobre os assuntos abordados no bimestre;
  • Dá espaço para que os alunos exponham suas dificuldades;
  • Esclarecimentos sobre as dúvidas;
  • Atividade no caderno.
  • Cadernos;
  • Atividade xerocada.
  • Desenvolvimento das atividades.

PLANO DE AULA: 3ª série Geografia Data: 07/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

Avaliar

  • Paisagens natural e cultural/ fronteira, território e limite.
  • Orientar aos alunos sobre o processo de avaliação e a organização da prova.
  • Aplicação da avaliação.
  • Atividade xerocada avaliativa.
  • Respostas contidas na avaliação.
  • Livro Dom Bosco.

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 07/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

Identificar verbos

  • Verbos.
  • Explicar aos alunos que o verbo faz parte das classes gramaticais;
  • Expor sua função;
  • Dá exemplos de verbos para que os alunos possam identificá-los.
  • Atividade no caderno.
  • Caderno,
  • Quadro
  • Identificação dos verbos nas frases e texto.

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 07/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

Identificar verbos

  • Verbos.

· Explicar aos alunos que o verbo faz parte das classes gramaticais;

· Expor sua função;

· Dá exemplos de verbos para que os alunos possam identificá-los.

  • Atividade no caderno.
  • Caderno,
  • Quadro
  • Identificação dos verbos nas frases e texto.

PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 08/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

Avaliar

  • Mapas;
  • Rosa dos ventos;
  • Legendas;
  • Escalas.
  • Orientar aos alunos sobre o processo de avaliação e a organização da prova.
  • Aplicação da avaliação.
  • Atividade xerocada avaliativa.
  • Identificar diferentes tipos de mapas;
  • Usar corretamente da rosa-dos-ventos;
  • Fazer uso da escala.
  • Livro Dom Bosco.

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 08/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

Produzir texto com coerência

  • Produção textual: vantagens e desvantagens
  • Explicar aos alunos o que são vantagens e desvantagens;
  • Ler um texto introdutório que aborda a questão do voto obrigatório;
  • Os alunos deverão complementar o texto expondo do seu ponto de vista vantagens e desvantagens.
  • Caderno,
  • Quadro
  • Folha xerografada
  • Compreensão sobre o que vantagens e desvantagens;
  • Organização das idéias.

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 08/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

Identificar verbos

  • Verbos.
  • Explicar aos alunos que o verbo faz parte das classes gramaticais;
  • Expor sua função;
  • Dá exemplos de verbos para que os alunos possam identificá-los.
  • Atividade no caderno.
  • Caderno,
  • Quadro
  • Identificação dos verbos nas frases e texto.

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 14/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Apresentar trabalho: dicionário

· Perceber a diversidade lingüística em nosso país.

  • Dialetos
  • Em circulo, os alunos irão socializar o processo de construção do dicionário;
  • A professora fará algumas inferências;
  • Cada aluno escolherá a seu gosto uma palavras ou expressão e apresentará aos colegas.
  • Dicionário criado pelos alunos.
  • Compreensão da diversidade e conhecimento adquirido com o trabalho.
  • Internet;
  • Livros;
  • revistas

PLANO DE AULA: 4ª série Geografia Data: 14/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Conhecer os trópicos.
  • Trópico de capricórnio e de câncer.
  • O professor deverá enfatizar os países que compõem a América do Sul;
  • Salientar os trópicos que cortam o Brasil
  • livro
  • Identificação dos trópicos.

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 14/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

· Apresentar trabalho: dicionário

  • Perceber os diferentes tipos de dicionários que existem.
  • Dicionários.
  • Em circulo, os alunos farão exposição do processo de construção do dicionário.
  • Em seguida cada um irá apresentar o assunto abordado no dicionário.
  • Revisar o assunto de prova.
  • Caderno,
  • Quadro
  • Conhecimento adquirido com a construção do dicionário.

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 15/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

Avaliar

  • Interpretação textual;
  • Fonemas;
  • Substantivo;
  • Encontro vocálico.
  • Orientar aos alunos sobre o processo de avaliação e a organização da prova.
  • Aplicação da avaliação.
  • Atividade xerocada avaliativa.
  • Interpretar adequadamente texto;
  • Classificar os substantivos.
  • Reconhecer os fonemas.
  • Livro Dom Bosco.

PLANO DE AULA: 3ª série História Data: 15/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

Retomar fatos e situações.

  • Diário de bordo.
  • Cada aluno fará anotações sobre acontecimentos que lembrem ter ocorrido semana passada.
  • Em seguida farão a socialização com os colegas.
  • livro
  • seqüência dos fatos e justificativa da escolha dos mesmos.
  • Livro Dom Bosco

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 15/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

Revisar conteúdo.

  • Verbos;
  • Silabas tônica;
  • adjetivos
  • Propor atividade no caderno de revisão de todo o conteúdo trabalhado até o momento;
  • Na correção, enfatizar os pontos que os alunos julgam mais importantes;
  • Caderno,
  • Quadro
  • Compreensão dos assuntos abordados.

PLANO DE AULA: 4ª série Português Data: 28/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Entender a estrutura e característica de um texto informativo
  • Identificar verbos e classifica-los.
  • Texto informativo;
  • Verbos.
  • Fazer leitura do texto “Torre Eiffel oferece patinação no gelo nas alturas.”
  • Após a leitura pedir aos alunos que enumere o que eles consideram elementos que caracteriza o texto;
  • A professora orientará, explicando passo a posso a finalidade desse tipo de texto e suas características;
  • No texto lido, solicitar aos alunos que retirem 10 verbos.
  • Explicar aos alunos a finalidade do verbo e identificar o tempo verbal.
  • Atividade no livro págs. 05 a 09.
  • Atividade no caderno envolvendo texto informativo e verbos.
  • Caderno;
  • livro
  • Reconhecimento das partes do texto informativo;
  • Identificação dos verbos.
  • Livro Dom Bosco.

PLANO DE AULA: 4ª série História Data: 28/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

Discutir sobre o acesso e as condições de lazer da população.

  • Lazer
  • Analisar as imagens e conforme a interpretação dos alunos debaterem sobre o acesso e as condições de lazer da população.
  • Atividade no livro págs. 02 à 06.
  • Atividade para casa: livro págs. 07 e 08.
  • Trabalho: procurar saber de que brincavam os pais antigamente.
  • Cada aluno deverá confeccionar um brinquedo com os pais. (entrega 06/05/2008)
  • livro
  • Criticidade do acesso ao lazer.
  • Livro Dom Bosco

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 28/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

Leitura e compreensão do texto.

Perceber a função dos pronomes

  • Texto: nem tão iguais.
  • pronomes
  • Leitura seqüenciada;
  • Interpretação textual ( oral e escrita );
  • No próprio texto procurar identificar repetições e procurar substituí-los com pronomes.
  • A professora explicará a função dos pronomes.
  • Atividade no livro págs. 02 à 07.
  • Para casa: livro págs. 08 e 09.
  • Caderno,
  • Quadro
  • livro
  • Compreensão de pronomes;
  • Leitura adequada, respeitando os sinais de pontuação.
  • Livro Dom Bosco.

PLANO DE AULA: 3ª série Português Data: 29/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

  • Usar adequadamente o S e o Z.
  • Caligrafia
  • Ortografia: S e Z.
  • Caligrafia.
  • Explicar aos alunos que o S e o Z confundem muito na hora da escrita, devido em algumas palavras eles terem o mesmo som.
  • Atividade no livro págs. 09 e 10.
  • Para casa: atividade no caderno: procurar no dicionário 10 palavras escritas com S e com Z, colocar os significados.
  • Transcrever poema no caderno de caligrafia.
  • Caderno;
  • livro
  • Desenvolvimento das atividades e uso do dicionário.
  • Livro Dom Bosco.
  • dicionário

PLANO DE AULA: 3ª série História Data: 29/04/2008

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

Compreender a evolução da história.

Períodos da História.

  • Explicar aos alunos que o S e o Z confundem muito na hora da escrita, devido em algumas palavras eles terem o mesmo som.
  • Atividade no livro págs. 09 e 10.
  • Para casa: atividade no caderno: procurar no dicionário 10 palavras escritas com S e com Z, colocar os significados.
  • Transcrever poema no caderno de caligrafia.
  • Caderno;
  • Livro
  • Desenvolvimento das atividades e uso do dicionário.
  • Livro Dom Bosco.
  • dicionário

PLANO SEMANAL: 3ª série Data: 05 A 09/05/08

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

PORTUGUÊS

  • Reconhecer os pronomes como recurso de coerência nos textos;
  • Conhecer a classificação dos pronomes;
  • Produzir texto com coerência;
  • Analisar correspondência eletrônica;
  • Perceber a diferente linguagem usada neste tipo de correspondência;
  • Ler e interpretar textos;
  • Comparar e diferenciar tipos de textos;
  • Identificar nos textos lidos os tempos verbais utilizados pelo autor;
  • Homenagear as mães.

HISTÓRIA

  • Perceber a evolução do comércio ao longo dos tempos;
  • Analisar imagens;
  • Caracterizar os diferentes tipos de feiras – pesquisa;
  • Conhecer como iniciou o comércio;

GEOGRAFIA

  • Distinguir paisagens urbanas e rurais;
  • Refletir sobre a ação do homem na modificação dos espaços;
  • Compreender o processo migratório no país;
  • Analisar da obra de Candido Portinari “ Retirante”.
  • Discutir sobre qualidade de vida;
  • Despertar o senso critico sobre os problemas sociais existentes nas cidades.

PORTUGUÊS

  • Pronomes;
  • VerboTexto: correspondência eletrônica – pág. 11;
  • Texto: conto do livro Indez – pág. 13 e 14.

HISTÓRIA

  • Comercio na Antiguidade;
  • Escambo;
  • Comércio através dos tempos.

GEOGRAFIA

  • Zona rural e urbana;
  • Migrações no Brasil;
  • Qualidade de vida no espaço urbano

PORTUGUÊS

  • Leitura silenciosa e seqüenciada;
  • Interpretação textual oral e escrita;
  • Em grupos fazer comparação dos textos – pags. 11 e 13, percebendo a diferença da linguagem e estrutura.
  • Com apostila sobre pronomes a professora orientará os alunos quanto a classificação destes;
  • Produção de texto fazendo revisão do mesmo, eliminando as repetições desnecessárias;
  • Identificação de verbos no texto pág. 13. os alunos deverão em dupla descobrir em que tempo verbal esses verbos encontram-se.
  • Concluir livro das mães;
  • Homenagem às mães – música Velha Infância.

HISTÓRIA

  • Com imagem que representa o comercio do século XV, instigar nos alunos a leitura da mesma;
  • A professora explanará sobre a evolução histórica do homem na sociedade e do comércio conseqüentemente
  • Explicar aos alunos que as feiras também é um tipo de comércio;
  • Os alunos farão pesquisa sobre os tipos de feiras que existem em casa, em sala socializarão as informações;
  • Com as pesquisas feitas, será construído um painel sobre a diversidade de feiras que existem;

GEOGRAFIA

  • Com imagens da zona rural e urbana solicitar aos alunos que as diferenciem;
  • Debater sobre a ação do homem no espaços: causas, conseqüências, pontos positivos e negativos...
  • A professora explanará sobre o que é migração e como se deu o processo migratório no Brasil nas últimas décadas;
  • Levar os alunos a refletir que a migração para muitos era salva sua vida e de sua família, e que isto inspirou muitos artistas a retratarem estes acontecimentos, entre eles, Candido Portinari;
  • Com duas imagens que retrata retirantes, solicitar aos alunos que façam a leitura das mesmas;
  • Fazer releitura das obras – trabalho;
  • Ler e interpretar textos “ Menino sonha com casa de verdade”.
  • Caderno;
  • Livro Bom Bosco;
  • Papel ofício;
  • Cartolina;
  • Revistas;
  • Computador;
  • Internet;
  • Tesoura;
  • Lápis de cor;
  • Giz de cera;
  • Desenvolvimento das atividades;
  • Desenvolvimento do aluno dentro das discussões promovidas;
  • Domínio de conteúdo no debate;
  • Releitura e leitura das imagens;
  • Nível de criticidade sobre os assuntos discutidos e estudados;
  • Resultado da pesquisa.
  • Livro Dom Bosco.
  • dicionário

PLANO SEMANAL: 4ª série Data: 05 A 09/05/08

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

PORTUGUÊS

  • Identificar verbo no modo imperativo;
  • Usar o verbo no modo imperativo adequadamente
  • Perceber elementos essências a um texto informativo;
  • Usar os pronomes como elemento de coerência nos textos;
  • Ler e interpretar;
  • Concluir livros para mães;
  • Homenagear as mães;
  • Produzir texto com coerência.

HISTÓRIA

  • Conhecer sobre os serviços essenciais à população;
  • Discutir sobre os serviços públicos;
  • Debater sobre as disparidades sociais existentes nas cidades;
  • Analisar imagem;
  • Apresentar trabalho.

GEOGRAFIA

  • Perceber as conseqüências da ação do homem no meio ambiente;
  • Conhecer quanto tempo leva para se deteriorar alguns objetos no meio ambiente;
  • Compreender o processo de urbanização do Brasil;
  • Refletir sobre o êxodo rural;
  • Produzir texto crítico.
  • Apresentar trabalho – placas informativas.

PORTUGUÊS

  • Pronomes;
  • Verbo – modo imperativo;
  • Texto: A história do skate; - pág. 13e e14;

HISTÓRIA

  • Serviço público;
  • Necessidades da população;
  • Cidade e serviços públicos;

GEOGRAFIA

  • Fatores que colaboram para a poluição;
  • Modificação dos espaços;
  • Cidade em desenvolvimento;
  • Urbanização e êxodo rural;

PORTUGUÊS

  • Leitura silenciosa e seqüenciada;
  • Interpretação textual oral e escrita;
  • No texto lido identificar os verbos no modo imperativo;
  • Professora colocará no quadro as principais diferenças entre o modo indicativo e imperativo;
  • Construção de anúncios usando o verbo no modo imperativo;
  • Com texto informativo retirado de revista, os alunos deverão identificar os elemento que o compõe, que o caracteriza;
  • Produzir texto e revisa-lo, eliminando os excessos, recorrendo ao pronome;
  • Homenagem às mães – recitar poesia.

HISTÓRIA

  • Explanar sobre a importância dos serviços públicos para a sociedade;
  • Levantar alguns questionamentos sobre a realidade brasileira e local;
  • Fazer uma tomada histórica da sociedade e os serviços públicos;
  • Debater sobre o surgimento das favelas e a ausência do poder público nestes locais;
  • Analisar imagem de uma favela;
  • Apresentação do trabalho feito com os pais: brinquedos.
  • Expor os brinquedos no pátio da escola.

GEOGRAFIA

· Promover discussão sobre o que causa: poluição dos rios; queimadas, erosão, lixo urbano;

· Explanar sobre o crescimento das cidades, enfatizando o deslocamento da população rural para a urbana – êxodo rural;

· Fazer análise de gráficos, percebendo períodos de grande deslocamento;

· Debater sobre o aceleramento da urbanização e o êxodo rural;

· Produzir texto critico sobre esta questão;

  • Apresentar trabalho sobre o tempo que leva para o lixo se decompor no meio ambiente.
  • Caderno;
  • Livro Bom Bosco;
  • Papel ofício;
  • Cartolina;
  • Revistas;
  • Tesoura;
  • Lápis de cor;
  • Giz de cera;
  • Desenvolvimento das atividades;
  • Desenvolvimento do aluno dentro das discussões promovidas;
  • Domínio de conteúdo no debate;
  • Leitura das imagens;
  • Nível de criticidade sobre os assuntos discutidos e estudados;
  • Resultado da pesquisa.
  • Livro Dom Bosco.
  • dicionário

PLANO SEMANAL: 4ª série Data: 12 A 16/05/08

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

PORTUGUÊS

  • Compreender a estrutura de noticias radiofônicas;
  • Criar notícias;
  • Montar programa de rádio;
  • Ler e interpretar texto;
  • Produzir texto crítico;
  • Acentuar corretamente;
  • Conhecer os vários sentidos de uma palavra;
  • Usar com coerência os verbos e os pronomes;

HISTÓRIA

  • Conhecer sobre os serviços essenciais à população;
  • Discutir sobre os serviços públicos;
  • Debater sobre as disparidades sociais existentes nas cidades;
  • Analisar imagem;
  • Apresentar trabalho.

GEOGRAFIA

  • Perceber as conseqüências da ação do homem no meio ambiente;
  • Conhecer quanto tempo leva para se deteriorar alguns objetos no meio ambiente;
  • Compreender o processo de urbanização do Brasil;
  • Refletir sobre o êxodo rural;
  • Produzir texto crítico.
  • Apresentar trabalho – placas informativas.

PORTUGUÊS

  • Pronomes;
  • Verbo – modo imperativo;
  • Texto: A história do skate; - pág. 13e e14;

HISTÓRIA

  • Serviço público;
  • Necessidades da população;
  • Cidade e serviços públicos;

GEOGRAFIA

  • Fatores que colaboram para a poluição;
  • Modificação dos espaços;
  • Cidade em desenvolvimento;
  • Urbanização e êxodo rural;

PORTUGUÊS

  • Leitura silenciosa e seqüenciada;
  • Interpretação textual oral e escrita;
  • No texto lido identificar os verbos no modo imperativo;
  • Professora colocará no quadro as principais diferenças entre o modo indicativo e imperativo;
  • Construção de anúncios usando o verbo no modo imperativo;
  • Com texto informativo retirado de revista, os alunos deverão identificar os elemento que o compõe, que o caracteriza;
  • Produzir texto e revisa-lo, eliminando os excessos, recorrendo ao pronome;
  • Homenagem às mães – recitar poesia.

HISTÓRIA

  • Explanar sobre a importância dos serviços públicos para a sociedade;
  • Levantar alguns questionamentos sobre a realidade brasileira e local;
  • Fazer uma tomada histórica da sociedade e os serviços públicos;
  • Debater sobre o surgimento das favelas e a ausência do poder público nestes locais;
  • Analisar imagem de uma favela;
  • Apresentação do trabalho feito com os pais: brinquedos.
  • Expor os brinquedos no pátio da escola.

GEOGRAFIA

· Promover discussão sobre o que causa: poluição dos rios; queimadas, erosão, lixo urbano;

· Explanar sobre o crescimento das cidades, enfatizando o deslocamento da população rural para a urbana – êxodo rural;

· Fazer análise de gráficos, percebendo períodos de grande deslocamento;

· Debater sobre o aceleramento da urbanização e o êxodo rural;

· Produzir texto critico sobre esta questão;

  • Apresentar trabalho sobre o tempo que leva para o lixo se decompor no meio ambiente.
  • Caderno;
  • Livro Bom Bosco;
  • Papel ofício;
  • Cartolina;
  • Revistas;
  • Tesoura;
  • Lápis de cor;
  • Giz de cera;
  • Desenvolvimento das atividades;
  • Desenvolvimento do aluno dentro das discussões promovidas;
  • Domínio de conteúdo no debate;
  • Leitura das imagens;
  • Nível de criticidade sobre os assuntos discutidos e estudados;
  • Resultado da pesquisa.
  • Livro Dom Bosco.
  • dicionário

PLANO SEMANAL: 4ª série Data: 02 A 06/06/08

Objetivo

Conteúdo

Metodologia

Recursos

Avaliação

Bibliografia

PORTUGUÊS

  • Avaliar o processo de aprendizagem;
  • Diferenciar as formas diretas e indiretas do texto;
  • Treinar caligrafia;
  • Ler interpretar entrevista;
  • Perceber a diferença textual de uma entrevista e outro texto;
  • Usar o verbo adequadamente nas frases;
  • Produzir texto com coerência e argumentação;

HISTÓRIA

  • Apresentar trabalho
  • Diferenciar características de um povo;
  • Respeitar as diferenças;
  • Conhecer a colaboração da família real para a cultura brasileira;
  • Compreender a história da família real;
  • Saber sobre o primeiro jornal brasileiro;
  • distinguir o que é patrimônio mundial, centro histórico e parques naturais.

GEOGRAFIA

  • Refletir sobre o a urbanização e as suas conseqüências;
  • Conhecer e distinguir as atividades econômicas no Brasil;
  • Avaliar conhecimento sobre os assuntos já estudados;
  • Apresentar trabalho;
  • Pesquisar sobre: indústria, pecuária, agricultura e extrativismo.

PORTUGUÊS

  • Pronomes;
  • Verbo – modo imperativo e indicativo;
  • Texto: A bola – pág. 57 e 58;
  • Entrevista – pág. 53 e 54.

HISTÓRIA

  • Vacinação;
  • Cultura: um jeito de ser e de viver;
  • Identidade de um povo;
  • A família real no Brasil;
  • Gazeta do Rio de Janeiro.

GEOGRAFIA

  • Urbanização;
  • Atividades econômicas: agricultura, pecuária, indústria e serviços.

PORTUGUÊS

  • Avaliação dos conteúdos já trabalhados;
  • Leitura silenciosa e seqüenciada;
  • Interpretação textual oral e escrita;
  • O professor explicará como colocar frases na forma direta e indireta, os alunos deverão perceber a diferença;
  • Atividade de fixação no caderno e no livro;
  • Atividades com verbos para empregá-lo adequadamente em frases percebendo a concordância;
  • Produzir texto: reconto de um conto: Ali Babá;
  • Texto argumentativo sobre o que se precisa melhorar em nossa cidade.

HISTÓRIA

  • Apresentar trabalho sobre vacinação: fazer cartaz de campanha e apresentar ao grupo;
  • Discutir em sala sobre as diferenças culturais;
  • Produzir texto sobre a visão individual em relação às diferenças culturais;
  • A professora fará um breve relato histórico sobre a chegada da família real;
  • Os alunos deverão ler sobre os benefícios da chegada da corte no Brasil e em seguida discutir no grupo;
  • Atividade de fixação;
  • Pesquisa sobre curiosidades da permanência da corte no Brasil.
  • O professor deverá distinguir para os alunos o que é patrimônio da humanidade, centro histórico e parque nacional;
  • Atividade no livro e no caderno.

GEOGRAFIA

· Discutir no grupo sobre a urbanização e suas conseqüências para a sociedade;

· Produção textual sobre urbanização;

· Atividade avaliativa sobre os conteúdos já estudados;

· Discutir sobre as atividades econômicas predominantes em nossa região;

· Solicitar aos alunos que façam pesquisa sobre o assunto e socialize no grupo;

· Atividade de fixação no caderno e no livro

  • Caderno;
  • Livro Bom Bosco;
  • Papel ofício;
  • Cartolina;
  • Revistas;
  • Tesoura;
  • Desenvolvimento das atividades;
  • Desenvolvimento do aluno dentro das discussões promovidas;
  • Domínio de conteúdo no debate;
  • Nível de criticidade sobre os assuntos discutidos e estudados;
  • Resultado da pesquisa.
  • Livro Dom Bosco.
  • dicionário