23/03/2010

Pra Gente Miúda: MINI PROJETO - Dia do Livro

 

Mini-projeto - Dia do Livro: 18 de abril

Sessão pipoca
Monteiro Lobato é o grande homenageado este mês! Para apresentar as personagens (que muitos alunos podem não conhecer ainda), sugerimos a utilização de vídeos para entreter e motivar o trabalho com todas as turmas. Nesta mídia (vídeo), as cores, o movimento e a linguagem das personagens garantem a atenção da garotada. Daí para o envolvimento no clima de faz-de-conta das deliciosas histórias do escritor é um pequeno passo. .
• Organizar uma sessão de vídeo na escola, com direito a pipoca e refrigerante, alugando na locadora mais próxima um dos episódios da série Sítio do Pica-pau Amarelo: No reino das Águas Claras - Viagem ao céu - Memórias de Emília.
• Após a sessão pipoca, sugerimos uma roda de conversa com os alunos sobre as características do Sítio do Pica-pau Amarelo e suas personagens interessantes: Pedrinho, Narizinho, Emília, Tia Anastácia, o Marquês de Rabicó, o Saci, a Cuca, o Visconde de Sabugosa, Dona Benta ou sobre seus objetos mágicos: pó de pirlim-pimpim, a canastra da Emília, a pílula do Dr. Caramujo, etc.
Personagens de massinha
• Motivar os alunos a criar em massa de modelar as personagens de que mais gostaram.
• Expor as criações na sala, com os nomes das personagens escritos em letra de imprensa maiúscula.

TEXTO INFORMATIVO
O Dia do livro é comemorado em homenagem à data de nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiros - o criador de O Sítio do Picapau Amarelo e suas inesquecíveis personagens.


SUGESTÃO

Cante musiquinhas sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo com os alunos e proponha a confecção de uma boneca de pano, usando retalhos de tecidos, lã, jornais e meia de seda.

Pra Gente Miúda: MINI PROJETO - Dia do Livro